Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Queda do Muro de Berlim: 25 anos!

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

 

- Entender o contexto histórico da construção do Muro de Berlim.

- Saber quais foram os principais objetivos da construção desse muro.

- Conhecer os motivos da "queda" do Muro de Berlim.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os estudantes necessitam saber o que foi a Guerra Fria.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a entenderem o contexto histórico e os objetivos da construção do Muro de Berlim. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre a construção e a queda do Muro de Berlim e suas consequências para a população alemã.

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

Muro de Berlim: como tudo começou?

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim. Preferencialmente, entregue uma cópia de alguma reportagem atual sobre esta questão como, por exemplo, a reportagem "Comemoração dos 25 anos da queda do Muro de Berlim", disponível no endereço web <http://migre.me/mJxET> (acesso em 09/11/2014), e faça a leitura com os estudantes. Problematize:

  • Qual é o assunto tratado nessa reportagem?
  • O que você sabe sobre a história do Muro de Berlim?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Em seguida, informe que o tema "Queda do Muro de Berlim" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre o contexto histórico de sua construção e queda.

 

 

Atividade 02

 

Queda do Muro de Berlim...

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de entenderem os objetivos da construção e da queda do Muro de Berlim . Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • O que foi denominado "Muro de Berlim" e em que país ele foi construído?
  • Quais os objetivos da construção desse muro?
  • Quais foram os principais motivos que provocaram a construção do Muro de Berlim?
  • Por quais motivos o Muro de Berlim perdeu sua função original?
  • Por que até hoje se comemora a queda do Muro de Berlim?

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, indique fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas e sites de busca na internet.  Sobre esse assunto, entregue uma cópia do artigo "Muro de Berlim", disponível na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE,  cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/483400/Muro-de-Berlim>, (acesso em 08/11/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. 

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações são relevantes e caso não surjam, durante as apresentações, devem ser apontadas, dentre outras, destacam-se:

 

  • No dia 09 de novembro se comemora a queda do Muro de Berlim. O Muro de Berlim foi uma barreira construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) em torno da parte oeste de Berlim, chamada de Berlim Ocidental. O objetivo era impedir o acesso a ela a partir de Berlim Oriental, da Alemanha Oriental e de áreas próximas.

  • Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois países, Alemanha Ocidental (aliada aos Estados Unidos) e Alemanha Oriental (aliada à União Soviética). Entre 1949 e 1961, cerca de 2,5 milhões de alemães que moravam no lado leste, de governo comunista, foram para o oeste (um grande número de trabalhadores especializados, profissionais e intelectuais). A saída de toda essa mão de obra ameaçou a sobrevivência econômica da Alemanha Oriental.

  • O muro de Berlim foi idealizado pelo então líder do Partido Comunista Soviético, Nikita Kruschev e pelo líder da Alemanha Oriental, Walter Ulbricht, em agosto de 1961, com os objetivos de interromper a conexão dos dois lados de Berlim, impedir que a população do lado soviético migrasse para o lado ocidental e bloquear a influência da economia de mercado e das liberdades políticas que Berlim Ocidental exercia sobre Berlim Oriental.

  • Na madrugada de 12 para 13 de agosto de 1961, soldados soviéticos alemães começaram a cercar os 45 quilômetros da fronteira de Berlim Ocidental com arames farpados. No dia 15 de agosto, o muro começava a ser construído, com tijolos e concreto, medindo aproximadamente 3 metros de altura.

  • O muro era vigiado por guardas armados, cães e torres de segurança, e havia minas em alguns pontos. Na década de 1980, esse muro, fortificado com cercas elétricas, se estendia por cerca de 160 quilômetros, dividindo a cidade de Berlim em duas partes: Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

 

Figura 01:  Alemães do leste e do oeste se postam sobre o Muro de Berlim, em frente ao Portão de Brandenburgo, em 10 de novembro de 1989. O muro que dividia a cidade tinha sido aberto no dia anterior.

 

 

Fonte: Disponível em <http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/51/92851-050-1219D91B.jpg>. Acesso em 11/11/2014.

 

 

  • O Muro de Berlim tornou-se símbolo da Guerra Fria, pois não dividia somente a cidade, mas a Europa em dois blocos: Ocidental e Oriental. De um lado, a República Federal da Alemanha (RFA) e o bloco ocidental, dos países capitalistas; de outro, a República Democrática Alemã (RDA) e os países socialistas ligados ao regime soviético.

  • Cerca de cinco mil alemães do lado leste conseguiram cruzar o muro para o lado oeste da cidade, mas outros cinco mil foram capturados e presos e 191 pessoas foram mortas por guardas da Alemanha Oriental ao tentar atravessá-lo.

  • Em outubro de 1989 a liderança comunistas da Alemanha Oriental foi forçada a deixar o poder, durante a onda de redemocratização que passou por todo o leste europeu. Em 9 de novembro, o governo da Alemanha Oriental abriu as fronteiras dos país, inclusive em Berlim. Uma multidão eufórica imediatamente se formou ao longo do muro e iniciou sua derrubada.

  • A queda do Muro de Berlim permitiu a reunificação da Alemanha e marcou, simbolicamente, o fim dos regimes comunistas na Europa. Berlim, tendo finalmente voltado a ser uma só cidade, tornou-se depois a capital da nova Alemanha.

 

- Após as apresentações dos grupos, promova um debate sobre as questões apontadas pelos mesmos, ressaltando os aspectos mais importantes. 

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

Recursos Complementares

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/11/2014.

Comemoração dos 25 anos das queda do Muro de BerlimDisponível em: <http://migre.me/mRNeq>. Acesso em 07/11/2014.

Muro de BerlimDisponível em: <http://migre.me/mRNwo>. Acesso em 07/11/2014.

Queda do Muro de BerlimDisponível em: <http://migre.me/mRNDY>. Acesso em 07/11/2014.

A queda do Muro de BerlimDisponível em: <http://migre.me/mRNQC>. Acesso em 07/11/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e da colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada por meio dos debates, da elaboração do relatório e da participação no fórum de discussões.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.