18/11/2014
Leandro Rezende e Elizabet Faria de Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Aula 1: Sondagem prévia sobre o tema
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-m8nWUoZ02pw/Uhv7UzITHMI/AAAAAAAABQY/xlJ6nFqiXE8/s1600/Rins.png. Acesso em 10 de novembro de 2014.
A atividade tem como objetivos: identificar hábitos que prejudicam ou colaboram para a saúde e o bom funcionamento dos rins.
Professor:
1) Inicie as discussões sobre o tema a partir dos seguintes questionamentos:
· Qual a função dos rins no nosso corpo?
· Quais hábitos podem prejudicar a saúde e o bom funcionamento dos nossos rins?
· Quais hábitos podem colaborar para a saúde e o bom funcionamento dos nossos rins?
2) Proponha que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas para as discussões e registros no caderno.
3) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões, proponha que cada grupo apresente as suas ideias. Para isso, cada grupo deverá indicar uma pessoa para apresentar as ideias do grupo. Neste momento, é importante orientar a participação dos grupos, de modo que todos possam apresentar e escutar as ideias dos colegas. Solicite que os alunos organizem a ordem de apresentação ou realize um sorteio.
- Espera-se que os grupos apresentem alguns hábitos que prejudicam ou colaboram para a saúde e bom funcionamento dos rins. Dentro dos hábitos que prejudicam, temos: excesso de sal na alimentação, beber pouca água, sedentarismo e segurar a urina. Em relação aos hábitos que colaboram para a saúde e bom funcionamento dos rins, temos: beber bastante água, evitar alimentos gordurosos e ricos em sal, controlar a massa corporal e praticar atividade física.
Aula 2: Desenvolvimento do tema
A atividade tem como objetivos:
Professor:
- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como a Biblioteca da escola. Os alunos poderão usar computadores compartilhados ou individuais.
1) Mantenha os grupos da aula 1.
2) Após as apresentações das ideias, os alunos deverão acessar os seguintes materiais para verificarem suas hipóteses:
G1 MINAS GERAIS. Cuidados com a saúde podem evitar doenças nos rins. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2014/03/cuidados-com-saude-podem-evitar-doenca-nos-rins.html. Acesso em 09 de novembro de2014.
GOMES, Manoel. Saiba como cuidar bem dos rins. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/saiba-como-cuidar-bem-rins-753346.shtml. Acesso em 09 de novembro de 2014.
- Os grupos poderão corrigir as respostas e acrescentar novas informações.
3) Proponha que os alunos, após a pesquisa, registrem as ideias em um documento no Microsoft Word com a seguinte formatação: fonte Arial 12; espaçamento 1,5; margens direita, esquerdar, superior e inferior.
4) Os registros deverão ser enviados, para correção, via e-mail para o professor.
5) Devolva aos alunos os relatórios com as sugestões de correções.
Imagem disponível em: http://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B741571a1/16735648_USryP.jpeg. Acesso em 09 de novembro de 2014.
Aulas 3: Concluindo – Elaboração de um folheto informativo
Imagem disponível em: http://analic.com.br/wp-content/uploads/destaque-24_diamundialdorim.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.
Professor:
1) Como atividade de encerramento das discussões, proponha aos alunos, ainda em grupo,a elaboração de um folheto informativo com o tema:
- Os alunos deverão utilizar as produções da aula 2.
- O roteiro poderá conter imagens e ilustrações.
- Observe a combinação das cores para dar maior visibilidade ao texto das instruções/orientações.
- Cada grupo deverá criar o nome de uma ONG ou outra entidade que promova a campanha.
-O nome da escola, o nome dos integrantes do grupo, ano e turma de ensino devem ser escritos na primeira página do folheto.
2) Acesse o site: Criar panfleto no Microsoft Word. Duração: 20min53seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7ZpByuF4s5w. Acesso em 09 de novembro de 2014.
3) Os folhetos poderão ser entregues para os outros alunos da escola ou disponibilizados no site da escola ou no blog da turma.
- Para maiores informações sobre como elaborar um blog, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 09 de novembro de 2014.
Sugestão de material para os alunos:
- BEM ESTAR. Excesso de sal e proteína pode afetar rins e aumentar risco de cálculo renal. http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/excesso-de-sal-e-proteina-pode-afetar-rins-e-aumentar-risco-de-calculo-renal.html. Acesso em 09 de novembro de 2014.
O processo avaliativo deverá ser processual e contínuo. Para isso, avalie qualitativamente por meio da participação, comportamento e envolvimento dos alunos durante as atividades propostas. Em relação aos aspectos quantitativos, avalie se os alunos ampliaram o conhecimento a respeito dos hábitos que prejudicam ou colaboram para a saúde e o bom funcionamento dos rins, por meio da pesquisa e da elaboração do folheto informativo.
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