Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo os tempos verbais por meio dos contos de fadas

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar verbos em um texto;
  • Compreender a noção de verbo e de tempo verbal: presente, pretérito e futuro;
  • Identificar palavras que indicam ações em frases e textos;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Localizar e inferir informações em contos de encantamento;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Reconhecer texto instrucional;
  • Identificar fatos que ocorrem no passado, no presente ou no futuro;
  • Elaborar texto instrucional: jogo;
  • Confeccionar jogo;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Também é importante que eles já tenham entrado em contato, mesmo que oralmente, com o gênero contos de fadas. Além disto, é preciso que sejam capazes de expor oralmente suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, usar tempos verbais faz parte da nossa linguagem falada e escrita, é imprescindível saber como usá-la. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ao se trabalhar a concordância dos verbos, é importante ter em vista o domínio gradual da norma-padrão, cujo ensino, ao longo da vida escolar, é uma das tarefas da escola. Mas é preciso levar em conta que esse trabalho, nesse nível de ensino, é apenas inicial e deve ter o objetivo de dar suporte para a produção textual, e não ser um fim em si mesmo. Ressaltamos que, o aluno vai ter oportunidade de aprofundar esse conhecimento teórico nos demais níveis de ensino. Enfim, não acho que o aluno deve, por exemplo, aprender regras e regras de concordância verbal, mas deve ter uma noção básica de concordância para poder redigir seu texto de acordo com a norma-padrão, se for essa a exigência naquele gênero.

Os contos maravilhosos, como os contos de fadas, são histórias que os alunos ouvem desde muito pequenos e repetidas vezes, pois elas lhes causam fascínio, é comum terem sobre elas um bom nível de apropriação, seja no aspecto do conteúdo da história (sequência de fatos, personagens, cenários, dentre outros), seja em relação à linguagem, a qual são capazes de reproduzir, às vezes, de memória, ou ainda no que diz respeito à sua estrutura simples, o que talvez contribua para seu sucesso entre as crianças. Eles possibilitam a descoberta de ações que acontecem no desenrolar do enredo. Ao lermos um conto de fadas, encontramos muitas referências, por exemplo, ao tempo verbal passado, registramos a passagem: Há muito tempo, num reino distante, viviam
um rei, uma rainha e sua filhinha, a princesa Branca de Neve...

Assim, para refletirmos sobre tempos verbais, podemos nos valer dos contos de fadas para dialogar sobre acontecimentos relatados no texto, destacando informações que favoreçam o pensar dos alunos sobre a temática de nosso planejamento.

No Sítio: “Projetos contos de fadas”. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/contos.html>, Acesso em: 26 de out. 2014, você encontrará sugestões de contos de fadas.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano Motivando os alunos

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >. Acesso em: 26 de out. 2014.

 

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre histórias de contos de fadas. Faça uma listagem das obras conhecidas pelos alunos. Depois, convide-os a ouvirem uma das histórias citadas. Sugerimos que você leia ou conte a história “Branca de Neve” para a turma. (Você poderá ter acesso a esta história por meio do livro “Os contos de Perrault”, que faz parte do acervo PNBE 2005 (ALMEIDA, Fernanda Lopes de. Os contos de Perrault. São Paulo: Ática, 2002.).

Você também poderá apresentar a história por meio de: livro, teatro de fantoches de mão ou de vara, tv e dvd, internet ou data show.

Depois dialogue com a turma sobre as impressões causadas pela mesma, o que o aluno compreendeu e trabalhe outras questões que possam aparecer no decorrer da discussão. O importante é valorizar a ideia de cada aluno.

 

 

Professor, você poderá utilizar algumas estratégias para ler o texto, por exemplo:

  • Leitura do texto com entonação característica, ao dar voz aos personagens;
  • Leitura com pausa em partes estratégicas para observar se os alunos estão atentos ao que estão ouvindo. Você poderá perguntar: “O que vocês acham que vai acontecer agora?”;
  • Leitura divertida, representando um dos personagens do texto a ser lido.

 

Ao terminar o diálogo, entregue uma cópia impressa da história lida na atividade anterior para cada um dos alunos.

Peça a eles que façam a leitura silenciosamente e que sublinhem as palavras que não souberem o significado. Em seguida, solicite que alguns leiam em voz alta. Para isso, informe que, seguindo a ordem da fila, cada um deverá ler um parágrafo. (A leitura poderá ser compartilhada ou com você lendo para garantir o entendimento e análise do conteúdo do texto, no caso dos alunos que tiverem em processo de alfabetização.).

Posteriormente peça aos alunos, que copiem as palavras que sublinharam e consultem o dicionário para descobrirem seu significado. Disponibilize um momento para turma socializar as respostas.

Para obter o texto impresso, sugerimos o sítio: "Projeto Contos de Fadas: educacional." Disponível em: <http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contosdefadas/brancadeneve.html>. Acesso em: 26 de out. 2014.

 

Variações

Os alunos poderão ver o vídeo da história, para isto utilize o Sítio: “YouTube” – Branca de Neve e Os Sete Anões. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=lgjdJK60Nww>. Acesso em: 26 de out. 2014.

Importante: Professor, é importante que ao utilizar qualquer recurso você já tenha conhecimento do mesmo para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao conteúdo trabalhado e ao nível de seus alunos. O trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize um diálogo com a turma após assistir ao mesmo. Tenha como base os seguintes aspectos para permear o diálogo:

  • O que os alunos acharam do vídeo;
  • Quais foram os sentimentos em relação às cenas vistas;
  • O que mais chamou a atenção.
 

Faça o hábito de ler histórias para seus alunos. Leia ou conte vários contos. Para ler um conto, você poderá, por exemplo, utilizar a estratégia de fazer a leitura em capítulos. Dialogue com a turma sobre os capítulos que já ouviram e o que poderá acontecer no próximo capítulo a ser lido.

Lembre-se: quando lemos para nossos alunos, já estamos inserindo no mundo letrado, por isso podemos dizer que essa atividade pode auxiliar no processo de alfabetização. Ouvindo, o aluno pode perceber que a história possui início, meio e fim e essa percepção pode auxiliá-lo nos momentos de produção de textual.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, estabeleça diálogos, apresente situações para que os alunos possam entender os tempos verbais. Para iniciar é importante que os alunos tenham em mãos o texto “Branca de Neve e Os Sete Anões”.

O solo e a suade do ser humano   Dialogando com a turma

 

1- Dialogue com a turma a partir dos questionamentos:

  • Para vocês, esta história já aconteceu?
  • Branca de Neve vive hoje ou lá no passado, no tempo do era uma vez?
  • Como vocês descobriram isto? Quais palavras ajudaram a pensar dessa maneira?

 

Depois do diálogo, informe para a turma que é possível saber quando ocorreu o fato pela observação dos verbos, ou seja, as ações dos personagens. É possível também saber quantas pessoas participaram desse fato, pois os verbos concordam em número com os substantivos ou pronomes (verbo no singular ou no plural.).

 

Destaque que verbos podem indicar fatos que ocorrem no passado, no presente ou no futuro. Damos o nome de verbo à palavra que expressa um fenômeno da natureza, uma ação ou um estado do ser. (Pode ser mais difícil para aos alunos compreender a classificação de determinado verbo como “estado do ser”. Explique que esses verbos são descritos assim, pois não expressam uma ação, mas “estados/formas de ser”. Dê alguns exemplos: viver (vive feliz), estar (está contente), continuar (continua engraçado), ter (ter saudade).)

 

 

Salientamos que na prática da sala de aula, competirá a você professor adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar, ou acrescentar atividades que possam ampliar os conhecimentos da turma.

 

2- Registre na lousa as frases e dialogue sobre elas.

a- Branca de Neve correu pela floresta muito assustada, chorando, sem ter para onde ir.

  • Observem a palavra destacada.
  • Esse trecho da história refere-se a um tempo verbal no presente, passado ou futuro?

b- Agora, reescreva a frase alterando o verbo:

Branca de Neve corre pela floresta muito assustada, chorando, sem ter para onde ir.

  • Observem a palavra destacada.
  • Esse trecho da história refere-se a um tempo verbal no presente, passado ou futuro?

c- Pergunte para turma:

  • E agora, como a mesma frase poderia ficar no futuro?

Branca de Neve correrá pela floresta muito assustada, chorando, sem ter para onde ir.

d- Alteramos uma palavra em todas as frases. Qual foi esta palavra? O que indica a mudança desta palavra nas frases? (Possível resposta: “a palavra que alterou indica os tempos verbais presente, passado e futuro”. Ressalte, é um verbo.).

O solo e a suade do ser humano Apresentando novos exemplos

Apresente imagens que representam ações juntamente com algumas frases. Mostre, por exemplo, as indicadas a seguir e logo após realize um diálogo para interpretá-las. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de data show ou dvd apresente à turma. Você também poderá confeccionar cartazes.

 

   Vebos no cotidiano

Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela corre, senta, a patinha, come cenouras, late, pula, pega a bola, brinca, deita, rola,..

Fonte: Acervo da autora.

 

Questione a turma:

  • Que ideia de tempo passam os verbos em destaque? _________________
  • Agora, digam como ficariam estes mesmos verbos tendo a ideia de tempo passado.

 

Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela correu, sentou, deu a patinha, comeu cenouras, latiu, pulou, pegou a bola, brincou, deitou, rolou,..

 

  • Observe os verbos em destaque:
  

TEXTO A

Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela vai correr, vai sentar, vai dar a patinha, vai comer cenouras, vai latir, vai pular, vai pegar a bola, vai brincar,  vai deitar,  vai rolar,..

 

 

TEXTO B

Quem vê esta cachorra dormindo nem imagina que ela correrá, sentará, dará a patinha, comerá cenouras, latirá, pulará, pegará a bola, brincará,  deitará rolará,..

 

a- Que ideia de tempo os verbos em destaque no texto A indicam? ____________. (Indicam ideia de tempo futuro.).

 

b - Que ideia de tempo os verbos em destaque no texto B indicam? ____________. (Indicam ideia de tempo futuro.).

 

c - Qual é a diferença entre os verbos dos textos A e B? ___________________. (No texto A, os verbos são representados por duas palavras e a palavra vai se repete em todos. No texto B, os verbos são representados por uma só palavra.).

 

d - Qual das formas verbais você usa com mais frequência, a do texto A ou a do texto B? _____________. (Resposta pessoal.).

 

Ouça as respostas e, se necessário, faça novos questionamentos. Se você preferir poderá registrar a interpretação acima por escrito. Para isto, escreva as questões na lousa, solicite que os alunos copiem e respondam. Lembre-se de socializar as respostas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Utilize o caderno de Língua Portuguesa para realizar as atividades propostas a seguir. Registre-as na lousa e peça que os alunos copiem e resolvam-nas.

O solo e a suade do ser humano     Atividades

 

1- Leia e observe as palavras destacadas.

Ventou muito forte na cidade. As pessoas ficaram assustadas e correram para suas casas.

a- Reescreva as palavras destacadas de acordo com o que indicam.

 

Fenômeno da natureza: _______________. (Choveu)

 

Ação: ________________. (Correram)

 

Estado do ser: __________________. (Ficaram)

 

b- Os verbos destacados estão escritos no tempo:

(    ) Presente

( x ) Passado

(    ) Futuro

 

c- Reescreva a frase observada de acordo com o tempo indicado.

 

No presente:______________________________________________ (Venta muito forte na cidade. As pessoas ficam assustadas e correm para suas casas.).

 

No futuro:______________________________________________________ (Ventará muito forte na cidade. As pessoas ficarão assustadas e correrão para suas casas.).

 

2- Leia uma tirinha do personagem Cascão.

 

  Vebos no cotidiano

Fonte: Sítio: “Blog professora Helena”. Disponível em: <http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br/2011/03/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html>. Acesso em: 26 de out. 2014.

 

Responda:

a- Que proposta a menina  fez para o Cascão?

________________________________________________________. (Que ele tomasse banho, assim, poderiam namorar.).

 

b- Como a menina se sentiu ao ouvir a resposta de Cascão?

____________________________________________________ .(Triste/ desapontada/... Outras respostas poderão surgir, os alunos irão evidenciar o sentimento pela expressão da menina no último quadrinho.).

 

c- Copie os verbos que aparecem no texto:

 

___________    ___________    ___________    ___________       

 

___________    ___________    ___________    (poderá, resistir, tomar, aceitar, namorar, querer, estar) 

 

d- Releia um trecho da fala de Cascão.

“Você vai estar muito velha”.

Marque a alternativa adequada.

Essa fala passa a ideia de que os fatos:

(    ) Já aconteceram.

( x ) Vão acontecer.

 

Qual é o tempo verbal que indica este acontecimento? ____________.(Futuro).

 

3- Leia as frases, sublinhe os verbos e escreva o tempo verbal que elas indicam.

a- Marcela está feliz com suas amigas.  (Presente)

b- Henrique e Rafael viajarão de avião. (Futuro)

c- Ontem nevou na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina. (Passado)

d- Sebastião joga futebol muito bem. (Presente)

e - Nesta madrugada trovejou muito. (Passado)

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Produção de texto

 

Faça uma lista de quatro coisas que você fez ontem.

Verbo

Fonte: Acervo da autora.

 

Agora, faça uma lista de quatro coisas que você fará amanhã.

Verbo

Fonte: Acervo da autora.

 

Leitura dos textos produzidos

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferirem palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • Separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha;
  • Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens;
  • Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases;
  • Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras;
  • Usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ;
  • Conseguiu resolver a situação problema apresentada.

 

Após a contribuição dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para cada um reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que um aluno faça a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Um pouco mais de verbo...Atividade lúdica

Agora que os alunos já tiveram oportunidade de realizar algumas atividades sobre verbo convide-os para confeccionarem um “Jogo da memória” com esta temática.

Professor, aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Lembre os alunos sobre as características deste gênero textual: qual é a sua estrutura, que tipo de informações ele apresenta e qual é a sua função, ou seja, ele tem a função de instruir, de orientar o leitor.

 

Confeccionando Jogo da memória - verbos

Materiais a serem utilizados:

  • Pedaços de cartolina, papel cartão ou papelão para fazer os cartões para cada aluno (Poderá ser de aproximadamente 6 cm x 6 cm.).
  • Lápis ou caneta.

Como fazer:

  • Entregue os materiais para cada aluno.
  • Informe:

 

a-      Vocês deverão escrever palavras que indicam ações. Elas deverão estar em diferentes tempos verbais: presente, passado e futuro. Veja um exemplo:

Verbo

b- O número de cartões fica a critério de vocês.

c- Entregarei 18 cartões para cada um de vocês. Você poderá usar estes e se necessário pedir outros. (Professor, a quantidade de cartões fica a seu critério.).

d- Pensem nas palavras que escreverão. Solicite ajuda quando necessário.

e- Em uma folha de papel a parte, escrevam as regras do jogo. Lembrem-se: vocês são produtores do jogo, então têm a liberdade de criarem as suas regras. (Professor, indissociável da questão da leitura de diferentes gêneros textuais, coloca-se a produção de textos. Ao elaborar as regras do jogo solicite que os alunos pensem como será jogado, passo a passo. Depois de escrito os alunos precisam reler o texto, e reorganizá-lo, se for o caso.).

f- Alguma dúvida? Então, vamos lá...

 

O solo e a suade do ser humano Utilizando o jogo construido

 

Professor, organize a turma em duplas. Instrua a usarem os jogos construídos.

Peça que em cada rodada seja utilizado um jogo, assim todos os alunos vivenciam e conhecem o jogo do colega. O construtor deverá explicar as regras, ou pedir que o companheiro leia as instruções, em seguida deverá verificar se tem alguma dúvida, em caso afirmativo esclarecê-la.

Ao final da primeira rodada, troque os jogos e repita o mesmo procedimento, ou seja, entendimento das regras e execução das mesmas.

Se for possível, troque as duplas para que possam conhecer outro jogo.

 

Importante: Durante as jogadas faça interferências, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos.

Registre informações que poderão auxiliá-lo em seus planejamentos e no acompanhamento das aprendizagens dos alunos, desta forma, poderá verificar os avanços e as dificuldades.

Observe se os alunos: jogaram respeitando as regras. Analise também se relacionam a ação aos tempos verbais.  

Para finalizar, pergunte o que os alunos acharam desta atividade. Pergunte:

  • O que vocês acharam da aula de hoje? Justifiquem a resposta.
  • Tem alguma parte que vocês acharam interessante? Qual? Por quê?
  • Tem alguma parte que vocês não gostaram? Por quê? (É importante que todos falem, assim você estará contribuindo para que eles manifestem sua opinião sobre os trabalhos realizados.).

O solo e a suade do ser humano Jogos online

Professor, convide os alunos para realizarem jogos online sobre verbos. Utilize o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse:

 

Sítio: “Escola Britannica” – Jogo da memória com verbos. Disponível em: < http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_3_11/GE_3_11.htm>.

Sítio: “Escola Britannica” – Ontem, hoje e amanhã. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/resources/lm/GE_4_5/GE_4_5.htm>

Sítio: “A nossa escola” – Atividade de Português – verbo. Disponível em: <http://www.anossaescola.com/cr/testes/verboEJA3.htm>.

Sítio: “Atividades educativas ” – Verbo. Disponível em: <http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5930>. Acessados em: 26 de out. 2014.

 

Ao terminar esta atividade faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade e solicite que registrem: o nome do jogo, o sítio que acessaram e o que acharam mais interessante e o que não gostaram.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos e professores:

Sítio: “Klic Educação” – Gramática: Tipos de verbos. Disponível em: <http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-4870-46798-,00.html>.

Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/vamos-conhecer-as-estruturas-dos-verbos.htm>. Acessados em: 2 de nov. 2014.

Sugestões de links para professores:

Sítio: “Guia Prático para professores de Ensino Fundamental I” – Soltando o verbo. Disponível em: <http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/86/imprime219685.asp>.

Sítio: “Revista Nova Escola” – Gramática a favor da leitura e da escrita. Disponível em:

<http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/gramatica-favor-leitura-escrita-lingua-portugues-697700.shtml?page=1>.  Acessados em: 26 de out. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: identificar verbos em um texto; compreender a noção de verbo e de tempo verbal: presente, pretérito e futuro; identificar palavras que indicam ações em frases e textos; produzir texto com autonomia; ouvir e ler contos de encantamento; localizar e inferir informações em contos de encantamento; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; identificar fatos que ocorrem no passado, no presente ou no futuro; reconhecer texto instrucional; seguir regras estabelecidas. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.