24/11/2014
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão auditiva e leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Nenhum conhecimento sistemático prévio é necessário para esta aula.
Figura 1 - Two friends talking
Fonte: http://www.visualphotos.com/photo/2x4169732/teenage_boy_and_girl_talking_in_a_corridor_IE404-045.jpg (acesso em 03 nov. 2014).
Inicie a aula com um texto, que se refere a um diálogo entre dois amigos (figura 1). Faça cópias do texto abaixo para os alunos, peça para que todos o leiam silenciosamente e, em seguida, eleja uma menina e um garoto para lerem o diálogo em voz alta. Escreva, no quadro, as seguintes palavras retiradas do texto: absolutely, beautiful, frequently, famous, uptown, supermarket. Pergunte à turma o que essas palavras têm em comum. Espera-se que alguns alunos observem a presença dos afixos. Em seguida, peça aos estudantes para completarem a sentença abaixo. Corrija-a oralmente.
Tom: "Hi Mandy."
Mandy: "Oh, hi."
Tom: "How are you doing?"
Mandy: "I'm doing fine. How about you?"
Tom: "Not too bad. The weather is great isn't it?"
Mandy: "Yes. It's absolutely beautiful today."
Tom: "I wish it was like this more frequently."
Mandy: "Me too."
Tom: "So where are you going after class?"
Mandy: "I'm going to meet a friend of mine at that famous cafeteria uptown, next to the supermarket."
Tom: "Going to have some hamburgers?"
Mandy: "Yeah, I heard their cheeseburger is incredible."
Tom: "That's great. Well, we'd better get going."
Mandy: "I'll see you tomorrow."
Tom: "Sure. Bye."
Fonte: Texto escrito pela autora.
Fill in the blanks with these expressions: suffix - root word - prefix.
If you start with a _____________ like “comfort” and change it to “discomfort” by adding “dis”, the letter group “dis” is called a _____________. If you change it to “comfortable” by adding “able,” the letter group “able” is called a _________________.
Neste momento, apresente o quadro da figura 2 e analise, com os alunos, a formação de cada palavra destacada do texto.
Figura 2 - Prefixes and suffixes
ROOT WORD |
PREFIX |
SUFFIX |
NEW WORD |
MEANING OF THE AFFIX |
absolute frequent |
-ly |
absolutely frequently |
in the stated way |
|
beauty |
-ful |
beautiful |
full of |
|
fame |
-ous |
famous |
having or causing |
|
town |
up- |
uptown |
in the higher or northern area |
|
market |
super- |
supermarket |
more, larger, greater |
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Padrão de resposta esperado: root word; prefix; suffix.
Esta atividade objetiva trabalhar com prefixos e sufixos, dentro do gênero textual propaganda. Organize a classe em duplas. Com o auxílio de um projetor multimídia, exiba as imagens da figura 3. Ela traz alguns anúncios publicitários, que contêm palavras formadas por prefixação e/ou sufixação. Peça às duplas para observarem cada anúncio e completarem o quadro da figura 4, cuja primeira linha foi dada como exemplo.
Figura 3 - Advertisements
a) b)
c) d)
e)
f)
Fontes das imagens: a) https://amstarmagazine.files.wordpress.com/2014/10/taylor-swift-incredible-things-ad1.jpg (acesso em 03 nov. 2014);
b) http://3.bp.blogspot.com/_WTAa64Cq4Vo/S7ue_TyElRI/AAAAAAAAAA4/XV9PMjNuDzQ/s1600/good2.jpg (acesso em 03 nov. 2014);
c) http://www.hazartfilms.com/data/photos/89_1dior_paz_vega_ad_3.jpg (acesso em 03 nov. 2014);
d) http://th06.deviantart.net/fs71/PRE/i/2012/190/a/c/product_advertisement_by_number1heatfan-d56lbme.jpg (acesso em 03 nov. 2014);
e) https://nicheiima.files.wordpress.com/2013/09/20130911-192620photo1-0.jpg (acesso em 03 nov. 2014);
f) http://assignmentfiles.poptent.net.s3.amazonaws.com/485/video_image.jpg (acesso em 03 nov. 2014).
Figura 4 - Chart
PRODUCT ADVERTISED | ROOT WORD | PREFIX | SUFFIX | NEW WORD | MEANING |
Taylor Swift perfume | cred | in- | -ible | incredible | in- = no -ible = ability |
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Não se esqueça de providenciar dicionários para consultas. Padrão de respostas esperado:
PRODUCT ADVERTISED | ROOT WORD | PREFIX | SUFFIX | NEW WORD | MEANING |
Taylor Swift perfume | cred | in- | -ible | incredible | in- = no -ible = ability |
Mentos gum |
fresh |
-ly |
freshly | in the stated way |
|
Dior |
fame |
-ous |
famous | causing or having |
|
Vitamin Water drink | stop | un- | -able | unstoppable | un- = no -able = ability |
Colgate toothpaste |
yellow | -ness | yellowness | quality; state; condition | |
Surf softener | forget fresh |
un- | -able -ness |
unforgettable freshness |
un = no -able = ability -ness = quality; state; condition |
Esta atividade propõe a criação de um anúncio publicitário. Divida a classe em duplas e forneça folhas de papel e lápis coloridos. Proponha que cada par de alunos desenvolva um anúncio para divulgar um produto escolhido por eles. Esse produto pode ser de qualquer natureza, como por exemplo, um alimento, um produto de limpeza, uma peça do vestuário, um equipamento eletrônico, um meio de transporte, entre outros. Para ajudar os alunos nessa criação, apresente a figura 5, que traz várias palavras que podem ser usadas nos anúncios. Enquanto os grupos realizam a tarefa, o professor deve supervisionar os trabalhos, para corrigir quaisquer erros na escrita. Ao terminarem a atividade, as produções deverão ser afixadas no mural da sala e todos os alunos poderão ler e eleger as melhores criações.
Figura 5 - Words to be used in the ads
un+believe+able = unbelievable |
perfect+ly = perfectly |
care+ful+ly = carefully |
kind+ness = kindness |
friend+ship = friendship |
trans+form = transform |
bright+ness = brightness |
invest+ment = investment |
comfort+able = comfortable |
help+ful = helpful |
evolute+ion = evolution |
attract+ive = attractive |
Fonte: Arquivo da autora.
Para finalizar esta aula, o professor irá precisar de um computador e um projetor multimídia para exibir um vídeo (figura 6), no qual são apresentados diversos prefixos e sufixos. O objetivo desse vídeo é apresentar palavras novas e explicar que os significados dessas palavras foram modificados pela adição dos afixos. Esse filme encontra-se disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=H2Z4p0au1yk (acesso em 03 nov. 2014). A tarefa pode ser feita em grupos de 3 ou 4 alunos. O desafio dos grupos é assistir atentamente ao vídeo uma vez e, somente ao final da exibição, escrever todas as palavras formadas por prefixos e/ou sufixos, que eles conseguirem lembrar. O professor tem a função de marcar o tempo limite de 3 minutos. O grupo que escrever o maior número de palavras corretas no intervalo de tempo estipulado será o vencedor. Por fim, o professor poderá exibir o vídeo mais uma vez, para que todos possam conferir os resultados.
Figura 6 - Prefix or Suffix Video
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=H2Z4p0au1yk (acesso em 03 nov. 2014).
Comentário: Padrão de resposta esperado: discover, triangle, submarine, subterranean, subway, eventful, beginning, happiness, thoughtfulness, goodness, kindness, reconstruction, disagreement, unlikely, reaction, extraordinary, outstanding, wonderful, hyperspace, semisweet, lyrical.
O endereço: https://www.youtube.com/watch?v=HUtmHT7DOvI (acesso em 03 nov. 2014) oferece um vídeo sobre sufixos, com explicações e exemplos.
O link: http://teacher.scholastic.com/reading/bestpractices/vocabulary/pdf/prefixes_suffixes.pdf (acesso em 03 nov. 2014) apresenta uma lista contendo os prefixos e os sufixos mais usados na língua inglesa, com os seus respectivos significados.
Uma atividade de formar palavras, encontra-se disponível no endereço: http://www.funenglishgames.com/grammargames/prefixsuffix.html (acesso em 03 nov. 2014).
Professor, observe e avalie a participação dos alunos durante toda a aula, considerando o envolvimento e participação pertinente nas atividades individuais e em grupo. Avalie também as produções orais e escritas, especialmente a produção do anúncio publicitário da Atividade 1 do Módulo 2. O desempenho na compreensão auditiva pode ser avaliado, especialmente na Atividade 2 do Módulo 2.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!