24/11/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Imagem disponível em: http://programsuccess.files.wordpress.com/2011/06/brainstorming.jpg. Acesso em: 22 nov 2014.
A primeira atividade desta aula é conhecida por brainstorming. Brainstorming é uma expressão inglesa que significa tempestade de ideias. Essa expressão inglesa é formada pela junção das palavras brain (cérebro) e storm (tempestade). Neste tipo de atividade, as pessoas devem dizer o que é solicitado sem raciocinar muito. Elas dizem o que vem à mente, o que vão lembrando.
A tarefa é fazer uma lista dos alimentos para todas as letras do alfabeto. Comece pela letra A e peça aos alunos que enumerem os alimentos começados com essa letra. O professor deverá anotar no quadro todos os alimentos citados pelos alunos começados com a letra A. Em seguida, o professor pedirá aos alunos que enumerem os alimentos começados com a letra B e assim, sucessivamente, até o final do alfabeto.
Ao final, vocês terão uma lista com vários alimentos, entre os quais, frutas, verduras, sobremesas, bebidas etc. Os alunos deverão ir copiando a lista à medida que vão enumerando os alimentos. Todos deverão ter sua própria lista.
Observação: Para ajudar no desenvolvimento da atividade de brainstorming, os alunos poderão consultar dicionários, caso não encontrem todas as palavras.
Faça novamente a atividade de brainstorming com os alunos. Mas, agora, a tarefa é enumerar nomes próprios para cada letra do alfabeto. Cada aluno deverá ir copiando as listas dos nomes próprios citados pelos colegas. Chame a atenção dos alunos para elencarem tanto nomes próprios masculinos quanto femininos.
No laboratório de informática, ou na própria sala de aula, com o apoio de um recurso multimídia, projete os slides do livro “Palavras, muitas palavras”, de Ruth Rocha. À medida que os slides vão sendo apresentados, o professor poderá pedir a um aluno que leia o slide. Dessa maneira, todos os alunos poderão participar ativamente da leitura do texto e serão envolvidos na atividade. Ao longo da leitura, o professor deverá ir trabalhando o vocabulário e esclarecer eventuais dúvidas sobre palavras desconhecidas ou cujo significado seja desconhecido pelas crianças.
Slides disponíveis em: http://pt.slideshare.net/professoraneves/palavras-muitas-palavras. Acesso em: 22 nov 2014.
Após a leitura do livro, os alunos terão percebido que trata-se da história das palavras, enumeradas a partir da letra com a qual essas palavras são iniciadas. Chame a atenção dos alunos para a maneira poética como o texto foi elaborado, isto é, o texto apresenta em alguns momentos rimas entre as palavras. Cite, por exemplo, o trecho da letra G: Galo com dor de garganta gargareja, depois canta. Leve os alunos a perceberem também a ilustração alegre e divertida de cada página.
Aproveite este momento de leitura para observar a participação dos alunos e conhecer o perfil de leitor de cada um. Deixe-os à vontade para tecer comentários e apreciações.
Imagem disponível em: http://files.bemexplicado.webnode.pt/200002333-5286853807/Produ%C3%A7%C3%A3o%20escrita.PNG. Acesso em: 23 nov 2014.
Este é o momento da produção escrita. Conforme o número de alunos, o professor deverá organizar grupos. Assim, por exemplo, em uma sala de 25 alunos, ele poderá fazer 5 grupos. Para cada grupo, será dada a tarefa de escrever um texto, a partir do modelo do texto de Ruth Rocha, com as palavras das duas listas feitas nas duas primeiras atividades. Primeiramente, os alunos deverão criar um texto com a lista de alimentos. Distribua 5 letras, na sequência alfabética, para cada grupo. Dessa maneira, o grupo 1 produzira um texto com as palavras iniciadas com as letras A, B, C, D e E. Assim, serão distribuídas, sucessivamente, as outras letras do alfabeto com as palavras elencadas. O grupo ficará livre para criar o texto para apresentar os alimentos começados por cada letra. Incentive os alunos a criar textos poéticos, com rimas, usando adjetivos etc. Além do texto escrito, os alunos deverão fazer também as ilustrações que julgarem necessárias para enriquecer o texto. Cada letra e as palavras iniciadas com essa letra deverão ser escritas em uma folha sulfite. A ilustração também será feita na mesma folha sulfite. Dessa maneira, ao final, o professor poderá montar o livro dos alimentos.
Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua parte, fazendo a leitura do texto escrito e apresentando a ilustração. Durante a atividade, o professor deverá circular entre os grupos corrigindo eventuais erros de grafia ou concordância, para que, ao final, o texto produzido esteja correto e ele possa compilar o livro dos alimentos.
Terminada a produção do livro dos alimentos, o professor distribuirá entre os grupos as letras do alfabeto, na sequência, com os respectivos nomes próprios. Cada grupo deverá escrever o texto para as letras que lhe foram destinadas. Para o livro dos nomes, os alunos poderão pensar em características físicas ou de personalidade que se adéquam ao nome próprio em questão. O professor deverá circular entre os grupos, auxiliando e corrigindo quando necessário.
Para a escrita do livro dos nomes próprios, o professor poderá trazer para a sala de aula livros sobre o significado dos nomes. Ou, ainda, os alunos poderão consultar sítios na internet sobre nomes e seus significados. Incentive os alunos a produzirem textos criativos, divertidos e originais. Com certeza, a atividade será muito produtiva. Ao final, cada grupo apresentará o texto escrito e as respectivas ilustrações.
Veja em Recursos Complementares sugestões de sítios da internet para a pesquisa de nomes próprios e seus significados.
Organizem uma exposição dos livros produzidos. A exposição poderá ser feita no mural da escola ou nos corredores. Caso seja possível, marque um horário de visita à exposição e deixe que os alunos compartilhem como os textos foram criados, relatando toda a atividade, desde o brainstorming até a finalização dos textos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming. Acesso em: 22 nov 2014.
http://delas.ig.com.br/filhos/significado-dos-nomes/. Acesso em: 22 nov 2014.
http://www.alobebe.com.br/portal/nomes-de-bebe/. Acesso em: 22 nov 2014.
A avaliação para esta proposta será desenvolvida ao longo das atividades propostas. O professor deverá observar o envolvimento dos alunos na enumeração dos alimentos e dos nomes próprios, como também sua participação na produção dos textos escritos e das ilustrações.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/12/2014
Cinco estrelasExcelente parabéns pela forma dinâmica de expor o conteúdo