Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma forma de comunicação rápida: o bilhete

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir bilhete.
  • Perceber as características de um bilhete.
  • Conhecer as funções das partes de uma situação discursiva que envolvem as estratégias de comunicação rápida.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar as partes de uma situação de comunicação: remetente/emissor, destinatário/receptor, mensagem, canal, código e contexto.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Encenação de uma situação que necessite do gênero.
  • Análise contextual.
  • Conhecimento da estrutura de um bilhete.
  • Produção de bilhetes.

Recursos:

  • Pátio da escola.
  • Folha impressa.

 

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-MQT2tkVAdXE/T3Na_DgyrqI/AAAAAAAAAiE/56LrMU95V-Y/s1600/bilhete+%281%29.jpg, acesso em 08/11/2014.

 

Professor, com o ritmo acelerado da vida moderna, o tempo e as manifestações de comunicação têm ficado cada vez menores. Sendo assim, o gênero bilhete tem sido absorvido em vários suportes on line. Trabalhar com essa proposta significa dar condições para que os alunos façam dessa ferramenta textual em todas as suas possibilidades.

 

Aula 1 – O gênero bilhete

 

Professor, leve seus alunos ao pátio e os convite a uma dinâmica. Solicite 2 voluntários para a atividade.

Para desenvolver essa aula será necessário elaborar um cenário contendo no mínimo: duas mesas, uma cadeira, dois aparelhos de telefone, um bloco de notas, uma caneta, uma placa de metal e um ímã de geladeira.

A atividade é o seguinte: o professor deve contar a situação a seguir e os dois alunos voluntários precisam apresentar a solução interpretando a cena toda improvisadamente, utilizando dos objetos disponíveis em cena. Não podem contar a solução, somente interpretar. A dinâmica pode envolver falas.

Situação: uma pessoa telefonará para a outra e desejará falar com alguém que não se encontra próximo ao telefone. A pessoa que liga deseja deixar um recado/uma informação para a pessoa que não se encontra. Qual a ferramenta textual que o atendente do telefone deve fazer-se valer para que a pessoa interessada receba a informação?

Depois da dinâmica feita, espera-se que os dois alunos tenham pensado em decorrente da ligação, o atendente deve anotar o recado em um bilhete e colocá-lo, com o ímã, na placa de metal.

O objetivo dessa dinâmica é que os alunos participantes tenham produzido um objeto com uma estrutura semelhante:

 

Fulano,

Beltrano ligou e deseja que você o retorne imediatamente.

Beijos,

Sicrano.

 

Peça a seus alunos para identificarem as partes do texto.

·         Quem é o destinatário do texto?

·         Quem é o remetente?

·         Qual é o assunto?

·         A correspondência é curta ou longa? Por quê?

Espera-se que os alunos reconheçam que o destinatário é Fulano; o remetente é Sicrano e o assunto é que Beltrano deseja falar com Fulano e pede para que este retorne para aquele a ligação.

Diga a seus alunos que essa estrutura de texto tem um nome e desafie-os a acertar qual é o nome do gênero apresentado.

É possível que muitos digam recado, mas lembre-os que existe a marca de remetente e destinatário. Então, ajude-os a lembrar do gênero bilhete.

 

Aula 2- Escrevendo bilhetes

 

Imagem disponível em: http://www.dercio.com.br/media/images/dynamic/images_blog/folha_em_BRANCO_1.jpg.554x318_q85_crop.jpg, acesso em 11/08/2014.

Entregue a seus alunos uma lista de situações em que será necessário escreverem bilhetes. Peçam para que se organizem em duplas para ajudarem na discussão das situações e dos bilhetes.

        SITUAÇÕES POSSÍVEIS DE USO DE UM BILHETE

·         Saiu de casa para ir ao clube.

·         Passou mal e saiu do trabalho para ir ao médico.

·         Uma amiga de sua mãe ligou e pediu para que ela retornasse.

·         Para marcar uma reunião entre seus pais e o professor de português.

·         Convidando para ir ao cinema.

Avise seus alunos que serão afixados todos os bilhetes no mural da escola; então, caprichem!

 

Aula 3 - Revisão dos bilhetes

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_gzfNfjzNDk4/S66I9RomSZI/AAAAAAAAABw/-d5G78Qno6s/s1600/a%C3%A7%C3%A3o+revis%C3%A3o.jpg, acesso em 15/11/2014.

Atividade 1

Professor, peça a seus alunos que façam uma roda e que troquem seus bilhetes com o colega, porque agora eles farão papel de revisores. Para tanto, cada aluno fará a leitura silenciosa dos textos que não são seus, e, por meio da sua leitura atenta, dará sugestões de ortografia, sintaxe e revisão lexical para ajudar a melhorar o texto do colega. Se necessário for, deixe disponíveis dicionários e gramáticas para consulta.

Atividade 2

Para uma revisão criteriosa, faça o texto rodar mais uma vez, sem que ele volte à mão do seu autor e repita a atividade 1.

Atividade 3

Após as 2 rodadas de revisão, o autor dos bilhetes receberá seu texto novamente, fará a leitura silenciosa da sua produção textual com as sugestões dos revisores para avaliar se concorda ou não com os apontamentos. Em caso de dúvida de marcação ou de necessidade de defesa da sua ideia para com o revisor, possibilite a dinâmica de consulta e conversa com o colega que produziu o apontamento no texto.

Depois de finalizada a revisão texto, é chegada a hora de passá-lo a limpo. Para tanto, solicite seus alunos que façam a reescrita dos bilhetes e, logo em seguida, afixem os bilhetes no mural da escola.

Recursos Complementares

BARROS, Jussara de. Bilhete. Disponível em: http://www.escolakids.com/bilhete.htm, acesso em 08/11/2014.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Português. Ensino Fundamental, 6º ano. Gêneros textuais: bilhete, carta (informais), postal, diários (pessoais, de viagem), verbete de dicionário. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&cad=rja&uact=8&ved=0CDYQFjAH&url=http%3A%2F%2Fwww7.educacao.pe.gov.br%2Foje%2Fconcurso-professor%2Fdownload-materiais%3Bjsessionid%3D29471437B3820707C2EE600B0E6D4DCA.server02%3FsubmissaoId%3D2505&ei=D-NdVIj5NbHLsATyl4KQDw&usg=AFQjCNFSOelcsoe7uM-7P71sO6B2upMFng&sig2=G87ST1wxV3nBznJ_zvizZw&bvm=bv.79189006,d.cWc, acesso em 08/11/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a confecção das atividades e verificar se ele conseguiu dominar o gênero bilhete e os processos de interpretação e construção textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.