Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Falando de mim e me conhecendo melhor

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir os próprios gostos e preferências;
  • Conhecer um pouco mais de si mesmo;
  • Desenvolver o gosto pelo trabalho coletivo e individual;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Conhecer palavras diferentes;
  • Compreender a diversidade cultural;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Vou falar de mim!

 

Professor, quando o aluno fala sobre si mesmo, consegue compreender suas preferências e gostos, assim como pontos que podem modificar. Neste trabalho, a leitura e a escrita podem ser importantes recursos para expressão dos alunos. Com a aula proposta a turma terá oportunidade de vivenciar situações que envolvam a leitura e a escrita de uma forma mais espontânea e prática.

Você sabia? Falar sobre si mesmo é um importante recurso para auxiliar na reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, tendo em vista os segmentos linguísticos menores, tais como sílabas e fonemas.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Caixa surpresa

 

Aula_3.1_nov_2014.jpg

Fonte da imagem: Sítio: Leitura Crítica. Disponível em: <http://www.leituracritica.com.br/apoioprof/dicas/028caixasurpresa.asp>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Professor, para a presente aula providencie uma caixa surpresa com um espelho dentro, de forma que cada aluno possa ver sua imagem refletida no espelho.

 

Organize os alunos em uma roda de conversa e explique que a caixa passará de mão em mão e que cada um deverá abrir a caixa e olhar uma grande surpresa que tem dentro dela. É importante não deixar o colega do lado ver.

 

Depois que todos descobrirem o segredo da caixa, peça que falem sobre o que viram.

 

Autorretrato

Professor, aproveite este momento e trabalhe com o autorretrato, para isso explique-lhes que o autorretrato é o nosso retrato feito por nós mesmos e que para isso, precisamos prestar atenção em nossas principais características, tais como: tipo de cabelo, cor da pele, cor dos olhos, formato do rosto, formato dos olhos e da boca, dentre outros. Se quiser poderá projetar alguns autorretratos para que eles vejam: 

 

         

 

Fonte: Imagem 1- Disponível em: <http://trabalho-fausto.blogspot.com.br/2011/10/auto-retrato-tarsila-de-amaral.html>. 

Fonte imagem 2- Disponível em: <http://elarteenmiaula.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html>. 

Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Depois que fizerem o seu autorretrato, solicite que escrevam qual é a característica em seu rosto que mais gostam.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Quem canta seus males espanta!

 

Professor, entregue uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Cante e dance com a turma.

 

Eu era assim

Bia Bedran

 

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menina,
menina, menina,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinha,
mocinha, mocinha,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casada,
casada, casada,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mamãe,
mamãe, mamãe,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovó,
vovó, vovó,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduca,
caduca, caduca,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim...

Quando eu era neném,
neném, neném,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era menino,
menino, menino,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era mocinho,
mocinho, mocinho,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era casado,
casado, casado,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era papai,
papai, papai,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era vovô,
vovô, vovô,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caduco,
caduco, caduco,
Eu era assim... Eu era assim...
Quando eu era caveira,
caveira, caveira,
Eu era assim... Eu era assim

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/bia-bedran/856089/>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Professor, depois que conhecerem a música, converse com a turma sobre uma forma de falar sobre nós e como crescemos e desenvolvemos.

 

Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint. Peça que cada aluno se represente nas várias etapas de vida citadas na música, até mesmo naquelas que ainda não chegaram. Mas se a sua escola não participa do UCA, entregue uma folha de papel para que façam os desenhos a mão.

 

Ao final, imprima os trabalhos e faça um momento de apresentação e em seguida, afixe-os no mural da sala de aula.

 

Professor, entregue uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Cante e dance com a turma.

 

Sou a Mônica

Turma da Mônica

 

Sou a Mônica, sou a Mônica 
Dentucinha e sabichona 
Sou a Mônica, sou a Mônica 
Tão teimosa e tão mandona

Quando diz que sim, quando diz que não
Mostra ter opinião 
Vivo sempre falando e brincando
Na sua imaginação

Ela inventa tudo que é brinquedo 
Com a turminha gosta de brincar 
Se as meninas têm algum segredo 
Logo vêm correndo a me contar

Se alguém sorrir, se alguém sorrir 
Para a nossa turma pode vir 
Se alguém chorar, se alguém chorar 
Estou sempre pronta a ajudar

Mas se algum menino me contrariar 
Vou mostrar que eu não sou boba não 
Vou lhe dando uma coelhada 
E ele vai até cair no chão.

Fonte: Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/turma-da-monica/1053980/>. Acesso em: 10 de nov. 2014.

 

Agora, solicite que os alunos circulem na letra da música, as palavras que definem características da personagem Mônica, tais como:

  • Dentucinha;
  • Sabichona;
  • Teimosa;
  • Mandona.

 

Peça que escrevam no caderno de Língua Portuguesa, as características encontradas e façam um desenho que represente a personagem.

 

Agora, converse com a turma sobre o como podemos falar de nós, a partir das músicas trabalhadas acima. Peça que utilizem o caderno de Língua Portuguesa e escrevam sobre si mesmo, como algo similar à letra da música da “Sou a Mônica”. Explique que deverão colocar o título, “Eu sou (nome do aluno)” e em seguida escrever sobre si mesmo. Ao final, cada um deverá colar o seu autorretrato, que fez na 1ª atividade.

 

Quando todos terminarem, faça um momento de socialização das produções e aproveite para que os alunos possam se conhecer melhor.

 

 

 3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Como você me vê?

 

Organize os alunos em duplas e entregue uma folha de papel em branco para cada um. Explique que terão como desafio, fazer um desenho que represente o colega da sua dupla. É importante também que escrevam as características que observam no colega.

 

Ao final, solicite que troquem as folhas com o colega da dupla, para que possam se ver pelo olhar do colega. Disponibilize alguns minutos para que os alunos se observem no desenho do colega e faça a leitura das características.

 

Agora é tudo junto!

 

Agora, entregue a folha inicial em que cada aluno se desenhou e peça que façam uma comparação com a produção do colega. Faça uma roda de conversa para que os alunos possam comentar sobre as possíveis diferenças e também sobre o que foi comum. É importante que percebam que nem sempre a forma como nos vemos é a forma como o colega nos vê.

 

Quero saber mais sobre você!

 

Professor, organize os alunos em duplas e entregue uma folha em branco para cada dupla. Indique uma letra que irá corresponder a cada dupla e depois entregue, aleatoriamente, uma letra para cada dupla, de forma que cada uma fique com uma letra referente a outra dupla.

Explique que terão como desafio fazer uma lista, com no mínimo oito perguntas sobre o que gostariam de saber sobre os colegas da dupla que sortearam. Eles deverão escrever as perguntas e depois entregar para a dupla responder.

Quando todos terminarem de responder, peça que devolvam a folha respondida para a dupla que criou as perguntas. Proponha que façam a leitura das respostas para que descubram mais sobre os colegas.

Agora, faça uma roda de conversa, na qual as duplas deverão contar o que descobriram sobre os colegas.

 

Nossas preferências!

Professor, faça uma consulta à turma sobre algumas de suas preferências:

  • O que mais gostam de comer?
  • Qual a brincadeira predileta?
  • O lugar que mais gostam de passear?

Quando todos responderem, proponha à turma que organizem alguns dias da semana para realizarem as brincadeiras prediletas. Faça um cronograma com a turma, distribuindo os dias da semana e as brincadeiras que serão realizadas.

Nossa sugestão é que após cada brincadeira, possa ser feita uma conversa com a turma sobre o que mais gostaram.

 

Vamos tirar uma selfie!

 

Professor, arrume uma câmera digital e faça um momento na turma em que cada aluno poderá tirar uma selfie. Converse com os alunos sobre o que sabem sobre selfie e se já tiraram alguma foto assim. Depois que todos tirarem a foto, peça que cada aluno crie um slide para si mesmo. Veja as orientações abaixo:

 

Orientações para elaboração dos slides

 

Utilizar o laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação).

 

Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”.

 

Cada aluno poderá escolher um título, como por exemplo, “Eu sou (nome do aluno)” para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo.

 

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram a foto e logo abaixo ou acima da mesma, insiram as características elaboradas anteriormente na atividade que escreveram sobre si mesmos.

 

Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

 

Finalizado o trabalho, junte todos os slides em um único arquivo e organize um momento na sala de aula para que as duplas possam apresentar seu trabalho para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos.

 

Aproveite este momento para que os colegas possam fazer apreciações sobre o trabalho do colega. Depois, agende uma data e um horário com outras turmas da escola e também com os familiares, para que os alunos possam fazer suas apresentações.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Fotografando o outro

Professor, organize os alunos em duplas para que possam organizar um momento de tirar fotos de colegas de outras turmas. Para fotografar utilize a câmera do laptop Classmate (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam) ou (Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.

Explique que terão como desafio tirar a foto do colega que está visitando a turma e a partir da imagem, solicitar que o colega fale sobre como ele é. Além da foto, a dupla também poderá ajudar o visitante a falar sobre:

  • O que mais gosta de comer?
  • Qual a brincadeira predileta?
  • O lugar que mais gostam de passear?
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos e professores

Sítio: “Turma da Mônica”. Disponível em: <http://turmadamonica.uol.com.br/personagem/monica/>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: < http://www.escolakids.com/selfie-ou-autorretrato.htm>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

Avaliação

Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como se eles: conseguiram aprender novas palavras; bem como as dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, além de suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.