Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


HIV e AIDS

 

14/11/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Análises Clínicas
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Explicar o que é Aids e o histórico desta síndrome.

  • Diferenciar HIV de Aids.

  • Enumerar as formas de transmissão/contágio e prevenção do HIV.

  • Esclarecer os direitos e as possibilidades de qualidade de vida dos soropositivos.

  • Explicar os sintomas da Aids.

  • Apontar o tratamento para Aids.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo de textos; produção de consolidados; produção de cartilhas; seminários; campanhas de esclarecimentos e prevenção; publicação de produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais.

 

http://veja3.abrilm.com.br/assets/images/2013/7/160972/hiv-20130711-size-598.jpg?1373581498

HIV. Imagem disponível em: http://veja3.abrilm.com.br/assets/images/2013/7/160972/hiv-20130711-size-598.jpg?1373581498. Acesso em 11/11/2014.

Módulo1- Introdução

Atividade 1- Analisando selos

 

http://blog.correios.com.br/correiosonline/wp-content/uploads/2011/11/selos_AIDS2.jpg

Imagem disponível em: http://blog.correios.com.br/correiosonline/wp-content/uploads/2011/11/selos_AIDS2.jpg. Acesso em 11/11/2014.

 

 

Para resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre HIV e Aids, sugerimos que o professor salve em seu computador e projete para eles, utilizando o aparelho data show, a imagem acima. Trata-se de uma coleção de selos lançada pelos correios em 2011, numa campanha de prevenção da Aids. Ao exibi-la, o professor deverá somente esclarecer que se trata de uma coleção de selos lançada pelos correios em 2011 e, em seguida, estabelecer um diálogo com os alunos, questionando-os e ouvindo-os.

  • Qual é tema destes selos?
  • Qual é a mensagem geral contida nas cenas/situações neles retratadas?
  • O que vocês entenderam de cada selo?
  • O que vocês sabem sobre o conteúdo expresso nestes selos?

Atividade 2- Explorando o material da campanha

Para saber mais sobre a campanha e explorar o material, de autoria do escritor e cartunista Ziraldo, disponibilizado pelos Correios, o professor deverá orientar os alunos a acessarem os dois endereços indicados a seguir.

 

MCLARA. HIVida: Ziraldo desenha selos e cartilha de prevenção. Disponível em: http://blog.correios.com.br/filatelia/hivida-selos-e-cartilha-reforcam-prevencao-2/. Acesso em 11/11/2014.

 

ZIRALDO. Cartilha "Por toda a sua vida". [PDF]. Disponível em: http://www.correioscontraaids.org.br/cartilha_correios_aids-revisada.pdf. Acesso em 11/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto e a cartilha diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar este material em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Os alunos deverão registrar as informações sobre a Aids contido neste material, destacando alguns itens enumerados a seguir.

  • Objetivos da campanha.

  • Material produzido para a campanha.

  • Foco do material produzido.

  • O que é a Aids?

  • Transmissão do vírus HIV.

  • Prevenção para não pegar o vírus HIV.

Atividade 3- Teste

Para avaliarem seus conhecimentos prévios sobre o assunto, os alunos deverão acessar e fazer o teste on line abaixo indicado.

CORREIOS. Quiz: quer saber como se pega ou não se pega Aids? Disponível em: http://www.correioscontraaids.org.br/site_correios/quiz1/vocesabe.asp. Acesso em 11/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o teste diretamente no computador individual ou compartilhado e fazer o teste. Cabe ao professor averiguar os resultados dos alunos tabulando-os no quadro. Este resultado deverá ser utilizado com referência para as discussões ao longo da proposta.

 

http://www.sempretops.com/wp-content/uploads/1_dezembro_dia_mundial_luta_contra_aids_5.jpg

Imagem disponível em: http://www.sempretops.com/wp-content/uploads/1_dezembro_dia_mundial_luta_contra_aids_5.jpg. Acesso em 11/11/2014.

Atividade 4- Discussão das atividades 1, 2 e 3

A discussão das atividades 1, 2 e 3 deverá acontecer primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Esta discussão deverá ter como ponto de partida as questões para registros propostas pelo professor na atividade 2, complementadas por observações e comentários referentes às atividades 1 e 3. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, observações e comentários,  fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

 

http://media.sul21.com.br/jornal/2011/12/Campanha-Aids.jpg

Imagem disponível em: http://media.sul21.com.br/jornal/2011/12/Campanha-Aids.jpg. Acesso em 12/11/2014.

 

Módulo 2- HIV e AIDS

Atividade 1- Leitura e registros

Uma questão bastante comum em relação ao HIV e Aids é a falta de distinção entre o vírus e a doença por ele desencadeada. Em busca de esclarecer esta distinção que abrange inúmeras situações envolvendo as pessoas soropositivas, mas que não desenvolveram a Aids, indicamos a leitura, por todos os alunos, do material disponibilizado no Portal do Ministério da Saúde do Governo do Brasil - DEPARTAMENTO DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. DEPARTAMENTO DE DST, AIDS E HEPATITES VIRAIS. Aids. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pagina/o-que-e-hiv. Acesso em 11/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o portal, navegando, acessando e lendo os textos disponibilizados, diretamente no computador individual ou compartilhado. Deverão fazer registros daquilo que considerarem mais importante, além de elaborar uma síntese de cada texto. Para acessar todos os itens e textos para leitura abaixo elencados, basta clicar nos links correspondentes no quadro à esquerda da página.

 

Atividade 2- Discussão em grupo e produção de consolidado

A discussão dos textos disponíveis no portal deverá acontecer tendo como ponto de partida os registros e sínteses feitos pelos alunos, primeiramente em grupos pequenos, de três componentes. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas anotações, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

Atividade 3- Produção de cartilhas

O professor deverá distribuir os alunos em 9 grupos; cada grupo deverá montar uma cartilha com um dos temas e itens abaixo propostos. Este material deverá ser utilizado posteriormente, após correções, numa campanha de esclarecimento e prevenção da Aids na comunidade escolar. 

Estas cartilhas poderão ser feitas por meio de desenhos ou colagens utilizando recortes de imagens de revistas e jornais.

Outra sugestão é que façam a montagem das cartilhas utilizando o programa Power Point ou Publisher.

O Microsoft Publisher 2013 é o editor mais usado para criar todo o tipo de publicações, como revistas, impressos e jornais. Incluído no pacote Office da Microsoft, a nova versão do programa vem com uma interface mais clara e melhorias na visualização dos slides. Com o Publisher é possível diagramar qualquer formato de publicação, trabalhar com textos, imagens, desenhos, gráficos e outros elementos para criar páginas sob medida. Para obter informações sobre como utilizar e baixar essa ferramenta, acesse MOYA, David. A ferramenta mais completa para criar publicações. Disponível para download gratuito em: http://microsoft-publisher.softonic.com.br/. Acesso em 12/11/2014.

 

Grupo 1- HIV e AIDS: o que é; sintomas e fases da doença.

Grupo 2- HIV e AIDS: teste, diagnóstico e encaminhamentos.

Grupo 3- Tratamento da AIDS.

Grupo 4- Viver com HIV: qualidade de vida.

Grupo 5- Direitos dos soropositivos.

Grupo 6- Gestantes soropositivas.

Grupo 7- Crianças soropositivas.

Grupo 8- Idosos soropositivos.

Grupo 9- História da Aids.

Atividade 4- Notícias atuais sobre a AIDS

O mesmo grupo de alunos da atividade 3 deverá buscar na internet notícias recentes sobre HIV e Aids. Cada grupo deverá escolher, ler e sintetizar duas reportagens recentes sobre a AIDS. Os alunos poderão procurar buscar estas notícias na internet, por meio de um programa de busca, como o Google. Devem ter o cuidado de selecionar textos publicados em sítios confiáveis. Como há notícias sensacionalistas sobre o tema, especialmente quando se referem à cura da Aids, o professor deverá advertir os alunos para que prestem atenção nos detalhes e façam análises críticas e questionadoras do conteúdo das mesmas.

Cabe ao professor disponibilizar o espaço da aula e o tempo necessários para que os alunos tenham acesso à rede utilizando seus computadores individuais ou compartilhados e possam trabalhar em grupo para a escolha, leitura e síntese destas notícias.

Sugestões de endereços para acesso a estas notícias

VEJA. ABRIL. Tema Aids. Disponível em: http://veja.abril.com.br/tema/aids. Acesso em 11/11/2014.

 

ESTADÃO TÓPICOS. AIDS. Disponível em: http://topicos.estadao.com.br/noticias-sobre-AIDS. Acesso em 11/11/2014.

 

BUSCATO, Marcela. Um comprimido para prevenir a AIDS. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/09/um-comprimido-para-bprevenir-aidsb.html. Acesso em 11/11/2014.

 

TAVOLIERI, Nathalia; SCHIMIDT, Pedro; TANIGAWA, Renato. Sou idoso. Sou HIV +. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/06/sou-bidosob-sou-bhiv-b.html. Acesso em 11/11/2014.

Atividade 5- Seminários para socialização das cartilhas e das notícias

Após a produção das cartilhas e a pesquisa das notícias sobre HIV e Aids, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo socialize suas produções para os colegas. Na apresentação das notícias, a primeira informação a ser passada por cada grupo aos demais é o motivo as terem escolhido.

 

Para esta socialização, propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

 

Para obter mais informações sobre como organizar e realizar um seminário, o professor poderá consultar o material indicado abaixo.

 

NOVA ESCOLA. Como preparar e apresentar seminários. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml. Acesso em 31/10/2014.


Atividade 6- Campanhas de esclarecimentos e prevenção da Aids

Após essa construção conceitual e de materiais, os alunos estarão aptos, com a orientação do professor, a fazerem uma campanha na escola, com a distribuição das cartilhas e prestação de esclarecimentos a respeito do HIV e Aids. Nesta campanha, deverão abordar as pessoas na entrada da escola e no pátio, entregar a cartilha e, se for o caso, esclarecer eventuais dúvidas manifestadas espontaneamente por elas. 

Outra possibilidade também interessante é a distribuição das cartilhas em locais públicos como parques municipais onde as pessoas praticam caminhada, geralmente de manhã ou à tarde. Neste caso, o professor deverá organizar o evento com antecedência e acompanhar os alunos no trajeto e durante a abordagem.

Os alunos poderão ainda desenvolver oficinas nos eventos da escola e em feiras de conhecimento locais e/ou regionais. Além de distribuírem as cartilhas produzidas, deverão prestar esclarecimentos às pessoas que tiverem dúvidas a respeito do tema HIV e Aids.

 

Atividade 7- Publicação de produção no blog ou site da escola

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões e as cartilhas depois de corrigidos e avaliados pelo professor, deverá ser postada no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 12/11/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

 

http://www.pca.org.br/wp-content/uploads/2013/09/aids-1024.jpg

Imagem disponível em: http://www.pca.org.br/wp-content/uploads/2013/09/aids-1024.jpg. Acesso em 11/11/2014.

Recursos Complementares

UNAIDS. Disponível em: http://www.unaids.org.br/. Acesso em 11/11/2014.

 

UNAIDS. AIDS em números. [PDF]. Disponível em: http://www.unaids.org.br/documentos/Aids%20by%20the%20numbersPORT.pdf. Acesso em 11/11/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os consolidados resultantes das discussões; iii) as cartilhas produzidas em grupo; iv) as apresentações no seminário; v)  as apresentações e a participação dos alunos na campanha de prevenção da Aids na escola e em eventos e feiras de conhecimento.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.