Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Não jogue lixo no chão

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e utilizar verbos no modo imperativo.
  • Reconhecer a importância do cuidado com o meio ambiente.
Duração das atividades
02 aulas de aproximadamente 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Recursos multimídia.

  • Cópias impressas.

  • Vídeo disponível na internet.

  • Slides.

  • Imagens disponíveis na internet.

 

Módulo 1

 

Atividade 1

Esta aula tem como objetivo despertar a atenção dos alunos para a importância do cuidado com a natureza e também fixar o aprendizado sobre o modo IMPERATIVO dos verbos. Para introduzir o tema da aula, leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie computador, projetor e caixas de som e traga para a sala de aula.

 

Reproduza o vídeo da canção "Não jogue lixo no chão" e deixe os alunos ouvirem. Reproduza uma ou duas vezes para que os alunos (re)conheçam a canção.

 

nao jogue lixo

Imagem e música disponível em: http://letras.mus.br/rubinho-do-vale/1123217/. Acesso em: 15 nov  2014.

 

Atividade 2

Reproduza o vídeo novamente e entregue a cópia da letra para que os alunos cantem também (deixe-os cantar mais de uma vez, caso queiram).

 

Não Jogue Lixo no Chão

Rubinho do Vale

Não jogue lixo no chão, chão é pra plantar semente
Pra dar o bendito fruto pra alimentação da gente
O peixe que sai do rio, o amor que sai do peito
A água limpa da fonte, um sentimento perfeito
A terra que tudo cria não pede nada demais
Ser tratada com carinho para vigorar a paz
Não jogue lixo no chão, nem rios, lagos e mares
A terra é nossa morada onde habitam os nossos pares
A natureza é quem cria o amor imediatamente
Milagre que faz da vida bendito fruto do ventre
Se queres sabedoria aprenda isto de cor
A terra é a mãe da vida, útero, ventre maior
Não jogue lixo no chão, chão é pra plantar semente
Pra dar o bendito fruto pra alimentação da gente.

 

Letra disponível em: http://letras.mus.br/rubinho-do-vale/1123217/. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Em seguida, faça questionamentos, tais como:

  1. Segundo a canção, o que a terra nos pede?
  2. Você tem tratado a terra com carinho?
  3. O que devemos fazer para tratar a terra com carinho?
  4. E os rios? Como devem ser tratados?
  5. A canção diz que "a terra é nossa morada onde habitam os nossos pares". Quem são os nossos pares?
  6. Como você entende os seguintes versos:?
    "A natureza é quem cria o amor imediatamente
    Milagre que faz da vida bendito fruto do ventre"
  7. O que significa o verso: "A terra é a mãe da vida, útero, ventre maior"?
  8. Qual é (ou quais são) o "bendito fruto pra alimentação da gente"?

 

Atividade 3

Para esta atividade, o professor poderá imprimir o texto a seguir para entregar cópias aos alunos ou poderá apenas projetá-lo na tela e fazer a leitura com os alunos. Trata-se de um texto que explica as razões pelas quais não devemos jogar lixo no chão.

 

Por que não devemos jogar lixo no chão?


Não jogar lixo no chão é uma questão de respeito (que é ser educado e correto). É respeitar o Ambiente, que é tudo o que nos rodeia, e respeitar as outras pessoas.

O local onde estamos e onde vivemos deve estar sempre limpo. O lixo traz doenças, mau cheiro e bichos nojentos... E fica feio, não é?

Então o que fazemos com o lixo?


Para já é preciso saber que há vários tipos de lixo: o biodegradável e o não biodegradável.

Sabes o que é que quer dizer "biodegradável"?

Quer dizer que é uma coisa que a própria Natureza faz desaparecer sem a ajuda das pessoas, desfazendo-se e desaparecendo sozinha.

Sabias que muito do lixo que existe por aí são coisas que o homem produz e que não são biodegradáveis? É o caso dos plásticos, da esferovite ou do vidro.

E o que fazer com essas coisas? Reciclar!

  • Reciclar é transformar o lixo em coisas novas. Por exemplo, com garrafas velhas, recicladas, pode fazer-se vidro novo. Com papel usado pode fazer-se papel novo!
  • O lixo deve ser sempre colocado nos locais próprios, para ser recolhido e poder ser tratado e reciclado.
  • Por isso, não jogues o lixo no chão! Leva-o contigo e jogue-o no caixote, de preferência no caixote certo!
  • Não te esqueças de ensinar os adultos a fazer o mesmo. Ninguém gosta de locais sujos e um mundo limpo é muito melhor!

Texto e imagem disponíveis em: http://www.madesp.com.br/contaumconto/lixoreciclar.htm. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Atividade 4

Ao término da leitura, verifique a compreensão do texto pelos alunos por meio de alguns questionamentos:

  1. Qual o significado de ambiente?
  2. O que é um lixo biodegradável?
  3. Você conhecia a palavra esferovite? Você sabe o que é esferovite?
  4. Você conhece algum projeto de reciclagem do lixo? (Se na escola existe um projeto, aproveite para lembrar os alunos sobre a importância desse projeto).
  5. Quais são os tipos de separação de lixo mais comuns? (plástico, metal, papel, vidro)
  6. Em casa, vocês têm praticado a reciclagem do lixo?

 

Módulo 2

Atividade 1

Releia a primeira frase da canção e copie-a no quadro:

 

  NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO.

 

Pergunte aos alunos:

  • Essa frase expressa uma ordem / sugestão?
  • Em que modo verbal está a frase?
  • Imperativo negativo ou afirmativo?
  • Vocês conhecem outros exemplos de frases no imperativo? Quais? (Deixe um tempo para os alunos pensarem e citarem alguns exemplos de frases imperativas do seu cotidiano, tais como: Faça as tarefas / Termine os exercícios / Traga todo o material / Copie / Ouça / Respeite o próximo / Prepare seu coração / Abra os livros / Feche os livros / Não bata a porta / Não jogue papel no vaso sanitário etc)

 

Atividade 2

Prepare slides ou cartazes para a explicação da formação do modo imperativo. Veja sugestões abaixo:

 

O modo IMPERATIVO expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc.

 

Veja alguns exemplos de verbos no modo imperativo:

  • Vamos, corram!
  • Perdoe-me, eu lhe imploro.
  • Por favor, diga-me onde fica esta praça.
  • Organizem-se rapidamente.
  • Faça o que digo, agora!

Texto disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/. Acesso em: 15 nov 2014.

 

O imperativo é formado de uma maneira diferente dos demais modos.

Notem-se duas coisas:

a) No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu).

b) O imperativo é indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro.

Texto disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Imperativo Afirmativo:

  • para tu
  • pare você
  • paremos nós
  • parai vós
  • parem vocês

OBSERVAÇÕES:

a) Na segunda pessoa (Tu ou Vós) usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo cortando-se a letra s. A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.

b) Para os pronomes você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo.

c) Na primeira pessoa do plural (nós), usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo subjuntivo.

Texto disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Imperativo Negativo:

  • não pares tu
  • não pare você
  • não paremos nós
  • não pareis vós
  • não parem vocês

OBSERVAÇÃO:

No imperativo negativo, todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo.

 

Veja o quadro abaixo que mostra a formação do imperativo afirmativo e negativo do verbo PULAR:

 

O imperativo do verbo “pular” se dá mediante o presente do indicativo e o presente do subjuntivo

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Atividade 3

Prepare uma folha com os exercícios propostos e faça cópias para os alunos. Distribua uma cópia para cada aluno e disponibilize de 15 a 20 minutos para a realização dos exercícios. Para a correção, cada aluno deverá ler uma alternativa. Incentive a participação de todos. Se houver necessidade, peça aos alunos para escrever as respostas no quadro.

EXERCÍCIOS

I) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira para dar instruções:

1. Alimente

2. Lave

3. Não

4. Faça

5. Comecemos

6. Organize

7. Ligue

(   ) a televisão.

(   ) vista a jaqueta. Está quente.

(   ) o quarto.

(   ) a aula. São sete horas.

(   ) a louça.

(   ) as tarefas.

(   ) os peixes.

 

II) Passe as instruções para o imperativo afirmativo:

1. Não use o computador. ...................................................................................

2. Não feche a janela. ........................................................................................

3. Não feches a janela. .......................................................................................

4. Não leve os livros ............................................................................................

5. Não abra a caixa. ............................................................................................

6. Não faça perguntas. ........................................................................................

 

III) Reescreva as frases no imperativo negativo:

a) Ligue o rádio. ..................................................................................................

b) Liga o rádio. ....................................................................................................

c) Traga os doces. ................................................................................................

d) Termine a pintura. ...........................................................................................

e) Espere, garoto. ................................................................................................

 

IV) Observe e leia a tirinha de Fernando Gonsales e depois responda a questão abaixo:

 

Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16

Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16

Imagem e questão adaptada disponível em: http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-tempos-modos-verbais.htm#questao-767. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Os verbos do primeiro e segundo quadros "abaixa, enrola, puxa, torce, vira, remexe e pula" estão em que modo verbal?

a) modo indicativo

b) modo subjuntivo

c) modo imperativo

 

Atividade 4

Projete as seguintes imagens e peça aos alunos para elaborar frases, usando o imperativo (afirmativo e/ou negativo). Deixe que os alunos participem ativamente, escrevendo as frases no quadro. Possibilite a participação de todos.

 

A) ................................................................................................

http://thumbs.dreamstime.com/z/mulher-com-ilustra%C3%A7%C3%A3o-do-pop-art-do-sinal-do-sil%C3%AAncio-35927449.jpg

Imagem disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/z/mulher-com-ilustra%C3%A7%C3%A3o-do-pop-art-do-sinal-do-sil%C3%AAncio-35927449.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

B) ................................................................................................

http://www.pontoxp.com/wp-content/uploads/2012/10/COMO-PARAR-DE-FUMAR-DICAS-PARA-LARGAR-O-VICIO-EM-CIGARRO.jpg

Imagem disponível em: http://www.pontoxp.com/wp-content/uploads/2012/10/COMO-PARAR-DE-FUMAR-DICAS-PARA-LARGAR-O-VICIO-EM-CIGARRO.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

C) ................................................................................................

http://www.mediabistro.com/unbeige/files/original/dontfeed.jpg

Imagem disponível em: http://www.mediabistro.com/unbeige/files/original/dontfeed.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

D) ................................................................................................

http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/imagens/upload/crianAsa_comendo_fruta.jpg

Imagem disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/imagens/upload/crianAsa_comendo_fruta.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

E) ................................................................................................

http://assessocor.com.br/images/43793938.jpg

Imagem disponível em: http://assessocor.com.br/images/43793938.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

F) ................................................................................................

http://www.rodrigocmagalhaes.com/wp-content/uploads/2014/02/garfield-estudar.jpg

Imagem disponível em: http://www.rodrigocmagalhaes.com/wp-content/uploads/2014/02/garfield-estudar.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

Atividade 5

Para encerrar a aula, proponha aos alunos que façam cartazes que estimulem a limpeza da escola. Para isso, eles poderão desenhar ou colar figuras retiradas de revistas. As frases dos cartazes deverão ser escritas no modo imperativo. Quando os cartazes estiverem prontos, separe um momento para que os alunos possam espalhá-los pela escola. Convide o professor de música para ensaiar com os alunos a música "Não jogue lixo no chão". Depois de colados os cartazes, os alunos poderão fazer uma apresentação da canção e lançar o desafio de não jogarem lixo no chão. Essa atividade poderá ser realizada durante o período do recreio escolar. 

 

Veja algumas sugestões de cartazes:

 

http://www.smartkids.com.br/includes/uploaded/lixo-no-lixo.png

Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/includes/uploaded/lixo-no-lixo.png. Acesso em: 15 nov 2014.

 

http://3.bp.blogspot.com/-2Mvs_RpGOM8/TazNcX2_7fI/AAAAAAAAAnc/7cKqLxSKtEc/s1600/digitalizar0004.jpg

 

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-2Mvs_RpGOM8/TazNcX2_7fI/AAAAAAAAAnc/7cKqLxSKtEc/s1600/digitalizar0004.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.

 

http://1.bp.blogspot.com/_2ua3Y6hEP6k/Sgt7ZRDGrJI/AAAAAAAAAaM/umditZsqmBE/s320/salv_301.gif

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_2ua3Y6hEP6k/Sgt7ZRDGrJI/AAAAAAAAAaM/umditZsqmBE/s320/salv_301.gif. Acesso em: 15 nov 2014.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre esferovite, acesse:

http://www.esferovite.pt/index.php/esferovite1. Acesso em: 15 nov 2014.

Para saber mais sobre reciclagem do lixo, acesse:

http://www.suapesquisa.com/reciclagem/. Acesso em: 15 nov 2014.

Avaliação

Todas as atividades da aula deverão ser avaliadas pelo professor, que levará em conta a interação, a participação e o envolvimento dos alunos. A avaliação formal poderá ser feita por meio da correção dos cartazes feitos pelos alunos, utilizando imagens e frases no modo imperativo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.