Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PREFIXES AND SUFFIXES

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formar palavras por prefixação e sufixação.
  • Aplicar conceitos de alguns prefixos e sufixos na construção dos significados das palavras.
  • Criar um anúncio publicitário, usando palavras compostas de prefixos e/ou sufixos.
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento sistemático prévio é necessário para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Figura 1 - Two friends talking

 

Two friends

Fonte: http://www.visualphotos.com/photo/2x4169732/teenage_boy_and_girl_talking_in_a_corridor_IE404-045.jpg (acesso em 03 nov. 2014).

 

Inicie a aula com um texto, que se refere a um diálogo entre dois amigos (figura 1). Faça cópias do texto abaixo para os alunos, peça para que todos o leiam silenciosamente e, em seguida, eleja uma menina e um garoto para lerem o diálogo em voz alta. Escreva, no quadro, as seguintes palavras retiradas do texto: absolutely, beautiful, frequently, famous, uptown, supermarket. Pergunte à turma o que essas palavras têm em comum. Espera-se que alguns alunos observem a presença dos afixos. Em seguida, peça aos estudantes para completarem a sentença abaixo. Corrija-a oralmente.

 

Tom: "Hi Mandy."
Mandy: "
Oh, hi."
Tom: "How are you doing?"
Mandy: "I'm doing fine. How about you?"
Tom: "Not too bad. The weather is great isn't it?"
Mandy: "
Yes. It's absolutely beautiful today."
Tom: "
I wish it was like this more frequently."
Mandy: "
Me too."
Tom: "So where are you going after class?"
Mandy: "I'm going to meet a friend of mine at that famous cafeteria uptown, next to the supermarket."
Tom: "Going to have some hamburgers?"
Mandy: "Yeah, I heard their cheeseburger is incredible."
Tom: "That's great. Well, we'd better get going."
Mandy: "I'll see you tomorrow."
Tom: "Sure. Bye."

Fonte: Texto escrito pela autora.

 

Fill in the blanks with these expressions: suffix - root word - prefix.

If you start with a _____________ like “comfort” and change it to “discomfort” by adding “dis”, the letter group “dis” is called a _____________. If you change it to “comfortable” by adding “able,” the letter group “able” is called a _________________.

 

Neste momento, apresente o quadro da figura 2 e analise, com os alunos, a formação de cada palavra destacada do texto. 

 

Figura 2 - Prefixes and suffixes

 

ROOT WORD

PREFIX

SUFFIX

NEW WORD

MEANING OF THE AFFIX

absolute

frequent

 

-ly

absolutely

frequently

in the stated way

beauty

 

-ful

beautiful

full of

fame

 

-ous

famous

having or causing

town

up-

 

uptown

in the higher or northern area

market

super-

 

supermarket

more, larger, greater


Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: root word; prefix; suffix.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade objetiva trabalhar com prefixos e sufixos, dentro do gênero textual propaganda. Organize a classe em duplas. Com o auxílio de um projetor multimídia, exiba as imagens da figura 3. Ela traz alguns anúncios publicitários, que contêm palavras formadas por prefixação e/ou sufixação. Peça às duplas para observarem cada anúncio e completarem o quadro da figura 4, cuja primeira linha foi dada como exemplo.

 

Figura 3 - Advertisements

 

a) Perfume b) Mentos

c) dior d) drink

e) Colgate

f) Surf

Fontes das imagens: a) https://amstarmagazine.files.wordpress.com/2014/10/taylor-swift-incredible-things-ad1.jpg (acesso em 03 nov. 2014);

b) http://3.bp.blogspot.com/_WTAa64Cq4Vo/S7ue_TyElRI/AAAAAAAAAA4/XV9PMjNuDzQ/s1600/good2.jpg (acesso em 03 nov. 2014);

c) http://www.hazartfilms.com/data/photos/89_1dior_paz_vega_ad_3.jpg (acesso em 03 nov. 2014);

d) http://th06.deviantart.net/fs71/PRE/i/2012/190/a/c/product_advertisement_by_number1heatfan-d56lbme.jpg (acesso em 03 nov. 2014);

e) https://nicheiima.files.wordpress.com/2013/09/20130911-192620photo1-0.jpg (acesso em 03 nov. 2014);

f) http://assignmentfiles.poptent.net.s3.amazonaws.com/485/video_image.jpg (acesso em 03 nov. 2014).

 

Figura 4 - Chart

 

PRODUCT ADVERTISED ROOT WORD PREFIX SUFFIX NEW WORD MEANING
Taylor Swift perfume cred in- -ible incredible

in- = no

-ible = ability

 

         

 

         

 

         

 

         

 

         


Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário:  Não se esqueça de providenciar dicionários para consultas. Padrão de respostas esperado:

PRODUCT ADVERTISED ROOT WORD PREFIX SUFFIX NEW WORD MEANING
Taylor Swift perfume cred in- -ible incredible

in- = no

-ible = ability

Mentos gum

fresh

 

-ly

freshly

in the stated way

Dior

fame

 

-ous

famous

causing or having

Vitamin Water drink stop un- -able unstoppable

un- = no

-able = ability

Colgate toothpaste

yellow   -ness yellowness quality; state; condition
Surf softener

forget

fresh

un-

-able

-ness

unforgettable

freshness

un = no

-able = ability

-ness = quality; state; condition

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade propõe a criação de um anúncio publicitário. Divida a classe em duplas e forneça folhas de papel e lápis coloridos. Proponha que cada par de alunos desenvolva um anúncio para divulgar um produto escolhido por eles. Esse produto pode ser de qualquer natureza, como por exemplo, um alimento, um produto de limpeza, uma peça do vestuário, um equipamento eletrônico, um meio de transporte, entre outros. Para ajudar os alunos nessa criação, apresente a figura 5, que traz várias palavras que podem ser usadas nos anúncios. Enquanto os grupos realizam a tarefa, o professor deve supervisionar os trabalhos, para corrigir quaisquer erros na escrita. Ao terminarem a atividade, as produções deverão ser afixadas no mural da sala e todos os alunos poderão ler e eleger as melhores criações.

 

Figura 5 - Words to be used in the ads

un+believe+able = unbelievable

perfect+ly = perfectly

care+ful+ly = carefully

kind+ness = kindness

friend+ship = friendship

trans+form = transform

bright+ness = brightness

invest+ment = investment

comfort+able = comfortable

help+ful = helpful

evolute+ion = evolution

attract+ive = attractive

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

Para finalizar esta aula, o professor irá precisar de um computador e um projetor multimídia para exibir um vídeo (figura 6), no qual são apresentados diversos prefixos e sufixos. O objetivo desse vídeo é apresentar palavras novas e explicar que os significados dessas palavras foram modificados pela adição dos afixos. Esse filme encontra-se disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=H2Z4p0au1yk (acesso em 03 nov. 2014). A tarefa pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos. O desafio dos grupos é assistir atentamente ao vídeo uma vez e, somente ao final da exibição, escrever todas as palavras formadas por prefixos e/ou sufixos, que eles conseguirem lembrar. O professor tem a função de marcar o tempo limite de 3 minutos. O grupo que escrever o maior número de palavras corretas no intervalo de tempo estipulado será o vencedor. Por fim, o professor poderá exibir o vídeo mais uma vez, para que todos possam conferir os resultados.

 

Figura 6 - Prefix or Suffix Video

 

Video

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=H2Z4p0au1yk (acesso em 03 nov. 2014).

 

Comentário: Padrão de resposta esperado: discover, triangle, submarine, subterranean, subway, eventful, beginning, happiness, thoughtfulness, goodness, kindness, reconstruction, disagreement, unlikely, reaction, extraordinary, outstanding, wonderful, hyperspace, semisweet, lyrical.

 

Recursos Complementares

O endereço: https://www.youtube.com/watch?v=HUtmHT7DOvI (acesso em 03 nov. 2014) oferece um vídeo sobre sufixos, com explicações e exemplos.

O link: http://teacher.scholastic.com/reading/bestpractices/vocabulary/pdf/prefixes_suffixes.pdf (acesso em 03 nov. 2014) apresenta uma lista contendo os prefixos e os sufixos mais usados na língua inglesa, com os seus respectivos significados.

Uma atividade de formar palavras, encontra-se disponível no endereço: http://www.funenglishgames.com/grammargames/prefixsuffix.html (acesso em 03 nov. 2014).

Avaliação

Professor, observe e avalie a participação dos alunos durante toda a aula, considerando o envolvimento e participação pertinente nas atividades individuais e em grupo. Avalie também as produções orais e escritas, especialmente a produção do anúncio publicitário da Atividade 1 do Módulo 2. O desempenho na compreensão auditiva pode ser avaliado, especialmente na Atividade 2 do Módulo 2. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.