20/11/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação”. Acesso em: 04 de nov. 2014.
Professor, a Filosofia é uma área de conhecimento muito ampla e um dos temas de que trata também é conhecido por Metafísica. Nesta aula, falaremos um pouco sobre o conceito de existência, essência e acidentes, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano,
Professor, Como este tema é um pouco complexo para os alunos é necessário discuti-lo por meio de exemplos, assim a compreensão é melhor.
Para iniciar a explicação sobre o significado de Metafísica, faça uma introdução sobre os 5 sentidos humanos.
Você já deve ter percebido que o ser humano tem uma vontade imensa de conhecer todas as coisas existentes no mundo. Algumas coisas, podemos conhecer utilizando os nossos 5 sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
Fonte: Blog Viver com Jesus. Imagem disponível em: <http://cntvivercomjesusefacil.blogspot.com.br/2013/02/cinco-sentidos.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Muitas coisas nós podemos conhecer, mas sem que nossos olhos, ouvidos, boca e língua, nariz e mãos nos orientem. Por exemplo, os sentimentos. Conhecemos o amor, a amizade, a raiva e vários outros, mas não podemos encostar neles, vê-los ou cheirá-los, mas os percebemos por causa de nossa inteligência.
A essas coisas que sabemos que existem, mas não podemos conhecê-las utilizando os nossos sentidos, chamamos Metafísica. Vamos saber o que é isso.
Professor, explique a seus alunos que Metafísica é uma área de estudo dentro da Filosofia. O termo surgiu da junção de duas palavras: meta e física.
A palavra física faz referência a todas as coisas que podemos perceber por meio de nossos 5 sentidos humanos: visão, audição, olfato, paladar e tato.
A palavra meta se refere àquilo que ultrapassa o que podemos conhecer por meio de nossos sentidos. É o que não podemos pegar ou tocar, mas existe de fato.
A metafísica surgiu na antiguidade com um filósofo chamado Aristóteles. Para Aristóteles, a metafísica era uma atitude de buscar a realidade para além da aparência física.
Vamos pegar uma cadeira como exemplo:
Fonte: Imagem disponível em: <http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2011/12/desenhos-cadeira-comum-colorir-e-pintar.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
O que podemos perceber dela quando utilizamos os nossos sentidos? Podemos falar do que ela é feita (madeira, plástico, parafusos); a sua cor, seu peso, se está em perfeitas condições de conservação ou se está estragada. Este conhecimento é físico, ou seja, percebo vendo, ouvindo, sentindo o cheiro, dentre outros.
Mas, existe algo a mais nesta cadeira: aquilo que não posso ver, mas sei que existe. Estamos falando do conceito de cadeira, pois, por mais que destruamos todas as cadeiras do mundo, a cadeira que existe em nossa mente não é destruída.
Professor, o conceito de cadeira também se refere à sua finalidade (para que ela serve) deste objeto, pois, quando estamos cansados e vemos uma cadeira, nos vem à cabeça descanso. A essas coisas chamamos Metafísica.
Para facilitar, Aristóteles chama os objetos de coisas. (objeto = coisa). Assim, ele definiu as coisas de 4 maneiras e essas maneiras receberam o nome de causas. Para entendermos, voltemos ao exemplo da cadeira.
Fonte: Imagem disponível em: <http://quadrinhosdobem.blogspot.com.br/2011/12/desenhos-cadeira-comum-colorir-e-pintar.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
A cadeira é composta de 4 causas: material, formal, eficiente e final. Vejamos:
a) Causa Material – a matéria pela qual a coisa foi feita: madeira, plástico, ferro, borracha, dentre outros.
b) Causa Formal – é a forma que a matéria recebe: pequena, grande, com o encosto alto ou baixo, para frente ou para trás, com 3 pernas, dentre outras formas.
c) Causa Eficiente – é a origem das coisa. Aquele que faz a coisa existir. No caso da cadeira, quem fez a cadeira existir é o homem.
d) Causa Final – é a finalidade da coisa, ou seja, para quê a cadeira serve (sentar, principalmente).
Professor, após esta introdução sobre o que é Metafísica, proponha as seguintes atividades. Se for necessário retome o conteúdo ou faça coletivamente.
1) Imagine que o lanche de hoje foi bolo de cenoura com cobertura de chocolate. O bolo foi feito para comemorar o Dia das Crianças, por isso, foi feito no formato de uma criança. A cantineira de nossa escola foi quem o preparou com muito carinho e atenção. Todos comeram e ficaram satisfeitos. Agora, estão aguardando o lanche de amanhã, pois, estão falando que será sorvete. Agora responda:
a) Qual é a causa material do bolo? (Do que o bolo foi feito.). _________________________________________________.
b) Qual é a causa formal do bolo? (Qual é a forma do bolo.). __________________________________________________.
c) Qual é a causa eficiente do bolo? (Quem fez o bolo.). _____________________________________________________.
d) Qual é a causa final do bolo? (Para quê o bolo foi feito.). ___________________________________________________.
2) Desenhe os personagens descritos na situação acima: bolo, cantineira e os colegas no pátio.
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Professor, para introduzir o conceito de existência, proponha aos alunos responderem às seguintes questões:
a) Você existe?
b) Como sabe que existe?
c) Você conhece alguma coisa que não existe?
Ouça os alunos e questione-os. Não permita respostas imediatistas: "não sei", "é claro que sim", "nunca pensei nisto antes", dentre outras. Após a discussão, diga que acertou quem respondeu que sim, pois a existência diz respeito a tudo o que é real ou existe. Nosso corpo é real, podemos vê-lo, senti-lo, cheirá-lo, tocá-lo. E complete que sabemos que existimos também por causa de nossa constituição Metafísica (temos sentimentos). Leia com os alunos a frase abaixo:
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.poesiafaclube.com/fotografias/aforismo-de-miguel-de-unamuno-exist%C3%AAncia>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
A frase acima de Miguel de Unamuno explica que às vezes não existem explicações racionais para a existência das coisas, elas simplesmente existem. Algumas coisas existem concretamente (podemos perceber pelos nossos 5 sentidos), outras existem apenas em nossa inteligência ou imaginação.
Fonte: Imagem disponível em: <http://designshack.net/design/existir>. Acesso em: 21 de out. 2014.
1) Abaixo, você encontrará algumas coisas que existem fisicamente e outras que existem metafisicamente e a reconhecemos por meio de nossa inteligência ou imaginação. Marque um (F) nas físicas e um (M) nas metafísicas.
a) ( ) Você, seus pais e seus colegas.
b) ( ) A alegria de ver seus pais e colegas.
c) ( ) A escola, a sala de aula e a cadeira que você senta.
d) ( ) O aprendizado que você recebe na escola.
2) Desenhe no espaço abaixo, uma coisa que, em sua opinião não existe.
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Professor, pergunte a seus alunos se conhecem a palavra essência. Provavelmente eles dirão que sim. Perfume tem essência (cheiro) e picolé também (sabor). Essência é aquilo que não pode faltar na coisa. Por exemplo, se o perfume deixa de ter cheiro, ele deixa de ser perfume e passa a ser apenas água colorida. Se o picolé perde o seu sabor deixa de ser picolé e passa a ser apenas gelo.
Imagens disponíveis em:
Fonte: Perfume. Disponível em: <http://www.formacco.com.br/blog/para-deixar-a-casa-cheirosa-e-com-personalidade.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Fonte: Picolé. Disponível em: <http://gartic.uol.com.br/arkatuz/desenho-jogo/1263192687>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Professor, exponha a seus alunos o que o filósofo Aristóteles diz sobre isso.
Inicialmente vamos saber um pouco da vida do filósofo Aristóteles. Ele foi um filósofo nascido na cidade de Estagira, na Macedônia – vizinha da Grécia, considerada o “Berço” da Filosofia. Ele tratou de vários temas que melhorariam a vida das pessoas.
Séculos antes de o perfume e o picolé possuírem essência, o ser humano já possuía a sua. O filósofo de Estagira dizia que a essência do homem (ser humano) é composta por 03 características essenciais:
a) Bípede: possuir e andar em dois pés;
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.ufologiaobjetiva.com.br/estudo-britanico-questiona-por-que-somos-bipedes/>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Mas alguém pode perguntar: e os deficientes físicos que não possuem dois pés? Eles deixam de ser seres humanos, segundo Aristóteles? A resposta é: não, eles continuam sendo seres humanos normais, porque se tivessem os dois pés, andariam por meio deles.
b) Racional: fazer uso da inteligência;
Fonte: Imagem disponível em: <http://ser-racional.blogspot.com.br/>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
c) Ter vontade: é fazer uso de nossa própria vontade sem depender da vontade do outro. Conseguir controlar nossos sentimentos e desejos. Por exemplo, alguém faz algo ruim comigo e por isso, fico com raiva e com vontade de bater nessa pessoa, contudo, não faço isso porque sei que é errado agredir as pessoas. Outro exemplo é ter vontade de comer algo e não comer porque sabe que faz mal à saúde.
Professor, para verificar que seus alunos compreenderam o que é essência, proponha-lhes as seguintes atividades:
Vimos que essência é aquilo que não pode faltar na coisa. Agora responda com um (X) na única opção correta:
1) O que é que não pode faltar em uma escola:
a) ( ) Cadeira e sinal;
b) ( ) Alunos e professores;
c) ( ) Relógio de parede e Data Show.
2) O que é que não pode faltar em um bolo:
a) ( ) Água;
b) ( ) Leite;
c) ( ) Massa do bolo.
3) O que não pode faltar em um almoço:
a) ( ) Refrigerante;
b) ( ) Comida;
c) ( ) Suco.
4) O que não pode faltar em um ser humano:
a) ( ) Cabelo, orelha e dedo do pé;
b) ( ) Olhos, unhas e sobrancelhas;
c) ( ) Ser bípede, racional e vontade.
5) Desenhe no espaço abaixo o que é essencial em sua família, ou seja, o que não pode faltar.
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6) Escreva na linha abaixo o que de metafísico (aquilo que não podemos conhecer pelos nossos sentidos humanos, mas existe e é muito importante) não pode faltar na vida das crianças.
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Professor, acidente é um termo muito comum em nosso dia a dia, mas é utilizado de outra maneira na Filosofia. Geralmente quando ouvimos essa palavra, lembramos ou imaginamos uma batida de carro ou uma queda de alguém que resultou em ferimentos.
Fonte: Imagens disponíveis em: <http://colorireaprender.com/desenho-acidente-para-colorir>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Mas, na Filosofia, acidente é utilizado para descrever aquilo que não é essencial (essência). Para exemplificar, vamos analisar um bolo.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.kinca.com.br/blog/?attachment_id=1188>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Professor, chame a atenção dos alunos para o seguinte conceito: O acidente é algo que não é fundamental para a coisa existir.
O essencial no bolo é que tenha sido feito com a massa de bolo, pois, se tivesse sido feito com outra massa (a do pão de queijo por exemplo), deixaria de ser bolo e seria pão de queijo.
Já o sabor do bolo é acidental, ou seja, independente do sabor (chocolate, cenoura, fubá, laranja, ameixa ou outro sabor) não faz com que o bolo deixe de ser bolo.
Professor, é importante que seus alunos entendam que, assim como o bolo tem a sua essência e seus acidentes, o ser humano também tem.
O essencial do homem, de acordo com o filósofo Aristóteles, é ser bípede, racional e ter vontade. Mas, a cor do cabelo, a cor dos olhos, a cor da pele, o tamanho da pessoa e outras características pessoais chamamos de acidente, porque não retiram a humanidade da pessoa.
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.corposaun.com/criancas-brancas-massa-ossea-negras/15665/>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Ao analisar a foto acima, podemos perceber que são dois seres humanos (bípedes, racionais e possuidores de vontade), mas seus acidentes são diferentes:
Ela
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Olhos verdes |
Cabelos loiros |
Cabelos lisos |
Sexo feminino |
Ele
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Olhos pretos |
Cabelos pretos |
Cabelos enrolados |
Sexo masculino |
E mesmo assim, com tantas características tão diferentes umas das outras, ambos continuam sendo seres humanos. Entendeu? Vamos ver isso por meio das seguintes atividades.
1) Faça desenhos de 03 seres humanos que se diferenciam em seus acidentes, ou seja, que possuem características físicas diferentes.
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2) Encontre e circule no quadro abaixo, as palavras que se relacionam com a existência, essência e os acidentes dos seres humanos.
a) Ser humano
b) Existência
c) Essência
d) Acidentes
e) Carro
f) Escola
g) Bolo
h) Bípede
i) Racional
j) Olhos verdes
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Sugestões de consulta para o professor:
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles: aprenderam o conceito de Metafísica; descobriram os conceitos filosóficos de existência, essência e acidente; conheceram um pouco sobre a vida do filósofo Aristóteles; aprenderam fazer críticas construtivas; conseguiram formular hipóteses sobre o tema da aula; reconheceram que a leitura é uma forma de auxiliar na resolução de problemas; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos; respeitaram diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto. Lembre-se de registrar suas observações, pois elas serão valiosas para que possa planejar suas aulas a partir das aprendizagens e dificuldades de seus alunos.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/03/2015
Cinco estrelasParabéns! A sequência ficou contextualizada.
26/11/2014
Cinco estrelasExcelente! Filosofia para todas as idades sem complicação!
22/11/2014
Cinco estrelasExcelente material. Me ajudou a entender que trabalhar filosofia com os pequenos, nãoé coisa de outro muito. Legal!!