24/11/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Recursos multimídia.
Cópias impressas.
Vídeo disponível na internet.
Slides.
Imagens disponíveis na internet.
Esta aula tem como objetivo despertar a atenção dos alunos para a importância do cuidado com a natureza e também fixar o aprendizado sobre o modo IMPERATIVO dos verbos. Para introduzir o tema da aula, leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie computador, projetor e caixas de som e traga para a sala de aula.
Reproduza o vídeo da canção "Não jogue lixo no chão" e deixe os alunos ouvirem. Reproduza uma ou duas vezes para que os alunos (re)conheçam a canção.
Imagem e música disponível em: http://letras.mus.br/rubinho-do-vale/1123217/. Acesso em: 15 nov 2014.
Reproduza o vídeo novamente e entregue a cópia da letra para que os alunos cantem também (deixe-os cantar mais de uma vez, caso queiram).
Não Jogue Lixo no ChãoRubinho do Vale Não jogue lixo no chão, chão é pra plantar semente
Letra disponível em: http://letras.mus.br/rubinho-do-vale/1123217/. Acesso em: 15 nov 2014. |
Em seguida, faça questionamentos, tais como:
Para esta atividade, o professor poderá imprimir o texto a seguir para entregar cópias aos alunos ou poderá apenas projetá-lo na tela e fazer a leitura com os alunos. Trata-se de um texto que explica as razões pelas quais não devemos jogar lixo no chão.
Por que não devemos jogar lixo no chão? O local onde estamos e onde vivemos deve estar sempre limpo. O lixo traz doenças, mau cheiro e bichos nojentos... E fica feio, não é? Então o que fazemos com o lixo? Sabes o que é que quer dizer "biodegradável"? Quer dizer que é uma coisa que a própria Natureza faz desaparecer sem a ajuda das pessoas, desfazendo-se e desaparecendo sozinha. Sabias que muito do lixo que existe por aí são coisas que o homem produz e que não são biodegradáveis? É o caso dos plásticos, da esferovite ou do vidro. E o que fazer com essas coisas? Reciclar!
|
Texto e imagem disponíveis em: http://www.madesp.com.br/contaumconto/lixoreciclar.htm. Acesso em: 15 nov 2014.
Ao término da leitura, verifique a compreensão do texto pelos alunos por meio de alguns questionamentos:
Releia a primeira frase da canção e copie-a no quadro:
NÃO JOGUE LIXO NO CHÃO. |
Pergunte aos alunos:
Prepare slides ou cartazes para a explicação da formação do modo imperativo. Veja sugestões abaixo:
O modo IMPERATIVO expressa uma ordem, pedido, recomendação, alerta, convite, conselho, súplica, etc.
Veja alguns exemplos de verbos no modo imperativo:
|
Texto disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/. Acesso em: 15 nov 2014.
O imperativo é formado de uma maneira diferente dos demais modos. Notem-se duas coisas: a) No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu). b) O imperativo é indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro. |
Texto disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/. Acesso em: 15 nov 2014.
Imperativo Afirmativo:
a) Na segunda pessoa (Tu ou Vós) usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo cortando-se a letra s. A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós. b) Para os pronomes você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo. c) Na primeira pessoa do plural (nós), usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo subjuntivo. |
Texto disponível em: http://www.infoescola.com/portugues/imperativo-4/. Acesso em: 15 nov 2014.
Imperativo Negativo:
OBSERVAÇÃO: No imperativo negativo, todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo. |
Veja o quadro abaixo que mostra a formação do imperativo afirmativo e negativo do verbo PULAR:
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/gramatica/formacao-modo-imperativo.htm. Acesso em: 15 nov 2014.
Prepare uma folha com os exercícios propostos e faça cópias para os alunos. Distribua uma cópia para cada aluno e disponibilize de 15 a 20 minutos para a realização dos exercícios. Para a correção, cada aluno deverá ler uma alternativa. Incentive a participação de todos. Se houver necessidade, peça aos alunos para escrever as respostas no quadro.
EXERCÍCIOS
I) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira para dar instruções:
1. Alimente 2. Lave 3. Não 4. Faça 5. Comecemos 6. Organize 7. Ligue |
( ) a televisão. ( ) vista a jaqueta. Está quente. ( ) o quarto. ( ) a aula. São sete horas. ( ) a louça. ( ) as tarefas. ( ) os peixes. |
II) Passe as instruções para o imperativo afirmativo:
1. Não use o computador. ...................................................................................
2. Não feche a janela. ........................................................................................
3. Não feches a janela. .......................................................................................
4. Não leve os livros ............................................................................................
5. Não abra a caixa. ............................................................................................
6. Não faça perguntas. ........................................................................................
III) Reescreva as frases no imperativo negativo:
a) Ligue o rádio. ..................................................................................................
b) Liga o rádio. ....................................................................................................
c) Traga os doces. ................................................................................................
d) Termine a pintura. ...........................................................................................
e) Espere, garoto. ................................................................................................
IV) Observe e leia a tirinha de Fernando Gonsales e depois responda a questão abaixo:
Tirinha de Fernando Gonsales, do livro Nem tudo que balança cai. São Paulo: Devir, 2003. p.16
Imagem e questão adaptada disponível em: http://exercicios.mundoeducacao.com/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-tempos-modos-verbais.htm#questao-767. Acesso em: 15 nov 2014.
Os verbos do primeiro e segundo quadros "abaixa, enrola, puxa, torce, vira, remexe e pula" estão em que modo verbal?
a) modo indicativo
b) modo subjuntivo
c) modo imperativo
Projete as seguintes imagens e peça aos alunos para elaborar frases, usando o imperativo (afirmativo e/ou negativo). Deixe que os alunos participem ativamente, escrevendo as frases no quadro. Possibilite a participação de todos.
A) ................................................................................................
Imagem disponível em: http://thumbs.dreamstime.com/z/mulher-com-ilustra%C3%A7%C3%A3o-do-pop-art-do-sinal-do-sil%C3%AAncio-35927449.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
B) ................................................................................................
Imagem disponível em: http://www.pontoxp.com/wp-content/uploads/2012/10/COMO-PARAR-DE-FUMAR-DICAS-PARA-LARGAR-O-VICIO-EM-CIGARRO.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
C) ................................................................................................
Imagem disponível em: http://www.mediabistro.com/unbeige/files/original/dontfeed.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
D) ................................................................................................
Imagem disponível em: http://www.nutricaoemfoco.com.br/NetManager/imagens/upload/crianAsa_comendo_fruta.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
E) ................................................................................................
Imagem disponível em: http://assessocor.com.br/images/43793938.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
F) ................................................................................................
Imagem disponível em: http://www.rodrigocmagalhaes.com/wp-content/uploads/2014/02/garfield-estudar.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
Para encerrar a aula, proponha aos alunos que façam cartazes que estimulem a limpeza da escola. Para isso, eles poderão desenhar ou colar figuras retiradas de revistas. As frases dos cartazes deverão ser escritas no modo imperativo. Quando os cartazes estiverem prontos, separe um momento para que os alunos possam espalhá-los pela escola. Convide o professor de música para ensaiar com os alunos a música "Não jogue lixo no chão". Depois de colados os cartazes, os alunos poderão fazer uma apresentação da canção e lançar o desafio de não jogarem lixo no chão. Essa atividade poderá ser realizada durante o período do recreio escolar.
Veja algumas sugestões de cartazes:
Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/includes/uploaded/lixo-no-lixo.png. Acesso em: 15 nov 2014.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-2Mvs_RpGOM8/TazNcX2_7fI/AAAAAAAAAnc/7cKqLxSKtEc/s1600/digitalizar0004.jpg. Acesso em: 15 nov 2014.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_2ua3Y6hEP6k/Sgt7ZRDGrJI/AAAAAAAAAaM/umditZsqmBE/s320/salv_301.gif. Acesso em: 15 nov 2014.
http://www.esferovite.pt/index.php/esferovite1. Acesso em: 15 nov 2014.
http://www.suapesquisa.com/reciclagem/. Acesso em: 15 nov 2014.
Todas as atividades da aula deverão ser avaliadas pelo professor, que levará em conta a interação, a participação e o envolvimento dos alunos. A avaliação formal poderá ser feita por meio da correção dos cartazes feitos pelos alunos, utilizando imagens e frases no modo imperativo.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!