20/11/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Professor, trabalhar a partir das necessidades e dos sonhos dos alunos pode ser um importante aliado ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita, por ser este um tema próximo à vida do educando. Para isso, propomos uma aula em que todos possam falar sobre sua história de vida e sobre suas preferências, num processo aliado à aprendizagem da leitura e da escrita. Vamos lá!
Você sabia? A utilização de atividades que possibilitam a criança a pensar sobre as características do sistema alfabético de escrita favorece a sua reflexão e autonomia frente à sua própria escrita (BRASIL, 2012.).
Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Concepções de alfabetização: o que ensinar no ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 1, 2012, p. 16-23. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de nov. 2014.
Roda de conversa: iniciando o trabalho
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa, perguntando para os alunos se eles têm algum sonho, ou seja, um forte desejo, um projeto de vida, que gostariam que realizasse. Instigue a participação de todos os alunos e registre os sonhos dos alunos em uma cartolina. Depois, afixe-a no mural da sala de aula para que todos possam apreciar os sonhos dos colegas.
Nossos sonhos...desejos...Projetos de vida
|
Caracterizando personagens
Professor, providencie o filme abaixo para assistir com a turma. Também organize um local apropriado, com iluminação e acústica adequadas, assim como deve ser confortável para os alunos.
Sinopse e detalhes
Rodney Lataria (Reynaldo Gianecchini) é um robô que tem um dom para inventar máquinas, que trabalha com seu pai lavando pratos. Sonhando em conhecer seu ídolo, o Grande Soldador (José Santa Cruz), Rodney decide partir em uma viagem rumo a Robópolis. Porém, ao chegar na cidade, ele percebe que sua busca será mais difícil do que imaginava. Logo Rodney se torna amigo dos Enferrujados, um grupo de robôs de rua que sabe se virar e que acaba por abrigá-lo. Tentando encontrar o Grande Soldador e mantendo seu ideal em fazer um mundo melhor, ele enfrenta situações que podem pôr em risco a própria existência de Robópolis.
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53218/>. Acesso em: 05 de nov. 2014.
Após assistirem ao vídeo, converse com os alunos sobre o que mais gostaram e o que descobriram no filme. Depois, peça que cada aluno escolha um personagem do filme para que possam escrever suas características e também fazer um desenho do mesmo. Os alunos poderão utilizar o caderno de Língua Portuguesa ou uma folha de papel, caso queiram expor.
Quando terminarem, solicite que socializem suas produções com a turma. Depois, descubra com a turma qual foi o personagem mais escolhido e qual o menos escolhido.
Professor, entregue a atividade abaixo para cada aluno. Organize a turma em duplas para responderem juntos.
1- Como era o personagem Rodney Lataria?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
2- Como era a família de Rodney Lataria?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
3- Qual o sonho de Rodney Lataria?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
4- Rodney teve ajuda para realizar o seu sonho?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
5- Como Rodney conseguiu realizar o seu sonho?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Depois que todos responderem as questões, faça uma roda de conversa e socialize as respostas de cada dupla.
Agora sou eu!
Professor, entregue a atividade abaixo para cada aluno, para que possa responder.
Depois que todos responderem as questões, faça uma roda de conversa e socialize-as:
1- Como eu sou?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
2- Como é minha família?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
3- Qual o meu sonho?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
4- Eu preciso de ajuda para realizar o meu sonho?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
5- Como posso fazer para realizar o meu sonho?
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________
Depois que todos responderem as questões, faça uma roda de conversa e socialize as respostas de cada aluno.
Explorando a música
Professor, disponibilize uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Leia, cante e dance com a turma.
Fonte: Sítio: Youtube. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=tUQ2yLP7RHI>. Acesso em: 05 de nov. 2014.
Eu quis saber da minha estrela-guia
Onde andaria meu sonho encantado
Fada-madrinha, vara de condão
Esse meu coração sonhando acordado
Vai nos levar para um mundo de magia
Onde a fantasia vai entrar na dança
E quando o brilho do amor chegar
Eu quero é mais brincar, melhor é ser criança
Uni duni duni tê, ô ô ô ô
Salamê minguê, ô ô ô ô
Sorvete colorê
Sonho encantado onde está você?
A carruagem vai seguir viagem
E o Trem da Alegria vai pedir passagem
Na direção do amor que eu preciso
Do meu paraíso, doce paisagem
Vai nos levar para um mundo de magia
Onde a fantasia vai entrar na dança
E quando o brilho do amor chegar
Eu quero é mais brincar, eu quero ser criança
Uni duni duni tê, ô ô ô ô
Salamê minguê, ô ô ô ô
Sorvete colorê
Sonho encantado onde está você?
Sítio: “Letras.mus”. Disponível em: <http://letras.mus.br/trem-da-alegria/69952/>. Acesso em: 05 de nov. de 2014.
Após conhecerem a música, solicite que cada aluno faça um desenho e ilustre os elementos que compõem o sonho da música. Para esse momento, solicite o registro da turma utilizando o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KcolourPaint). Quando todos terminarem, imprima as produções e faça um momento de socialização das mesmas. Depois, afixe-as no mural da sala de aula, mas eles também poderão fazer o desenho a mão, em uma folha de papel.
Meu sonho, meu caminho!
Professor, peça que os alunos imaginem algo que gostaria de conquistar. Em seguida, peça que elaborem um mapa com um caminho que poderão percorrer até chegar ao seu sonho.
Entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que representem o caminho que terão que percorrer para conseguir alcançar o seu sonho.
Nossos sonhos para o mundo!
Professor, instigue a turma a pensar sobre os sonhos que queremos para o mundo. O trabalho poderá ser realizado a partir de temáticas como:
Organize a turma em quatro grupos, de forma que cada um fique com um dos temas sugeridos. Os grupos deverão realizar pesquisas na internet sobre o tema e criar um sonho para o mesmo, assim como um caminho para poder realizá-lo. A turma poderá realizar o registro no caderno de Ciências Naturais. ou em uma folha de papel para que possa expor em um mural.
Depois que terminarem, faça um momento de socialização das produções.
Nossos sonhos para a escola!
Professor, organize a turma em dois grupos e peça que escolham um sonho que teriam em relação à escola.
Em seguida, peça que elaborem um plano de ação para a realização do sonho. Entregue uma cartolina para cada grupo e peça que construam o caminho que pode ser trilhado para que o sonho se torne realidade.
Depois de tudo pronto, convide outras turmas da escola para que cada grupo apresente tanto o sonho, quanto o caminho para a concretização do mesmo.
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “Planeta Sustentável”. Disponível em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/criancas-querem-mundo-762238.shtml>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Sítio: “O que queremos para o mundo”. Disponível em: <http://www.oquequeremosparaomundo.org/2012/01/blog-post_9388.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Editora Saraiva”. Disponível em: <http://www.saraiva.com.br/educar-para-o-consumo-como-lidar-com-os-desejos-de-criancas-e-adolescentes-4087386.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
Sítio: “O que queremos para o mundo”. Disponível em: <http://www.oquequeremosparaomundo.org/2012/01/blog-post_9388.html>. Acesso em: 10 de nov. 2014.
A avaliação deverá permear todo o trabalho pedagógico e pode ser realizada pela observação e registro que envolve aspectos como a participação dos alunos no decorrer do trabalho, das possíveis facilidades e dificuldades que encontrarem no caminho. Portanto, verifique se os alunos: refletiram e compreenderam o sistema alfabético da escrita; ampliaram o vocabulário; foram capazes de descobrir os próprios sonhos; conseguiram investigar aspectos da história de vida; desenvolveram o gosto pelo trabalho coletivo e individual e souberam utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula. Sabemos que o trabalho pedagógico poderá ser reconfigurado mediante a avaliação do processo, cumprindo sua função de favorecer a aprendizagem.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/03/2015
Quatro estrelasGostei muito do plano da aula. Acho que podes ser um bom referencial para aprimoramos e sugerirmos nos espaços de aulas como nossos alunos.