Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FUTURE - WILL OR GOING TO?

 

02/02/2015

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os diferentes usos e aplicações de duas formas verbais futuras: will e going to.
  • Decidir adequadamente entre o uso de will ou going to para falar do futuro.
  • Dramatizar situações cotidianas que falam do futuro.
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer as formas futuras will e going to.

Estratégias e recursos da aula

É comum que os alunos tenham dúvidas quanto ao uso das formas futuras: will e going to. Algumas vezes não há muita diferença entre will e going to, mas há situações em que só esse ou só aquele pode ser usado. O objetivo desta aula é esclarecer como e quando usar corretamente essas duas formas de expressar o futuro.

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Figura 1 - Talking about a party

 

Two girls talking

Fonte: http://wwwdelivery.superstock.com/WI/223/1491/PreviewComp/SuperStock_1491R-1100655.jpg (acesso em 05 nov. 2014).

 

Inicie a aula, apresentando um texto, que pode ser dividido em dois diálogos - no primeiro, Michelle e Claire (figura 1) planejam dar uma festa e, no segundo momento, Claire conta a Brian sobre o que elas planejaram. Distribua cópias do texto abaixo para os alunos. Após a leitura silenciosa do texto, peça aos alunos para sublinharem as formas verbais futuras: will e going to. Em seguida, analise os diálogos, fazendo as perguntas mostradas abaixo. Ao final da análise, os alunos serão capazes de verificar que will deve ser usado, quando falamos sobre uma decisão que acabamos de tomar, ou seja, quando tomamos uma decisão no momento da fala. Em contrapartida, going to é usado, quando falamos sobre decisões, planos ou intenções pensados anteriormente.

 

Michelle: The year is ending. Let's throw a party!

Claire: It sounds great! We'll invite everyone in year 11.

Michelle: The girls will be responsible for the snacks and the boys will bring the drinks.

Claire: Anne is very creative. She'll certainly take over the decoration.

Michelle: Let's tell everyone.

Later on ... 

Brian: Hi, Claire. What's up?

Claire: Michelle and I have decided to have a party.

Brian: That's awesome!

Claire: The girls are going to bring the snacks and the boys are going to buy the drinks. Anne is going to do the decoration.

Brian: May I take a friend with me?

Fonte: Texto escrito pela autora.

 

1) When Michelle was talking to Claire, did she use will or going to, to refer to the tasks each people would do? (Quando Michelle estava conversando com Claire, ela usou will ou going to, para se referir às tarefas que cada pessoa iria fazer?)

2) When Michelle was talking to Brian, did she use will or going to, to refer to the tasks each people would do? (Quando Michelle estava conversando com Brian, ela usou will ou going to, para se referir às tarefas que cada pessoa iria fazer?)

3) When did Michelle decide the tasks each people would do - when talking to Claire or when talking to Brian? (Quando Michelle decidiu quais tarefas cada pessoa iria fazer - quando falava com Claire ou quando falava com Brian?)

4) When we make a decision at the moment of the speech, should we use will or going to? (Quando nós tomamos uma decisão no momento da fala, devemos usar will ou going to?)

5) When we talk about future plans or intentions, should we use will or going to? (Quando nós falamos sobre planos futuros ou intenções, devemos usar will ou going to?)

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1) Will. 2) Going to. 3) When she was talking to Claire. 4) Will. 5) Going to. 

 

ATIVIDADE 2

 

Nesta atividade, os alunos irão conhecer os outros usos de will e going to, e poderão praticar os novos conhecimentos, realizando um exercício de completar lacunas. Professor, apresente aos alunos a figura 2, que destaca os principais usos dessas duas formas futuras, ilustrados por alguns exemplos. Explique cada um deles. Incentive os aprendizes a darem outros exemplos e os escreva no quadro. Em seguida, distribua cópias do exercício abaixo e conceda alguns minutos para a sua resolução.

Esse exercício consiste em completar as lacunas com will ou going to e os verbos dados em parênteses e, em seguida, ligar os diálogos às figuras correspondentes. Essa atividade foi retirada e adaptada do endereço: http://www.englishpage.com/verbpage/verbs19.htm (acesso em 05 nov. 2014). Ao final da tarefa, corrija-a oralmente.

 

Figura 2 - Will X Going to

 

 

WILL

GOING TO

USES

1. Talking about a decision at the moment of making it.

2. Talking about future facts or give an opinion about  the future.

1. Talking about future plans or intentions.

2. Making a prediction based on evidence we can see now.

EXAMPLES

"Mary is in hospital." "I'll go and visit her."

"There's someone coming." "That´ll be John."

"The President will serve for four years."

"I think he´ll be an excellent doctor."

 

"Your room is a mess." "I know. I'm going to clean it tomorrow."

"We´re going to Paris next holiday."

"The queue is so long that we are going to take an hour to get into the cinema."

"The cup is on the corner of the table. It's going to fall down."


Fonte: Arquivo da autora.

 

Fill in the blanks with will or going to and the verbs in brackets. Then, match the dialogues 1-5 to the pictures a-e.

a) Coffee and pie b) Ocean painting

c) Grocery d) French course

e) light bulb

Fontes das imagens:

a) http://prettypiesbylindsey.files.wordpress.com/2013/03/walnut-cafe-pie.jpg (acesso em 05 nov. 2014);

b) http://i.ytimg.com/vi/teecwSHYkXQ/hqdefault.jpg (acesso em 05 nov. 2014);

c) http://www.promoteyourself.nu/wp-content/uploads/2009/05/grocery_shopping-300x222.jpg (acesso em 05 nov. 2014);

d) http://highxp.eu/images/teach_yourself_french.png (acesso em 05 nov. 2014);

e) http://intlimg.demandmedia.com/DM-Resize/photos.demandstudios.com/getty/article/76/79/200544480-001_XS.jpg?w=267&h=200&keep_ratio=1 (acesso em 05 nov. 2014).

 

1.

Mark: What are you doing with those scissors?

Beth: I (cut) ________________ that picture of the ocean out of the travel magazine.

Mark: What (you, do) ________________ with it?

Beth: I (paint) ___________________ a watercolor of the ocean for my art class, and I thought I could use this photograph as a model.

2.

Josh: (you, do) ______________ me a favor, Sam?

Sam: Sure, what do you want me to do?

Josh: I (change) ____________ the broken light bulb in the lamp above the dining room table. I need someone to hold the ladder for me while I am up there.

Sam: No problem, I (hold) ____________ it for you.

3.

Gina: Where are you going?

Ted: I (go) _____________ to the store to pick up some groceries.

Gina: What (you, get) _________________?

Ted: I (buy) ________________ some milk, some bread, and some coffee.

4. 

John: Wow, it's freezing out there.

Jane: I (make) ___________ some coffee to warm us up. Do you want a piece of pie as well?

John: Coffee sounds great! But I (have) _____________ dinner with some friends later, so I'd better skip the pie.

Jane: I (go) ______________ to dinner tonight too, but I'm having a piece of pie anyway.

5.

Frank: I heard you're taking a Spanish class at the community college.

Tom: Yeah, I (go) ________________ to Guatemala next spring and I thought knowing a little Spanish would make the trip easier.

Frank: I (visit) _______________ my brother in Marseilles next year. Maybe I should take a French class.

Tom: I have a course catalog in the other room. I (go) ___________ get it, and we can see whether or not they're offering a French course next semester.

Fonte: http://www.englishpage.com/verbpage/verbs19.htm (acesso em 05 nov. 2014).

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1) am going to cut; are you going to do; am going to paint. 2) Will you do; am going to change; will hold. 3) am going to go; are you going to get; am going to buy. 4) will make; am going to have; am going to go. 5) am going to go; am going to visit; will go. 1-b; 2-e; 3-c; 4-a; 5-d.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Nesta atividade os alunos irão trabalhar em pares. Peça aos alunos para formarem as duplas. Cada uma deverá escolher um entre os cinco diálogos estudados na atividade 2 do primeiro módulo e preparar uma dramatização. Vale ressaltar que os diálogos devem ser usados como referência para a apresentação, não sendo necessário que os alunos decorem as frases exatamente como elas estão escritas. O mais importante é que eles entendam cada situação a ser representada e façam o uso correto das formas verbais. Monitore os ensaios, tirando as dúvidas quanto à pronúncia e à entonação. Organize a ordem das apresentações e marque o tempo limite de 2 minutos para cada dupla se apresentar à frente da sala. Ao término dos trabalhos, a classe poderá eleger a dupla que teve o melhor desempenho.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade pode ser realizada no Laboratório de Informática ou em sala de aula. No segundo caso, faça cópias do exercício abaixo e as distribua para os alunos. Esta atividade encontra-se disponível no endereço: http://www.english-grammar-lessons.com/goingtoorwill/exercise2.swf (acesso em 05 nov. 2014). A tarefa proposta consiste em ligar as frases para formar diálogos. 

 

Match up the conversations.

1. You've turned green!

                   

a. I think he'll leave soon, don't you?

2. How does this thing work?

 

b. He'll understand - don't worry about it.

3. I've got a headache.

 

c. I'll show you.

4. You'll never finish all that work.

 

d. No, but we're going to visit the suppliers on Tuesday.

5. Have you solved the problem?

 

e. I know. It's going to be a long meeting.

6. Have you seen the agenda?

 

f. I will. I'm going to stay late.

7. I don't want to tell him.

 

g. I'll get you an aspirin.

8. Looks like Keith is off with stress again.

 

h. I think I'm going to faint.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.english-grammar-lessons.com/goingtoorwill/exercise2.swf  (acesso em 05 nov. 2014).

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1-h; 2-c; 3-g; 4-f; 5-d; 6-e; 7-b; 8-a.

Recursos Complementares

Os endereços selecionados abaixo disponibilizam várias atividades que relacionam as formas futuras will e going to

a) http://www.better-english.com/grammar/willgo.htm (acesso em 05 nov. 2014);

b) https://elt.oup.com/student/solutions/preint/grammar/grammar_06_012e?cc=global&selLanguage=en (acesso em 05 nov. 2014);

c) http://www.englishpage.com/verbpage/verbs18.htm (acesso em 05 nov. 2014);

d) http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/tenses/will_going_to_future.htm (acesso em 05 nov. 2014).

Avaliação

Realize uma avaliação qualitativa, ao longo da aula.  Observe as ações dos alunos, seu envolvimento e interesse no assunto em estudo. Observe também as interações aluno-aluno e aluno-professor, avaliando o aproveitamento dessas trocas. A atividade 2 do módulo 1 pode ser avaliada, do ponto de vista da produção escrita.  A atividade 1 do segundo módulo pode ser objeto de avaliação da produção oral.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.