Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As veredas de Minas: cadê a água que estava aqui?

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Entender o que é uma vereda.

- Saber a importância das veredas para os municípios do sertão de Minas Gerais.

- Reconhecer a necessidade de proteção das veredas para a manutenção das fontes naturais de água. 

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a dinâmica do ciclo da água no planeta.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os estudantes a entenderem a importância das veredas para os municípios mineiros. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre participação das veredas como fonte de água em vários municípios do estado de Minas Gerais.

 

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Veredas... o que são?

PASSO A PASSO

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a importância da água em nosso cotidiano. Apresente a imagem a seguir (Figura 01), disponível no endereço web <http://migre.me/mDVYL>, (acesso em 01/11/2014):

 

 

Figura 01: Veredas no sertão de Minas Gerais

 

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mDVYL>. Acesso em 01/11/2014.

 

 

- Em seguida, problematize:

  • Que leitura(s) pode(m)-se fazer desta imagem?
  • Você já ouviu falar sobre "veredas"?
  • Que lugares do território brasileiro elas estão presentes?

 - Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Veredas do sertão de Minas Gerais" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre essa importante fonte de água.

 

 

 

Atividade 02

 

Veredas... fontes de água no sertão de Minas Gerais

 

PASSO A PASSO

hhh  

- Solicite aos alunos que continuem organizados em grupos para realizarem uma pesquisa sobre o tema "Veredas do sertão de Minas Gerais". Para auxiliar na introdução da pesquisa, se possível, apresente a matéria "Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG", disponível no link <http://migre.me/mDWnv>, acesso em 07/11/2014.

 

 

 

Figura 02: Vídeo: Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG

 

hhh

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mDWnv>. Acesso em 11/11/2014.

 

Comentário: Antes de mostrar o vídeo explique aos estudantes que este documentário foi exibido pelo Globo Rural (Rede Globo) e relata a degradação das veredas de alguns municípios do sertão de Minas Gerais. Oriente-os a ficarem atentos e a fazerem anotações dos fatos descritos pelo documentário, resumindo as principais ideias apresentadas.

 

 

 - Posteriormente, oriente os estudantes a formarem um círculo e medie uma "roda de conversa" sobre as informações narradas pela reportagem que mais lhes despertaram a atenção. Promova um debate com o grupo buscando ressaltar alguns aspectos mais relevantes do vídeo, com destaque para a falta de água que vem assolando o país nos últimos meses, provocando a seca de veredas no norte e no noroeste mineiro.

 

- Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Ressalte que podem consultar livros, revistas e computadores conectados à internet.

  • Quais são as principais características dessas veredas?
  • Qual é o problema abordado nesta reportagem?
  • Onde se localizam as veredas mostradas nesta reportagem?
  • Qual é a utilidade da água das veredas citadas nesta reportagem?
  • Quais as principais causas da diminuição do fluxo de água nesta região?
  • Quais as consequências para a população que depende dessa água?

 

- Para facilitar a compreensão por parte dos estudantes, de algumas das questões propostas, entregue uma cópia dos textos "Sertão", disponível na Britannica Escola Online, endereço web <http://escola.britannica.com.br/article/487860/sertao>, acesso em 11/11/2014, que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito, para pesquisas escolares.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deverá organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas. Dentre outras, destacam-se:

 

  • As veredas são áreas alagadas do Cerrado, cercadas por vegetação nativa, principalmente o buriti. A presença dessa palmeira indica a existência de água, formando oásis no meio do sertão. As veredas são as principais fontes de água dos municípios de Januária, Bonito de Minas, Urucuia, Riachinho e Arinos, no sertão de Minas Gerais, uma região de clima semiárido.
  •  As regiões norte e noroeste de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva quanto na seca.  As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa d'água do grande sertão de Minas.

  • Atualmente, a água que abastece a casa de quinze famílias sai da única vereda que ainda tem água nas proximidades. A bomba para retirar água somente é ligada de dois em dias. Outra comunidade rural da região foi abandonada. Muitas pessoas deixaram a região. Os poucos moradores que ficaram se sacrificam para conseguir água.

  • De um total de 100 a 200 veredas que existem no município de Bonito de Minas, cerca de 60 já secaram nos últimos dez anos;

  • O solo arenoso do cerrado facilita a passagem da água das chuvas, que escoaria rapidamente se não fosse a vereda. A água infiltra no solo até atingir o lençol freático, que abastece os rios na época da seca. A capacidade de reter a água é graças ao solo turfoso da vereda. O buriti tem um papel essencial nesse processo.

  • Ao longo do processo de ocupação da região, as áreas úmidas de veredas vêm sendo sendo utilizadas inadequadamente. As atividades econômicas no entorno dessas veredas provocam a formação de enormes bancos de areia e o desmatamento nas cabeceiras dos afluentes são constados em vários trechos das áreas de veredas, pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).

  • É necessário e urgente cobrar das autoridades competentes, proprietários de terras e órgãos responsáveis, um olhar para as veredas sob o ponto de vista da sustentabilidade, respeitando e preservando o meio ambiente.

 

Figura 03: Área de vereda degradada

 

vereda

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mFTnj>. Acesso em 11/11/2014.

 

 

- Após as apresentações dos grupos e comentários do professor, retome as perguntas anteriores e promova um debate sobre as questões apontadas durante as apresentações, ressaltando os aspectos mais importantes trazidos pelos grupos. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 15/10/2014. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

Britannica Escola Online. Disponível em <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 24/08/2014.

Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em <http://migre.me/mDWnv>. Acesso em 07/11/2014.

Degradação Ambiental e a seca roubam as veredas do SertãoDisponível em <http://migre.me/mFTnj>. Acesso em 05/11/2014.

VeredasDisponível em <http://migre.me/mFT9T>. Acesso em 05/11/2014.

Veredas (Cerrado)Disponível em <http://migre.me/mFTd9>. Acesso em 05/11/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e a colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões, dos trabalhos escritos e da participação no fórum de discussões, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.