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Poluição sonora

 

17/11/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Analisar perturbações ambientais do destino dos poluentes ou prevendo efeitos em sistemas naturais, conforme habilidade H10 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, conforme habilidade H12 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Ecologia (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: conhecendo o assunto
 


Preparação do ambiente:



Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção das figuras selecionadas e relacionadas abaixo. Professor, caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, você pode fazer o download das figuras e imprimi-las em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 

Figura 1 – Poluição sonora 1

 

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Fonte: Disponível em http://www.sitedoaran.com.br/almanaque   (Acesso em 31 out. 2014).

 

 

Figura 2 – Poluição sonora 2

 

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Fonte: Disponível em  http://www.atribunamt.com.br/2014/07/acusados-de-poluicao-sonora-tiveram-que-pagar-fianca/ (Acesso em 31 out. 2014).

 

 

Figura 3 – Poluição Sonora 3

 

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Fonte: Disponível em   http://museudoaparelhoauditivo.com.br/publicacoes-fones-de-ouvido-sao-tao-perigosos-quanto-turbinas-de-aviao.php (Acesso em 31 out. 2014).


Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao professor ser o mediador de um debate sobre o tema. As questões abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:



1 – Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras?

2 – Quais diferenças podem ser apontadas entre as figuras?

3 – As imagens representadas nas figuras são familiares para você?

 

Cabe ao professor interferir e posicionar os alunos em relação às questões, assim como estimular a argumentação dos mesmos por meio de perguntas complementares.

 

Comentário:

 

Professor, registre os pontos principais do debate para subsidiar a avaliação da aprendizagem.



Segundo momento: aprofundando o assunto



Preparação do ambiente:



Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre poluição sonora (Figura 4). O vídeo tem duração de 7 minutos e 24 segundos.

 

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=c8cMLGkCZgM  (Acesso em 31 out. 2014).

 

Comentário:

 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

 

Observação:

 

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

 

Figura 4 - Vídeo: Poluição sonora (7:24)

 

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=c8cMLGkCZgM  (Acesso em 31 out. 2014).

 

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

 

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

       

Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.


2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto como, por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.

 

Questionário de Contextualização

 

1 – Que efeito o som alto acarretou no personagem Pica-Pau?

2 – Defina poluição sonora.

3 – Cite 3 exemplos de poluição sonora presentes no seu dia a dia.

4 – No exemplo citado no vídeo, você considerava a conversa com sua turma como uma poluição sonora? Explique.

5 – Quais são as consequências que a poluição sonora pode acarretar para a saúde humana?

6 – Cite exemplos de efeitos fisiológicos que foram encontrados em trabalhadores expostos a poluição sonora.

7 – O que normalmente acontece em locais com excesso de ruídos?

8 – Quais efeitos comportamentais sofrem as aves com o barulho provocado pelas turbinas de aviões?

9 – Cite 3 exemplos de medidas que podem evitar a poluição sonora.

10 – Você, ou alguém que você conhece, já apresentou algum sintoma decorrente de poluição sonora? Explique.

 

Comentário:

 

Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário ou que considerar conveniente, interferir ou complementar as respostas.

 

Terceiro momento: aprendendo um pouco mais



Preparação do ambiente:

 

Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado  para que os membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.

 

Grupo 1: Poluição sonora, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível em  http://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm (Acesso em 31 out. 2014).


Grupo 2:  Poluição sonora, site Info Escola
Fonte: Disponível em  http://www.infoescola.com/meio-ambiente/poluicao-sonora/   (Acesso em 31 out. 2014).


Grupo 3: Poluição sonora, Brasil Escola
Fonte: Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/poluicao-sonora.htm   (Acesso em 31 out. 2014).

 

Grupo 4:Poluição sonora: Quando o som vira barulho, site UOL Educação
Fonte: Disponível em http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/poluicao-sonora-quando-o-som-vira-barulho.htm   (Acesso em 31 out. 2014).

 

Observação:

 

O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

 

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos considerados mais importantes. Sugere-se que os alunos reposicionem suas carteiras na forma de um grande círculo para facilitar a comunicação. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.

 

Quarto momento: viajando no conhecimento



Preparação do ambiente:



Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.

 

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site  http://www.planetabio.com/poluicao.html (Figura 5) (Acesso em 31 out. 2014), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre poluição sonora.

 

Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.

 

Figura 5 -  Poluição sonora 

 

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Fonte: Disponível em http://www.planetabio.com/poluicao.html  (Acesso em 31 out. 2014).

 


Quinto momento: Redação



Preparação do ambiente:



Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos 1 e texto 2. O professor pode também “copiar” e “colar” esses textos em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 

Texto 1 – Fones de ouvido são tão perigosos quanto turbinas de avião, site Museu do Aparelho Auditivo
Fonte: Disponível em http://museudoaparelhoauditivo.com.br/publicacoes-fones-de-ouvido-sao-tao-perigosos-quanto-turbinas-de-aviao.php (Acesso em 31 out. 2014).

 

Texto 2 – Fone de ouvido pode causar danos ao sistema auditivo, site Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Fonte: Disponível em http://www.ufrgs.br/bibenf/news/fone-de-ouvido-pode-causar-danos-ao-sistema-auditivo  (Acesso em 31 out. 2014).

 

O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.

 

Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos lidos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:

 

Música alta no fone de ouvido: fonte de diversão ou de problemas de audição?

 

Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar com alunos uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
 

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestão de link para professores:
 


Vídeo: Poluição sonora já é a segunda maior causadora de doenças segundo OMS, site Youtube
Fonte: Disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=w2-EjKzCudc  (Acesso em 31 out. 2014).

 

Sugestão de link para os alunos:

 

Artigo: O que é poluição sonora?, site Planeta Sustentável
Fonte: Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/o-que-e-poluicao-sonora-mundo-estranho-777867.shtml  (Acesso em 31 out. 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho no Questionário de Contextualização ou na redação.

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