Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contextualizando o estudo sobre adjetivo

 

19/11/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o emprego adequado de adjetivos;
  • Elaborar o conceito de adjetivo;
  • Interpretar informações veiculadas em um texto;
  • Ampliar vocabulário e entender a utilização de adjetivos para expressar sentimentos;
  • Treinar a atenção e o cuidado com a escrita;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de brincadeiras seguindo regras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que saiba o conceito de substantivo e também seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

O estudo do adjetivo tem a finalidade de que os alunos percebam um processo de caracterização, e não simplesmente memorizar o conceito. Como elemento de caracterização, o adjetivo será mais bem entendido nas situações de uso, contextualizado. Assim, neste planejamento, propomos atividades que possibilitam os alunos a refletirem sobre o uso dos adjetivos, caracterizando pessoas, objetos, animais ou outros seres.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Motivando a turma

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html>.Acesso em: 28 de out. 2014

 

Professor, antes de iniciar este conteúdo, retome com os alunos o conceito de substantivo: palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros. Nos sítios abaixo você encontrará outras informações sobre substantivos.

Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm>. Acesso em: 28 de out. 2014.

Sítio: “Mundo Educação”. Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com/gramatica/substantivo.htm>. Acesso em: 28 de out. 2014.

 

Depois, convide os alunos para realizarem uma brincadeira na qual utilizarão palavras que descrevem, conta características de uma pessoa. (É importante que os alunos saibam o que significa a palavra características. Se necessário, peça que consultem o dicionário. É primordial que entendam o significado da palavra características: são palavras que permitem conhecer como são as pessoas, animais, coisa e objetos. Você também poderá utilizar a terminologia “qualidades”.).

 

Como realizar a brincadeira:


Explique que um participante voluntário iniciará o jogo, dizendo o nome de um colega e falando alguma coisa sobre ele ou sobre a roupa, cabelo...

Por exemplo: - Ana Flávia é linda. A menina chamada Ana Flávia deverá confirmar ou não a frase, agradecendo ou dizendo se concorda ou não com ela, por exemplo: Eu sou mesmo!  Ou Não me acho linda!  (A resposta será dada de acordo com cada aluno.). Depois, Ana Flávia escolhe outra criança e diz, por exemplo: Maria Emília é uma menina charmosa. Esta responde, dizendo, por exemplo: Obrigada!, e escolhe outra criança, dizendo, por exemplo: Vitor é um menino esperto. Vitor responde dizendo uma frase que retrata seu pensamento sobre o que foi dito por Maria Emília, e assim sucessivamente, até que todos tenham participado da brincadeira.
A atividade deverá ser realizada até que todos os alunos tenham sido contemplados ou até demonstrarem interesse em continuar. (Professor, procure incentivar a turma a dizer características positivas do colega, desta forma estarão concretizando amizades, trabalhando valores.).

 

Para finalizar estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

O solo e a suade do ser humano  Outra possibilidade para motivar a turma

Professor, organize os alunos em duplas ou trios. Apresente a eles algumas imagens de pessoas e/ou animais. Em seguida, peça-lhes que escrevam palavras que possam caracterizar o ser retratado. Se você preferir, poderá pedir que as equipes recortem as imagens de revistas, jornais ou panfletos de propagandas. Ou ainda, poderá pedir que os alunos fotografem imagens de objetos da sala de aula, do pátio ou de suas casas, bem como animais de diferentes espaços, utilizando a câmera de seus laptops. Para isto devem abrir o programa WxCam, efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poderão utilizar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ). Informe aos alunos, que: o botão máquina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ícone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pendrive. Imprima os desenhos para que os alunos possam realizar a atividade proposta.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Lendo um texto

Professor, registre o texto a seguir na lousa e peça que os alunos copiem. Ou se preferir, providencie o texto impresso para a turma.

 

Adjetivos

Fonte: Sítio: “Wiki do Amarelinho”. Disponível em: <http://wikidoamarelinho.pbworks.com/f/poesias_diversas.pdf>. Acesso em: 28 de out. 2014.

 

Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Ao final da leitura, pergunte para turma ressaltando as características de Rita, de algumas partes do corpo e de um objeto, veja:

  • Como Rita é? (Gritadeira, tagarela, magricela).
  • Como é o nariz dela? (Arrebitado).
  • E o cabelo dela, como é? (Espetado).
  • Que cor é a fita que amarra o cabelo dela? (Amarela).

Agora, informe para a turma:

As palavras gritadeira, tagarela, magricela, arrebitado, espetado, amarela, dizem como são as pessoas, os objetos ou as coisas. Chamam-se características.  As palavras que indicam as características das pessoas, animais, objetos ou outros seres são adjetivos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Atividades

Professor, registre o fragmento do texto e atividades a seguir na lousa e peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa. (Importante: se possível apresente o texto completo.). Veja no Sítio: “Colégio Santa Maria”. Disponível em: <http://www.santamaria.pucminas.br/Roteiros%20de%20Recuperao%20III%20Etapa/Ensino%20Fundamental/ROTEIRO%20DE%20RECUPERA%C3%87%C3%83O%20LP%20-%20III%20ETAPA%20-%204.%C2%BA%20ANO%20EF%20-%202013.pdf>. Acesso em 29 de out. 2014 ou use a obra AZEVEDO. Ricardo. Meu nome é cachorro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999. Esta obra trata, especificamente, da vida do cachorro, da sua maneira diferente e peculiar de ver a sua própria vida, as situações comuns do seu cotidiano. Ele fala sobre suas ideias, seus sentimentos, sobre outros personagens de acordo com sua ótica, com seu ponto de vista. O cachorro traz sua verdade numa narrativa pessoal, sobre diferentes episódios envolvendo os outros personagens: o gato, a tartaruga, o sapo e os donos da casa. Além disso, o cachorro apresenta-se como o ser mais importante da história, depois dos humanos.

 

Meu nome é Cachorro

 

Meu nome é Cachorro.

Modéstia à parte, sou o bicho mais belo, possante, jeitoso e interessante do jardim inteiro.

[...]

Tirando os donos da casa, que sabem trazer ração, acender e apagar a luz, abrir a torneira, levar a gente para passear; o mais esperto, talentoso, especial, valente, genial, corajoso, musculoso e inteligente por aqui, sou eu mesmo.[...]

 

1- Releia o texto ou as frases acima e responda:

 

a- Por que algumas palavras foram sublinhadas?

___________________________________________________________________. (Resposta possível: Para indicar as /características do cachorro.).

b- Dê sua opinião:

Faria diferença se o autor tivesse empregado apenas duas ou três características para o cachorro? Justifique sua resposta.

_____________________________________________________________________.

(Resposta pessoal. Verifique se os alunos destacaram a vaidade do cachorro, o exagero nas qualidades.).

 

Você gostaria de dar outra característica para o cachorro? Em caso afirmativo, qual seria?

__________________________________________________________________. (Resposta pessoal.).

 

Variações

Professor, aproveite para realizar um trabalho interdisciplinar com Ciências: animais domésticos, especialmente sobre cachorros: raças, hábitos alimentares, utilidades ao homem, dentre outros.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Atividades

Registre as atividades a seguir na lousa e peça que os alunos copiem e resolvam.

 

1- Sublinhe os adjetivos destas frases:

a- A casa pequena da fazenda é verde.

b- Augusto ganhou um cavalo preto e uma vaca malhada.

c- A chuva grossa molhou a cara pintada do palhaço.

d- Como é bonita sua bolsa!

e- Nossa! Como era veloz aquele carro que passou!

 

2- Elabore uma frase para cada expressão.

a- Blusa nova

______________________________________________________________________.

 

b- Suco gelado

______________________________________________________________________.

 

c- Sapato apertado

_____________________________________________________________________.

 

3- Faça como o modelo:

 

Quem tem preguiça é preguiçoso.

 

a-      Quem tem medo é _________________.

b-      Quem tem maldade é _________________.

c-      Quem tem coragem é _________________.

d-      Quem tem orgulho é _________________.

e-      Quem tem charme é _________________.

f-       Quem tem capricho é _________________.

 

4- Circule as características que são próprias destes substantivos:

a- Flores  -     gostosas, coloridas, azedas.

b- Macaca  -   esperta, azul, verde.

c- Café   -       branco, preto, azul.

d- Sorvete  -    quente, ardido, gelado.

e- Sol    -         escuro, quente, perfumado.

 

5- Uma pessoa colocou um anúncio no jornal, oferecendo um animal de estimação. Veja o anúncio:

Adjetivos

Fonte: Acervo da autora

 

Observe que a pessoa citou as características do animal, mas se esqueceu de informar que animal era. Será que, a partir dos adjetivos, você consegue adivinhar qual é ele?

a- Desenhe e pinte o animal em seu caderno de Língua Portuguesa.

b- Escreva o nome do animal. ______________(Tartaruga)

 

6- Escreva alguns adjetivos que sirvam para caracterizar:

a- Sua sala de aula - _______________________________________________

b- sua casa - _____________________________________________________

c- Seu melhor amigo - _____________________________________________

d- Sua cidade - __________________________________________________

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Produzindo propagandas

 

Professor, uma ótima maneira de trabalhar com adjetivos é analisar propagandas que têm como recurso atrair o público. Assim, leve para sala de aula panfletos que têm esta função. Veja alguns:

Adjetivos   Fonte: Sítio: “Diálogos”. Disponível em: <http://dialogoeducacional.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html>.

 

Adjetivos  Fonte: Sítio: “TuDiBão”. Disponível em: <http://tudibao.com.br/2010/03/o-mal-e-o-mau.html>.

 

Adjetivos   Fonte: Sítio: “TuDiBão”. Disponível em: <http://tudibao.com.br/2010/03/o-mal-e-o-mau.html>.

 

Adjetivos   Fonte: Sítio: “Kecre Digital”. Disponível em: <http://www.krecke.com.br/lab/trab/grossi/index.html>.  Acessados em: 29 de out. 2014.

 

Após a análise das propagandas, solicite que a turma pense em um evento que acontecerá na escola ou em seu município. Em seguida, peça que produzam uma propaganda na qual deverão ser incluídos alguns adjetivos. Por meio desta atividade você poderá verificar se os alunos compreenderam o uso adequado do adjetivo.

Observação: Para ver as propagandas, você poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Você também poderá utilizar data show, ou slides (usando PowerPoint). Outra opção é pedir que os alunos recortem as propagandas de revistas, jornais ou panfletos.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Leitura de texto online

 

Professor, o trabalho com textos online em sala de aula, é um excelente recurso pedagógico. Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos, às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta. Faça interrupções ao final de cada parágrafo, ressalte as informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente com os alunos estes dados. Para a leitura, sugerimos textos sobre adjetivos que poderão ser encontrados no Sítio: “Escola Kids”. Disponível em: <http://www.escolakids.com/adjetivos.htm>, <http://www.escolakids.com/adjetivo-qualifica-ou-da-qualidade.htm>, <http://www.escolakids.com/adjetivos-patrios.htm>.  Acessados em: 26 de out. 2014.

 

A atividade a ser realizada após a leitura pelos alunos é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Por isso, sugerimos que você organize uma roda de conversa com a turma e tenha como base as seguintes questões para permear o diálogo:

  • O que cada aluno achou do texto?
  • Tem alguma/s palavra/s que desconhecem o significado? Qual/is?
  • O que foi possível descobrir?
  • Quais conclusões podemos tirar sobre as atividades realizadas anteriormente?

Ouça o retorno dos questionamentos, faça intervenções quando necessário, formule novos questionamentos a partir das ideias apresentadas.

 

 

Observação: Professor, é importante que você já tenha conhecimento dos conteúdos apresentados nos sítios para que possa fazer intervenções/comentários pertinentes ao nível de seus alunos, selecionando o que de melhor adequar aos seus objetivos.Dependendo da turma você poderá optar por usar ou não a terminologia gramatical – adjetivo, caso você não considere apropriado, utilize características ou qualidades.

Recursos Complementares

Sugestão de link para o aluno e professor:

Sítio: “Escola Kids” – Gênero do adjetivo. Disponível em: <http://www.escolakids.com/genero-do-adjetivo.htm>.

Sítio: “Sol.eti.br” Forca dos adjetivos. Disponível em: <http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/jogo-da-forca-adjetivos.php>.

Sítio: “YouTube” – Mais Educação- substantivo e adjetivo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=OUc4qVsviXk>. Acessados em: 29 de out. 2014.

 

Sugestão de link para o professor:

Sítio: “Blog de aprendizagem”- Adjetivos.  Disponível em: <http://blog-de-aprendizagem.blogspot.pt/2013/02/adjetivos-lingua-portuguesa.html>. Acesso em: 29 de out. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: elaborar o conceito de adjetivo; identificar adjetivos em frases; interpretar informações veiculadas em um texto; interagir com os pares. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas. Ressaltamos a relevância do papel do professor ser mediador do processo de ensino e de aprendizagem, questionando e provocando os alunos para que observem, analisem, reflitam, sintetizem, concluam, apliquem as normas às descobertas à medida que estiverem ocorrendo. Assim, é muito importante que você acompanhe as atividades propostas com o intuito de rever as possíveis dificuldades apresentadas por seus alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.