Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O texto científico

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Educando e o lugar de vivência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar características de um texto de divulgação científica.
  • Identificar a linguagem científica.
  • Diferenciar a linguagem científica da linguagem de divulgação.
  • Produzir um texto de divulgação baseado na linguagem científica.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula
  • Pesquisa na internet.
  • Leitura de textos.
  • Discussões coletivas.
  • Produção de um texto de divulgação científica.

 

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é: identificar características de um texto de divulgação científica.

Leitura

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_MUa6zKxFE4I/S6XtXAmtnOI/AAAAAAAACX0/G_w8Du3j0kg/s320/bebe-lendo-livro.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

Professor:

- Solicite aos alunos, com antecedência, que tragam textos escritos com linguagem científica (artigos científicos).

- Providencie alguns textos de divulgação científica e textos escritos com linguagem científica, para caso os alunos não tragam.

2) Na sala de aula, com os textos científicos em mãos, inicie a atividade questionando os alunos se eles já leram, alguma vez, um texto científico.

- Neste momento, muitos alunos poderão afirmar que os textos trazidos por eles são científicos. No entanto, questione-os se os materiais são textos publicados em grandes revistas científicas, não encontradas em bancas de jornal. Após esse questionamento, provavelmente, serão poucos os alunos que tiveram contato com este tipo de texto.

3) Com os alunos organizados em um círculo, proponha que apresentem os textos que trouxeram. Discuta sobre algumas características da linguagem dos textos apresentados, a partir de alguns questionamentos:

  • Qual a ideia principal do texto?
  • A leitura dos textos foi fácil ou difícil?
  • Qual a importância do trabalho descrito no texto?
  • Para que público os textos foram escritos?

- Espera-se que os alunos identifiquem que os textos trazidos por eles, geralmente, são encontrados em bancas de jornais ou em sites de revistas. Estes textos são meio de divulgação científica, apresentam uma linguagem de fácil entendimento para a população em geral.

 

Aulas 2 e 3: Pesquisando sobre o tema

Pesquisa na internet

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-qfJilJg1oT0/TsBwehhZEyI/AAAAAAAAAIM/maIY28m6vuc/s1600/lupa-da-pesquisa-na-internet-multi+busca+virtual-marcos+angelo.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

O objetivo da atividade é identificar a linguagem científica e diferenciá-la da linguagem de divulgação.

 

Professor:

1) Organize os alunos em duplas e proponha que façam uma pesquisa e leitura de textos científicos.

2) Para isso, leve-os ao Laboratório de Informática e peça-os que acessem, em computadores compartilhados ou individualizados, o site de periódicos da CAPES, disponível em: http://www-periodicos-capes-gov-br.ez34.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome. Acesso em 09 de novembro de 2014.

- Caso a escola não possua Laboratório de Informática ou computadores, providencie, antecipadamente, algumas cópias de artigos científicos, de acordo o interesse dos alunos.

3) Informe as duplas que elas poderão escolher um único tema e inserir no campo BUSCAR ASSUNTO e iniciar a pesquisa.

- Os textos deverão ser em português e publicado com datas recentes (máximo de 5 anos).

4) Durante a leitura dos textos, as duplas deverão registrar, no caderno, algumas informações:

  • Qual a ideia principal do texto?
  • A leitura dos textos foi fácil ou difícil?
  • Qual a importância do trabalho descrito no texto?
  • Para que público os textos foram escritos?

 

5) Após um tempo pré-estabelecido para as discussões em duplas, solicite que os alunos apresentem suas ideias. Oriente e estimule a participação de todos. É importante que todos possam apresentar suas ideias e ouvir as dos colegas.

- Espera-se que os alunos identifiquem que a leitura de artigos científicos é mais complexa e que esse tipo de texto é voltado para a comunidade científica. Aproveite para discutir que uma forma de divulgar o conhecimento científico é por meio dos textos de divulgação científica, como os utilizados na aula 1.

 

Aulas 4 e 5: Produzindo um texto de divulgação científica

Escrevendo um texto.

Imagem disponível em: http://blogdoronaldo.files.wordpress.com/2012/03/escrever.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

O objetivo da atividade é: produzir um texto de divulgação científica.

 

Professor:

1) Após as discussões, proponha que os alunos, ainda em duplas ou trios, produzam um texto de divulgação científica sobre o assunto lido e pesquisado nas aulas 1 e 2.

2) O texto deverá ser produzido no MicrosoftWord, com a seguinte formatação: fonte Arial, tamanho 11; espaçamento entre linhas de 1,5; margens direita, esquerda, inferior e superior de 2,0 cm.

- Os textos deverão apresentar a ideia principal do artigo, de forma que seja entendida pelos colegas.

3) Oriente as duplas. Faça correções no texto ao longo das produções.

4) Em seguida, proponha que os alunos socializem as ideias. Para isso, eles deverão trocar os textos entre si. Os alunos poderão deixar comentários e sugestões nos textos dos colegas.

5) Após realizar as correções entre os alunos, faça uma última correção e, após reescrita por parte das duplas, solicite que postem suas produções em um blog. Solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de novembro de 2014. 

Recursos Complementares

Sugestão de textos de divulgação científica:

- Instituto Ciência Hoje. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em 09 de novembro de 2014.

Sugestões de plataforma para acessar artigos científicos:

- Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/. Acesso em 09 de novembro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, a produção do texto de divulgação científica de ser avaliada.

As produções dos alunos servirão de referências para que o professor possa analisar as aproximações e distanciamentosem relação à temática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.