24/11/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Não há necessidade de conhecimento prévio.
r%252Fgerund-infinitive-verbs.html%3B138%3B119 (Acesso em: 09.11.2014).
Atividade 1
Para a introdução do tema da aula, reproduza o vídeo Verb + Gerund, Infinitive (Stop, Remember, Forget),
disponível em http://www.youtube.com/watch?v=s1htxRUiLNk (Acesso em: 09.11.2014).
Em um primeiro momento, os alunos deverão apenas prestar atenção no conteúdo do vídeo, que se refere ao uso do gerúndio ou infinitivo depois de alguns verbos e suas respectivas regras. Em um segundo momento, pause o vídeo em cada informação que julgar pertinente, possibilitando que os alunos a copiem. Faça uma lista no quadro, separando os verbos que são seguidos de infinitivo dos seguidos de gerúndio, à medida que o vídeo os apresenta.
Imagem ilustrativa do vídeo
Atividade 2
Projete o seguinte texto, com informações sobre o uso de verbos acompanhados do infinitivo ou do -ing. Peça para que os alunos se revezem na leitura do texto. Possibilite que copiem algumas informações, caso julguem necessárias.
Sometimes we need to decide whether to use a verb in its:
For example, only one of the following sentences is correct. Which one?
The infinitive form is used after certain verbs:
- forget, help, learn, teach, train
- choose, expect, hope, need, offer, want, would like
- agree, encourage, pretend, promise
- allow, can/can't afford, decide, manage, mean, refuse
The infinitive form is always used after adjectives, for example:
- disappointed, glad, happy, pleased, relieved, sad, surprised
This includes too + adjective:
The infinitive form is used after adjective + enough:
The -ing form is used when the word is the subject of a sentence or clause:
The -ing form is used after a preposition:
The -ing form is used after certain verbs:
- avoid, dislike, enjoy, finish, give up, mind/not mind, practise
Fonte: https://www.englishclub.com/grammar/verbs-m_infinitive-ing.htm (acesso em 09.11.2014)
Atividade 3
Distribua o diálogo abaixo para cada aluno e peça para que, em duplas, o leiam. Depois de alguns minutos, cada dupla deverá realizar a leitura em voz alta e, dessa vez, observe e corrija possíveis problemas com pronúncia e vocabulário desconhecido. Peça para que os alunos identifiquem e sublinhem todos os verbos seguidos de infinitivo ou de gerúndio. Escreva no quadro todos os verbos identificados pelos alunos e peça para que expliquem o uso de cada um deles. Chame a atenção dos alunos para o fato de que alguns verbos podem vir acompanhados de outros, tanto no gerúndio quanto no infinitivo. Identifique esses verbos com os alunos e escreva-os no quadro.
In pairs, read and act out this short dialogue.
Fred: Hello, Geoffrey! Where are the others? Haven’t they come yet?
Geoffrey: No, they ‘re not coming. They’ve changed their mind.
Fred: I wonder what they intend to do.
Geoffrey: They’re going swimming.
Fred: I don’t understand what people like about swimming when you can have
fun watching live car-racing on a Sunday afternoon.
Geoffrey: That’s rather like watching a film on T.V, isn’t it? What’s the use of just
watching, anyway?
Fred: But what you see is real action! It’s like being in it.
Geoffrey: You might as well say you prefer smelling coffee to drinking it!
Fred: Ah! Enough of your arguments. Looks like you’d rather join them.
Geoffrey: As a matter of fact, yes! I’m going swimming.
Fred: Good luck in your dull sport. I’m going car-racing watching!
Fonte adaptada: http://www.elateafrica.org/elate/english/verbs/gerundsentences.html (acesso em 09.11.2014)
Atividade 4
Inicie esse módulo, distribuindo aos alunos a seguinte atividade xerocopiada. Possibilite que trabalhem em duplas. Na correção, cada aluno ficará responsável pela leitura de uma frase. Faça uma tabela no quadro e distribua os verbos em:
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
Fonte adaptada: http://wps.pearsoned.ca/ca_ab_faigley_penghdbk_1/64/16478/4218569.cw/-/4218585/index.html (acesso em 09.11.2014)
Atividade 6
Imagem ilustrativa do vídeo sugerido na atividade
Para finalizar a aula, reproduza o seguinte vídeo Verb + -ing or verb + infinitive, disponível em http://learnenglishteens.britishcouncil.org/grammar-vocabulary/grammar-videos/verb-ing-or-verb-infinitive (acesso em 09.11.2014). Na história narrada no vídeo, aparecem vários verbos seguidos ora de infinitivo ora do gerúndio. Os alunos deverão localizar e identificar esses verbos, escrevendo-os no quadro. Pause o vídeo, facilitando a identificação. Depois de todos os verbos localizados, distribua o tanscript aos alunos que deverão assistir novamente ao vídeo, mas dessa vez acompanhando as falas. Peça, ainda, para que alguns alunos se revezem na leitura do transcript e corrija os erros de pronúncia. Verifique, também, se os alunos entenderam o contexto da história, fazendo algumas perguntas sobre a história apresentada no vídeo, como, por exemplo:
Where are Oliver, Daisy and Alfie?
How is Oliver?
Why is he so upset?
What do Daisy and Alfie decide to do to help him? etc
Daisy: What's up, Oli?
Oliver: Hm? Oh, nothing.
Alfie: Oh come on, something's wrong.
Oliver: No, seriously ...
Daisy: Don't tell me, you invited Amy to go to your class dinner but she decided to go with Elliot instead ...
Alfie: Well, you like cooking, so lunch isn't the problem. I know! You want to wear your favourite T-shirt but it's got tomato on it.
Oliver: No! Well, yes, that too – I don't know how to clean it but, no, that's not the real problem. It's … well ... it's Mum.
Daisy: Have you had an argument? When did she phone? Oh, I hate missing her calls!
Oliver: She hasn't called yet, don't worry.
Daisy: So what's up? Come on! Just tell us! I don't like seeing you like this, Oli!
Oliver: Well, she's in Italy. And she promised to take me there. I was looking forward to going. I planned to go to some real Italian restaurants to, you know, have some real Italian food, so I could try to make some at home. And I wanted to visit Rome and Venice and Florence and Siena and ... well, she hasn't even remembered to phone or to send an email or anything!
Daisy: No, but she will. You know she's always so busy. She never stops working. Or maybe she's had a problem. But it'll be cool, she'll phone.
Alfie: Do you know what you need? You need to have some fun! We can pretend to be in Italy!
Daisy: Pretend to be there?
Alfie: Yes! Let's do it! You wanted to practise cooking Italian food, didn't you? So ... here's a cookbook. We just need to choose a dish and then we need to buy ingredients. You cook, Oliver, and I know how to make a great tiramisu. Daisy, you get some Italian music – we can eat in the garden, like at a pavement café.
Daisy: Alfie, you're mad. You're wonderful and mad, and I love doing mad things ...
Sophie: Hi, guys!
Oliver/Daisy: Hi, Mum!
Alfie: Hi, Sophie!
Daisy: How's Italy?
Sophie: Oh, it didn't stop raining all day yesterday, and today it's foggy! It's impossible! I can't see anything or go anywhere. I'll have to come back next month. Oh, and Oli, would you like to come too then? Gennaro Falcone, the famous restaurant owner, has offered to teach you some of his most popular recipes. I told him you really enjoy cooking.
Oliver: I'd love to go, Mum! Thanks!
Sophie: So. What are you doing? It looks ... interesting!
Para outros materiais sobre o tema, acesse:
http://www.uazone.org/friends/esl4rus/ingform.html (acesso em 09.11.2014);
http://www.myenglishpages.com/site_php_files/grammar-lesson-gerund-infinitive.php#.VF_NkjTF91Y (acesso em 09.11.2014);
http://grammar.ccc.commnet.edu/grammar/verblist.htm (acesso em 09.11.2014)
Para outros vídeos sobre o tema, acesse:
http://www.engvid.com/gerund-or-infinitive/ (acesso em 09.11.2014);
http://www.engvid.com/10-verbs-followed-by-infinitives/ (acesso em 09.11.2014);
http://www.engvid.com/10-common-verbs-followed-by-gerunds/ (acesso em 09.11.2014)
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/11/2017
Cinco estrelasOlá! Parabéns pela aula preparada.. Os recursos são ótimos e é uma comunicação muito simples. É mais comum a competitividade nesse nosso meio e disponibilizar esse conteúdo me foi de muita ajuda! Obrigada!