Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Texto dramático: Ricardo III

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Literatura de outras nacionalidades
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dominar a estrutura de um texto dramático.
  • Conhecer o dramaturgo inglês William Shakespeare.
  • Elabora texto para convite com sinopse de uma apresentação cênica.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar a leitura de textos dramáticos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura de texto.
  • Interpretação textual.
  • Apreciação de vídeo.
  • Confecção de uma sinopse para convite de apresentação cênica.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.
  • Sala de Vídeo.

 

Professor, trabalhar com o texto dramático é possibilitar que o aluno tenha acesso a um gênero textual que dá origem a outro (texto teatral) e que é híbrido, pois, desde a sua origem, está vinculado à música, às artes plásticas e às artes cênicas.

Sugerimos ainda, para que possa fazer sentido para seus alunos, que esse assunto seja trabalhado de forma transdisciplinar, em um projeto que envolva a escola toda, principalmente os professores de artes (plástica, cênica e música), de história, de português/literatura/redação e geografia.

A cada área ficaria responsável pelo desenvolvimento das seguintes propostas:

·         História e geografia: conhecimento do período Elisabetano, espaço geográfico e sistema político da Inglaterra, Ricardo III.

·         Artes: montagem do cenário, confecção dos convites para a apresentação da peça, trilha sonora, montagem do espetáculo e ensaios.

·         Português/literatura/redação: texto dramático, William Shakespeare, interpretação do texto dramático, compreensão do contexto do texto para possibilitar as adaptações necessárias na produção a ser elaborada pelo professor de arte cênica e a elaboração do texto para o convite.

 

Essa proposta de aula contempla a frente de Português/Literatura/Redação do projeto e, para tanto, sugerimos que os alunos estejam cientes da proposta transdisciplinar e estejam cientes dos seus papéis na produção.

Aulas 1 e 2 – Conhecendo Shakespeare

Imagem disponível em: http://static.bbc.co.uk/history/img/ic/640/images/resources/people/william_shakespeare.jpg, acesso em 08/11/2014.

 

Professor, depois de apresentado o projeto aos alunos pelo conjunto de professores que atuarão nas atividades, leve seus alunos ao Laboratório de Informática. Questione a seus alunos:

·         Sabem quem foi William Shakespeare?

·         Quando ele viveu?

·         Conhecem algum texto que ele escreveu?

·         Já assistiram alguma montagem de um texto dramático dele?

·         Ele escreveu somente textos dramáticos?

Espera-se que os alunos manifestem algumas respostas, como já terem ouvido falar no dramaturgo William Shakespeare, conhecerem Romeu e Julieta e saberem que ele era britânico. Informe aos alunos que para estudarmos uma peça de teatro, para a realização da montagem cênica, é importante conhecermos bem o enredo e as propostas trazidas pelo dramaturgo, pois somente assim seria possível a elaboração do texto teatral e ou sua adaptação.

Para assegurar que o mínimo possível de William Shakespeare seja de conhecimento da turma, informe à turma que o vídeo que será exibido é uma proposta de apresentação do autor e de sua época. Peça aos alunos para acessarem o vídeopostado por CRA RJ,Quem foi William Shakespeare? XXII ENBRA e VIII CMA, duração 6min16seg.,disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=154GBTCYSJM, acesso em 31/10/2014.

 

Solicite aos alunos que façam anotações em seu caderno, após a exibição do vídeo, que respondam às perguntas feitas ao início da aula.

Peça a um dos alunos que leia suas anotações e peça aos colegas dele que complemente com alguma outra informação faltante, que acharem importante.

Após à apresentação das informações relevantes ao projeto, lembre seus alunos que o texto dramático que será trabalhado será Ricardo III. Questione a eles:

·         Conhecem a peça?

·         Ela é baseada em fatos reais ou é totalmente fictícia?

·         De que período é essa obra?

 

Aguarde as manifestações dos alunos e diga a eles que para podermos responder sobre muitas das questões da peça é necessário conhecer um pouco sobre o contexto de produção e sobre a sinopse da obra. Para tanto, solicite que os alunos façam a leitura individual do texto A tragédia do Rei Ricardo III, disponível em: http://a-tragedia-do-rei-ricardo-iii.blogspot.com.br/p/peca.html, acesso em 31/10/2014.

Solicite a eles que continuem anotando em seus cadernos as informações que respondam às questões levantadas e as que eles acharem interessantes e convenientes.

Depois desse estudo individual do texto proposto, peça para que eles acessem o vídeo Conhecendo Shakespeare – Ricardo III, duração 15min.,disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=6344&, acesso em 31/10/2014. Essa contemplação do vídeo sobre a obra e o autor deve completar as informações disponibilizadas nos textos anteriores sobre o contexto de produção e a história da obra.

 

Depois que eles tenham terminado suas anotações, solicite aos alunos que elaborem um pequeno texto em seus cadernos para condensar as ideias capturadas nos estudos em sala.

 

Aulas 3 e 4 – Conhecendo o texto dramático

Imagem disponível em: http://pistonczar.files.wordpress.com/2008/02/108.jpg, acesso em 08/11/2014.

Professor, inicie a aula solicitando a dois alunos que realizem a leitura dos seus textos sobre as informações apreendidas dos estudos em sala de aula. Depois disso, pergunte a eles:

·         Estão curiosos para conhecer o texto da peça?

·         Quais são as características que esperam encontrar em um texto dramático?

·         Como ler um texto dramático?

·         As informações em texto dramático são para um leitor comum? Por quê?

Espera-se que os alunos digam que um texto dramático possui falas dos personagens, características do cenário, informações aos atores e ao diretor da montagem e que um texto dramático não foi feito para ser lido por qualquer um, que ele foi feito para ser lido por atores e diretores e assistido por todos.

Sendo assim, pontue para seus alunos que nada adianta começar o estudo propriamente dito do texto dramático sem conhecer sua estrutura e, que para tanto, proponha o estudo do material sobre texto dramático elaborado pelos professores da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, intitulado Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Arte – Ensino Fundamental, 7º ano - TEATRO - A composição do texto dramático: prólogo, cenas, atos, epílogos e rubricas, disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww7.educacao.pe.gov.br%2Foje%2Fconcurso-professor%2Fdownload-materiais%3Bjsessionid%3D29471437B3820707C2EE600B0E6D4DCA.server02%3FsubmissaoId%3D2393&ei=sMRTVIeQIcabgwTKvoCQCg&usg=AFQjCNE8GEARgjeTu4PNq5OmI927dIeWuA&sig2=1IhEoC7Kx7dhfRklsY0Kdw&bvm=bv.78677474,d.eXY, acesso em 31/10/2014.

 

Professor, o material está muito bem elaborado e permite que você vá comentando as partes teóricas apresentadas. E traz como exemplo de dramaturgo o autor proposto para o projeto.

Assim que os alunos manifestarem compreensão do conteúdo apresentado, entregue a eles a cópia do texto dramático Ricardo III, de William Shakespeare, disponível em: http://www.bdteatro.ufu.br/download.php?pid=TT01020, acesso em 31/10/2014.

Para leitura do texto, divida os alunos em cenas, em cada cena eles assumirão as falas de uma personagem e as rubricas. Faça revezamento, assim todos participam e a leitura não fica cansativa. A cada cena, peça aos alunos para fazerem em seu caderno anotações sobre:

·         Enredo

·         Cenário

·         Personagens

Explique a eles que essas anotações ajudarão na montagem da peça, seja na questão de memorização das falas, na adaptação da linguagem, na confecção do cenário e figurino, seja na compreensão da obra como um todo.

Depois da leitura e do término das anotações, peça para que eles elaborem uma sinopse (resumo do enredo) da obra.

Imagem disponível em: https://c2.staticflickr.com/8/7020/6556815681_ff6c06f1bc_z.jpg, acesso em 08/11/2014.

Aula 5 – Definindo o texto do convite para a apresentação

Peça aos alunos que leiam as suas sinopses da peça e que fiquem bem atentos aos textos dos colegas, pois serão necessários escolher 2 textos. Um para compor a produção do convite impresso e outro para postagem nas redes sociais, na ocasião da divulgação da apresentação.

Para selecionarem os dois textos, os alunos devem lê-los todos e discutirem quais as duas produções que melhor representam a obra a ser apresentada. Diga aos alunos que os critérios para a escolha dos dois textos precisam estar além da coerência com a linguagem formal; os textos precisam apresentar o enredo da peça e as notas de autoria.

Depois dos dois textos escolhidos, a sala deve se reunir em dois grupos e cada um ficar com um texto, para realizarem a revisão textual do excerto. Professor, possibilite que o autor do texto fique no grupo diferente ao texto dele, para não interferir no olhar de revisão e depois que a revisão acontecer, coloque-os nos grupos de seus textos para dialogarem sobre as observações feitas.

Quando a revisão tiver pronta, peça os autores para digitarem seus textos, imprimirem e entregarem à professora de arte visual, que dará continuidade ao processo de criação dos convites.

Recursos Complementares

NOGUEIRA, Romildo; et al . Ensinando por projetos trandisciplinares. Disponível em: http://cetrans.com.br/artigos/Romildo_Nogueira_et_al.pdf, acesso em 08/11/2014.

UNIVERSITÁRIO. Obra Ricardo III, de William Shakespeare. Disponível em: http://www.universitario.com.br/noticias/n.php?i=14990, acesso em 08/11/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, verificar, através da produção do material exposto e da intervenção do aluno nas discussões se houve aprendizado sobre a vida do autor e a compreensão do aluno sobre a obra estudada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.