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Poluição do ar

 

17/11/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
 

Analisar perturbações ambientais do destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.


Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).
 

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto
 

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. Professor, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, você pode fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula,.

 

Figura 1 – Poluição do ar 1
 

1

Fonte: Disponível em http://sbc-pr.org/prescritores/index.php/Departamentos/Aterosclerose/Poluicao-atmosferica-e-DAC-mecanismos-fisiopatologicos-envolvidos.html  (Acesso em 27 out. 2014).


 

 

Figura 2 – Poluição do ar 2
 

2

Fonte: Disponível em http://www.chine-informations.com/actualite/pm-les-villes-les-plus-polluees-de-chine-en_63035.html  (Acesso em 27 out. 2014).

 

 

Figura 3 – Poluição do ar 3
 

3

Fonte: Disponível em http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/rondonia-lidera-ranking-com-mais-municipios-com-incidencia-de-poluicao-do-ar-segundo-ibge-,8369.shtml  (Acesso em 27 out. 2014).


 

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre poluição do ar (Figura 4). O vídeo tem duração de 12 minutos e 03 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=3AlMryEKpNI   (Acesso em 27 out. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 4 - Vídeo: Programa Campus - Poluição do ar (12:03)
 

4


Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3AlMryEKpNI   (Acesso em 27 out. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

       

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – O que caracteriza a poluição do ar? Explique.

2 – Quais são os principais causadores da poluição do ar? Explique.

4 – Qual a influência dos automóveis na poluição do ar?

5 – O que é o efeito estufa?

6 – Por que o túnel Rebouças é considerado o local mais poluído no Rio de Janeiro?

7 – Qual a relação da temperatura baixa com a poluição do ar?

8 – Explique o que é poluição inorgânica.

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Poluição do ar, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/ (Acesso em 27 out. 2014).


Grupo 2: Poluição do ar, site Toda Biologia
Fonte: Disponível em http://www.todabiologia.com/ecologia/poluicao_do_ar.htm  (Acesso em 27 out. 2014).


Grupo 3: Poluição do ar, site Mundo Educação
Fonte: Disponível em http://www.mundoeducacao.com/biologia/poluicao-ar.htm   (Acesso em 27 out. 2014).

 

Grupo 4: A poluição do ar e a nossa saúde, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Ar/Ar10.php (Acesso em 27 out. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/poluicao.html  (Figura 5) (Acesso em 27 out. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre poluição do ar.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 5 -  Poluição do ar 

5

Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/poluicao.html   (Acesso em 27 out. 2014).

 

Quinto momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 - Em algumas cidades, pode-se observar no horizonte, em certos dias, a olho nu, uma camada de cor marrom. Essa condição afeta a saúde, principalmente, de crianças e de idosos, provocando, entre outras, doenças respiratórias e cardiovasculares.

 

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Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-atmosferica/exercicios/   (Acesso em 27 out. 2014).

 

As figuras e o texto acima se referem a um processo de formação de um fenômeno climático que ocorre, por exemplo, na cidade de São Paulo. Trata se de:

 

A) ilha de calor, caracterizada pelo aumento de temperaturas na periferia da cidade.
B) ventos alíseos de sudeste, que provocam o súbito aumento da umidade relativa do ar.
C) inversão térmica, que provoca concentração de poluentes na baixa camada da atmosfera.
D) zona de convergência intertropical, que provoca o aumento da pressão atmosférica na área urbana.
E) chuva convectiva, caracterizada pela formação de nuvens de poluentes que provocam danos ambientais.


 

2 - A qualidade da água que bebemos depende do saneamento básico; o ar que respiramos depende das medidas quanto ao transporte e à indústria; e a saúde do trabalhador depende de tecnologias limpas. O teor de enxofre no diesel serve para aumentar a má qualidade do ar que respiramos e acentua a urgência da adoção de medidas imediatas e de um plano nacional de qualidade do ar. Sobre esse assunto assinale a alternativa INCORRETA.

 

A) Apesar de não haver comprovação científica, há suspeitas de que o dióxido de enxofre tenha provocado a morte de 3.000 mulheres e milhares de internações por doenças respiratórias, só na cidade de São Paulo.
B) Para melhorar a qualidade do ar, com medidas muito além do teor de enxofre, há que se investir pesado nos transportes sobre trilhos, como trens e metrô, na integração dos meios de transporte e no combate aos engarrafamentos.
C) Nosso diesel é de péssima qualidade: no interior há o S2000 - que tem duas mil partes por milhão (PPMs) de enxofre - e nas regiões metropolitanas há o S500 - com quinhentas PPMs de enxofre. Para termos uma base de comparação, na Europa já é obrigatório o S50 e, a partir de 2010, será permitido apenas o S10, com dez PPMs de enxofre.
D) Um veículo desregulado emite até 40% a mais de poluição, devido à carburação imperfeita, e consome mais combustível. Isso representa um rombo no clima e nos pulmões. A emissão do gás metano nos lixões deve ser evitada e o metano convertido em energia.
E) Em 2002, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou uma resolução (que tem força de lei) determinando que, a partir de 2009, os novos veículos a diesel, como caminhões e ônibus, deverão sair da fábrica com uma emissão atmosférica máxima correspondente à gerada pelo motor Euro 4 e pelo diesel S50 (com 50 partes por milhão de enxofre).


 

3 – Segundo a CETESB, depois de cinco anos de melhora, a qualidade do ar na metrópole de São Paulo voltou a piorar em 2006 e 2007. O número de vezes em que a qualidade do ar ficou inadequada ou má foi 54% maior em 2007, se comparada à de 2006.




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Dentre possíveis causas e consequências, é correto afirmar que a gravidade do problema da poluição, a partir de 2006,
 

A) teve desdobramentos, como a expansão da área mais poluída, em função do aumento da emissão de poluentes por veículos automotores e outras fontes.
B) teve desdobramentos sobre a formação das ilhas de calor, cujos efeitos de aquecimento foram atenuados no centro da região metropolitana.
C) aumentou, em função do crescimento econômico do interior do Estado e em virtude da ausência de legislação sobre emissão de poluentes nessa região.
D) aumentou, em virtude de um novo fenômeno, o da emissão de gás ozônio pela frota de automóveis bicombustíveis, concentrada na região metropolitana.
E) aumentou, em função do forte crescimento das taxas de industrialização na capital e no litoral e em razão da desobediência legal das indústrias dessas áreas.

 

4 – Considere o que se afirma sobre problemas no meio ambiente.
 

I. Um dos maiores poluentes dos oceanos é o petróleo. Com o intenso tráfego de navios petroleiros, esse tipo de poluição alcança níveis elevadíssimos.
II. Calcula-se que a poluição do ar tenha provocado uma diminuição do teor de gás carbônico na atmosfera, participando da diminuição do aquecimento global.
III. Boa parte dos detritos pode ser recuperada ou reciclada. O Brasil desponta como um país onde a reciclagem é elevada.


Está correto apenas o que se afirma em


A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
E) II e III.

 

5 – A concentração de gás na atmosfera vem aumentando de modo significativo desde meados do século XIX. Estima-se, inclusive, que se quadruplicou no ano 2000.
 

Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?


A) Maior extração de alimentos do mar;
B) Ampliação da área de terras cultivadas;
C) Utilização crescente de combustíveis fósseis;
D) Crescimento demográfico das populações humanas;
E) Extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.

 

6 - Dados do Protocolo de Kyoto indicam que em 1990 países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Federação Russa, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, França, Itália, Japão e Polônia eram responsáveis por cerca de 87% das emissões de CO2 na atmosfera.


Em relação a esse assunto, é correto afirmar que:


A) O Protocolo de Kyoto determina a todos os países que, em curto prazo, reduzam os níveis de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa no planeta.
B) O Protocolo de Kyoto resultou de negociações da Convenção sobre Mudanças Climáticas Globais, que foram fruto de um acordo liderado pelos Estados Unidos, tendo em oposição a União Européia.
C) O Protocolo de Kyoto estabelece os mesmo níveis de emissão de gases (CO2) conforme os padrões de industrialização, bem como o modelo energético adotado pelas economias nacionais.
D) O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovação nas políticas globais para o meio ambiente, pois, além de fixar uma meta de redução sobre os níveis de emissão de gases na atmosfera, cria um sistema de créditos de emissões entre países.
E) O Protocolo de Kyoto tem como meta reduzir a industrialização no mundo. Países como China, Brasil, Índia e México, que experimentam forte crescimento econômico, vivenciam sérios problemas gerados por serem obrigados a reduzir seu crescimento.

 

Gabarito
 

1 – C

2 – A

3 – A

4 – A

5 – C

6 – D


Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-atmosferica/exercicios/   (Acesso em 27 out. 2014).


Fonte: Disponível em http://caderno-ambiental.blogspot.com.br/2011/10/questoes-de-vestibular.html (Acesso em 27 out. 2014).

 

Sexto momento: aprendendo   na interdisciplinaridade
 

Preparação do Ambiente:

 

Nesse momento, cabe ao professor de Ciências fazer contato com o professor de Inglês para realizarem um trabalho conjunto, utilizando a letra da música “Earth song”, do cantor Michael Jackson, apresentada abaixo (quadro 1). 
 

O professor de Inglês pode também solicitar que os alunos façam uma atividade de pesquisa em sala de aula, por meio da qual investigarão em dicionários a tradução de palavras que ainda não foram estudadas em sala de aula, ampliando assim o vocabulário dos mesmos.
 

Desse modo, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula de Ciências, assim como podem apresentar um bom engajamento e maior interesse durante as aulas de Inglês.   

 

Quadro 1: MúsicaEarth song” - Michael Jackson

 

 

Earth song

Michael Jackson

Earth Song

Canção da Terra

What about sunrise?

What about rain?

What about all the things

That you said we were to gain?

What about killing fields?

Is there a time?

What about all the things

That you said was yours and mine?

Did you ever stop to notice

All the blood we've shed before?

Did you ever stop to notice

This crying Earth, its' weeping shore

 

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

What have we've done to the world?

Look what we've done

What about all the peace

That you pledge your only son?

What about flowering fields?

Is there a time?

What about all the dreams

That you said was yours and mine?

Did you ever stop to notice

All the children dead from war?

Did you ever stop to notice

This crying Earth, its' weeping shore

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

 

I used to dream

I used to glance beyond the stars

Now I don't know where we are

Although I know we've drifted far

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

Hey, what about yesterday?

(What about us?)

What about the seas?

(What about us?)

Heavens are falling down

(What about us?)

I can't even breathe

(What about us?)

What about apathy

(What about us?)

I need you

(What about us?)

What about nature's worth?

(Ooh, ooh)

It's our planet's womb

(What about us?)

What about animals?

(What about it?)

Turn kingdom to dust

(What about us?)

What about elephants?

(What about us?)

Have we lost their trust?

(What about us?)

What about crying whales?

(What about us?)

Ravaging the seas

(What about us?)

What about forest trails?

(Ooh, ooh)

Burnt despite our pleas

(What about us?)

What about the holy land?

(What about it?)

Torn apart by greed

(What about us?)

What about the common man?

(What about us?)

Can't we set him free

(What about us?)

What about children dying?

(What about us?)

Can't you hear them cry?

(What about us?)

Where did we go wrong?

(Ooh, ooh)

Someone tell me why

(What about us?)

What about baby boy?

(What about it?)

What about the days?

(What about us?)

What about all their joy?

(What about us?)

What about the man?

(What about us?)

What about the crying man?

(What about us?)

What about Abraham?

(What about us?)

What about death again?

(Ooh, ooh)

Do we give a damn?

 

Ah, ooh

Ah, ooh

O que aconteceu com o nascer do sol?

O que aconteceu com a chuva?

O que aconteceu com todas as coisas

Que você disse que iríamos ganhar?

O que aconteceu com os campos de extermínio?

Existe uma hora?

O que aconteceu com todas as coisas

Que você disse que eram suas e minhas?

Você já parou para perceber

Todo o sangue que derramamos antes?

Você já parou para perceber

Esta Terra chorando, ela está chorando praias

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

O que fizemos para o mundo?

Olhe o que fizemos

O que aconteceu com toda a paz

Que você prometeu ao teu único filho?

O que aconteceu com os campos floridos?

Existe uma hora?

O que aconteceu com todos os sonhos

Que você disse que eram suas e minhas?

Você já parou para perceber

Todas as crianças mortas pela guerra?

Você já parou para perceber

Esta Terra chorando, ela está chorando praias

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

Eu costumava sonhar

Eu costumava vislumbrar adiante das estrelas

Agora já não sei onde estamos

Embora saiba que fomos longe demais

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

Ah, ooh

Ah, ooh

 

Ei, o que aconteceu com o ontem?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com os mares?

(O que aconteceu conosco?)

Os céus está caindo

(O que aconteceu conosco?)

Não consigo nem respirar

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com a apatia?

(O que aconteceu conosco?)

Eu preciso de você

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com o valor da natureza?

(Ooh, ooh)

É o ventre do nosso planeta

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com os animais?

(O que aconteceu com isso?)

Fizemos de reinos, poeira

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com os elefantes?

(O que aconteceu conosco?)

Perdemos a confiança deles?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com as baleias chorando?

(O que aconteceu conosco?)

Estamos destruindo os mares

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com as florestas?

(Ooh, ooh)

Queimadas, apesar dos nossos apelos

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com a terra prometida?

(O que aconteceu conosco?)

Dilacerada pela ganância

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com o homem comum?

(O que aconteceu conosco?)

Não podemos libertá-lo?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com as crianças morrendo?

(O que aconteceu conosco?)

Não consegue ouvi-las chorar?

(O que aconteceu conosco?)

Onde nós erramos?

(Ooh, ooh)

Alguém me fale o porquê

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com o menino bebê?

(O que aconteceu com ele?)

O que aconteceu com os dias?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com toda a sua alegria?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com o homem?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com o homem chorando?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com Abraão?

(O que aconteceu conosco?)

O que aconteceu com a morte de novo?

(Ooh, ooh)

A gente se importa?

 

Ah, ooh

Ah, ooh


Fonte: Disponível em http://www.vagalume.com.br/michael-jackson/earth-song-traducao.html (Acesso em 27 out. 2014).

Recursos Complementares

Sugestão de link para professores:


Artigo: Poluição Atmosférica, site Info Escola
Fonte: Disponível em  http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-atmosferica/     (Acesso em 27 out. 2014).

 

Sugestão de link para os alunos:


Artigo: Poluição Atmosférica, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-atmosferica.htm    (Acesso em 27 out. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

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