24/11/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Aproveite a aproximação do Natal e trabalhe com os alunos algumas curiosidades dessa época.
Inicie a aula com uma rodinha de conversa. Faça desse momento uma oportunidade de conhecer melhor o perfil dos alunos. Deixe-os à vontade para responder as questões propostas e tecer outros comentários entre uma questão e outra.
Para falar sobre variações linguísticas, pergunte aos alunos:
Há muitas outras palavras usadas pelos portugueses que são diferentes daquelas que usamos aqui no Brasil. Agora vamos falar um pouco sobre o final do ano.
Ainda na rodinha, conte aos alunos a história do nome Papai Noel. Se preferir, o professor poderá consultar outros sítios para a história do nome Papai Noel ou utilizar a história sugerida abaixo:
Por que o Papai Noel tem esse nome? Você sabia que o termo “Papai Noel” é uma herança da forma francesa "Père Noël"? O mito do bom velhinho foi inspirado em São Nicolau, um bispo católico que viveu no século IV na cidade de Mira, atual Turquia. Diz a lenda que Nicolau presenteava as crianças no dia de seu aniversário, em 6 de dezembro. Nos séculos seguintes, o mito se espalhou pela Europa e a data da entrega de presentes acabou se confundindo com o nascimento de Cristo. Quando a história chegou à Alemanha, no século XIX, o velhinho ganhou roupas de inverno, renas, um trenó de neve e uma nova casa: o Polo Norte. Nessa época, Noel ainda era representado como um homem alto e magro com roupas que variavam de cor - dependendo do relato, elas eram azuis, amarelas, verdes ou vermelhas. A silhueta rechonchuda, o rosto barbudo e os trajes vermelhos que conhecemos hoje apareceram pela primeira vez em 1881, nos Estados Unidos. O nome “Santa Claus”, como Noel é conhecido em inglês, é uma adaptação de “Sinterklaas”, forma como São Nicolau era chamado pelos holandeses, que levaram suas tradições natalinas para colônias na América. Já por aqui, a origem da expressão "Papai Noel" tem raízes no idioma francês, no qual Noël significa "Natal". Ou seja, no Brasil, o bom velhinho ganhou um carinhoso nome que significa literalmente "Papai Natal". Texto disponível em: http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/papai_noel.php. Acesso em: 20 nov 2014. |
Após a leitura, verifique a compreensão dos alunos propondo alguns questionamentos:
Volte ao tema da variação linguística do Português no Brasil e em Portugal e pergunte aos alunos se eles sabem como os portugueses chamam o bom velhinho. Se eles não souberem, diga-lhes que em Portugal, ele é conhecido como Pai Natal.
Com o apoio de um recurso multimídia, projete na tela a texto sobre os nomes do Papai Noel em outras línguas ou, se for possível, leve os alunos ao laboratório de informática onde vocês poderão acessar o sítio de onde o texto foi retirado.
:
O nome do bom velhinho em português, todos os brasileiros conhecem, mas engana-se quem pensa que esse nome vale para o mundo inteiro. Cada país, cada língua, tem um nome diferente para esta figura natalina. Não podia ser diferente, afinal, ele entrega presentes pelo mundo todo!
Texto disponível em: http://www.gramadosite.com.br/cultura/gramadosite/id:6987. Acesso em: 20 nov 2014. |
Prepare, com antecedência, um quadro, feito em cartolina, para ser preenchido pelos alunos. Nesse quadro, os alunos anotarão os nomes do personagem natalino no Brasil, em Portugal e nos outros países citados no texto estudado. Ao final da atividade, o quadro deverá estar assim:
BRASIL | PORTUGAL | ALEMANHA | FRANÇA | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS e CANADÁ | INGLATERRA | SUÉCIA | HOLANDA | FINLÂNDIA | RÚSSIA | ITÁLIA | JAPÃO | DINAMARCA |
Papai Noel | Pai Natal | Weihnachtsmann ou Nikolaus | Père Noël | Papa Noel | Santa Claus | Father Christmas | Jultomten | Kerstman | Joulupukki | Grandfather Frost ou Baboushka | Belfana ou Babbo Natal | Jizo | Juliman |
Comece a atividade perguntando aos alunos qual é a expressão mais utilizada para desejar um bom Natal. Ouça os alunos, veja quais são as expressões conhecidas por eles. Ao final, reforce que a expressão mais utilizada é:
FELIZ NATAL!!! |
Em seguida, pergunte aos alunos se eles conhecem essa expressão em outras línguas. É provável que muitos alunos conheçam a expressão em Inglês ou Espanhol. Com a ajuda dos alunos e uma pesquisa na internet, preencha o quadro com a expressão nas línguas mais conhecidas: Inglês, Espanhol, Francês e Italiano.
PORTUGUÊS |
ESPANHOL |
INGLÊS |
ITALIANO |
FRANCÊS |
Feliz Natal! |
Feliz Navidad! |
Merry Christmas! ou Happy Christmas! |
Buon Natale! |
Joyeux Noël! |
Sugestões de sítios para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel#Nome_do_Pai_Natal_em_v.C3.A1rios_pa.C3.ADses. Acesso em: 20 nov 2014.
Selecione imagens de cartões de Natal nos quais estejam escritas a expressão Feliz Natal em outras línguas. Projete as imagens e peça aos alunos para identificar a expressão nas cinco línguas citadas na atividade anterior (Português, Inglês, Espanhol, Francês e Italiano).
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-mvxZLu7T8bU/Tuek6AU-WII/AAAAAAAAD04/YYn6DNF2Eq4/s1600/Merry-Christmas-Words-CP.jpg. Acesso em: 20 nov 2014.
Imagem disponível em: https://angelicaguanche03.files.wordpress.com/2013/12/15398491-feliz-navidad-vacaciones-desea-garabato-en-multiples-idiomas-navidad-de-fondo.jpg. Acesso em: 20 nov 2014.
Iagem disponível em: http://fiorerouge.files.wordpress.com/2012/11/feliz-natal-em-varias-linguas.jpg. Acesso em: 20 nov 2014.
Imagem disponível em: http://static2.bigstockphoto.com/thumbs/5/5/2/large2/25570187.jpg. Acesso em: 20 nov 2014.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-BmhvlZRFzb4/UNxTo_-8E1I/AAAAAAAABb0/ockpSAoZCaU/s1600/Feliz+Natal+em+varias+linguas.png. Acesso em: 20 nov 2014.
Prepare, com antecedência, tirinhas de papel com o nome dos alunos. Faça tirinhas do mesmo tamanho e escreva em cada tirinha o nome de um(a) aluno(a). Dobre cada tirinha duas ou três vezes e coloque todas em uma caixa. Se possível, prepare uma caixa com decorações natalinas. Explique aos alunos que vocês vão fazer um amigo secreto de cartão de Natal. Cada criança deverá tirar uma tirinha com o nome de um colega. Esse será o seu amigo secreto ou amiga secreta. Cada aluno deverá fazer um cartão de natal para seu amigo secreto. Converse bastante com os alunos antes de começarem a sortear os nomes. Explique-lhes que é necessário manter segredo e não comentar com nenhum outro colega o nome de seu amigo. Para fazer o cartão, além do texto livre que cada um quiser escrever, eles deverão escrever a expressão "Feliz Natal" em português e em outras línguas diferentes (aquelas que eles conheceram nas atividades anteriores). A ilustração do cartão será livre. Incentive-os inovar, criando desenhos de acordo com suas preferências.
Quando todos terminarem de fazer os cartões, vocês poderão fazer a revelação do amigo secreto. Aproveite para falar um pouco sobre a importância da amizade e de como é necessário cultivarmos amigos. Encerre a aula desejando a todos e a suas famílias um Feliz Natal!!!
https://www.google.com.br/search?q=cart%C3%B5es+de+natal&biw=1152&bih=741&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=zZRvVJjpPJLasATAlIGoBA&sqi=2&ved=0CAYQ_AUoAQ#tbm=isch&q=feliz+natal+em+outras+l%C3%ADnguas&imgdii=_. Acesso em: 20 nov 2014.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel#Nome_do_Pai_Natal_em_v.C3.A1rios_pa.C3.ADses. Acesso em: 20 nov 2014.
A avaliação será feita ao longo da aula. O professor deverá observar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos escritos na produção dos cartões de Natal.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!