18/11/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura, outras artes, outros saberes |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Estratégias:
Recursos:
Machado de Assis é um ícone no cenário mundial da literatura. Trabalhá-lo em sala de aula é possibilitar que nossos alunos tenham acesso a uma literatura atemporal e que fez escola.
Aula 1 – Lendo o conto Miss Dollar de Machado de Assis
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-ZLh-Up9YOX0/T2_JmOzuBtI/AAAAAAAAABs/tr3MRO_UlpE/s1600/miss-dollar-machado-de-assis.jpg, acesso em 08/11/2014.
Distribua a seus alunos o conto Miss Dollar, de Machado de Assis, um dos Contos Fluminense, texto-fonte: Obra Completa, v. II, disponível em: http://www.psb40.org.br/bib/b282.pdf, acesso em 31/10/2014.
Faça uma roda de leitura e peça para que cada aluno leia um parágrafo do texto.
Ao final da leitura, peça aos alunos para que produzam em seus cadernos um resumo do enredo do conto. E posterior à produção, solicite a três dos alunos que leiam seus resumos, a fim de que os alunos opinem nas propostas de leitura produzida na sala.
Aula 2 – Conhecendo uma releitura
Leve os alunos à Sala de Vídeo. Exiba o vídeo Especiais Diversos – Miss Dollar, duração: 11min41seg.,disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=4724, acesso em 31/10/2014.
Depois disso, diga aos alunos que eles assistirão a uma releitura do conto machadiano Miss Dollar e que, enquanto eles se deleitam o curtametragem, é para observarem:
Imagem disponível em: http://www.animamundi.com.br/uploads_textarea/filmes/imagens_filmes/media/26625.jpg, acesso em 08/112014.
· personagens;
· narrador,
· espaço,
· tempo,
· enredo.
Ao final do vídeo, os alunos devem escrever no caderno as percepções solicitadas pelo professor.
Após todos terem percebidos que os elementos da narrativa (enumerados nas questões) percebidos na exibição do curtametragem são os mesmos que foram anotados no resumo do enredo do conto na aula anterior, diga a eles que esses traços permitem que chamemos esta última de releitura da primeira.
Aula 3 - Criando uma releitura
Sugerimos que os alunos se reúnam em grupos com, aproximadamente, 5 integrantes e que cada grupo elabore uma releitura da obra Miss Dollar de Machado de Assis. Informe ao seus alunos que as releituras comporão uma exposição sobre a obra estudada do Machado de Assis.
Professor, sugerimos que os alunos releiam o conto e decidam se querem criar um poema, uma imagem, uma escultura, uma caricatura para os personagens, uma história em quadrinhos para recontar a história, enfim, que elaborem um material artístico capaz de representar o texto. Acompanhe o processo de criação do rascunho da manifestação artística que eles propõem e peça para que, em casa, eles se reúnam para realizar a obra.
Sugerimos que as produções feitas em papel sejam digitadas ou digitalizadas, impressas em tamanho A3 e emolduradas para que o durante a exposição no museu nada passe desapercebido do público.
Aula 4 - Montando a exposição
Professor, leve seus alunos ao museu onde acontecerá a exposição e discuta com eles qual a melhor forma de posicionamento das obras deles. Depois de entrarem em acordo, levando em consideração as adequações de sonoridade, luminosidade e espaço para cada proposta deles, acompanhe a montagem do espaço pelos alunos. Convide à comunidade escolar e cultural da cidade para apreciarem os trabalhos artísticos dos alunos.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-1FyIey0cfAo/UuV3_JKdscI/AAAAAAAAANg/1NMeJ0Kaxlc/s1600/miss+dollar.png, acesso em 08/11/2014.
SEIDEL, Vizette Priscila e CALLIPO, Daniela Mantarro. A intertextualidade em "Miss Dollar", de Machado de Assis. Disponível em: http://www.assis.unesp.br/Home/PosGraduacao/Letras/RevistaMiscelanea/v7/vizette.pdf, acesso em 08/11/2014.
MACHADO, Patrícia Avelar Gomes; GOMES, Vicente Júnior Avelar; SILVA, Deneise Rocha. Em busca da construção do texto - Leitura e releitura.Disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/9/07.htm, acesso em 08/11/2014.
A avaliação deve acontecer durante todo o processo, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, verificar, através da produção do material exposto e da intervenção do aluno nas discussões se houve aprendizado sobre a vida do autor; a compreensão do aluno sobre a obra estudada e se apresentou progresso no que se refere ao domínio das relações entre obras e suas releituras.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/02/2015
Cinco estrelasMuito criativo. As releituras são infinitas partindo da individualidade de cada um e seu conhecimento prévio ou olhar sobre o mundo. É possível não apenas ampliar o universo da literatura, mas com ela abrir novas possibilidades de olhares, opiniões e provocação de mudança social. Parabéns!
22/11/2014
Cinco estrelasAula excelente!! Reunião extraordinária de conteúdos!!Parabéns!!