Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poluição da água

 

17/11/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Analisar perturbações ambientais do destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto
 

Preparação do ambiente:


Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. Professor, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, você pode fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 

Figura 1 – Poluição da água 1

 

6

 

Fonte: Disponível em http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_poluicao_hidrica.htm  (Acesso em 27 out. 2014).

 


 

Figura 2 – Poluição da água 2

 

7


Fonte: Disponível em http://brunorpint.blogspot.com.br/2014_03_01_archive.html  (Acesso em 27 out. 2014).



 

Figura 3 – Poluição da água 3

 

8

 

Fonte: Disponível em  http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/uma-festa-de-lixo-no-fundo-do-mar  (Acesso em 27 out. 2014).

 


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:

 

1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras?

3 – As imagens representadas nas figuras são próprias de alguma região específica?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto



Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre poluição da água (Figura 4). O vídeo tem duração de 9 minutos e 24 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=qszsmTyMAd0   (Acesso em 27 out. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 4 - Vídeo: Documentário sobre a poluição da água - PLANETA ÁGUA (9:24)

 

9

 

Fonte: Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qszsmTyMAd0  (Acesso em 27 out. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

       

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

 

2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Qual é a porcentagem de água doce existente no planeta Terra?

2 – Quais motivos fazem com que a população de Benin sofra por causa da água?

4 – Qual é o método utilizado por pescadores de Benin para conseguir capturar mais peixes? Explique.

5 – Qual é o impacto da poluição da água nos peixes?

6 – Onde o lixo residencial é descartado pela população de Benin?

8 – Qual é a maior fonte de poluição da água no Brasil?

9 – Qual é a porcentagem de água doce existente no território brasileiro?

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 


Terceiro momento: aprendendo um pouco mais



Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado  para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Poluição da água, site Info Escola
Fonte: Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-da-agua/  (Acesso em 27 out. 2014).


Grupo 2: Poluição da água, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível em http://www.suapesquisa.com/poluicaodaagua/   (Acesso em 27 out. 2014).


Grupo 3: Poluição da água, site Biologia Ambiental
Fonte: Disponível em http://biologiaambiental-ufal2008.wikidot.com/poluicao-da-agua   (Acesso em 27 out. 2014).

 

Grupo 4: Fontes de poluição da água, site Só Biologia
Fonte: Disponível em http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua7.php  (Acesso em 27 out. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 


Quarto momento: viajando no conhecimento



Preparação do ambiente:
 


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.planetabio.com/poluicao.html (Figura 5) (Acesso em 27 out. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre poluição da água.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 5 - Poluição da água

 

10

Fonte: Disponível em  http://www.planetabio.com/poluicao.html (Acesso em 27 out. 2014).

 


Quinto momento: explorando o conhecimento

 

Preparação do Ambiente:

 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

1 – Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
 

Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:


a) captar águas pluviais.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) importar água doce de outros estados.
d) desenvolver processos de reutilização da água.
e) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.


2 – A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
 

A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:


I. Contaminação de lençóis freáticos.

II. Diminuição da umidade do solo.

III. Enchentes e inundações.


Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:


a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.

 

3 – Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
 

a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.

 

4 – A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
 

Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
 

a) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
b) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
c) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.
d) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
e) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

 

Gabarito
 

1 – D

2 – C

3 – E

4 – E

 

Fonte: Disponível em http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-geografia/exercicios-sobre-Agua.htm#resposta-250  (Acesso em 27 out. 2014).

Recursos Complementares

Sugestão de link para professores:
 

Artigo: Poluição da Água, site Vestibular UOL
Fonte: Disponível em http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/biologia/poluicao.htm  (Acesso em 27 out. 2014).

 

Sugestão de link para os alunos:


Artigo: Poluição da água, site Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/quimica/poluicao-agua.htm  (Acesso em 27 out. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou nas questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.