Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LENDO TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE OS ANIMAIS EM EXTINÇÃO

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de OLiveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- conhecer texto informativo sobre o assunto.

- reconhecer as ideias principais do texto.

- retirar informações sugeridas pelo professor.

- pesquisar imagens dos animais extintos.

- fazer cartazes com as imagens dos animais.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Habilidade de leitura e escrita.

- Texto informativo.

Estratégias e recursos da aula
  • Internet
  • Vídeo
  • Pesquisa em grupos
  • Confecção de cartazes

 

- Professor, o texto informativo corresponde às manifestações textuais cujo emissor (escritor) expõe brevemente um tema, fatos ou circunstâncias a um receptor (leitor). Em outras palavras, representam as produções textuais objetivas, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta (linguagem denotativa), que tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, isento de duplas interpretações.

Texto disponível em: http://www.todamateria.com.br/texto-informativo/ Acesso em: 24 nov. 2014.

 

MÓDULO 1

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=textos+sobre+animais+em+extin%C3%A7%C3%A3o+no+brasil&biw=1366&bih=662&tbm=isch&imgil=Pl4CdOqkh9NQXM%253A%253BPCE6mj26VPdu9M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%25252FfichaTecnicaAula.html%25253Faula%2525253D34644&source=iu&pf=m&fir=Pl4CdOqkh9NQXM%253A%252CPCE6mj26VPdu9M%252C_&usg=__QW3ag3keVrqh8BEd2v9YroGKoKQ%3D&ved=0CEYQyjc&ei=W1NyVIDTF4aYgwS_sITwDg#facrc=_&imgdii=_&imgrc=Pl4CdOqkh9NQXM%253A%3BPCE6mj26VPdu9M%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252Fstorage%252Fdiscovirtual%252Fgalerias%252Fimagem%252F0000002641%252Fmd.0000033319.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportaldoprofessor.mec.gov.br%252FfichaTecnicaAula.html%253Faula%253D34644%3B350%3B285 Acesso em: 23 nov. 2014.

 

ATIVIDADE 1

 

 
  • Disponível em:  Resultado de imagem para animais ameaçados de extinção
  • Resultado de imagem para animais ameaçados de extinção
  • Resultado de imagem para animais ameaçados de extinção
  • Resultado de imagem para animais ameaçados de extinção
  • Resultado de imagem para animais ameaçados de extinção

Disponível em:https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=animais+amea%C3%A7ados+de+extin%C3%A7%C3%A3o Acesso em: 24 nov. 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

  • Professor, providencie cópias do texto informativo abaixo para que seus alunos o leiam com bastante atenção.

 

Texto informativo - Quais são os animais ameaçados de extinção no Brasil

Atualmente, 627 espécies brasileiras estão ameaçadas. Confira algumas das que enfrentam maior risco

 

 


Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), espécie classificada como "Em Perigo" na lista de animais ameaçados de extinção (Foto: Tamar)

Que o Brasil é um dos países com maior biodiversidade, com uma grande quantidade de espécies de fauna e flora, não é novidade para ninguém. Que alguns desses animais correm sério risco de extinção, devido a uma série de fatores como desmatamento, caça ilegal, poluição, também não. Mas quais são, afinal, as espécies brasileiras ameaçadas?

A resposta está no Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas, produzido pelo Instituto Chico Mendes, do Ministério do Meio Ambiente, e pela organização internacional IUCN, com base nos estudos de uma série de pesquisadores. Atualmente, 627 espécies estão na lista de ameaçadas de extinção, em diferentes categorias de risco. Metade dessas espécies estão protegidas em unidades de conservação, e o governo aprovou planos de ação para cerca de 33% das espécies.

A lista divide os animais de acordo com o estado de conservação de cada espécie. Essas categorias vão desde Vulnerável até Extinta, além das espécies classificadas como Quase ameaçadas ou Pouco preocupante. Confira alguns animais de cada categoria.

Extintas

Essa é a categoria mais dramática: sete espécies brasileiras são consideradas Extintas (EX), e as sete eram encontradas na Mata Atlântica – o bioma mais devastado do Brasil. São espécies como a perereca Phrynomedusa fimbriata ou a arara Anodorhynchus glaucus, além de quatro invertebrados terrestres, como a minhoca-branca e uma espécie de minhocuçu.

Extintas na natureza

Mutum de Alagoas, espécie brasileira que foi extinta da natureza (Foto: Marco A. Freitas)

Duas espécies estão listadas como Extintas na Natureza (EW). São duas aves que não são encontradas mais em seus habitats naturais, e existem apenas em cativeiro. Omutum-de-Alagoas é uma ave que antes era encontrada na Mata Atlântica, mas desde 1999 acredita-se que esteja extinta na natureza: há cerca de 120 indíviduos vivendo em cativeiro. Já a ararinha-azul é uma ave de plumagem azul e cinza que vivia na caatinga. O último indivíduo desapareceu na natureza em outubro de 2000, mas cerca de 60 indivíduos vivem em cativeiro. A ararinha-azul é conhecida do grande público: é a espécie que inspirou o filme Rio.Reportagem de ÉPOCA desta semana (para assinantes) mostra como um novo projeto pretende devolver essa espécie para a natureza.

 

Criticamente em perigo

O peixe-boi (Trichechus manatus), espécie classificada como "Em Perigo" na lista de animais ameaçados de extinção (Foto: Marco A. Freitas)

São considerados Criticamente em Perigo (CR) as espécies de animais que tiveram grande declínio de população e vivem em apenas algumas áreas – a destruição dessas áreas coloca em risco a existência desses animais. Atualmente, há 125 espécies brasileiras classificadas nessa categoria, como o peixe-boi-marinho, que sofre principalmente por causa da caça e de capturas acidentais, e o mico-leão-da-cara-preta, o mais ameaçado dos mico-leões da Mata Atlântica.

Em perigo

São 163 espécies classificadas como Em Perigo (EN). Elas também enfrentam alto risco de extinção, mas a situação não é tão crítica como a categoria CR. A tartaruga-de-pente é um exemplo de animal em perigo. Essa tartaruga vive no litoral da Bahia, e tem esse nome porque, antigamente, o seu casco era usado para fazer pentes. Hoje, o que mais ameaça a espécie é a poluição marinha.

Vulnerável

Onça-parda (Puma concolor capricornensis), espécie classificada como "Vulnerável" na lista de animais ameaçados de extinção  (Foto: Marco A. Freitas)

A maior parte dos animais da lista encontra-se nessa categoria: são 330 espécies brasileiras consideradas Vulneráveis (VU), em praticamente todos os biomas do país. É o caso dos principais felinos brasileiros, as onças. As três espécies de onça do país estão vulneráveis, e enfrentam ameaças como a destruição de seus habitats com o avanço deo desmatamento, além da caça. Os animais vulneráveis também correm grande risco, mas muitos já estão sendo atendidos por planos de ação de conservação. O lobo-guará, por exemplo, outra espécie considerada vulnerável, tem 19 metas e 25 ações para reverter o declínio populacional da espécie.   

ATIVIDADE 3

 

  • Professor, primeiramente, peça aos alunos que resumam o texto oralmente. Na sequência, peça a eles que procurem em dicionários escolares ou on line o significado das palavras que considerarem difíceis. Tão logo encontrem o significado das palavras, deverão retorná-las ao texto para verificarem se se aproximam do contexto.Veja exemplos de palavras que podem trazer dúvidas.

 

BIODIVERSIDADE

VULNERÁVEL

BIOMA

HABITATS

CATIVEIRO

 

ATIVIDADE 4 

 

  • Professor, peça aos estudantes que expliquem porque o texto lido é um texto informativo. Se não conseguirem, coloque no quadro as características desse texto. Veja abaixo:

 Procedimentos a serem observados quando produzimos um texto informativo:

  • ater-se aos fatos;
  • não produzir juízo de valor;
  • explicitar as fontes;
  • ser objetivo;
  • contemplar diferentes versões;
  • evitar ambiguidades;
  • evitar uso de gírias, preferir linguagem formal.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1

 

  • Professor, peça aos alunos que se reúnam em grupos e pesquisem na internet ou em enciclopédias uma lista de animais em extinção. Importante se eles conseguirem fotos desses animais. Veja algumas.

 

Os 10 principais animais ameaçados de extinção

 

01 – Tigre

Novos levantamentos indicam que existem menos de 3,2 mil tigres na natureza. Hoje, só restam apenas 7% do habitat natural destes animais. O extermínio dos tigres também está ligado à falta de informação. Em muitas partes da Ásia, os tigres são caçados porque partes do seu corpo são consideradas medicinais.

02 – Urso polar

O urso polar se tornou o principal símbolo dos animais que perdem seu habitat natural devido ao aquecimento global. A elevação da temperatura no Ártico é uma das principais ameaças aos ursos, assim como os petroleiros e os derramamentos de óleo na região.

03 – Morsa

Os mais novos animais a entrarem para a lista dos ameaçados, as morsas também são diretamente afetadas pelo aquecimento global. Em setembro, 200 morsas foram encontradas mortas nas praias do Alasca. Com o derretimento das geleiras, os animais estão ficando sem comida.

04 – Pinguim de Magalhães

O aquecimento das correntes marítimas tem forçado os pinguins a nadarem cada vez mais longe para achar comida. Não à toa, eles têm aparecido nas praias brasileiras, muitas vezes magros demais ou muito doentes. Das 17 espécies de pinguins, 12 estão ameaçadas pelo aquecimento global.

05 – Tartaruga-gigante

Também conhecida tartaruga-de-couro, são um dos maiores répteis do planeta e chegam a pesar 700 quilos. Estimativas mostram que há apenas 2,3 mil fêmeas no Oceano Pacífico, seu habitat natural. O aumento das temperaturas, a pesca e a poluição têm ameaçado sua procriação.

06 – Atum-azul

Um dos ingredientes principais do sushi de boa qualidade, o atum encontrado nos oceanos Atlântico e Mediterrâneo está sendo extinto por causa da pesca predatória. Uma proibição temporária da pesca desta espécie de atum ajudaria suas populações a voltar a um equilíbrio. Segundo o WWF, as pessoas em geral podem ajudar a protegê-los diminuindo seu consumo.

07 – Gorila das montanhas

Famosos depois do filme “Nas montanhas dos gorilas”, estrelado por Sigourney Weaver, os gorilas podem deixar de existir na próxima década. Existem apenas 720 animais vivendo nas florestas da África, e outros 200 no Parque Nacional de Virunga, a maior área de preservação desta espécie. Em muitas partes da África, os gorilas são caçados porque partes do seu corpo são consideradas medicinais.

08 – Borboleta monarca

As temperaturas extremas são a principal ameaça destas borboletas, que todo ano cruzam os Estados Unidos em busca do calor mexicano. Elas vivem em florestas de pinheiros, área cada vez mais ameaçada pelo aquecimento global e urbanização crescente.

09 – Rinoceronte de Java

Existem apenas 60 destes rinocerontes em seus habitat natural. Como seu chifre é usado na medicina tradicional asiática, os rinocerontes são caçados de forma predatória. A expansão das plantações também tem acabado com as florestas que abrigam a espécie. O Vietnã, país que era um grande habitat dos rinocerontes, abriga apenas 12 animais no momento.

10 – Panda

restam apenas 1,6 mil pandas na natureza, de acordo com o WWF. Eles vivem nas florestas da China, que estão cada vez mais ameaçadas pelo crescimento das cidades chinesas. Existe mais de 20 áreas de proteção ambiental no país para proteger estes animais. Metade dos pandas vive hoje em áreas protegidas ou em zoológicos.

 

ATIVIDADE 2

 

  • Professor, depois da pesquisa pronta, providencie impressão das fotos, cola, cartolinas ou outro tipo de papel para os alunos fazerem cartazes para afixarem na escola.
Recursos Complementares
Avaliação

 

  • Professor, a avaliação poderá ser feita durante todo o processo. Observe se seu aluno tem interesse e participa ativamente das atividades. Poderá também avaliar os cartazes elaborados pelos alunos. Pense em critérios tais como: criatividade, estética, etc. Em relação ao texto informativo, o professor deve atentar-se para a pergunta da atividade 3: porque o texto lido é um texto informativo. Como o assunto já tinha sido foco em outras aulas, o importante é que os estudantes saibam reconhecê-lo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.