24/11/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Imagem disponível em: http://geralimoveis.blog.br/wp-content/uploads/2013/10/bloggeral_ferias-630x210.jpg. Acesso em: 22 nov 2014.
Introduza o tema da aula provocando uma breve discussão sobre a questão:
Disponibilize alguns minutos para que os alunos expressem suas ideias a respeito do tema. Ouça-os atentamente e procure conhecer suas ansiedades e necessidades. Se julgar interessante, traga dicionários para a sala de aula e deixe que os alunos busquem o significado da palavra férias.
Veja o significado para a palavra férias do dicionário online Michaelis:
sf pl 1 Dias em que se suspendem trabalhos oficiais. 2 Descanso, repouso. 3 Interrupção relativamente longa do trabalho; dias santificados. 4 Dias consecutivos, após um período anual ou semestral de trabalho ou atividades, destinados ao descanso de funcionários, empregados, escolares etc. |
Definição disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=f%E9ria. Acesso em: 21 nov 2014.
Providencie, com antecedência, cópias do texto "O que são férias? Momentos para descansar?" de Martha Medeiros. Distribua uma cópia para cada aluno e disponibilize um tempo para que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, peça que alguns alunos façam a leitura em voz alta. Cada aluno poderá ler um parágrafo do texto, por exemplo.
O que são férias? Momentos para descansar?
11/1/2013 08:38:19
Verão, calor... decidi escrever um texto sobre as férias. O que são férias? Qual a sua ideia de férias ideal? Um resort cercado de mordomias, praias, um passeio no campo ou uma viagem romântica a dois?
Eu te pergunto, você tem tempo livre? O que você faz com seu tempo livre? Você tem uma rotina? Como lida com ela?
De repente estamos de férias. Quantas tarefas temos que cumprir quando estamos de folga? Organizar a casa, as pendências, dar uma geral em coisas que ficaram para trás por causa da pressa e dos compromissos diários... Isso é folga? Outro dia li sobre lazer e ócio, sobre ter a oportunidade de realmente não fazer nada! Ah... que vontade de fazer nada! De me entregar ao prazer da preguiça, de permitir descansar mente e corpo. Deixar o pensamento voar livre, para onde quiser, ficar de pernas para o ar. Deixar o tempo correr pelo corpo, pelo relógio, sem pensar nas contas a pagar, nas obrigações do dia a dia... De seguir o curso da natureza, que em sua sabedoria também para, silencia e até se deixa cortar, porque podas são necessárias para que possa retornar inteira para cumprir seu papel, nos surpreendendo ao florescer novamente, na próxima estação.
Porém, férias quase sempre é assim, a gente quer fazer tudo o que pode e aproveitar bem o tempo tão sonhado durante as outras épocas do ano. Mas, é um tempo maravilhoso no qual acontecem coisas novas e interessantes!
Como é prazeroso voltarmos para o grupo a que pertencemos e compartilharmos o que vivemos nas férias, dando brilho e cor aos acontecimentos, revivendo os fatos, levando outros a viverem conosco cada momento, embalados pela imaginação.
Mas, é claro que as férias não se resumem em viagens e passeios a lugares espetaculares. São dias destinados ao descanso após atividades consecutivas de trabalho ou estudo. E viajar não é a única opção!
Dormir um pouco mais, cuidar da saúde, visitar parentes e amigos, praticar esportes, caminhar no parque ou simplesmente nas ruas da cidade... Ler aquele livro que estava esperando há meses na estante, se dedicar ao antigo projeto de pintar, você mesmo, a parede do quarto, arrumar o jardim... O importante é que no final, todo mundo volta para a lida do dia a dia, com paz na alma e as baterias recarregadas.
Porém, será mesmo que precisamos de férias? Elas só servem para descansar? Também, mas é muito mais que isso.
Assim como, após um dia de atividades, precisamos do sono, o organismo precisa de uma pausa periódica nas atividades longas e repetidas, para recuperar-se do desgaste físico, emocional e mental. Férias, folgas ou pausas periódicas é uma necessidade; uma questão de respeito à saúde das pessoas.
Comparando, é como um carro que precisa viajar muitos quilômetros e, para isso, deve estar com o tanque cheio, freios em ordem, alinhado e balanceado, enfim, pronto para a jornada. Nós não somos muito diferentes disso. O dia a dia nos desgasta e precisamos de um pit stop para uma revisão que nos preparará para um novo período.
Embora se tenha a consciência da importância do descanso, muitas pessoas ainda adiam suas férias por longos períodos. Não é à toa que, infelizmente, cada vez mais pessoas estão tendo de buscar ajuda em virtude dos sintomas de estresse.
Pensar em férias ideais talvez seja planejar o melhor momento dispondo um tempo para nós mesmos, no qual possamos nos dedicar a projetos pessoais, optando pelo que queremos fazer e não pelo que temos a obrigação de fazer.
Não sei você, mas vou atrás de mim mesma. Estou saindo de férias, volto assim que me encontrar. (Martha Medeiros)
Texto disponível em:
http://www.adjorisc.com.br/jornais/asemana/coluna-pensando-bem-paula/o-que-s-o-ferias-momentos-para-descansar-1.1214238#.VG_NkovF984. Acesso em: 20 nov 2014.
|
Imagem disponível em: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/fotos/editor2/cn5_semana9_completo.png. Acesso em: 22 nov 2014.
Ao final da leitura, verifique a compreensão do texto por meio de alguns questionamentos:
Você concorda com a autora do texto que, ao se referir às férias, diz: "O importante é que no final, todo mundo volta para a lida do dia a dia, com paz na alma e as baterias recarregadas."?
Como você entende a frase "Férias, folgas ou pausas periódicas é uma necessidade; uma questão de respeito à saúde das pessoas."?
Você concorda com Martha quando ela compara nosso corpo a um carro? Por quê?
Por que, segundo a autora, cada vez mais pessoas estão buscando ajuda por causa do estresse?
Para a autora, o que é pensar em férias ideais? Você também pensa assim?
De acordo com Martha Medeiros, viajar não é a única opção para as férias. Quais são as outras opções citadas por ela? Enumere, no quadro abaixo, as oito atividades citadas pela autora com as quais podemos aproveitar as férias. Deixe que os alunos procurem no texto as informações e preencham o quadro. Ao terminarem, o quadro estará assim:
Férias também é:
dormir um pouco mais; |
cuidar da saúde; |
visitar parentes e amigos; |
praticar esportes; |
caminhar no parque ou nas ruas; |
ler um livro; |
pintar a parede do quarto; |
arrumar o jardim. |
Para esta atividade, providencie cópias do texto abaixo e distribua-as entre os alunos. Disponibilize o tempo necessário para que eles façam uma primeira leitura silenciosa. Esse momento de leitura individual é muito importante para o desenvolvimento da percepção do aluno. Ao final da leitura silenciosa, o professor poderá ler ou pedir que alguns alunos façam a leitura em voz alta.
|
Imagem disponível em: http://www.ffms.pt/upload/imagens/fb159d9b-52ba-491d-9a07-e9269190e619.jpg. Acesso em: 22 nov 2014.
Para a compreensão do texto, entabule uma discussão a partir de alguns questionamentos:
Imagem disponível em: http://www.recados.info/wp-content/uploads/2011/06/to_de_ferias.gif. Acesso em: 22 nov 2014.
Momento da produção escrita. Esta atividade poderá ser feita em duplas para que haja troca de ideias e de experiências entre os pares. Entretanto, se o professor preferir, poderá solicitar que os alunos desenvolvam a atividade individualmente. Peça aos alunos que, a partir da leitura dos dois textos, pensem em suas próximas férias e escrevam um texto sobre esse momento de suas vidas.
http://www.e-biografias.net/martha_medeiros/. Acesso em: 20 nov 2014.
http://www.lpm.com.br/site/default.asp?TroncoID=805134&SecaoID=948848&SubsecaoID=0&Template=../livros/layout_autor.asp&AutorID=607705. Acesso em: 20 nov 2014.
http://www.pensamento-cultrix.com.br/authordetail.aspx?idAuthor=1064. Acesso em: 20 nov 2014.
Nesta proposta, o importante é perceber a concepção de férias dos alunos e levá-los a compreender o que realmente importa para que o período de férias seja benéfico. O professor deverá observar a efetiva participação dos alunos durante o questionamento do tema e a compreensão dos textos. A produção escrita desenvolvida na última atividade poderá ser avaliada quantitativamente.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
30/06/2015
Cinco estrelasMuito bacana, poder vivênciar as práticas pedagógicas dos professores e poder pensar, partir para uma estratégia diferenciada de acordo com nossa realidade...Parabéns pela iniciativa, professores