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Aprendendo metafísica nas séries iniciais: realidade ou aparência?

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreender o significado dos termos: Senso Comum e Ciência;
  • Descobrir como podemos ser enganados pelos nossos sentidos;
  • Analisar algumas imagens que nos causam ilusão de ótica;
  • Conhecer o termo empirista;
  • Diferenciar realidade de aparência;
  • Analisar o filme "Alice no País das Maravilhas";
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas. Conhecer a Alegoria da Caverna de Platão. Para tal, acesse a aula do professor Rones Aureliano de Sousa intitulada: "Conhecendo a Alegoria da Caverna de Platão" neste mesmo sítio. 

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de nov. 2014.

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Nossos sentidos nos enganam? É ilusão de ótica!

 

Caixa surpresa

Professor, prepare os alunos para a aula. Para isso, organize-os em uma roda e leve para o centro da roda uma caixa surpresa contendo: algumas imagens, a essência de algum perfume ou tempero, uma lixa, um doce, um chocalho. Pergunte-lhes o que acham que tem dentro da caixa. Deixe-os levantarem  hipóteses. Faça alguns questionamentos, tais como:

  • Vocês acham que faz barulho o que tem dentro da caixa?
  • Será que tem cheiro?
  • É de comer?
  • Podemos pegar?
  • É possível vê-los?

Professor, depois de escutá-los, mostre  um objeto  por vez e questione-os se sabem quais sentidos nós utilizamos para perceber cada coisa daquelas. Se quiser poderá passar os objetos e deixar experimentá-los. No caso do doce, se possível, leve um pedaço que dê para dividir para que sintam o sabor.

 

Conhecendo um pouco mais

Professor, é importante conversar com seus alunos, relatando que existem diversas formas de se obter conhecimento e uma delas é por meio dos cinco sentidos humanos. Vamos conhecê-los! Projete o texto a seguir ou reproduza para os alunos. Explore-o e mostre os vídeos e imagens que sugerimos para que compreendam melhor o tema. Temos que exemplificar bastante para que compreendam, pois é um tema complexo para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. Eles nos propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos.
Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores.
Com isso:
• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.
• Pela audição – captamos e ouvimos sons.
• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros.
• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores.
• Pelo paladar – sentimos os sabores.

Fonte: Sítio: Brasil Escola. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/oscincosentidos/>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

5 sentidos - imagem

Fonte: Blog Escola Dominical. Disponível em: <http://escola-dominical-infantil.blogspot.com.br/2013/02/os-cinco-sentidos-atividade-para-colorir.html.>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Professor, no entanto, é preciso relembrar que os nossos sentidos podem nos enganar. Afinal, quem é que nunca se enganou com um cheiro, com um gosto ou um som?

Uma das pessoas que há muitos anos atrás chamou nossa atenção para isso foi um filósofo chamado David Hume. Vamos conhecer um pouco dele.

David Hume

David Hume era empirista. Os filósofos empiristas são aqueles que afirmam que o conhecimento vem apenas ou principalmente, a partir da experiência sensível, ou seja, pelos sentidos. Ele nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia 7 de maio de 1711 e morreu em 25 de agosto de 1776. Foi um filósofo, historiador, economista e ensaísta escocês, conhecido principalmente por seu empirismo filosófico e ceticismo. É o principal filósofo da corrente de pensamento empirista moderna e um dos autores mais importantes da história da filosofia ocidental e do Iluminismo escocês.

Fonte: Sítio: Brasil Escola. Imagem e texto disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/david-hume/>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Professor, prova que o filósofo David Hume está correto é o que conhecemos por ilusão de ótica. Termo que se aplica a todas as ilusões que "enganam" o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou fazendo-nos vê-la de outro modo. Algumas são de carácter fisiológico, outras de carácter cognitivo.

As ilusões de ótica podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcias visuais específicas que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano. Imagens que causam ilusão de ótica são largamente utilizadas nas artes, por exemplo.

Fonte: Sítio: Conceito de ilusão de ótica. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilus%C3%A3o_de_%C3%B3ptica>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Vejamos alguns vídeos que tratam dessa temática. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) solicite que os alunos utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Se não faz parte, leve-os até ao Laboratório de Informática ou utilize um projetor multimídia. Este procedimento deverá ser realizado todas as vezes que for exibir algum vídeo. 

Ilusao de otica

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nlpgYSBkfmE>.  Acesso em: 06 de nov. 2014.

Ilusao de otica 2

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4eXBF314f8c>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

Ilusao de otica 3

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=i3N1yD5RxhM>. Acesso em: 06 de nov. 2014.  

 

Para concluir este momento, proponha as seguintes atividades:

 

Atividades - aluna

1) Dos 5 sentidos humanos, qual você utiliza com mais habilidade, ou seja, qual é mais apurado?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Provavelmente você já foi “enganado” por algum de seus sentidos. Conte como ocorreu.

________________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Faça um desenho que tenta enganar a visão das pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4) Quem foi David Hume? Fale um pouco sobre ele.

________________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Em que os filósofos empiristas acreditam?

________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Senso Comum x Ciência

 

Professor, apresente a seus alunos os conceitos de Ciência e Senso Comum, pois, estes conceitos serão necessários no 3º Momento desta aula. Mas, antes de explorar o texto, faça questionamentos para verificar quais são os conhecimentos prévios que eles têm sobre o assunto. Questione-os:

  • Alguém já ouvir falar de senso comum? 
  • Quando alguém olha para o céu e diz "hoje vai chover"  e a outra fala que saber isso olhando pro céu é "senso comum", o que ela quer dizer?
  • O que é ciência? Será que é igual ao senso comum?

Professor, depois de ouvi-los, explore o texto a seguir:

 

Algumas diferenças entre o senso comum e a ciência

 

Do senso comum fazem parte conhecimentos vulgares, contudo, muito úteis na vida quotidiana (saber cozinhar, conhecer a cidade onde se vive, saber que no verão há mais calor que na Primavera, dentre outros).

Pode também incluir superstições, isto é, crenças falsas ou injustificadas (acreditar que o número 13 dá azar, passar debaixo da escada, quebrar espelho, ver um gato preto, dentre outros).

 

Senso comum x Ciencia

Fonte: Sítio disponível em: <http://nehte.com.br/curso01/modulo2/etapa1-senso-comum-conhecimento-cientifico.html>.  Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

As crenças que fazem parte do senso comum adquirem-se com base na experiência quotidiana das pessoas, na chamada experiência de vida (que se distingue da experiência científica por ser feita sem um planeamento rigoroso, sem método). Em alguns casos trata-se de experiências pessoais, noutros casos são experiências partilhadas pelos membros da comunidade – no decurso do processo de socialização. Em suma, é um conhecimento que se adquire sem estudos, sem investigações.

Por exemplo: para aprender onde fica a padaria mais próxima de casa ou para aprender a atar os sapatos não é preciso efetuar uma investigação metódica, basta a experiência de vida.

Pelo contrário, a ciência implica investigações, estudos efetuados metodicamente.

A ciência é um saber mais preciso que o senso comum. As diversas ciências, naturais ou sociais, recorrem sempre que possível à Matemática, na tentativa de apresentar resultados rigorosos. Mesmo nas investigações em que não é possível quantificar (a observação psicológica de uma certa pessoa, por exemplo) existe essa procura do rigor.

Cientista - desenho

Fonte: Blog: As cores do nosso pensamento. Disponível em: <http://ascoresdonossopensamento.blogspot.com.br/2011/03/psicologia-do-comum-o-senso-comum-e-o.html>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

A ciência não pode ser acrítica (sem análise ou reflexão) como o senso comum. Pelo contrário, implica uma atitude crítica por parte dos cientistas. Ou seja: para fazer ciência é preciso refletir, pensar pela própria cabeça, e ter uma preocupação permanente com a fundamentação das ideias. Os cientistas devem ter essa atitude crítica relativamente às suas próprias ideias e relativamente às ideias dos outros.

Fonte: Blog: Dúvida Metódica. Disponível em: <http://duvida-metodica.blogspot.com.br/2009/05/algumas-diferencas-entre-o-senso-comum.html>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Para verificar se seus alunos compreenderam tais conceitos, proponha-lhes a seguinte atividade:

Atividades - aluna

1) Marque com a sigla (SC) o que é considerado um conhecimento adquirido pelo Senso Comum e (C) para o conhecimento adquirido pela ciência.

a) (   ) Passar debaixo da escada dá azar.

b) (   ) 100 centímetros equivale a 1 metro.

c) (   ) A pessoa que quebrar um espelho terá sete anos de azar.

d) (   ) Quando a água é atinge a temperatura de 0º ela congela.

e) (   ) Se alguém deixar o sapato virado para baixo, a mãe morre.

f) (   ) A água ferve quando atinge a temperatura de 100º. 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Realidade e aparência

Professor, ao tratar com seus alunos sobre realidade e aparência, proponha o seguinte ditado popular “quem vê cara não vê coração” e peça para eles comentarem o que entendem sobre ele.

Outro ditado popular, diz que “as aparências enganam”. Exiba a imagem abaixo e solicite que também falem o que entenderam sobre ela.

 

Aparencia - julgamento

Fonte: Sítio: Baú de emoções. Disponível em: <http://www.baudeemocoes.com.br/nunca-julgue-alguem-pela-aparencia/>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

Se nos fosse perguntado, qual dos personagens da imagem acima segura o quê atrás das costas, geralmente não falaríamos conforme nos apresenta a figura. Provavelmente, falaríamos o contrário. Isso nos faz entender que o ditado popular se confirma: “as aparências enganam”

Após ouvi-los, você poderá citar o exemplo de um ser humano. O ser humano é um ser que julga e geralmente ele julga pelas aparências.

Um filósofo italiano chamado Nicolau Maquiavel dizia que “Os homens, em geral, julgam as coisas mais com os olhos do que com as mãos, porque todos podem ver, mas poucos podem sentir. Todos vêm aquilo que pareces, mas poucos sentem o que és; e estes poucos não ousam opor-se à opinião da grande maioria”.

Professor, após esta introdução, você já pode fazer referência a Alegoria da Caverna do filósofo Platão. Para maiores esclarecimentos, consulte a nossa aula, postada no Portal do Professor, nesta mesma data, para isso busque-a pelo título.

Na “Alegoria da Caverna”, escrita por Platão, percebemos que é como se existissem dois mundos: um fora e um dentro da caverna.

Quando estamos dentro da caverna e só conhecemos lá dentro, estamos na ignorância (desconhecimento). Imersos em atitudes passivas (ficar quietos e sem procurar a verdade) e mergulhados em nossos preconceitos (conceito formulado antes do conhecimento), podemos conhecer apenas a aparência das coisas.

 

Senso comum - imagem caverna

Fonte: Imagem disponível em: <http://meuamapanahistoria.blogspot.com.br/2013/06/o-mito-da-caverna-de-platao-e-sua.html>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Quando aquele prisioneiro consegue se soltar e chegar ao exterior da caverna, vai conhecer de fato a realidade do mundo. Enquanto estava no interior da caverna, só via as sombras, mas quando conhece lá fora, conhece aquilo que é de fato, a realidade.

 

Saber racional - imagem exterior da caverna

Fonte: Imagem disponível em: <http://meuamapanahistoria.blogspot.com.br/2013/06/o-mito-da-caverna-de-platao-e-sua.html>. Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Existe um livro, posteriormente em filme, que trata desses dois “mundos”. O nome da obra é “Alice no País das Maravilhas”.

O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas incríveis característico dos sonhos.

 

Professor, se considerar pertinente, exiba-o para seus alunos.

Alice no pais das maravilhas - Disney

Fonte: Imagem disponível em: <https://cinemmaster.wordpress.com/2010/04/19/alice-no-pais-das-maravilhas-1951/>.  Acesso em: 06 de nov. 2014.

 

Alice no pais das maravilhas

Fonte: Sítio: YouTube. Vídeo completo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JQb38iR_8jM>.  Acesso em: 06 de nov. 2014.  

 

Atividades - aluna

1) Qual é a diferença entre realidade e aparência?

_________________________________________________________________________________________________________________

 

2) Você já julgou alguém pela aparência? Explique a situação.

_________________________________________________________________________________________________________________

 

3) Ligue a 1ª coluna de acordo com a 2ª:

 

Senso Comum                 realidade

Ciência                            aparência

 

4) Tanto o senso comum quanto a ciência são formas de se adquirir conhecimentos. Em sua opinião, qual é a forma mais segura de conhecer as coisas? Explique:

__________________________________________________________________________________________________________________

 

5) Faça um desenho bem bonito da Alice e de seu amigo Coelho quando eles estão no País das Maravilhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Pesquisando e socializando

Professor, para concluir esta temática, solicite que os alunos façam como atividade de casa, uma pesquisa com os pais sobre o conhecimento que eles têm cuja origem seja "senso comum" e  também da  "ciências". Depois, façam uma exposição no mural do corredor da escola, para socializarem o que aprenderam.

 

Aluno UCA - Atividades de Casa

Aprendemos que o  senso comum faz  parte dos conhecimentos vulgares, contudo, muito úteis na vida quotidiana (saber cozinhar, conhecer a cidade onde se vive, saber que no verão há mais calor que na Primavera, dentre outros) e que A ciência é um saber mais preciso que o senso comum. As diversas ciências, naturais ou sociais, recorrem sempre que possível à Matemática, na tentativa de apresentar resultados rigorosos. Portanto, pergunte para seus pais ou outra pessoa da família sobre o que conhecem cuja origem seja o "senso comum" e a ciências".  Se for possível faça uma ilustração:

 Senso Comum

 

 

 

 

 

 

      Ciências          

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia seguinte, solicite que socializem suas pesquisas com os pais. Verifique se as informações que trouxeram estão corretas, antes de expor. Se houver alguma confusão, faça com eles um debate e retome a questão. Depois, solicite que exponham no mural, mas lembre-se de colocar um título que explique o trabalho e também os nomes dos alunos ou a turma, e a data de realização do trabalho.

Recursos Complementares

Maiores informações para o professor.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: apreenderam o significado dos termos Senso Comum e de Ciência; conseguiram verificar como podemos ser enganados pelos sentidos humanos; tiveram êxito ao analisar algumas imagens que nos causam ilusão de ótica; conheceram o termo empirista; conseguiram diferenciar realidade de aparência; assistiram a exibição do filme "Alice no País das Maravilhas" e conseguiram formular hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e por fim, respeitaram os diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. Faça o registro de suas observações, pois elas serão úteis para o seu planejamento.

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