Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LENDO E ESCREVENDO SOBRE A DIVERSIDADE CULTURAL NO BRASIL

 

17/11/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de OLiveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Informar-se  sobre a diversidade cultural no Brasil.
  • Divulgar, por meio de cartazes, informações variadas sobre a diversidade brasileira.
  • Produzir texto de opinião sobre o preconceito com a diversidade.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
  • Noções básicas sobre a produção de um texto de opinião.
  • Preconceito.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Xerox
  • Datashow
  • Vídeo

 

  • Professor, a diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagemdançasvestuárioreligião e outras tradições como a organização da sociedade A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade.Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (Mistura de culturas). 

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA

 

 

Diversidade Cultural no Brasil

 

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.

Nesse contexto, alguns aspectos culturais das regiões brasileiras serão abordados.

Região Nordeste

Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim. A literatura de Cordel é outro elemento forte da cultura nordestina. O artesanato é representado pelos trabalhos de rendas. Os pratos típicos são: carne de sol, peixes, frutos do mar, buchada de bode, sarapatel, acarajé, vatapá, cururu, feijão-verde, canjica, arroz-doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.


Lavagem do Bonfim

Região Norte

A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré, em Belém (PA); e o Festival de Parintins, a mais conhecida festa do boi-bumbá do país, que ocorre em junho, no Amazonas. Outros elementos culturais da região Norte são: o carimbó, o congo ou congada, a folia de reis e a festa do divino.
A influência indígena é fortíssima na culinária do Norte, baseada na mandioca e em peixes. Outros alimentos típicos do povo nortista são: carne de sol, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva), camarão seco e pimenta-de-cheiro.


Festival de Parintins (AM)

Região Centro-Oeste

A cultura do Centro-Oeste brasileiro é bem diversificada, recebendo contribuições principalmente dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios. São manifestações culturais típicas da região: a cavalhada e o fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária regional é composta por arroz com pequi, sopa paraguaia, arroz carreteiro, arroz boliviano, maria-isabel, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal - como o pintado, pacu, dourado, entre outros.


Procissão do Fogaréu

Região Sudeste

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.
A culinária do Sudeste é bem diversificada e apresenta forte influência do índio, do escravo e dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. Entre os pratos típicos se destacam a moqueca capixaba, pão de queijo, feijão-tropeiro, carne de porco, feijoada, aipim frito, bolinho de bacalhau, picadinho, virado à paulista, cuscuz paulista, farofa, pizza, etc.


Feijoada

Região Sul

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. As festas típicas são: a Festa da Uva (italiana) e a Oktoberfest (alemã). Também integram a cultura sulista: o fandango de influência portuguesa, a tirana e o anuo de origem espanhola, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a congada, o boi-de-mamão, a dança de fitas, boi na vara. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro), vinho.


Oktoberfest

 

ATIVIDADE 2 - FAZENDO CARTAZES COM INFORMAÇÕES DO TEXTO

 

  • Professor, entregue aos alunos cartolinas, papel sulfite ou outros materiais e peça para que eles o completem com informações do texto. Os estudantes deverão usar a criatividade para fazerem cartazes com as informações mais interessantes e depois afixarem em local apropriado da escola.

 

 

MÓDULO 2 

 

ATIVIDADE 1 - RETOMANDO NOÇÕES BÁSICAS SOBRE O TEXTO DE OPINIÃO

 

  • Professor, apresente aos alunos os slides abaixo para que relembrem as noções básicas sobre como escrever um texto de opinião.

 

SLIDE 1

 

Objetivo

Quando escrevemos um texto de opinião, nosso objetivo é o de convencer. 

Apresentamos nossa opinião em relação a determinado assunto e desejamos convencer nosso leitor a assumir o mesmo ponto de vista.

 

SLIDE 2

Conteúdo

Para que se possa alcançar com êxito esse objetivo, é preciso que o aluno conheça muito bem o tema de que irá tratar. 

O autor do texto precisa ter dados e informações que justifiquem sua opinião, que possibilitem a ele construir bons argumentos, a favor ou contra o tema abordado.

 

SLIDE 3

 

Etapas

A escrita de um texto de opinião pressupõe, geralmente, as seguintes etapas de trabalho (não necessariamente nesta ordem):

 

· tomada de posição em relação ao tema (contra ou a favor);

 

· justificativa da posição assumida, com base em argumentos;

 

· antecipação de possíveis argumentos contrários ao seu ponto de vista, contestando-os;

 

· conclusão do texto, reforçando-se a posição assumida.

 

 

SLIDE 4

Aspectos fundamentais

Levantados esses pontos, é preciso, também, que se observem dois aspectos fundamentais para a construção da coerência do texto:

 

· organização dos argumentos;

 

· ligação entre as diferentes partes do texto (frases, parágrafos; introdução, desenvolvimento e conclusão).

 

SLIDE 5

 

Estrutura linguística

 

A questão da articulação

Além de todos os aspectos gramaticais relevantes para a escrita de qualquer gênero textual, no texto de opinião é extremamente importante a questão da articulação. Por não se caracterizar como uma lista de argumentos, esse texto pressupõe uma ligação entre suas diferentes partes, encaminhando-o a uma conclusão.

 

Texto dos slides disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm Acesso em: 13 nov. 2014.

 

ATIVIDADE 2 - O QUE É PRECONCEITO CULTURAL?

 

  • Professor, apresente o vídeo Preconceito cultural aos alunos, com o objetivo de informá-los sobre o tema e de ajudá-los depois na escrita. O vídeo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xQBSzD8PcYs Acesso em: 13 nov. 2014.

 

 
  1. Preconceito Cultural - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=xQBSzD8PcYs
    07/11/2013 - Vídeo enviado por Douglas Alecrim
    Video feito e editado por Douglas Gonçalves e Gabriel, sobre opreconceito cultural, um trabalho de ...

 

ATIVIDADE  3 - PRODUÇÃO TEXTUAL 

 

Depois de comentadas e discutidas as informações do vídeo, proponha aos alunos que escrevam um texto de opinião abordando o preconceito cultural que algumas pessoas demonstram em razão da diversidade cultural brasileira.

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+sobre+diversidade+cultural+no+brasil&espv=2&biw=1366&bih=705&tbm=isch&imgil=2BI1yrDPZ0Q7UM%253A%253BKc

CCfG9AucR8OM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.mundoeducacao.com%25252Fgeografia%25252Fdiversidade-cultural-no-brasil.htm&source=iu&pf=m&fir=2BI1yrDPZ0Q7UM%253A%252CKcCCfG9AucR8OM%252C_&usg=__pubGLgTaxFYgr-9LUuPnKLVnChA%3D&ved=0CDQQyjc&ei=H6VkVLb2McOiNrjWg4AH#facrc=_&imgdii=_&imgrc=2BI1yrDPZ0Q7UM%253A%3BKc

CCfG9AucR8OM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mundoeducacao.com%252Fupload%252Fconteudo%252Fcultura%252520me

2.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.mundoeducacao.com%252Fgeografia%252Fdiversidade-cultural-no-brasil.htm%3B271%3B201

Acesso em: 13 nov. 2014.

 

ATIVIDADE 4

 

  • Professor, peça aos alunos para lerem o pequeno texto abaixo  que  poderão ajudá-los na tarefa de escrever o texto. 

Peça a eles para escreverem um texto de opinião no sentido de se posicionarem contra o preconceito cultural.

 

"ABAIXO O PRECONCEITO CULTURAL"

 

Como iremos salvar nossa cultura? Já que ela sofre tanta discriminação, seja por nós, brasileiros,  ou por outras nações que só acham o Brasil um país de beleza natural enorme e de pessoas simpáticas... No popular: Um país de bundas... Um país de mulheres maravilhosas, paraíso de prostituição... 
Podemos começar a salvar nossa cultura, escolhendo as músicas que escutamos, dando abertura a nossas músicas, nossos filmes, nossa língua, aprendendo a cantar o Hino... 
Vamos acabar com nosso preconceito, nossa cultura é a marca do nosso povo! Nossa cultura somos nós! 
Abaixo o preconceito cultural!

Parte do texto disponível em: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071103092906AAzeN6k  Acesso em: 13 nov. 2014.

Recursos Complementares

Para o professor complementar suas informações sobre o tema:

 

1. Preconceito cultural -  http://incompetenciabrasileira.wordpress.com/2011/08/17/preconceito-cultural/ Acesso em: 13 nov. 2014.

2. Preconceito regional - http://diversidadeculturalnaescola.blogspot.com.br/2012/10/preconceito-regional_21.html Acesso em: 13 nov. 2014.

Avaliação
  • Professor, avalie, por meio da observação, a participação e o interesse dos estudantes durante o desenrolar das atividades. A produção do texto de opinião será o instrumento para a avaliação quantitativa.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.