Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O álcool e a saúde

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Giuliana Ribeiro, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os efeitos do uso de bebidas alcoólicas para a saúde.
  • Realizar uma pesquisa-enquete sobre o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Produzir um texto de campanha comunitária alertando a comunidade escolar sobre os efeitos do uso de bebidas alcoólicas.
  • Construir argumentação sobre o efeito do uso de bebidas alcoólicas para a saúde.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Gênero discursivo: texto de campanha comunitária.

Estratégias e recursos da aula
  • Leitura de textos na internet.
  • Pesquisa na internet.
  • Produção de um texto de campanha comunitária.
  • Divulgação e exposição do texto de campanha comunitária.

A lei proíbe menores de beberem bebidas alcoólicas, mas o que mais se observa é o consumo por jovens. O consumo de bebidas alcoólicas causa danos na saúde, sociais e até mesmo efetivos, principalmente nos adolescentes. Neste sentido, é importante discutirmos os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas na saúde.

 

AULAS 1 e 2: Leitura de textos na internet

A atividade tem como objetivos: identificar os efeitos do uso de bebidas alcóolicas para a saúde e apresentar um panorama do consumo de bebidas alcoólicas no Brasil.

Alcóol

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-sBdPS58_g3Y/T-uvvqlJr0I/AAAAAAAADE0/iGGFvPLBtVc/s640/alcool-vexame.jpg. Acesso em 07 de novembro de 2014.

 

Para o professor:

1) A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como biblioteca. Os alunos poderão utilizar computadores compartilhados ou individualizados. Os computadores deverão ter acesso à internet.

2) Informe aos alunos que eles deverão acessar o seguinte blog Bebidas Alcoólicas,disponível no site http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/bebidas-alcoolicas/, acesso em 07 de novembro de 2014, e fazerem a leitura dos textos da coluna de Ricardo Setti:

  • A cerveja e a bola; e
  • Bebida vergonha nacional.

3) Após a leitura dos textos, os alunos deverão registrar, no caderno:

·         a ideia principal de cada texto;

·         dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros; e

·         os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas para a saúde dos jovens brasileiros.

4) Em seguida, organize os alunos em círculo para uma roda de conversa. Oriente e estimule a participação de todos. Organize a sala de aula em círculo, de modo que todos possam apresentar suas ideias e ao mesmo tempo ouvir as dos colegas.

- Neste momento, é importante discutir com os alunos as consequências do consumo de bebidas alcoólicas na fase da adolescência, como a diminuição da memória, destruição de células do fígado, redução da circulação sanguínea, infertilidade precoce.

 

AULA 3: Enquete sobre o consumo de bebida alcoólica.

Para o professor:

1) Solicite que cada aluno faça uma pesquisa-enquete sobre o consumo de bebida alcoólica, conforme sugestão abaixo:

Dados que identificam o entrevistado (idade, sexo, profissão).

Você consome bebida alcoólica? Sim (  )  Não (   )

Se sim, responda as seguintes questões:

1.      Quantas vezes por semana você consome bebida alcoólica?________

2.      Com que idade você começou a consumir algum tipo de bebida alcoólica? ____

2) Proponha que cada aluno entreviste 10 pessoas.

3) Após a pesquisa-enquete, solicite que os alunos se reúnam em grupos com 5 componentes para compilar os resultados da pesquisa, de modo que possa reunir todos os dados dos grupos para obter o resultado final.

4) Convide o professor de Matemática para auxiliar na construção da sistematização dos dados obtidos em gráficos e/ou tabelas.

 

AULAS 4, 5 e 6: Texto de campanha comunitária

A atividade tem como objetivos:

  • produzir um texto de campanha comunitária, para ser divulgado na Escola e/ou blog da turma, a partir da associação dos conteúdos de Ciências e de Língua Portuguesa,
  • estimular a argumentação e
  • contribuir para evitar o consumo de bebidas alcoólicas pelos jovens.

Campanha não ao consumo de alcóol

Imagem disponível em: http://www.cafecomgalo.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Alana_AlcoolPublicidade_02b.png. . Acesso em 07 de novembro de 2014.

 

Para o professor:

1) Convide o professor de Língua Portuguesa para a realização da atividade.

2) Solicite aos alunos que se organizem em grupos de 4 pessoas.

3) Apresente aos alunos o seguinte roteiro, elaborado pelas professoras de Ciências e Língua Portuguesa, para a produção de texto de campanha comunitária.

Roteiro do trabalho avaliativo interdisciplinar: produção de texto de campanha comunitária

- Depois de estudar o gênero discursivo texto de campanha comunitária e realizar a leitura dos textos solicitada durante as aulas de Ciências, chegou o momento de associar esses conteúdos para a produção de textos a partir desses novos conhecimentos. Portanto, o objetivo deste trabalho é produzir um texto de campanha comunitária, para ser divulgado na Escola e/ou blog, a partir da associação dos conteúdos de Ciências e de Língua Portuguesa citados acima.

- Tema: O álcool e a saúde dos jovens

Orientações:

- Para a adequação de sua produção, pensar em:

1.      Tema.        

2.      Conteúdo.        

3.      Público-alvo.        

4.      Local onde será exposto.       

5.      Formato e dimensões.

 

a) O texto de campanha comunitária escrito pode ser divulgado por meio de: banner, panfleto, cartolina, papel cartão, dentre outros suportes. Evite escrever em papéis escuros. Caso utilize, por exemplo, cartolinas pretas, use-as apenas como fundo e cole papel branco por cima delas, para que o texto fique mais visível e legível. Observe a combinação das cores para dar maior visibilidade ao texto.

b) Cada grupo deverá criar o nome de uma ONG ou outra entidade que promova a campanha.

c) O nome dos integrantes do grupo deve ser escrito em um cartão com as seguintes características: papel branco (papel comum de impressão) com dimensões 9,0 cm x 5,0 cm. O cartão pode ser impresso ou escrito à mão. Deve conter os dados: nomes dos alunos, nome das professoras, ano e turma de ensino.

 

- Fazer um estudo prévio de/do/da:

  1. Tema e possibilidades de atrair a atenção do público (criatividade para tratar o tema). 
  2. Imagem e cores que transmitem melhor a ideia e remetem ao tema abordado. 
  3. Letras – tamanhos, formatos, espessuras e cores. 
  4. Organização dos elementos no espaço: texto, imagem e cor. 
  5. Texto: curto, objetivo, claro, instrutivo, persuasivo, atraente, legível. 
  6. Forma/estrutura: é bastante variável, mas geralmente tem dimensões grandes.

a) Os textos deverão apresentar dados da pesquisa-enquete e as consequências do consumo de bebidas alcóolicas por jovens.

Sugestão de sites para leitura e pesquisa de informações:

CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL. Uso de bebidas alcoólicas por menores de idade: um grande desafio para a saúde pública. Disponível em: http://www.cisa.org.br/artigo/167/uso-bebidas-alcoolicas-por-menores-idade.php. Acesso em 07 de novembro de 2014.

VARELLA, Drauzio. Alcoolismo na adolescência. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/. Acesso em: 07 de novembro de 2014.

 

- Critérios avaliativos

Adequação ao gênero texto de campanha comunitária.

  1. Pertinência das informações em relação ao conteúdo estudado.
  2. Organização visual (estética).
  3. Criatividade.
  4. Utilização de imagens de boa qualidade e pertinentes à campanha.
  5. Pontualidade na entrega.

4) Proponha aos alunos que enviem rascunhos do texto para o email do professor. Neste momento, o professor poderá fazer correções nos documentos e/ou tirar dúvidas dos alunos.

5) Oriente aos grupos a socializarem os textos. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão afixar em algum espaço da escola e  postar imagens dos textos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de novembro de 2014.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

Sugestão de vídeo: 

- JOVEN PAN ONLINE. Especialista fala sobre o consumo de álcool por adolescentes. Duração 10min.Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SskFWdmuRN4. Acesso em 07 de novembro de 2014.

CANAL FUTURA. Conexão Futura 30/04/2014 – COPEIJ - Consumo de álcool pelos adolescentes. Duração: 24min08seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vJ8UAaNmSZA. Acesso em 07 de novembro de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.

Para a avaliação quantitativa, a enquete e a produção de um texto de campanha comunitária serão utilizadas para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre os efeitos do consumo de bebidas alcóolicas na saúde dos jovens. Na enquete, avalie a organização dos dados pesquisados. Na produção de um texto de campanha comunitária poderão ser analisados alguns aspectos, como: imagem e cores, letras (tamanho, formato, cor, espessura), adequação ao gênero, organização dos elementos no espaço (texto, imagem, cor) e criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.