17/11/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de OLiveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1 - BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA
Diversidade Cultural no Brasil
A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.
Região Nordeste
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.
Lavagem do Bonfim
Região Norte
A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.
Festival de Parintins (AM)
Região Centro-Oeste
A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.
Procissão do Fogaréu
Região Sudeste
Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.
Feijoada
Região Sul
O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.
Oktoberfest
ATIVIDADE 2 - FAZENDO CARTAZES COM INFORMAÇÕES DO TEXTO
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1 - RETOMANDO NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O TEXTO DE OPINIÃO
SLIDE 1
Objetivo Quando escrevemos um texto de opinião, nosso objetivo é o de convencer. Apresentamos nossa opinião em relação a determinado assunto e desejamos convencer nosso leitor a assumir o mesmo ponto de vista. |
SLIDE 2
Conteúdo Para que se possa alcançar com êxito esse objetivo, é preciso que o aluno conheça muito bem o tema de que irá tratar. O autor do texto precisa ter dados e informações que justifiquem sua opinião, que possibilitem a ele construir bons argumentos, a favor ou contra o tema abordado. |
SLIDE 3
Etapas A escrita de um texto de opinião pressupõe, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (não necessariamente nesta ordem):
· tomada de posição em relação ao tema (contra ou a favor);
· justificativa da posição assumida, com base em argumentos;
· antecipação de possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando-os;
· conclusão do texto, reforçando-se a posição assumida. |
SLIDE 4
Aspectos fundamentais Levantados esses pontos, é preciso, também, que se observem dois aspectos fundamentais para a construção da coerência do texto:
· organização dos argumentos;
· ligação entre as diferentes partes do texto (frases, parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão). |
SLIDE 5
Estrutura linguística
A questão da articulação Além de todos os aspectos gramaticais relevantes para a escrita de qualquer gênero textual, no texto de opinião é extremamente importante a questão da articulação. Por não se caracterizar como uma lista de argumentos, esse texto pressupõe uma ligação entre suas diferentes partes, encaminhando-o a uma conclusão. |
Texto dos slides disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm Acesso em: 13 nov. 2014.
ATIVIDADE 2 - O QUE É PRECONCEITO CULTURAL?
ATIVIDADE 3 - PRODUÇÃO TEXTUAL
Depois de comentadas e discutidas as informações do vídeo, proponha aos alunos que escrevam um texto de opinião abordando o preconceito cultural que algumas pessoas demonstram em razão da diversidade cultural brasileira.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+sobre+diversidade+cultural+no+brasil&espv=2&biw=1366&bih=705&tbm=isch&imgil=2BI1yrDPZ0Q7UM%253A%253BKc
CCfG9AucR8OM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mundoeducacao.com%252Fupload%252Fconteudo%252Fcultura%252520me
Acesso em: 13 nov. 2014.
ATIVIDADE 4
Peça a eles para escreverem um texto de opinião no sentido de se posicionarem contra o preconceito cultural.
"ABAIXO O PRECONCEITO CULTURAL"
Como iremos salvar nossa cultura? Já que ela sofre tanta discriminação, seja por nós, brasileiros, ou por outras nações que só acham o Brasil um país de beleza natural enorme e de pessoas simpáticas... No popular: Um país de bundas... Um país de mulheres maravilhosas, paraíso de prostituição...
Podemos começar a salvar nossa cultura, escolhendo as músicas que escutamos, dando abertura a nossas músicas, nossos filmes, nossa língua, aprendendo a cantar o Hino...
Vamos acabar com nosso preconceito, nossa cultura é a marca do nosso povo! Nossa cultura somos nós!
Abaixo o preconceito cultural!
Parte do texto disponível em: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071103092906AAzeN6k Acesso em: 13 nov. 2014.
Para o professor complementar suas informações sobre o tema:
1. Preconceito cultural - http://incompetenciabrasileira.wordpress.com/2011/08/17/preconceito-cultural/ Acesso em: 13 nov. 2014.
2. Preconceito regional - http://diversidadeculturalnaescola.blogspot.com.br/2012/10/preconceito-regional_21.html Acesso em: 13 nov. 2014.
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