Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recado: um gênero também on-line

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Produzir um recado.
  • Conhecer as características de um recado.
  • Conhecer as funções das partes de uma situação discursiva que envolvem a comunicação eletrônica.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar as partes de uma situação de comunicação: remetente/emissor, destinatário/receptor, mensagem, código, canal e contexto.
  • Dominar os usos das ferramentas das redes sociais.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Criação de um grupo da sala em uma rede social.
  • Leitura.
  • Conhecimento das normas de produção de um recado.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.

 

Professor, o recado é um gênero textual que se destina a avisar, informar e se comunicar de uma maneira geral, por isso, ele tem sido absorvido pelas redes sociais e se popularizou entre os jovens e adolescentes.

Imagem disponível em: http://radios.ebc.com.br/sites/_radios/files/recado_2_0.jpg, acesso em 08/11/2014.

Aula 1 – Conhecendo o recado

Professor, para essa aula é necessário que seus alunos tenham conta em uma mesma rede social. Sugerimos o Facebook pela popularidade que possui entre os jovens brasileiros. Crie um grupo na rede social e adicione a ele todos os seus alunos da turma.

Atividade 1

Leve seus alunos ao Laboratório de Informática e peça para que eles façam o login em suas contas da rede social. Depois disso, peça para que eles digam quais as características das postagens que eles encontram em sua linha do tempo.

Professor, espera-se que os alunos digam que são normalmente informações genéricas, que todos podem ler, publicidade, mensagens de autoajuda, informações sobre eventos, discussões políticas e sociais etc.

Questione aos seus alunos:

·         Como saber quem é o remetente do recado?

·         Como saber quem é o destinatário?

Como faz parte do universo dos alunos, logo eles dirão que se sabe quem é o remetente pela marcação à esquerda da mensagem postada, o destinatário pode ser de dois tipos: para todos os contatos do remetente, ou somente para a pessoa que foi marcada ou teve, em sua página, a mensagem postada.

Para demonstrarem que compreenderam o gênero, peça para que os alunos compartilhem, de suas páginas pessoais para o grupo da sala, recados que considerem relevantes aos colegas.

Atividade 2

Imagem disponível em: http://www.scrapsdinamicos.com.br/imagens/datas-comemorativas-recado-para-mae-13.jpg, acesso em 15/11/2014.

Depois que eles compartilharem, solicite aos alunos que analisem o recados que acabaram de postar. Para tanto, sugerimos alguns pontos de análise:

  • O recado está escrito de forma que seu conteúdo esteja claro ao remetente?
  • Qual o tipo de linguagem usada? A formal ou informal?
  • As abreviações, gírias, possíveis equívocos na ortografia e sintaxe prejudicam a compreensão da mensagem do recado?
  • Quando há o uso de imagens, elas são coerentes com o texto da mensagem do recado?
  • Como as imagens e os vídeos podem ajudar a passar a mensagem desejada pelo emissor do recado?

Espera-se que os alunos percebam que nem sempre o recado está semanticamente claro e essa deficiência de significação pode ser dada por vários desencontros nas linguagens escolhidas para compor o recado, a saber: equívocos ortográficos e sintáticos, linguagem informal ou formalidade excessiva, utilização de arcaico, imagens e vídeos que não estão de acordo com a mensagem que o recado se propôs a expressar dentre outros. As linguagens não verbais, como é o caso da imagem, e os textos audiovisuais são ferramentas que apresentam uma mensagem de forma mais lúdica e, por essa razão são capazes de convencer, informar, conscientizar etc. o destinatário do recado, corroborando a informação textual contida na parte verbal do gênero.

 

 

Aula 2 – Produzindo recados

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-ra5wqNqxDes/T4YQu0MlpkI/AAAAAAAAApo/cOjNfdwPBnE/s1600/addlinkfacebook2.png, acesso em 08/11/2014.

Ainda no Laboratório de Informática, solicite seus alunos que, logados à suas contas, publiquem recados acadêmicos a seus colegas e postagem de informações que não devem ser esquecidas. Sugerimos que divida a sala em 4 equipes temáticas, para que cada equipe fique responsável pela produção e postagem de um tema único. Exemplo:

·         Equipe 1: datas de aniversários, cidade natal e profissão desejada dos colegas de turma.

·         Equipe 2: datas das avaliações próximas de todas as disciplinas e os conteúdos que serão contemplados nos exames.

·         Equipe 3: filmes em cartaz nos cinemas locais, com sinopse e horários.

.         Equipe 4: informativos com o resumo de o que eles aprenderam sobre o gênero recado.

Recursos Complementares

CONDE, Érica Pires e ARAÚJO, Roberta Shirleyjany. Delineando o gênero recado no espaço do Orkut. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2075/1770, acesso em 08/11/2014.

ARAÚJO, Manoel do Nascimento. Gêneros textuais: bilhetes e recados. Disponível em: http://profesormanoel2013.blogspot.com.br/2013/04/generos-textuais-bilhetes-e-recados.html, acesso em 08/11/2014.

Avaliação

A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a produção das atividades e verificar se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito do gênero recado, a produção de recados e a identificação de recados em redes sociais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.