Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem faz sua escola funcionar? Conhecendo melhor sua escola

 

28/04/2015

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer melhor a escola e seu funcionamento.

- Valorizar a escola bem como as relações no ambiente escolar.

- Pesquisar dados e fatos sobre sua escola.

Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

Esta aula tem como objetivo trabalhar com o aluno uma visão mais ampla e mais completa da escola como um sistema integrado por diferentes pessoas, diferentes atividades, uma engrenagem. O propósito é conhecer todos aqueles que fazem a escola funcionar, sensibilizando os alunos para a valorização dos colaboradores para que haja um ambiente propício ao ensino. 

 

Aulas 1 e 2 - Iniciando a conversa

a) Inicie a aula questionando os alunos a respeito do funcionamento da escola e das pessoas que a fazem funcionar:

1) Você sabe para que serve a escola?

2) A sua escola é particular ou pública?

3) Vocês sabem quem financia e fiscaliza para saber se a escola está cumprindo sua finalidade?

4) Você sabe o valor do orçamento destinado para a manutenção da escola?

5) Vocês sabem quem administra a escola?

6) Vocês conhecem a diretora, a vice-diretora, a coordenadora, a assessora, a supervisora, o secretário, a cozinheira, o porteiro e qual a função de cada um?

7) Vocês sabem quantos alunos têm em sua escola?

8) Vocês sabem quantos são os professores desta escola? Vocês conhecem todos?

9) Vocês sabem como e quem escolhe os professores e funcionários administrativos para trabalhar na sua escola?

10) Qual é a idade da sua escola? Qual o nome do seu fundador?

11) Quem decide sobre as questões pedagógicas e administrativas da sua escola? 

 

b) Após estes questionamentos, proponha aos alunos uma pesquisa para que possam melhor conhecer a escola. Planeje essa pesquisa juntamente com os alunos. É importante conhecer uma escola para entender como funciona o sistema educacional brasileiro, para a valorização da educação, os espaços educativos e os profissionais que trabalham para que tudo isto possa acontecer. É importante o aluno saber que a escola não se reduz somente a aluno, professor e sala de aula. 

1) Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos. Cada grupo ficará responsável por uma parte da pesquisa. 2) Pergunte aos alunos o que gostariam de pesquisar e conhecer melhor sobre a escola. Seguem abaixo, sugestões sobre o que pesquisar, caso os alunos precisem de sugestões:

  • Grupo 1: Pesquisa sobre dados e fotos da fundação da escola e o início das atividades da escola.
  • Grupo 2: Pesquisa sobre dados e fotos dos primeiros professores e gestores da escola.
  • Grupo 3: Pesquisa sobre dados e fotos dos primeiros alunos da escola.
  • Grupo 4: Pesquisa sobre os funcionários da gestão, da manutenção da escola e a função ou contribuição de cada um para que a escola funcione.
  • Grupo 5: Pesquisa sobre os professores do 1º turno: quem são, quanto tempo estão na escola, sua opinião sobre a escola.
  • Grupo 6: Pesquisa sobre os professores do 2º turno: quem são, quanto tempo estão na escola, sua opinião sobre a escola.
  • Grupo 7: Pesquisa sobre os professores do 3º turno: quem são, quanto tempo estão na escola, sua opinião sobre a escola.
  • Grupo 8: Pesquisa sobre os projetos da escola.
  • Grupo 9: Pesquisa sobre as demandas da escola.
  • Grupo10: Pesquisa sobre os alunos e seus pais: quem são, quantos são em cada segmento, o que acham da escola.

3) Dê um tempo de 50min para que os alunos planejem esta pesquisa, circule entre os grupos oferecendo ajuda. Os grupos devem pensar sobre:

- Os materiais necessários para a pesquisa (cadernos, lápis, caneta, notebook, câmeras, celulares etc.).

- A metodologia de pesquisa: pesquisa documental, pesquisa de campo, pesquisa entrevistando pessoas, pesquisa na comunidade colhendo fotos, fatos, buscando fontes, prever a metodologia de coleta, análise e sistematização dos dados da pesquisa.

Sugestão de site sobre metodologia de pesquisa:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Metodologia da pesquisa científica. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf, acesso em 17 de novembro de 2014. Os alunos vão ler a partir da página 30.

- O tempo necessário para esta pesquisa.

- A atividade de cada um: agendamento de entrevistas, busca de documentos, organização do material, compilação dos dados, edição dos vídeos, organização de fotos. 

c) Terminada esta fase, cada grupo apresenta o plano de pesquisa para o professor em 10 minutos. 

d) Para auxiliar os alunos na pesquisa, segue endereço eletrônico com informações detalhadas sobre etapas da pesquisa proposto por Franco Noce, intitulado Planejamento de Projetos: fases e etapas, disponível em: http://www.aleixomkt.com.br/fisio/41.pdf, acesso em 10 de novembro de 2014.   

e) Orientar os alunos sobre o horário de realização da pesquisa, pois a mesma deverá acontecer fora do horário de aula e também da escola. Oriente também sobre a busca de documentos e fotos.

Imagem disponível em: http://www.sismmar.com.br/noticias/ler/460/7_de_agosto___dia_estadual_do_a_funcionario_a_de_escola, acesso em 01 de abril de 2015.

 

Aula 3 - O documentário 

 

Nesta aula, os alunos irão assistir a um documentário para que possam pensar um pouco mais sua pesquisa.

a) Leve os alunos para o Laboratório de Informática.

b) Cada grupo assistirá ao documentário juntos. 

c) Solicite que acessem o documentário postado no Youtube Documentário - Escola Municipal Rosa da Fonseca, duração: 6min19seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=c-HaA8i6dkY, acesso em 30 de outubro de 2014.

d) Enquanto assistem ao documentário, os grupos irão registrar informações, observar qual foi a metodologia usada e outros aspectos que possam chamar a atenção.

e) Terminada a exibição do vídeo, os grupos, de posse de seus planejamentos, reveem os mesmos fazendo as devidas alterações, se necessário.

 

Na escola

Imagem disponível em: https://atemeducacao.wordpress.com/2014/06/23/sobre-o-recesso-escolar-para-os-funcionarios-de-escola/, acesso em 01 de abril de 2015.

 

Aulas 4 e 5 - A realização da pesquisa

Nestas aulas, os grupos irão coletar as informações, buscar fontes, entrevistar pessoas, enfim realizar as etapas necessárias da pesquisa. Dê aos grupos o suporte necessário para a organização dos dados e de toda informação coletada durante a pesquisa.

 

Aulas 6 e 7 - Apresentação da pesquisa

 

Nesta aula, os alunos irão apresentar os resultados da pesquisa feita fora do horário da aula. O professor instruirá os grupos para que preparem o material e marcará a data desta socialização dos materiais que coletaram: os registros, fotos, gravações etc.

Solicite a cada grupo que contemple nas suas apresentações a opinião do grupo sobre a contribuição da pesquisa para que conhecessem um pouco mais sobre a escola, sua história e sobre os profissionais que a fazem a funcionar.

a) Cada grupo terá 20 minutos para apresentar seus resultados.

b) O professor fará um sorteio da ordem de apresentação dos grupos. 

c) Terminadas as apresentações, realize um fórum com os alunos para discutir e avaliar a experiência vivenciada.

Sugestão:

- O professor ficará como presidente do fórum com 3 alunos mediadores.

- A turma se reúne em forma de círculo e cada um terá 3min para se manifestar.

- Os mediadores controlam o tempo de fala, a ordem de inscrição para a fala e o andamento do fórum.

- O professor dá o direito de fala e sempre faz as conclusões chamando a turma para a tomada de decisões.

- Um mediador faz a ata e registra as decisões tomadas, compila este material e apresenta para a turma. 

 

Roteiro:

 

a) Quais foram os maiores obstáculos ao fazer a pesquisa?

b) O que foi mais fácil na pesquisa?

c) Houve algo marcante na experiência, algo curioso, algo inusitado?

d) Houve dados que vocês não conseguiram obter?

e) Quem mais facilitou o trabalho de vocês?

d) Socializar a pesquisa com a comunidade escolar em uma apresentação programada ou uma exposição dos dados em painéis. 

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_QFsaXlnZubI/TNuWC7t7fwI/AAAAAAAAAGI/iiF0f0QmZv8/s200/ELEI%25C3%2587%25C3%2583O+EEAF+2010+-+OK.png, acesso em 30 de outubro de 2014.

Recursos Complementares

1. FERREIRA, Ruy. O que é pesquisa científica. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAp2UAA/que-pesquisa-cientifica, acesso em 09 de novembro de 2014.

 

2. DINIZ, Debora  e GUILHEM, Dirce. O que é ética em pesquisa. Brasiliense, 2008.

Avaliação

O ideal é que esta avaliação ocorra ao longo das aulas ao acompanhar os alunos nas etapas do desenvolvimento da pesquisa. Faça fóruns regulares com os alunos após cada etapa da aula e durante a realização da pesquisa para acompanhar a evolução dos mesmos.

Utilize o documentário para avaliar a qualidade do conhecimento produzido pelos alunos e se os objetivos propostos para esta aula foram alcançados. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Giuliana Troilo, Escola , São Paulo - disse:
    giulliatroilo@hotmail.com

    04/05/2015

    Cinco estrelas

    Muito boa mesmo!


  • luanafcl, UFMG , Minas Gerais - disse:
    luh_carvalho_lopes@hotmail.com

    30/04/2015

    Quatro estrelas

    AChei Muito Bacana O Tema Proposto E A Metodologia Do Trabalho. É De Extrema Importância Que Os Alunos Conheçam A História Da Escola Através De Uma Pesquisa Concreta Feita Por Eles. Isso Ganha Mais Sentido. A Ideia Do Documentário Demostra Na Prática Como Poderiam Realizar Essa Pesquisa, Considero Ter Esclarecido Qual A Proposta Do Trabalho. O Roteiro Do Final Da Pesquisa Ajuda A Pontuar Aspectos Importantes De Uma Pesquisa De Campo. E Podem Analisar Elementos Que Permitiram Compor A Pesquisa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.