18/11/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Professor, o recado é um gênero textual que se destina a avisar, informar e se comunicar de uma maneira geral, por isso, ele tem sido absorvido pelas redes sociais e se popularizou entre os jovens e adolescentes.
Imagem disponível em: http://radios.ebc.com.br/sites/_radios/files/recado_2_0.jpg, acesso em 08/11/2014.
Aula 1 – Conhecendo o recado
Professor, para essa aula é necessário que seus alunos tenham conta em uma mesma rede social. Sugerimos o Facebook pela popularidade que possui entre os jovens brasileiros. Crie um grupo na rede social e adicione a ele todos os seus alunos da turma.
Atividade 1
Leve seus alunos ao Laboratório de Informática e peça para que eles façam o login em suas contas da rede social. Depois disso, peça para que eles digam quais as características das postagens que eles encontram em sua linha do tempo.
Professor, espera-se que os alunos digam que são normalmente informações genéricas, que todos podem ler, publicidade, mensagens de autoajuda, informações sobre eventos, discussões políticas e sociais etc.
Questione aos seus alunos:
· Como saber quem é o remetente do recado?
· Como saber quem é o destinatário?
Como faz parte do universo dos alunos, logo eles dirão que se sabe quem é o remetente pela marcação à esquerda da mensagem postada, o destinatário pode ser de dois tipos: para todos os contatos do remetente, ou somente para a pessoa que foi marcada ou teve, em sua página, a mensagem postada.
Para demonstrarem que compreenderam o gênero, peça para que os alunos compartilhem, de suas páginas pessoais para o grupo da sala, recados que considerem relevantes aos colegas.
Atividade 2
Imagem disponível em: http://www.scrapsdinamicos.com.br/imagens/datas-comemorativas-recado-para-mae-13.jpg, acesso em 15/11/2014.
Depois que eles compartilharem, solicite aos alunos que analisem o recados que acabaram de postar. Para tanto, sugerimos alguns pontos de análise:
Espera-se que os alunos percebam que nem sempre o recado está semanticamente claro e essa deficiência de significação pode ser dada por vários desencontros nas linguagens escolhidas para compor o recado, a saber: equívocos ortográficos e sintáticos, linguagem informal ou formalidade excessiva, utilização de arcaico, imagens e vídeos que não estão de acordo com a mensagem que o recado se propôs a expressar dentre outros. As linguagens não verbais, como é o caso da imagem, e os textos audiovisuais são ferramentas que apresentam uma mensagem de forma mais lúdica e, por essa razão são capazes de convencer, informar, conscientizar etc. o destinatário do recado, corroborando a informação textual contida na parte verbal do gênero.
Aula 2 – Produzindo recados
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-ra5wqNqxDes/T4YQu0MlpkI/AAAAAAAAApo/cOjNfdwPBnE/s1600/addlinkfacebook2.png, acesso em 08/11/2014.
Ainda no Laboratório de Informática, solicite seus alunos que, logados à suas contas, publiquem recados acadêmicos a seus colegas e postagem de informações que não devem ser esquecidas. Sugerimos que divida a sala em 4 equipes temáticas, para que cada equipe fique responsável pela produção e postagem de um tema único. Exemplo:
· Equipe 1: datas de aniversários, cidade natal e profissão desejada dos colegas de turma.
· Equipe 2: datas das avaliações próximas de todas as disciplinas e os conteúdos que serão contemplados nos exames.
· Equipe 3: filmes em cartaz nos cinemas locais, com sinopse e horários.
. Equipe 4: informativos com o resumo de o que eles aprenderam sobre o gênero recado.
CONDE, Érica Pires e ARAÚJO, Roberta Shirleyjany. Delineando o gênero recado no espaço do Orkut. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/2075/1770, acesso em 08/11/2014.
ARAÚJO, Manoel do Nascimento. Gêneros textuais: bilhetes e recados. Disponível em: http://profesormanoel2013.blogspot.com.br/2013/04/generos-textuais-bilhetes-e-recados.html, acesso em 08/11/2014.
A avaliação é processual. O professor deve acompanhar o processo de produção do aluno durante a produção das atividades e verificar se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito do gênero recado, a produção de recados e a identificação de recados em redes sociais.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2015
Cinco estrelasAchei muito dinâmica!!! Adorei.... Obrigada!