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Doença de Chagas no Brasil

 

14/11/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explanar sobre o histórico da doença de Chagas no  Brasil e a situação atual.

  • Enumerar as características da doença de Chagas.

  • Apontar o causador e o transmissor da doença de Chagas.

  • Explicar o ciclo vital do Trypanosoma cruzi no homem e no barbeiro.

  • Alertar sobre a prevenção da doença de Chagas.

  • Explicitar as questões sociais inerentes à doença de Chagas.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Protozoários.

Divisão celular.

Parasitismo.

Noções de anatomia e fisiologia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de documentário; estudo e produção de textos; produção de cartazes; publicação de produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos; vídeos e imagens digitais; materiais para confeccionar cartazes.

http://www.invivo.fiocruz.br/chagas/imagens/doencadechagas_00_zoom.jpg

Imagem disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/chagas/imagens/doencadechagas_00_zoom.jpg. Acesso em 12/11/2014.

Módulo 1- Aspectos gerais da doença de Chagas no Brasil

Atividade 1- Reportagens sobre a doença de Chagas

Sugerimos que o professor inicie o estudo deste tema por meio da visualização e discussão de três vídeos que apresentam reportagens sobre a doença de Chagas em três anos diferentes: 2010; 2012 e 2013.

 

GLOBO TV. BOM DIA BRASIL. Mal de Chagas ainda faz vítimas no Brasil. Duração: 9min. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/mal-de-chagas-ainda-faz-vitimas-no-brasil/1373661/. Acesso em 12/11/2014.

 

­GLOBO TV. BEM ESTAR. Doença de chagas atinge quase dois milhões de brasileiros. Duração: 2min47seg. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/doenca-de-chagas-atinge-quase-dois-milhoes-de-brasileiros/2611292/. Acesso em 12/11/2014.

 

GLOBO TV. BOM DIA BRASIL. Pará vive novo surto da doença de Chagas. Duração: 2min10seg. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-brasil/v/para-vive-novo-surto-da-doenca-de-chagas/2132977/. Acesso em 12/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de questões, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.

Questões para registro e discussão

  • O que caracteriza a doença de Chagas?

  • Quais são os sintomas da doença de Chagas narrados pelos participantes dos vídeos?

  • Qual é a situação da doença de Chagas no Brasil atualmente?

  • Doença de Chagas tem cura? Explique.

  • Quais são as dificuldades de controle da doença de Chagas?

  • O que dificulta a erradicação da doença de Chagas?

  • Qual ser vivo causa a doença? Qual animal transmite o causador para o homem?

  • Quais são as formas de transmissão do protozoário causador da doença?

  • Quais são é o principais órgãos acometidos pela doença de Chagas?

  • Enumere 3 aspectos que chamam a atenção nesta doença.

  • O que as três reportagens têm em comum? E de diferente?

  • Quais são as questões sociais relacionadas à doença de Chagas?

Atividade 2- Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões para registros propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

 

http://ecoyambiente.com/wp-content/uploads/2013/09/Vinchuca_-picando.jpg

Imagem disponível em: http://ecoyambiente.com/wp-content/uploads/2013/09/Vinchuca_-picando.jpg. Acesso em 12/11/2014.

 

Módulo 2- Sobre a doença: aprofundamento teórico

Atividade 1-  Documentário

Para saber mais sobre aspectos históricos Doença de Chagas no Brasil, sugerimos o documentário apresentado no vídeo indicado abaixo.

 

FIOCRUZ/SESPA. Doença de Chagas: ontem e hoje. Duração 25 min55seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Prpe7CvYvnU. Acesso em 12/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de itens para registro, como as sugeridas a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.

Questões para registro e discussão

  • Cronologia da doença de Chagas no Brasil.

  • Formas de contaminação pelo Trypanosoma cruzi por via oral e prevenção.

  • A doença de Chagas na Região Norte do Brasil.

  • Questões sociais relacionadas à doença de Chagas.

 

Atividade 2- Textos

Para que os alunos possam saber mais sobre a doença de Chagas, sugerimos o estudo dos textos abaixo elencados.

 

VARELLA, Dráuzio. Doença de Chagas. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/letras/c/doenca-de-chagas/. Acesso em 12/11/2014.

 

AGÊNCIA FIOCRUZ DE NOTÍCIAS. Doença de Chagas. Disponível em: http://www.agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7a-de-chagas.  Acesso em 12/11/2014.

 

PORTAL DA SAÚDE. Doença de Chagas. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/doenca-de-chagas. Acesso em 12/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

O professor deverá disponibilizar para cada aluno uma cópia de itens para registro, como os sugeridos a seguir, para promover uma organização das informações e uma discussão entre os alunos.

Itens para registro e discussão

  • Descrição da doença.

  • Causador.

  • Transmissor.

  • Formas de transmissão.

  • Diagnóstico.

  • Tratamento.

Atividade 3- Discussão do documentário e dos textos

A discussão do documentário e dos textos deverá acontecer tendo como ponto de partida os itens para registros propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas, fazendo um consolidado do que foi apresentado pelo grupo. Este consolidado deverá ser apresentado por um representante deste grupo na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O consolidado de cada grupo deverá ser enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Fechamento da discussão

Cabe ao professor fechar a discussão chamando a atenção para as formas de transmissão do Trypanosoma cruzi  por via oral, na ingestão de alimentos contaminados com fezes do barbeiro. Deve alertar para alimentos como o açaí e o caldo de cana, cujo consumo deve ser cauteloso, cabendo sempre avaliação da procedência e da higienização destes alimentos ao serem preparados para consumo.

 

Outra questão importante que deve ser destacada é a incidência da doença de Chagas nas áreas urbanas em consequência da migração do barbeiro, devido aos desmatamentos, de seu habitat natural silvestre. Neste sentido, as pessoas que vivem em áreas urbanas devem também tomar cuidados e averiguar sempre a presença destes insetos em seu ambiente. Vale combater o inseto, mas vale ainda mais a conscientização e o combate ao desmatamento.

 

Sugerimos o cartaz abaixo para subsidiar esse posicionamento do professor. Cabe ao professor salvá-lo em seu computador e projetá-lo para os alunos utilizando o aparelho data show. Neste momento, o professor deverá explorar as imagens e mensagens nele contidas, dialogando com os alunos e trazendo a realidade deles para esta conversa.

 

http://3.bp.blogspot.com/-i-Fnb-zPLGk/TaWVq4K4XKI/AAAAAAAALq4/kz645oK-CXY/s1600/chagas.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-i-Fnb-zPLGk/TaWVq4K4XKI/AAAAAAAALq4/kz645oK-CXY/s1600/chagas.jpg. Acesso em 12/11/2014.

 

Módulo 3- Ciclo biológico do Trypanosoma cruzi

Atividade 1- Vídeos

1- FRANSAK, Rafael. Ciclo Biológico Doença de Chagas. Duração: 2min48seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Waojf4rtxF8. Acesso em 12/11/2014.

 

2- TEIXEIRA, Dirceu Esdras; et al. Ciclo de vida do Trypanossoma cruzi no homem. Duração: 3min10seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0N4eB1c2xI0. Acesso em 12/11/2014.

 

3- _____________. Ciclo de vida do Trypanossoma cruzi no inseto. Duração: 2min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4gzjFbvCahY. Acesso em 12/11/2014.

 

4- G1. G1- Descoberta da doença de Chagas completa 100 anos. Duração: 5min07seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EfABk01DmGA. Acesso em 12/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

Cada aluno, ao assistir aos vídeos, deverá fazer seus registros na perspectiva da elaboração de um esquema do ciclo do Trypanosoma cruzi e da doença de Chagas.

 

http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2014/02/mais-que-mil-palavras/image_preview

Imagem disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2014/02/mais-que-mil-palavras/image_preview. Acesso em 13/11/2014.

Atividade 2- Texto Complementar

Sugerimos que após verem os vídeos, os alunos leiam o texto abaixo indicado para complementar as informações com as quais teve contato anteriormente sobre o ciclo evolutivo da doença de Chagas.

 

INSTITUTO DE EXTENSÃO, CIÊNCIAS E PESQUISAS BIOMÉDICAS. Doença de Chagas: entenda o seu ciclo biológico. Disponível em: http://www.icespcursos.com/#!doena-de-chagas-e-ciclo-biolgico/cxqe. Acesso em 13/11/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. Os alunos deverão rever seus registros da atividade 1 e complementá-los.

Atividade 3- Fechamento

Cabe ao professor fazer o fechamento das atividades 1 e 2, explicando o ciclo do Trypanosoma cruzi e esclarecendo as dúvidas dos alunos. Sugerimos que utilize uma imagem como a indicada abaixo, salve-a em seu computador e a projete para os alunos utilizando o aparelho data show. Os alunos poderão escolher em que parte do ciclo tiveram mais dúvidas e este pode ser o ponto de partida para a explanação do professor.

 

http://www.cursointellectus.com.br/sites/default/files/ciclo_do_trypanosoma_cruzi.jpg

Imagem disponível em: http://www.cursointellectus.com.br/sites/default/files/ciclo_do_trypanosoma_cruzi.jpg. Acesso em 13/11/2014.

 

Atividade 4- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos deverá produzir um texto com o tema: Doença de Chagas no Brasil: uma questão de saúde e/ou social?

 

Neste texto, deverão contemplar os itens apontados a seguir.

  • Histórico da doença de Chagas no  Brasil e situação atual.

  • Características da doença.

  • Causador e transmissor da doença de Chagas.

  • Ciclo vital do Trypanosoma cruzi no homem e no barbeiro.

  • Prevenção da doença de Chagas.

  • Questões sociais relacionadas à doença de Chagas.

Estruturação do texto

O texto dissertativo/argumentativo é uma modalidade em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar uma tese. Quando o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes, que apontamos a seguir.

  • Introdução: apresenta-se a ideia ou o ponto de vista que será defendido.

  • Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista (para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação, citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados etc.).

  • Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.

Fonte: TERRA, Ernani. O Texto Dissertativo/Argumentativo. Disponível em: http://www.professorafrancinetecel.com/dicas/item/3-o-texto-dissertativo-argumentativo.html. Acesso em 13/11/2014.

 

O texto produzido pelos alunos deverá ser digitado e enviado ao professor, por e-mail, para avaliação. Após correções, o texto deverá compor os portfólios dos alunos.

 

Atividade 5- Elaborando cartazes com o ciclo biológico

O professor deverá reunir os alunos em grupos de 5 componentes para elaborarem o ciclo biológico do Trypanosoma cruzi - ou ciclo da doença de Chagas.

O ciclo deverá ser elaborado em forma de um cartaz que, após avaliação do professor, ficará exposto em sala de aula por 15 dias. O ciclo deverá ser esquemático com ilustrações. Para ilustrar, poderão optar entre usar recortes de revistas ou fazer seus próprios desenhos.  O grupo deverá providenciar os materiais necessários para a confecção deste cartaz. Cabe ao professor fornecer aquilo que a escola dispuser: cola, tesouras, tintas, pincéis etc.

 

Após as correções e fixação dos cartazes em sala de aula, o professor deverá fotografá-los para postagem no site ou no blog da escola.

 

Atividade 6- Publicação em site da escola

Toda a produção dos alunos, incluindo os consolidados das discussões, os textos e as fotos dos cartazes,  deverá ser socializado na internet, após avaliação do professor. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 13/11/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

http://1.bp.blogspot.com/-1nFYLwCRtw4/UH5av3CtcVI/AAAAAAAAABA/1vvuXT342cI/s1600/Trypanosoma-cruzi.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-1nFYLwCRtw4/UH5av3CtcVI/AAAAAAAAABA/1vvuXT342cI/s1600/Trypanosoma-cruzi.jpg. Acesso em 12/11/2014.

Recursos Complementares

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE. Guia para Vigilância, Prevenção, Controle e Manejo Clínico da Doença de Chagas Aguda transmitida por alimentos. [PDF]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_prevencao_doenca_chagas.pdf. Acesso em 12/11/2014.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Infecciosas e Parasitárias – Guia de Bolso - 8ª edição. [PDF]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/janeiro/23/doen-infecciosas-guia-bolso-8ed.pdf. Acesso em 12/11/2014.

 

BRENER, Zigman. Trypanosoma cruzi: morfologia e ciclo evolutivo. Disponível em: http://books.scielo.org/id/nf9bn/03. Acesso em 13/11/2014.

 

COURA, José Rodrigues. Tripanosomose, doença de Chagas. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252003000100022&script=sci_arttext. Acesso em 13/11/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os consolidados resultantes das discussões;  iii) os textos e os cartazes produzidos pelos alunos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

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