Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você existe? Conhecendo sobre Metafísica

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender o conceito de Metafísica;
  • Descobrir os conceitos filosóficos de: existência, essência e acidente;
  • Conhecer um pouco sobre a vida do filósofo Aristóteles;
  • Aprender a fazer críticas construtivas;
  • Formular hipóteses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos: 04 momentos de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de nov. 2014.

Professor, a Filosofia é uma área de conhecimento muito ampla e um dos temas de que trata também é conhecido por Metafísica. Nesta aula, falaremos um pouco sobre o conceito de existência, essência e acidentes, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano,

 

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Introdução ao conceito de Metafísica

 

Professor, Como este tema é um pouco complexo para os alunos é necessário discuti-lo por meio de exemplos, assim a compreensão é melhor. 

Para  iniciar a explicação sobre o significado de Metafísica, faça uma introdução sobre os 5 sentidos humanos.

Você já deve ter percebido que o ser humano tem uma vontade imensa de conhecer todas as coisas existentes no mundo. Algumas coisas, podemos conhecer utilizando os nossos 5 sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

5 sentidos-

Fonte: Blog Viver com Jesus. Imagem disponível em: <http://cntvivercomjesusefacil.blogspot.com.br/2013/02/cinco-sentidos.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Muitas coisas nós podemos conhecer, mas sem que nossos olhos, ouvidos, boca e língua, nariz e mãos nos orientem. Por exemplo, os sentimentos. Conhecemos o amor, a amizade, a raiva e vários outros, mas não podemos encostar neles, vê-los ou cheirá-los, mas os percebemos por causa de nossa inteligência.

A essas coisas que sabemos que existem, mas não podemos conhecê-las utilizando os nossos sentidos, chamamos Metafísica. Vamos saber o que é isso.

 

O que é Metafísica?

Professor, explique a seus alunos que Metafísica é uma área de estudo dentro da Filosofia. O termo surgiu da junção de duas palavras: meta e física.

A palavra física faz referência a todas as coisas que podemos perceber por meio de nossos 5 sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato.

A palavra meta se refere àquilo que ultrapassa o que podemos conhecer por meio de nossos sentidos. É o que não podemos pegar ou tocar, mas existe de fato.

A metafísica surgiu na antiguidade com um filósofo chamado Aristóteles. Para Aristóteles, a metafísica era uma atitude de buscar a realidade para além da aparência física.   

Vamos pegar uma cadeira como exemplo:

Cadeira-

Fonte: Imagem disponível em: <http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2011/12/desenhos-cadeira-comum-colorir-e-pintar.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

O que podemos perceber dela quando utilizamos os nossos sentidos? Podemos falar do que ela é feita (madeira, plástico, parafusos); a sua cor, seu peso, se está em perfeitas condições de conservação ou se está estragada. Este conhecimento é físico, ou seja, percebo vendo, ouvindo, sentindo o cheiro, dentre outros.

Mas, existe algo a mais nesta cadeira: aquilo que não posso ver, mas sei que existe. Estamos falando do conceito de cadeira, pois, por mais que destruamos todas as cadeiras do mundo, a cadeira que existe em nossa mente não é destruída.

Professor, o conceito de cadeira também se refere à sua finalidade (para que ela serve) deste objeto, pois, quando estamos cansados e vemos uma cadeira, nos vem à cabeça descanso. A essas coisas chamamos Metafísica.

Para facilitar, Aristóteles chama os objetos de coisas. (objeto = coisa). Assim, ele definiu as coisas de 4 maneiras e essas maneiras receberam o nome de causas. Para entendermos, voltemos ao exemplo da cadeira.

Cadeira-

Fonte: Imagem disponível em: <http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2011/12/desenhos-cadeira-comum-colorir-e-pintar.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

A cadeira é composta de 4 causas: material, formal, eficiente e final. Vejamos:

a) Causa Material – a matéria pela qual a coisa foi feita: madeira, plástico, ferro, borracha, dentre outros.

b) Causa Formal é a forma que a matéria recebe: pequena, grande, com o encosto alto ou baixo, para frente ou para trás, com 3 pernas, dentre outras formas.

c) Causa Eficiente – é a origem das coisa. Aquele que faz a coisa existir. No caso da cadeira, quem fez a cadeira existir é o homem.

d) Causa Final – é a finalidade da coisa, ou seja, para quê a cadeira serve (sentar, principalmente).

Professor, após esta introdução sobre o que é Metafísica, proponha as seguintes atividades. Se for necessário retome o conteúdo ou faça coletivamente.

 

Atividades - aluna

1) Imagine que o lanche de hoje foi bolo de cenoura com cobertura de chocolate. O bolo foi feito para comemorar o Dia das Crianças, por isso, foi feito no formato de uma criança. A cantineira de nossa escola foi quem o preparou com muito carinho e atenção. Todos comeram e ficaram satisfeitos. Agora, estão aguardando o lanche de amanhã, pois, estão falando que será sorvete. Agora responda:

a) Qual é a causa material do bolo? (Do que o bolo foi feito.). _________________________________________________.

b) Qual é a causa formal do bolo? (Qual é a forma do bolo.). __________________________________________________.

c) Qual é a causa eficiente do bolo? (Quem fez o bolo.).  _____________________________________________________.

d) Qual é a causa final do bolo? (Para quê o bolo foi feito.). ___________________________________________________.

 

2)      Desenhe os personagens descritos na situação acima: bolo, cantineira e os colegas no pátio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Você existe? Refletindo sobre nossa existência

 

Professor, para  introduzir o conceito de existência, proponha aos alunos responderem às seguintes questões:

a) Você existe?

b) Como sabe que existe?

c) Você conhece alguma coisa que não existe?

Ouça os alunos e questione-os. Não permita respostas imediatistas: "não sei", "é claro que sim", "nunca pensei nisto antes", dentre outras. Após a discussão, diga que acertou quem respondeu que sim, pois a existência diz respeito a tudo o que é real ou existe. Nosso corpo é real, podemos vê-lo, senti-lo, cheirá-lo, tocá-lo. E complete que sabemos que existimos também por causa de nossa constituição Metafísica (temos sentimentos). Leia com os alunos a frase abaixo:

Existencia - frase

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.poesiafaclube.com/fotografias/aforismo-de-miguel-de-unamuno-exist%C3%AAncia>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

A frase acima de Miguel de Unamuno explica que às vezes não existem explicações racionais para a existência das coisas, elas simplesmente existem. Algumas coisas existem concretamente (podemos perceber pelos nossos 5 sentidos), outras existem apenas em nossa inteligência ou imaginação.

Existir

Fonte: Imagem disponível em: <http://designshack.net/design/existir>. Acesso em: 21 de out. 2014.

 

Atividades - aluna

1) Abaixo, você encontrará algumas coisas que existem fisicamente e outras que existem metafisicamente e a reconhecemos por meio de nossa inteligência ou imaginação. Marque um (F) nas físicas e um (M) nas metafísicas.

a) (   ) Você, seus pais e seus colegas.

b) (   ) A alegria de ver seus pais e colegas.

c) (   ) A escola, a sala de aula e a cadeira que você senta.

d) (   ) O aprendizado que você recebe na escola.

 

2) Desenhe no espaço abaixo, uma coisa que, em sua opinião não existe.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Existe essência de gente?

 

Professor, pergunte a seus alunos se conhecem a palavra essência. Provavelmente eles dirão que sim. Perfume tem essência (cheiro) e picolé também (sabor). Essência é aquilo que não pode faltar na coisa. Por exemplo, se o perfume deixa de ter cheiro, ele deixa de ser perfume e passa a ser apenas água colorida. Se o picolé perde o seu sabor deixa de ser picolé e passa a ser apenas gelo.

PerfumePicole

Imagens disponíveis em:

Fonte: Perfume. Disponível em: <http://www.formacco.com.br/blog/para-deixar-a-casa-cheirosa-e-com-personalidade.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Fonte: Picolé. Disponível em: <http://gartic.uol.com.br/arkatuz/desenho-jogo/1263192687>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

  •  O ser humano também possui uma essência.

 

Professor, exponha a seus alunos o que o filósofo Aristóteles diz sobre isso.

Aristoteles

Inicialmente vamos saber um pouco da vida do filósofo Aristóteles. Ele foi um filósofo nascido na cidade de Estagira, na Macedônia – vizinha da Grécia, considerada o “Berço” da Filosofia. Ele tratou de vários temas que melhorariam a vida das pessoas.

Séculos antes de o perfume e o picolé possuírem essência, o ser humano já possuía a sua. O filósofo de Estagira dizia que a essência do homem (ser humano) é composta por 03 características essenciais:

a) Bípede: possuir e andar em dois pés;

Bipede

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.ufologiaobjetiva.com.br/estudo-britanico-questiona-por-que-somos-bipedes/>. Acesso em: 10 de nov. 2014. 

 

Mas alguém pode perguntar: e os deficientes físicos que não possuem dois pés? Eles deixam de ser seres humanos, segundo Aristóteles? A resposta é: não, eles continuam sendo seres humanos normais, porque se tivessem os dois pés, andariam por meio deles.

b) Racional: fazer uso da inteligência;

Ser racional

Fonte: Imagem disponível em: <http://ser-racional.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de nov. 2014. 

 

c) Ter vontade: é fazer uso de nossa própria vontade sem depender da vontade do outro. Conseguir controlar nossos sentimentos e desejos. Por exemplo, alguém faz algo ruim comigo e por isso, fico com raiva e com vontade de bater nessa pessoa, contudo, não faço isso porque sei que é errado agredir as pessoas. Outro exemplo é ter vontade de comer algo e não comer porque sabe que faz mal à saúde.

 

Professor, para verificar que seus alunos compreenderam o que é essência, proponha-lhes as seguintes atividades:

Atividades - aluna

Vimos que essência é aquilo que não pode faltar na coisa. Agora responda com um (X) na única opção correta:

1) O que é que não pode faltar em uma escola:

a) (   ) Cadeira e sinal;

b) (   ) Alunos e professores;

c) (   )  Relógio de parede e Data Show.

 

2)      O que é que não pode faltar em um bolo:

a) (   ) Água;

b) (   ) Leite;

c) (   ) Massa do bolo.

 

3) O que não pode faltar em um almoço:

a) (   ) Refrigerante;

b) (   ) Comida;

c) (   ) Suco.

 

4) O que não pode faltar em um ser humano:

a) (   ) Cabelo, orelha e dedo do pé;

b) (   ) Olhos, unhas e sobrancelhas;

c) (   ) Ser bípede, racional e vontade.

 

5) Desenhe no espaço abaixo o que é essencial em sua família, ou seja, o que não pode faltar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6) Escreva na linha abaixo o que de metafísico (aquilo que não podemos conhecer pelos nossos sentidos humanos, mas existe e é muito importante) não pode faltar na vida das crianças.

___________________________________________________________________________________________________________

 

4º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 

Você sabe o que significa acidente para a Filosofia?

Professor, acidente é um termo muito comum em nosso dia a dia, mas é utilizado de outra maneira na Filosofia. Geralmente quando ouvimos essa palavra, lembramos ou imaginamos uma batida de carro ou uma queda de alguém que resultou em ferimentos.

  Acidente de carroAcidente - queda

Fonte: Imagens disponíveis em: <http://colorireaprender.com/desenho-acidente-para-colorir>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Mas, na Filosofia, acidente é utilizado para descrever aquilo que não é essencial (essência). Para exemplificar, vamos analisar um bolo.

Bolo

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.kinca.com.br/blog/?attachment_id=1188>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

Professor, chame a atenção dos alunos para o seguinte conceito: O acidente é algo que não é fundamental para a coisa existir

O essencial no bolo é que tenha sido feito com a massa de bolo, pois, se tivesse sido feito com outra massa (a do pão de queijo por exemplo), deixaria de ser bolo e seria pão de queijo. 

o sabor do bolo é acidental, ou seja, independente do sabor (chocolate, cenoura, fubá, laranja, ameixa ou outro sabor) não faz com que o bolo deixe de ser bolo.

  • Os acidentes do seres humanos

Professor, é importante que seus alunos entendam que, assim como o bolo tem a sua essência e seus acidentes, o ser humano também tem.

O essencial do homem, de acordo com o filósofo Aristóteles, é ser bípede, racional e ter vontade. Mas, a cor do cabelo, a cor dos olhos, a cor da pele, o tamanho da pessoa e outras características pessoais chamamos de acidente, porque não retiram a humanidade da pessoa.  

Menina branca e menino negro

Fonte: Imagem disponível em: <http://www.corposaun.com/criancas-brancas-massa-ossea-negras/15665/>. Acesso em: 10 de nov. 2014. 

Ao analisar a foto acima, podemos perceber que são dois seres humanos (bípedes, racionais e possuidores de vontade), mas seus acidentes são diferentes:

Ela

 Menina branca

Olhos verdes

Cabelos loiros

Cabelos lisos

Sexo feminino

Ele

Menino negro

Olhos pretos

Cabelos pretos

Cabelos enrolados

Sexo masculino

E mesmo assim, com tantas características tão diferentes umas das outras, ambos continuam sendo seres humanos. Entendeu? Vamos ver isso por meio das seguintes atividades. 

 

Atividades - aluna

1) Faça desenhos de 03 seres humanos que se diferenciam em seus acidentes, ou seja, que possuem características físicas diferentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2) Encontre e circule no quadro abaixo, as palavras que se relacionam com a existência, essência e os acidentes dos seres humanos.

a) Ser humano

b) Existência

c) Essência

d) Acidentes

e) Carro

f)  Escola

g) Bolo

h) Bípede

i)  Racional

j)  Olhos verdes

S

E

R

H

U

M

A

N

O

A

A

R

R

B

B

Y

T

H

O

M

M

T

G

A

R

T

A

H

Y

O

E

X

I

S

T

Ê

N

C

I

A

Ç

C

R

E

L

S

A

P

O

G

T

J

J

J

C

M

I

N

S

O

B

Í

P

E

D

E

L

Ç

Ç

I

I

O

M

E

Y

I

A

A

I

A

O

I

I

R

D

I

N

I

B

U

T

I

O

R

O

N

E

S

E

E

Ç

A

U

A

F

E

S

C

O

L

A

U

O

I

N

D

L

F

U

T

F

I

L

O

S

O

F

I

A

T

F

D

E

F

E

O

L

H

O

S

V

E

R

D

E

S

K

K

U

R

N

E

C

A

R

R

O

E

S

S

Ê

N

C

I

A

Recursos Complementares

Sugestões de consulta para o professor:

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam o conceito de Metafísica; descobriram os conceitos filosóficos de existência, essência e acidente; conheceram um pouco sobre a vida do filósofo Aristóteles; aprenderam fazer críticas construtivas; conseguiram formular hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. Lembre-se de registrar suas observações, pois elas serão valiosas para que possa planejar suas aulas a partir das aprendizagens e dificuldades de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.