Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Exercício Físico e saúde: uma combinação perfeita

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Faria de Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a importância da prática de exercícios físicos para a saúde.
  • Traçar um perfil da comunidade escolar em relação à prática de exercícios físicos.
  • Identificar exercícios físicos que podem ser realizadas para a promoção da saúde e do bem estar.
  • Valorizar a atividade física e o exercício físico como fatores que contribuem para a saúde e a qualidade de vida.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Não é necessário nenhum conhecimento prévio. 
Estratégias e recursos da aula
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa-enquete.
  • Análise dos dados.
  • Divulgação dos dados em rede social.

A necessidade de ter hábitos saudáveis tem sido divulgada na sociedade como forma proporcionar uma qualidade de vida e bem estar. Neste cenário, surge a prática de exercícios físicos, uma forte aliada à saúde, juntamente com os hábitos alimentares. Muitas pesquisas apontam os benefícios da prática de exercícios físicos para o corpo humano: redução nos níveis de estresse e ansiedade, melhoras no humor, melhor funcionamento do organismo, bem estar físico e psicológico. No entanto, a vida moderna conturbada tem sido utilizada como dificuldade para a prática de exercícios físicos. Neste sentido, é importante incentivarmos a prática de exercícios físicos pela comunidade escolar.

- As atividades propostas poderão ser realizadas em parceria com o professor de Educação Física.

 

AULA 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

A atividade tem como objetivo conceituar e identificar a importância da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde

Professor:

1) Inicie as discussões, questionando o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Para isso, apresente, oralmente, as seguintes questões:

·         O que é atividade física?

·         O que é exercício físico?

·         Existe diferença entre fazer uma atividade física ou exercício físico? Justifique.

·         Quais os benefícios da prática de atividades físicas e exercícios físicos para a saúde?

·         O que acontece com o corpo durante a prática de uma atividade física e/ou exercício físico?

·         Vocês praticam atividade física? E exercício físico? Com que frequência?

2) Oriente e estimule a participação dos alunos. Para isso, peça a um aluno que anote os nomes dos alunos que desejam apresentar suas ideias. Desta forma, todos poderão falar e escutar os colegas.

- Espera-se que os alunos apresentem o conceito de atividade física e exercício físico, bem como as reações fisiológicas do corpo humano durante a prática e a relação entre saúde, atividade física e exercício físico.

- Caso os alunos não consigam diferenciar esses conceitos, explique a eles que a atividade física é qualquer movimento corporal, produzidos pelos músculos esqueléticos, que você realiza e que resulta em gasto energético maior que os níveis de repouso. Exemplos: caminhar para se deslocar de um lugar a outro, passear com o cachorro, subir escadas, lavar o carro, brincar, varrer a casa, amarrar um tênis entre outros.

- Já o exercício físico é qualquer atividade física planejada para ser realizadas sistematicamente com o objetivo de manter ou aumentar sua aptidão física em geral, melhorando sua performance e/ou saúde e/ou lazer. É uma atividade repetida periodicamente, estruturada e orientada, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras. Exemplos: natação, musculação, lutas marciais, entre outros.

Exercício físico.

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-27PqEv9hB4I/TtUkHSWsk3I/AAAAAAAAAMU/bMK7DxPh97o/s320/Exercise%2BV%25C3%25A1rios%2Bdesportos.gif. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

AULAS 2 e 3: Pesquisa-enquete sobre a prática de exercícios físicos

Enquete

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-ttC_sbTQRmQ/TWMGTe7PsuI/AAAAAAAAAGw/RNKcD128_v4/s1600/enquete.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.

A atividade tem como objetivo traçar um perfil da comunidade escolar em relação à prática de exercícios físicos e identificar quais exercícios físicos que podem ser realizadas para a promoção da saúde e do bem estar.

 

Professor:

1) Proponha que os alunos se organizem em duplas para fazerem uma pesquisa-enquete, com a comunidade escolar, sobre a prática de exercícios físicos, conforme sugestão abaixo:

Pesquisa-enquete:

Idade:

Sexo:

Profissão:

 

Você pratica algum exercício físico ? Sim (  )  Não (   )

Se sim, responda as seguintes questões:

1.      Quantas vezes por semana você pratica algum exercício?________

2.      Qual a duração do exercício físico que você pratica?____________

3.      Qual o tipo de exercício físico que você pratica?_______________

Se não, qual o motivo de não praticar exercício físico?

(   ) Não gosto.

(   ) Não tenho tempo.

(   ) Tenho problemas de saúde que impedem.

(   ) Não tenho condições socioeconômicas.

 

Você considera importante a prática de algum exercício físico? Sim (  )  Não (   )

Se sim, cite alguns benefícios da prática de exercício físico._____________________

 

2) Solicite que cada dupla entreviste 20 pessoas da comunidade escolar. As entrevistas podem ser durante os intervalos das aulas. Informe à direção da escola a proposta de atividade.

3) Em seguida, proponha que os alunos se organizem em grupos de 4 pessoas para compilar os dados. No final, os grupos devem reunir todos os dados para obter um resultado final. Convide o professor de Matemática para a sistematização dos dados obtidos em gráficos e tabelas.

 

Aula 4: Divulgando o tema

Facebook

Imagem disponível em: http://www.bbmarketing.com.br/wp-content/uploads/2014/07/facebook.jpg. Acesso em 04 de agosto de 2014.

 

Professor:

1) Com o objetivo de socializar as discussões sobre a temática "Exercício físico e saúde", proponha aos alunos que utilizem postagens em uma rede social .

2) A postagem acontecerá em uma rede social, o Facebook, disponível em: https://www.facebook.com/, acesso em 09 de novembro de 2014, para criar em um grupo exclusivo da escola. Caso opte por outra rede social, o Portal do Professor disponibiliza alguns outros endereços. Para saber mais, acesse o site do PORTAL DO PROFESSOR, Redes Sociais, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=202. Acesso em 09 de novembro de 2014.

3) Para criar um grupo fechado, ou tirar quaisquer dúvidas referentes ao grupo na rede social, siga orientações disponíveis na página do FACEBOOK. Noções básicas de grupo. Disponível em: https://www.facebook.com/help/www/162866443847527. Acesso em 09 de novembro de 2014.

4) Informe aos alunos que as postagens poderão ser por meio dos dados compilados na aula 3. Além disso, poderão ser postadas informações sobre a importância da prática de atividade física para a saúde.

- Para isso, os alunos poderão pesquisar nos seguintes sites.

Sugestões:

VARELLA, Mariana Fusco. Benefícios mentais dos exercícios físicos na infância. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/beneficios-mentais-dos-exercicios-fisicos-na-infancia/. Acesso em 12 de novembro de 2014.

____________. Nunca é tarde para começar a praticar exercícios físicos. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/destaque1/nunca-e-tarde-para-comecar-a-praticar-exercicios-fisicos/. Acesso em 12 de novembro de 2014.

VARELLA, Drauzio. Os benefícios dos exercícios. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/drauzio/os-beneficios-dos-exercicios/. Acesso em 12 de novembro de 2014.

5) Divulgue a página do grupo na escola. Utilize cartazes, rádio, e-mail, sites, dentre outras formas disponíveis na escola.

6) Estimule os alunos a acessarem as postagens e deixar comentários.

- Se for possível a participação do professor de Educação Física, proponha uma data para uma aula preparada pelos alunos

Recursos Complementares

VIVA SAÚDE TV VIÇOSA. Viva Saúde Exercícios Físicos – parte 1.Duração: 13min36seg. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=O9RfiLN0-H0. Acesso em 09 de novembro de 2014.

CANAL SAÚDE OFICIAL. Ligado em Saúde - Exercício físico na terceira idade. Duração: 26min26seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UU3bG8vIa-o. Acesso em 09 de novembro de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.

Para a avaliação quantitativa, a pesquisa-enquete e as produções para a rede social serão utilizadas para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre os conceitos, diferenças e a importância dos exercícios físicos e da atividade física para a saúde.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA FRANCISCA BALIEIRO GÓES, EMEF HILDEMAR MAIA , Amapá - disse:
    franciscabalieiro.ap@gmail.com

    20/01/2015

    Cinco estrelas

    Trabalhei no ano de 2014 com os meus alunos do 8º ano, com a temática sobre a importancis da atividade física para o corpo e para a mente, no qual foram desenvolvidas atividades de pesquisas e apresentação das atividades que praticavam fora da escola, um aluno cadeirante juntamente com outros alunos apresentaram o boche.


  • Artemis sena pimenta, Wadih Darwich Zacarias , Rondônia - disse:
    artemisena@hotmail.com

    21/11/2014

    Cinco estrelas

    muito bom


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.