Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRESENT PERFECT - INTRODUCTION

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar o tempo Present Perfect, para falar sobre situações e fatos passados, conectados com o presente.
  • Produzir sentenças afirmativas, negativas e interrogativas, no tempo verbal Present Perfect.
Duração das atividades
2 aulas/módulos de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer o particípio passado dos verbos mais comuns.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é introduzir o tempo verbal Present Perfect Simple. Ao final dos dois módulos, os alunos serão capazes de compreender as formas e os principais usos dessa categoria verbal.

 

Figura 1 – Present Perfect

 

Present perfect

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_laDgHhzn748/S_qxThGmu3I/AAAAAAAAAHU/0jgqCje-OlY/s400/foto_present_perfect.jpg (acesso em 12 nov. 2014).

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Inicie a aula, apresentando a figura 2. Peça aos estudantes para observarem que o prato sujo sobre a mesa nos leva a pensar que alguém acabou de comer. Escreva, no quadro, a seguinte sentença: I have eaten lunch.

Explique que a frase acima está no Present Perfect Simple e esse tempo verbal é usado para dizer que uma ação ocorrida no passado está conectada ao presente, de alguma forma. Nesse caso, a pessoa acabou de comer e, provavelmente, está satisfeita agora. Em seguida, apresente o quadro da figura 3, que contém as formas afirmativas, negativas e interrogativas do Present Perfect. Explique cada linha do quadro, inclusive as formas contratas. Ao final, dê alguns minutos para todos copiarem o quadro, no caderno.

 

Figura 2 I have eaten lunch

 

Dirty plate

Fonte: https://snappyvine.com/wp-content/uploads/2013/07/plate.jpg (acesso em 12 nov. 2014).

 

Figura 3 – Present Perfect forms

 

AFFIRMATIVE

HAVE/HAS + PAST PARTICIPLE

NEGATIVE

HAVE/HAS + NOT + PAST PARTICIPLE

QUESTION

HAVE/HAS + SUBJECT + PAST PARTICIPLE

I have eaten lunch.

(I’ve eaten lunch.)

I have not eaten lunch.

(I haven’t eaten lunch.)

Have I eaten lunch?

You have eaten lunch.

(You've eaten lunch.)

You have not eaten lunch.

You haven't eaten lunch.)

Have you eaten lunch?

He/She/It has eaten lunch.

(He’s eaten lunch.)

He/She/It has not eaten lunch.

(He hasn't eaten lunch.)

Has he/she/it eaten lunch?

We have eaten lunch.

(We've eaten lunch.)

We have not eaten lunch.

(We haven't eaten lunch.)

Have we eaten lunch?

You have eaten lunch.

(You've eaten lunch.)

You have not eaten lunch.

(You haven't eaten lunch.)

Have you eaten lunch?

They have eaten lunch.

(They've eaten lunch.)

They have not eaten lunch.

(They haven't eaten lunch.)

Have they eaten lunch?

Fonte: Arquivo da autora.

 

Agora que os alunos já sabem as formas dessa categoria verbal, mostre-lhes a figura 4 e peça-os para ligarem as situações representadas nas imagens a-f com as respectivas sentenças 1-6. Esclareça aos alunos que quando nós usamos o Present Perfect, sempre há uma conexão com o momento presente. A ação, que aconteceu no passado, pode estar acabada ou não, mas sempre terá um resultado no agora. Esta é a condição essencial para o uso do Present Perfect. Vale lembrar que, por outro lado, quando a ação foi concluída em um dado momento no passado e não há mais conexão com o tempo presente, usamos o Past Simple

 

Figura 4 – Match

 

a) Fallen off a bike b) Homework

c) Eiffel Tower d) dog  

e) House  f) your name

 

Fonte das imagens:

a) http://4.bp.blogspot.com/-RezU4ciKYas/T4vyJtImRBI/AAAAAAAAAXc/R2Mx5gfxtCQ/s1600/DSC01480.JPG (acesso em 12 nov. 2014);

b) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Homework_-_vector_maths.jpg (acesso em 12 nov. 2014);

c) http://img4.wikia.nocookie.net/__cb20131213104910/disney/images/f/f6/Eiffel_Tower,_Paris.jpg (acesso em 12 nov. 2014);

d) http://images.fineartamerica.com/images-medium-large/a-dog-at-the-door-of-its-home-joel-sartore.jpg (acesso em 12 nov. 2014)

e) http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/78/Typical_cypriot_Neighbourhood_in_Aglandjia_Nicosia_Republic_of_Cyprus.jpg (acesso em 12 nov. 2014);

f) http://blog.doostang.com/wp-content/uploads/2010/10/forgot-someones-name.jpg (acesso em 12 nov. 2014).

     

Match the images a-f to the sentences 1-6. 

1. I've forgotten your name. (Esqueci seu nome.)

2. He hasn't let the dog in. (Ele não deixou o cão entrar.)

3. Have you done all your homework? (Você fez todo o seu dever de casa?)

4. The boy's fallen off his bike. (O garoto caiu da sua bicicleta.)

5. We've always lived here. (Nós sempre moramos aqui.)

6. Mary's visited the Eiffel Tower, in Paris. (Mary visitou a Torre Eiffel, em Paris.)

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: a-4; b-3; c-6; d-2; e-5; f-1.

 

ATIVIDADE 2

 

O objetivo desta atividade é checar a compreensão dos alunos sobre a formação do Present Perfect. Para isso eles deverão completar um texto, usando as diferentes formas (afirmativa, negativa e interrogativa) desse tempo verbal.

Paul and Becky are in London on vacation. Help Paul write an e-mail to his mother.

Hi, mom.

It ________________ (be) a wonderful trip. Becky and I _________________ (visit) many places so far. We ________________ (seen) the London Bridge and the Buckingham Palace. We ____________________ (be) to the London Zoo and to the British Museum. We ________________ (not meet) Uncle George yet. We _________________ (rent) a car to go to Winchester tomorrow. I _______________ (not buy) many things, but Becky __________________ (buy) a lot of clothes and shoes. __________________ (you/finish) your work? I hope so. You were so busy! What about Laura? __________________ (she/return) from her business trip to Peru? Anyway, we will be back in a few days. We miss you. Tell dad we miss him too.

Hugs,

Paul.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: has been; have visited; have seen; have been; haven’t met; have rented; haven’t bought; has bought; Have you finished; Has she returned.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade consiste em escrever sentenças para completar os diálogos. Organize a classe em duplas, distribua cópias do exercício abaixo para cada aluno e conceda alguns minutos para a resolução. Ao final, corrija oralmente, dando oportunidade para os estudantes lerem suas respostas.

 

Complete the dialogues. Choose the verbs from the box below, and write sentences, using the Present Perfect. 

be

break

change

clean

do

eat

find

finish

make

see

sell

take

 

1. Joey: "I see you have the key you were looking for."

    Mandy: "Yes, I ______________________."

2. Bob: "Sue's arm is in plaster!"

    Debora: "Yes, she ________________________."

3. Charles: "Your bedroom has never been so tidy!"

    Peter: "Yes, I _______________________."

4. Thomas: "I can't see your old car. Where is it?"

    Jenny: "I ___________________________."

5. Brian: "Would you like to have lunch with me? I'm starving."

    Susie: "No, I _______________________."

6. Constance: "Do you know where the Literature teacher is? I need to talk to her."

    Richard: "yes, I __________________________."

7. Jennifer: "Are you still working on that report?"

    Katy: "No, I ______________________."

8. Hanna: "This cake is delicious. Who has made it?"

    Willy: "Mary _________________."

9. Tim: "How many times have you been to Europe, Fred?"

    Fred: "I ____________________________."

10. Raymond: "I met Jane last night. She looks as young as ever."

     Paul: "Yes, she _________________________."

11. Ann: "You look sick. Have you taken any medicine?"

     Sarah: "No, I _________________________."

12. Pamela: "Mr. Brian is going to check our homework today."

     Chris: "Oh, no. I ________________________."

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1. Yes, I've found it. 2. Yes, she's broken her arm. 3. Yes, I've cleaned my bedroom. 4. I've sold my old car. 5. No, I've eaten lunch. 6. Yes, I've seen her. 7. No, I've finished it. 8. Mary has made it. 9. I've been to Europe (three) times. 10. Yes, she hasn't changed. 11. No, I haven't taken any medicine. 12. I haven't done it.

 

ATIVIDADE 2

 

Os estudantes irão brincar com um jogo de tabuleiro. A tarefa exigida nesse jogo é fazer perguntas, seguindo o modelo: Have you ever ...? (Você já ...?) Antes de iniciar o jogo, escreva a seguinte pergunta no quadro: Have you ever played the drums? (Você já tocou bateria?) Explique aos alunos que usamos o Present Perfect para fazer esse tipo de pergunta, porque ela se refere a uma ação ocorrida no passado, mas não sabemos quando ela ocorreu. Sabemos que ela se trata de uma experiência, com resultados no presente. Escreva as respostas: afirmativa (Yes, I have.) e negativa (No, I haven’t.). Peça aos alunos para criarem outras perguntas, seguindo o mesmo modelo e as escreva no quadro, para servirem de exemplos.

Esta atividade está disponível no endereço: http://www.eflsensei.com/Have-You-Ever-Game-Board/ (acesso em 12 nov. 2014). Organize grupos de 3 ou 4 alunos, faça uma cópia do tabuleiro da fiigura 5 para cada equipe. Cada participante deverá colocar um marcador, que pode ser uma borracha, na primeira casa: Start. Cada equipe precisará de duas moedas. O jogador começa lançando as moedas. Se as faces das mesmas mostrarem cara-cara, ele adianta seu marcador uma casa, se sair coroa-coroa, ele caminha duas casas e, se tirar cara-coroa, o marcador avança três casas. O jogador, então, faz uma pergunta, usando a expressão indicada. O próximo jogador responde à pergunta e, em seguida, joga as moedas. O participante que chegar primeiro à casa Finish, será o vencedor.

 

 

Figura 5 - Board game

 

Board game

Fonte: http://www.eflsensei.com/Have-You-Ever-Game-Board/ (acesso em 12 nov. 2014).

 

ATIVIDADE 3

 

Para finalizar a aula, os alunos irão assistir a um vídeo, com a canção: Have you ever been in love? da  cantora Céline Dion. Antes de exibir o vídeo, distribua cópias do exercício abaixo, que contém a letra da música, para ser completada, usando os verbos dados no tempo Present Perfect. A letra encontra-se disponível no endereço: http://www.celinedion.com/ca/music/new-day-has-come/have-you-ever-been-love (acesso em 12 nov. 2014) e o vídeo encontra-se disponível no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=iOwcmx2-wuM (acesso em 12 nov. 2014). Assim que os estudantes terminarem de completar a letra, exiba o vídeo, para que eles possam corrigi-la. 

 

Complete the lyrics, using the Present Perfect tense of the verbs given.

Have You Ever Been In Love? by Céline Dion

_____________ (you / ever / be) in love? 
You could touch the moonlight 
When your heart is shooting stars 
You're holding heaven in your arms 
_____________ (you / ever / be) so in love? 
_____________ (you / ever / walk) on air
Ever felt like you were dreaming

When you never thought it could 
But it really feels that good 
_____________ (you / ever / be) so in love? 
_____________ (you / ever / be) in love?
You could touch the moonlight 
When your heart is shooting stars 
You're holding heaven in your arms 
_____________ (you / ever / be) in love? Have you?
The time I spent waiting for something 
That was heaven sent 
When you find it don't let go 
I know... 
_____________ (you / ever / say) a prayer?
And found that it was answered 
All my hope _________ (be) restored 
I ain't looking anymore 
_____________ (you / ever / be) in love? Have you? 
Some place that you ain't leaving
Somewhere you gonna stay 
When you finally found the meaning 
_____________ (you / ever / feel) this way? 
The time I spent waiting for something 
That was heaven sent 
When you find it don't let go 
I know... 
_____________ (you / ever / be) so in love?
You could touch the moonlight 
You can even reach the stars 
Doesn't matter near or far 
_____________ (you / ever / be) in love?
_____________ (you / ever / be) in love? 
So in love 
 

Comentário: Padrão de respostas esperado: Have you ever been; Have you ever been; Have you ever walked; Have you ever been; Have you ever been; Have you ever been; Have you ever said; has been; Have you ever been; Have you ever felt; Have you ever been; Have you ever been; Have you ever been.

Recursos Complementares

Há um vídeo descrevendo as formas afirmativas, negativas e interrogativas do tempo verbal Present Perfect. Este vídeo está disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=C7t_nXkqFuI (acesso em 12 nov. 2014). 

O endereço: http://www.youtube.com/watch?v=d8ICZSfvNGQ (acesso em 12 nov. 2014) traz um vídeo, com exercícios de completar com o particípio passado de verbos irregulares.

O sítio: http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/present-perfect-simple (acesso em 12 nov. 2014) apresenta as formas, os usos, exercícios e testes, referentes ao Present Perfect.

Avaliação

A avaliação qualitativa deverá ser contínua, ao longo da aula. O professor deverá observar a participação, o interesse e o desempenho dos alunos, bem como a interação entre eles. As produções escritas da atividade 2 do primeiro módulo e da atividade 1 do segundo módulo podem ser avaliadas quantitativamente. A atividade 2 do segundo módulo, em que os alunos perguntam e respondem, pode ser objeto de uma avaliação oral.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.