18/11/2014
Giuliana Ribeiro, Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Gênero discursivo: texto de campanha comunitária.
A lei proíbe menores de beberem bebidas alcoólicas, mas o que mais se observa é o consumo por jovens. O consumo de bebidas alcoólicas causa danos na saúde, sociais e até mesmo efetivos, principalmente nos adolescentes. Neste sentido, é importante discutirmos os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas na saúde.
AULAS 1 e 2: Leitura de textos na internet
A atividade tem como objetivos: identificar os efeitos do uso de bebidas alcóolicas para a saúde e apresentar um panorama do consumo de bebidas alcoólicas no Brasil.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-sBdPS58_g3Y/T-uvvqlJr0I/AAAAAAAADE0/iGGFvPLBtVc/s640/alcool-vexame.jpg. Acesso em 07 de novembro de 2014.
Para o professor:
1) A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática ou em outro espaço, como biblioteca. Os alunos poderão utilizar computadores compartilhados ou individualizados. Os computadores deverão ter acesso à internet.
2) Informe aos alunos que eles deverão acessar o seguinte blog Bebidas Alcoólicas,disponível no site http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/bebidas-alcoolicas/, acesso em 07 de novembro de 2014, e fazerem a leitura dos textos da coluna de Ricardo Setti:
3) Após a leitura dos textos, os alunos deverão registrar, no caderno:
· a ideia principal de cada texto;
· dados sobre o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens brasileiros; e
· os efeitos do consumo de bebidas alcoólicas para a saúde dos jovens brasileiros.
4) Em seguida, organize os alunos em círculo para uma roda de conversa. Oriente e estimule a participação de todos. Organize a sala de aula em círculo, de modo que todos possam apresentar suas ideias e ao mesmo tempo ouvir as dos colegas.
- Neste momento, é importante discutir com os alunos as consequências do consumo de bebidas alcoólicas na fase da adolescência, como a diminuição da memória, destruição de células do fígado, redução da circulação sanguínea, infertilidade precoce.
AULA 3: Enquete sobre o consumo de bebida alcoólica.
Para o professor:
1) Solicite que cada aluno faça uma pesquisa-enquete sobre o consumo de bebida alcoólica, conforme sugestão abaixo:
Dados que identificam o entrevistado (idade, sexo, profissão).
Você consome bebida alcoólica? Sim ( ) Não ( )
Se sim, responda as seguintes questões:
1. Quantas vezes por semana você consome bebida alcoólica?________
2. Com que idade você começou a consumir algum tipo de bebida alcoólica? ____
2) Proponha que cada aluno entreviste 10 pessoas.
3) Após a pesquisa-enquete, solicite que os alunos se reúnam em grupos com 5 componentes para compilar os resultados da pesquisa, de modo que possa reunir todos os dados dos grupos para obter o resultado final.
4) Convide o professor de Matemática para auxiliar na construção da sistematização dos dados obtidos em gráficos e/ou tabelas.
AULAS 4, 5 e 6: Texto de campanha comunitária
A atividade tem como objetivos:
Imagem disponível em: http://www.cafecomgalo.com.br/wp-content/uploads/2014/08/Alana_AlcoolPublicidade_02b.png. . Acesso em 07 de novembro de 2014.
Para o professor:
1) Convide o professor de Língua Portuguesa para a realização da atividade.
2) Solicite aos alunos que se organizem em grupos de 4 pessoas.
3) Apresente aos alunos o seguinte roteiro, elaborado pelas professoras de Ciências e Língua Portuguesa, para a produção de texto de campanha comunitária.
Roteiro do trabalho avaliativo interdisciplinar: produção de texto de campanha comunitária
- Depois de estudar o gênero discursivo texto de campanha comunitária e realizar a leitura dos textos solicitada durante as aulas de Ciências, chegou o momento de associar esses conteúdos para a produção de textos a partir desses novos conhecimentos. Portanto, o objetivo deste trabalho é produzir um texto de campanha comunitária, para ser divulgado na Escola e/ou blog, a partir da associação dos conteúdos de Ciências e de Língua Portuguesa citados acima.
- Tema: O álcool e a saúde dos jovens
Orientações:
- Para a adequação de sua produção, pensar em:
1. Tema.
2. Conteúdo.
3. Público-alvo.
4. Local onde será exposto.
5. Formato e dimensões.
a) O texto de campanha comunitária escrito pode ser divulgado por meio de: banner, panfleto, cartolina, papel cartão, dentre outros suportes. Evite escrever em papéis escuros. Caso utilize, por exemplo, cartolinas pretas, use-as apenas como fundo e cole papel branco por cima delas, para que o texto fique mais visível e legível. Observe a combinação das cores para dar maior visibilidade ao texto.
b) Cada grupo deverá criar o nome de uma ONG ou outra entidade que promova a campanha.
c) O nome dos integrantes do grupo deve ser escrito em um cartão com as seguintes características: papel branco (papel comum de impressão) com dimensões 9,0 cm x 5,0 cm. O cartão pode ser impresso ou escrito à mão. Deve conter os dados: nomes dos alunos, nome das professoras, ano e turma de ensino.
- Fazer um estudo prévio de/do/da:
a) Os textos deverão apresentar dados da pesquisa-enquete e as consequências do consumo de bebidas alcóolicas por jovens.
Sugestão de sites para leitura e pesquisa de informações:
CENTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE E ÁLCOOL. Uso de bebidas alcoólicas por menores de idade: um grande desafio para a saúde pública. Disponível em: http://www.cisa.org.br/artigo/167/uso-bebidas-alcoolicas-por-menores-idade.php. Acesso em 07 de novembro de 2014.
VARELLA, Drauzio. Alcoolismo na adolescência. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo-na-adolescencia/. Acesso em: 07 de novembro de 2014.
- Critérios avaliativos:
Adequação ao gênero texto de campanha comunitária.
4) Proponha aos alunos que enviem rascunhos do texto para o email do professor. Neste momento, o professor poderá fazer correções nos documentos e/ou tirar dúvidas dos alunos.
5) Oriente aos grupos a socializarem os textos. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão afixar em algum espaço da escola e postar imagens dos textos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de novembro de 2014.
Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.
Sugestão de vídeo:
- JOVEN PAN ONLINE. Especialista fala sobre o consumo de álcool por adolescentes. Duração 10min.Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SskFWdmuRN4. Acesso em 07 de novembro de 2014.
CANAL FUTURA. Conexão Futura 30/04/2014 – COPEIJ - Consumo de álcool pelos adolescentes. Duração: 24min08seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vJ8UAaNmSZA. Acesso em 07 de novembro de 2014.
O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.
Para a avaliação quantitativa, a enquete e a produção de um texto de campanha comunitária serão utilizadas para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre os efeitos do consumo de bebidas alcóolicas na saúde dos jovens. Na enquete, avalie a organização dos dados pesquisados. Na produção de um texto de campanha comunitária poderão ser analisados alguns aspectos, como: imagem e cores, letras (tamanho, formato, cor, espessura), adequação ao gênero, organização dos elementos no espaço (texto, imagem, cor) e criatividade.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!