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Mercado das pulgas e a pedagogia dos 3R: uma prática possível na escola

 

20/11/2014

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer a contemporaneidade de iniciativas históricas sustentáveis, neste caso, a prática do mercado de pulgas, em vários países do mundo e no Brasil.

- Reconhecer os princípios da pedagogia dos 3R: reduzir, reaproveitar, reciclar.

- Organizar um evento na escola baseado na dinâmica do mercado de pulgas, estabelecendo estratégias de marketing, acompanhamento monitorado das ações, e análise dos resultados.

- Dar escala à iniciativa transportando-a para ambiente virtual, como forma de difundir práticas pedagógicas e comerciais embasadas nos princípios de responsabilidade ambiental.

Duração das atividades
06 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Responsabilidade ambiental: princípios e características

- Consumo responsável: definição, princípios e práticas

- Consumo e consumismo: definições, características e consequências

- Impactos ambientais: definição, fatores e ações para minimização

- Categorias geográficas de lugar e espaço: conceituação

- Estatística: definição e aplicação

- Análise de dados e probabilidade: definição, leitura gráfica e operações

- Arte visual- estrutura morfológica: definição e operacionalização

- Gestão e negócio: definição e características

- Texto narrativo: características

- Criação de página virtual: noções básicas de informática

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para o ensino fundamental final, educação de jovens e adultos e para o ensino médio. Recomenda-se a participação dos professores de História, Artes, Matemática, Língua Portuguesa e Informática.

 

 

Situando a proposta desta aula

 

Olá, colega professor/a

 

A preservação ambiental está diretamente relacionada aos nossos hábitos culturais, princípios morais e conhecimento. Mais que discurso, ela se materializa por meio de nossas atitudes. No cotidiano, diante de situações corriqueiras, fazemos escolhas que provocam maior ou menor impacto ambiental.

 

O mercado das pulgas constitui-se numa prática milenar, que contém características do consumo responsável (embora não tenha nascido com esta preocupação), uma vez que se baseia em trocas ou no comércio de objetos usados. Informações sobre o mercado de pulgas pode ser obtidas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_pulgas- http://www.mercadopulgas.com.br/ou http://expressoparis.com/o-mercado-das-pulgas-de-saint-ouen/.

 

Essa dinâmica sintoniza-se com a prática dos 3R, que apregoa ações como reduzir, reutilizar e reciclar, bastante difundida nos dias atuais. Informações sobre a prática dos 3R podem ser obtidas em http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Entrevista-Betty-Abramowiczhttp://laboratorioverde.com.br/3rs.pdfou http://site.unifacef.com.br/wp-content/uploads/2012/07/PSBE-Uni-FACEF-2011-FERREIRA-DONZELLI.pdf?a0a09a

 

Propõe-se, nesta aula, a realização de uma atividade na escola baseada no mercado das pulgas europeu, com o objetivo principal de levar os alunos a praticar trocas ou o comércio de pequenos objetos, tais como: CD, DVD, livros, chaveiros, peças de vestuário, peças de decoração, entre outros.

 

Esse evento será organizado na condição de protótipo (teste) para que os estudantes vivenciem e se envolvam em todas as etapas (concepção, organização, divulgação, realização, avaliação e continuidade). Se a experiência for positiva é possível criar uma página virtual remasterizando essa prática milenar, adaptando-a à realidade contemporânea.

 

De maneira lúdica, os estudantes poderão observar que é possível reciclar seu armário ou guarda-roupa trocando algumas peças (caso a opção sejam apenas as trocas), gastando pouco (caso a opção inclua vendas) e impactando menos o meio ambiente (exercitando a prática dos 3R). Outra constatação refere-se à percepção dos elementos que contribuem para que muitas ações humanas se perpetuem no tempo, praticando uma versão atualizada dos antigos escambos. Neste caso, alguns dos motivos são a praticidade, agilidade e economia.

 

Por meio de uma prática simples e pouco convencional no ambiente escolar, o tema e o formato propostos permitem a integração de várias disciplinas, tais como Geografia, História, Matemática, Artes, Informática, entre outras.

 

Esta aula representa um roteiro básico para a realização de uma experiência didática. Outras ideias poderão surgir, considerando as especificidades de cada escola ou do meio onde ela está inserida.

 

Espero que gostem.

 

 

 

 

 

Atividade 1. Apresentação da proposta aos alunos

 

pu1  pu2

Mercado das Pulgas de Paris                                                                   Representação da prática dos 3R

http://www.espacoturismo.com/atracoes-turisticas/os-mercados-de-pulgas-pelo-mundo

http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/06/importancia-da-pratica-dos-3-rs-em.html

 

 

Preparação inicial

 

1. Em que se constitui o mercado das pulgas? Conhecendo o histórico e a popularização de uma prática comercial milenar

 

Por se tratar de uma experiência prática, que exige certa maturidade para a sua realização e continuidade, o professor deverá selecionar uma das turmas para apresentar a proposta da atividade e para executá-la,explicando que eles precisarão conhecer, primeiramente, os conceitos básicos, com o intuito de contextualizá-los no universo do consumo responsável.

 

Para isso, o professor deverá imprimir o texto Mercado das pulgas ou levá-los ao laboratório de informática, para que acessem o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_de_pulgas.  Após a leitura (em voz alta), o professor deverá fazer uma explicação geral sobre o tema e responder as dúvidas dos alunos.

 

Com o objetivo de expandir as informações sobre o tema, visando facilitar a realização da atividade prática, os alunos deverão formar grupos de quatro ou cinco pessoas para pesquisar sobre esse tipo de comércio em diferentes cidades do mundo e do Brasil. O destaque traz uma relação de fontes para acesso, procurando demonstrar o quanto o Mercado das pulgas se constitui uma atividade popular.

 

Sugestões de links para acesso a localidades que praticam o mercado das pulgas

 

Os melhores mercados de pulgas em Paris/França: http://pt.hostelbookers.com/guides/franca/paris/atracoes-turisticas/mercados-de-pulgas/

Flea Markets – Mercado das pulgas em Nova Iorque/Estados Unidos: http://www.novayorknumaboa.com/mercado_das_pulgas.html

Mercado das pulgas-Curitiba/PR: http://www.mercadopulgas.com.br/

Mercado das pulgas-Joinville/SChttps://www.facebook.com/pages/Mercado-de-Pulgas-Joinville/575512135816518

Mercado das pulgas ou Feira da Lua-Goiânia/GO: https://pt.foursquare.com/v/feira-da-lua/4c3803d71a38ef3ba6889221

Mercado das pulgas-Holambra/SP: http://www.portaldeholambra.com.br/eventos.html

Mercado das pulgas e feiras de rua-São Paulo/SP: http://dicas.guiamais.com.br/2012/01/10/mercado-de-pulgas-e-feiras-de-rua-%E2%80%93-achados-a-precos-convidativos/

Mercado das pulgas-Cuiabá/MT: http://www.iglobal.co/brasil/cuiaba-mato-grosso/search/mercado-das-pulgas

Mercado das pulgas-Rio de Janeiro:http://www.mpulgas.com.br/

Onde garimpar tesouros nas feiras e sebos de Lisboa: http://oglobo.globo.com/estilo/boa-viagem/onde-garimpar-tesouros-nas-feiras-sebos-de-lisboa-7833422

Brechó Mercado das pulgas-Campinas/SP: http://www.brechomercadodaspulgas.com.br/6.html

 

 

 

Observação: Um grupo deverá pesquisar sobre a realização do mercado das pulgas na sua cidade ou em cidades vizinhas. Caso na cidade essa prática já exista, recomenda-se incluir no roteiro da aula uma visita para que todos a conheçam mais de perto, possam anotar detalhes importantes e fazer perguntas diversas.

 

A socialização dos resultados deverá ocorrer por meio de uma breve apresentação dos grupos. Para isso, deverão selecionar algumas imagens e disponibilizá-las em slides, usando o programa Power point. As imagens ajudam a visualização do tipo de comércio denominado mercado de pulgas e as informações orais possibilitam a compreensão das semelhanças e das particularidades que se apresentam em cada localidade.

 

 

2. O mercado das pulgas e o consumo responsável por meio da prática dos 3R

 

Uma vez conhecida a prática e sua popularidade ao redor do mundo e no Brasil, os alunos deverão reconhecer alguns conceitos, que embasam o mercado das pulgas. Aqui está a essência pedagógica da atividade proposta: o uso de uma prática milenar para conhecer e difundir os princípios do consumo responsável, daí a sua relação com a prática dos 3R.

 

As categorias sugeridas no destaque embasam esta proposta de aula e nortearão a atividade prática que desenvolverão. A turma deverá ser dividida em oito grupos e cada um deles pesquisará uma das categorias. Para a investigação bibliográfica deve ser dado um tempo de quinze minutos. Em seguida, abre-se um diálogo para que socializem as informações e estabeleçam relação entre os conceitos e a ação que se pretende desenvolver. A socialização deverá ocorrer por meio de um diálogo, com à participação de todos.

 

 

Categorias a serem pesquisadas

 

Escambo – Mercado das pulgas – Feira livre - Prática dos 3R –

Consumo responsável – Comércio virtual – Comércio formal –

Comércio informal – Protótipo

 

 

 

 

Sugestões de fontes das categorias sugeridas no destaque acima

 

Escambo. http://www.infoescola.com/economia/escambo/

Mercado das pulgas. http://www.espacoturismo.com/atracoes-turisticas/os-mercados-de-pulgas-pelo-mundo

Prática dos 3R. http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/06/importancia-da-pratica-dos-3-rs-em.html

Consumo responsável. http://www.agsolve.com.br/noticias/pesquisa-dos-institutos-akatu-e-ethos-revela-que-poucos-praticam-consumo-responsavel

Comércio virtual. http://www.lojistaonline.com.br/wtk/pagina/al_faq?id=3

Comércio formal e comércio informal. http://petsenacdurval.blogspot.com.br/2010/01/o-que-e-comercio-formal-e-informal.html

Feiras livres - sua origem e relações com o consumo: http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/feiras-livres-suas-origens-relacoes-consumo.htm

Protótipo. http://traktanas.com/o-que-um-prototipo/

 

 

 

Atividade 2. Organização e realização da atividade prática

 

Com o consentimento da direção e da coordenação de área ou de curso, os alunos deverão definir uma data para realização do protótipo do Mercado das pulgas na escola. Para isso, deverão ser orientados para a organização do evento.

 

A realização da atividade prática na condição de protótipo (teste) tem como objetivos:

- promover a realização de uma atividade interdisciplinar, testando as reais possibilidades de realização dessa prática na escola, com o intuito de materializar conceitos e de difundir hábitos de consumo responsável.

- verificar a possibilidade de implantação dessa prática na escola, realizando-a semestral ou anualmente.

- avaliar os resultados obtidos com a execução prática, visando sua transformação em atividade virtual (como detalhado na atividade 3).

 

O planejamento do protótipo do Mercado das Pulgas consiste em

 

- contatar pessoas (alunos, professores, funcionários) colaboradoras, que se disponibilizarão para trazer objetos para troca ou venda. Consiste na etapa da validação da ideia: se não houver interessados, a atividade dificilmente terá êxito.

 

- definir data, horário e local. Sugere-se que aconteça num ambiente amplo e de grande circulação de pessoas, tais como pátio interno, refeitório, ou outro.

 

- divulgação do evento junto ao público interno, por meio de flyers ou folhetos, cartazes, marketing boca a boca, redes sociais, e outras. A impressão poderá ser feita na secretaria da escola, preferencialmente em cores. A divulgação poderá ser feita em todas as salas de aula (com a entrega dos folhetos), além de cartazes fixados em pontos estratégicos.

 

- organizar o espaço para abrigar a prática das trocas ou das vendas. O professor de Artes deverá orientar sobre formas de organização do lay-out, destacando a importância da apresentação visual do espaço: visualização das peças, facilidade de circulação, entre outros.

 

- delimitação do espaço de cada expositor. O professor de Matemática poderá contribuir orientando os alunos em relação ao tamanho da área destinada a cada expositor, considerando o local do evento e o número de pessoas que circularão por ele. A partir do valor comercial estipulado para cada peça, deverá ser feita uma projeção do dinheiro que circulará no evento, bem como da definição de uma quantia mínima que cada “comerciante” deverá providenciar para trocos.

 

- formação dos grupos de trabalho, definição das tarefas e recursos necessários. As tarefas deverão ser divididas entre os alunos, de acordo com suas habilidades e interesses. O número de alunos por grupo, portanto, poderá variar.

 

 

 

Realização das tarefas que antecedem a realização do evento

 

Entre as muitas tarefas a serem realizadas pelos grupos de alunos, sugerem-se

 

1. Elaboração dos folhetos e divulgação do evento. Como dito no destaque acima, o professor de Artes dará grande contribuição a esse aspecto do trabalho, indicando formas interessantes de se expressar as informações desejadas.

 

pu3

Folder criado pelos alunos Matheus M. Robles Lima e Patrick Pegorari Carvalho para a atividade prática realizada na escola.

 

 

2. Cadastro das pessoas interessadas em trazer objetos para troca ou para venda (com indicação do valor de venda da peça). O convite deverá ser estendido a alunos, professores, funcionários, e direção. É interessante garantir uma quantidade mínima de vinte objetos (de variados tipos) para que a finalidade do evento se consuma.

 

3. Projeção do dinheiro que circulará no evento e definição de uma quantia mínima que cada “comerciante” deverá providenciar para dar trocos. (O professor de Matemática deverá contribuir nessa etapa da preparação do trabalho)

 

4. Organização do ambiente onde ocorrerá a atividade prática: distribuição dos espaços para cada expositor, definição das áreas de circulação, entre outros aspectos pertinentes.

 

5. Elaboração do questionário (com a ajuda do professor de Língua Portuguesa) a ser aplicado aos participantes (realizadores de vendas, compras ou trocas) e aos observadores (aqueles que não trouxeram objetos). Intenciona-se colher as impressões, com ênfase nos aspectos positivos e negativos dessa prática comercial. O resultado do questionário deverá ser tabulado e transformado em gráficos para análise da turma. O professor de Matemática deverá contribuir instrumentalizando os alunos para os conceitos básicos de estatística e para a elaboração dos gráficos.

 

Quadro 1. Sugestão de questionário a ser aplicado aos participantes do Mercado das pulgas na escola

 

Obs: Considerando o caráter pedagógico do evento, recomenda-se que o questionário seja impresso em papel descartado pelas máquinas de xerox ou pela secretaria, incentivando o reaproveitamento de material.

 

1. Nome ...........................................     

2. Idade ...........................................

 

3. Função  (  ) aluno  (  ) professor

(  ) funcionário  (  ) outra

 

4. Na realização deste Mercado de Pulgas, você  (  ) trouxe objetos para troca 

(  ) não trouxe objetos para troca  

 

5. Para quem trouxe objetos:

a) você realizou trocas? (   ) Sim   (  ) Não

 

b) O que achou da experiência?

(  ) Interessante. Troquei objetos sem uso por outros que vou usar.

(  ) Indiferente. Não atingiu minhas expectativas.

(  ) outros ..................................................

 

c) Você faria esta prática outras vezes?

(  ) Sim. Por que? .....................................

(  ) Não. Por que? .....................................

 

d) Se a experiência envolvesse venda, você estaria disposto/a a vender ou a comprar objetos usados?

(  ) Sim. Por que? ......................................

(  ) Não. Por que? ......................................

 

6. Para quem não trouxe objetos. Por que não participou da atividade?

(  ) Me esqueci de trazer objetos, mas participaria de outra vez.

(  ) Não tenho interesse em trocar peças usadas. Por que? ............................................

(  ) Outros ................................................

 

7. Você acha que essa prática pode contribuir para a preservação ambiental?

(  ) Sim. Por que? .........................................

(  ) Não. Por que? ........................................

 

8. Você acha interessante a implantação permanente dessa prática na escola?

(  ) Sim. Por que? .........................................

(  ) Não. Por que? ..........................................

 

 

 

4. Cobertura “jornalística” do evento. Com orientação do professor de Língua Portuguesa, esse grupo terá a função de registrar (com fotos e filmagens, usando aparelhos de telefonia móvel) todas as etapas do evento: reuniões para organização, ações de divulgação, realização do evento, aplicação do questionário para sondagem das opiniões (ver item anterior), entre outras.

 

 

Sugestões de ações para a cobertura do evento

 

Alguns grupos deverão ser formados previamente para a realização desta atividade, que consistirá em

 

- fotografar todas as etapas do evento.

 

- filmar todas as etapas, incluindo a movimentação de pessoas, o evento em si, e a opinião de vendedores, compradores e observadores.

 

- redigir matérias jornalísticas narrando o acontecimento e suas nuances.

 

- redigir questões e coletar as respostas (no formato de entrevistas) de pessoas envolvidas no evento.

 

- gravação de entrevistas e de depoimentos dos envolvidos.

 

- outras ações, a critério dos professores envolvidos.

 

Essas informações serão socializadas de acordo com as sugestões apontadas no item 6, mais abaixo.

 

Observação:

A realização de atividades práticas permite uma gama de possibilidades de exploração. Uma das nuances do evento pode ser a contemplação de seu aspecto lúdico. Assim, o grupo responsável pela filmagem poderá criar um vídeo, destacando

 

- os bolas murchas: alunos desinteressados e pouco participativos;

 

- os bolas furadas: alunos que, por descompromisso, mais atrapalham do que ajudam;

 

- os bolas fofas: alunos centralizadores, que não deixam os demais participar;

 

- os bolas cheias: aqueles que se envolveram positivamente, contribuindo para o êxito do evento;

 

- as vídeo cassetadas: filmagens de flagrantes engraçados ou inusitados envolvendo os participantes.

 

Os professores de Artes e de Língua Portuguesa deverão orientar os alunos quanto a esta ação.

 

 

5. Em data marcada e acordada com a coordenação de área ou de curso e com a direção da escola, realiza-se a atividade prática, denominada de protótipo, por se tratar de um teste. Sugere-se que ocorra durante o intervalo das aulas. Para ampliar o tempo em alguns minutos (geralmente os intervalos são de quinze a vinte minutos), sugere-se que o sinal anterior seja tocado cinco minutos antes e o posterior, cinco minutos depois. Aqueles que trouxeram peças para troca ou venda, bem como os compradores e observadores (enfim, toda a comunidade escolar), devem ser avisados do horário especial. O ambiente escolhido deverá ser o pátio, o refeitório ou algum outro local de fácil acesso dos alunos, professores e funcionários.

 

 

 

 

 

 

 

Mercado das pulgas na escola. Uma experiência prática na ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, em Adamantina/SP

 

 

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Realização do protótipo do Mercado de pulgas na escola. Supervisão do prof. Sérgio Pegorari Carvalho, à esquerda. 30/5/2014.

pu4

Grupo executivo (da esquerda para direita): Matheus Robles, Ellem Tauane Rodrigues, Mayra Sayuri Miasaky e Amanda Regina Moura, do 3º ano do ensino médio.

 

pu6

Alunos do 1º ETIM (Ensino Médio Integrado ao Técnico) realizam a pesquisa de opinião.

 

 

 

pu7 Apresentação do projeto Mercado das pulgas e a prática dos 3R no CICFAI 2014 (Congresso de Iniciação Científica da FAI). Alunos: Amanda R. Moura e Matheus Robles, sob a

orientação da profª drª Izabel Castanha Gil.

 

 

 

pu8

Aluna Ellem T. Rodrigues apresenta os fundamentos da prática dos 3R no CICFAI. 24/10/2014.

Disponível em www.fai.com.br/cicfai2014.

 

 

 

 

 

6. Avaliação da experiência realizada. Esta prática é fundamental para a reflexão acerca da atividade realizada, contemplando a continuidade de sua realização e também a possibilidade de transformação da mesma em uma prática virtual (explicitada na atividade 3). Em momento pré-agendado pelos professores e pela turma envolvida, deverá ser realizada uma avaliação do protótipo do Mercado de pulgas na escola. Cada grupo envolvido na organização e execução do evento deverá relatar os resultados práticos, bem como suas percepções sobre o mesmo. Os professores envolvidos também deverão fazer suas considerações, apontando aspectos teóricos, pedagógicos e operacionais da iniciativa.

 

Entre os itens a serem avaliados, sugerem-se

 

- Divulgação: receptividade, adesão etc.

 

- Organização: dificuldades e soluções encontradas.

 

- Apoio dos professores, colegas, funcionários e gestores da escola.

 

- A prática, em si: foi interessante? Realmente, houve relação com a prática dos 3R? Como? Em quais aspectos? Valeu a pena?

 

- Potencialidade para transformação em prática constante na escola (semestral ou anual): as dificuldades ou falhas poderão ser superadas em novas edições? Houve prejuízo de aulas?

 

- Outros aspectos.

 

 

 

Outro aspecto a ser destacado refere-se à cobertura do evento.

 

 

Sugestões para socialização dos resultados do evento

 

- As matérias escritas (notícia jornalística, entrevistas etc.) poderão ser publicadas no jornalzinho ou na página eletrônica da escola. Poderá também ser enviada aos jornais locais, como forma de divulgar as iniciativas pedagógicas da escola.

 

- O áudio poderá ser anexado nesta mesma página, divulgado na rádio da escola e também ser enviado às rádios locais.

 

- As fotos poderão ser impressas ou reveladas com apoio da secretaria para montagem de cartazes a serem fixados no mural da escola. Poderão também ser divulgadas na página eletrônica do evento.

 

- As filmagens deverão ser editadas e também divulgadas na página eletrônica.

 

Os professores de Artes e de Língua Portuguesa deverão contribuir com a realização destas atividades.

 

 

 

 

Atividade 3. Transformando o protótipo em ações de aprendizado formal e de vivência de cidadania

Após a etapa introdutória e de realização da experiência como teste, é possível transformá-la numa prática permanente na escola, com o intuito pedagógico de levar os alunos a exercitarem ações voltadas à organização, acompanhamento, envolvimento, e, principalmente, de vivência de ações ambientalmente responsáveis. Para isso recomendam-se alguns procedimentos.

 

1. Um grupo ficará responsável pela elaboração de um blog ou outro recurso eletrônico (site) para a transferência do protótipo em comércio virtual. O professor de Informática deverá instrumentalizar os alunos na elaboração dessa página virtual. Lembrando: o objetivo da escola é destacar os aspectos pedagógicos desse tipo de atividade. Sua finalidade não é, portanto, comercial. Devido à natureza da atividade (trocas), ela traz grande potencialidade comercial. Caso haja interesse de algum jovem ou de algum grupo, a ideia poderá tomar este rumo. Para isso, a orientação dos professores envolvidos deve ampliar-se para o aspecto formal da criação de um site de negócios virtuais, considerando os aspectos técnicos computacionais e a temática da segurança para esse tipo de comércio. Exemplo de comércio virtual de objetos usados pode ser acessado em https://www.enjoei.com.br/.

 

2. É possível que algumas pessoas tenham interesse em disponibilizar peças para simples doação e não para simples troca ou comércio. A página virtual deverá criar um ambiente específico para esta opção. Gerenciado por um grupo de alunos, deverá ser definida uma data para a entrega das peças, organização por tipo, contato com entidades beneficentes e entrega das mesmas. Essa prática poderá ser semestral, com a participação dos alunos, inclusive no local da entrega. Para esse momento poderá ser definida uma turma, que, além da entrega, fará uma visita à entidade.

 

3. A criatividade é um dos componentes intrínsecos da qualidade do ensino. O mercado das pulgas associado aos princípios da prática dos 3R constitui-se numa inovação possível de ser incorporada às práticas pedagógicas, considerando seu potencial formativo e de trabalho interdisciplinar. As boas notícias devem ser divulgadas, até como forma de melhorar a autoestima da comunidade escolar envolvida. Nesse aspecto, sugere-se a elaboração de matérias jornalísticas para divulgação da iniciativa junto aos veículos locais de comunicação (jornais, rádios etc.) e também nas páginas eletrônicas da escola, caso possua (site, blog, redes sociais etc.).

 

O professor de Língua Portuguesa deverá contribuir na condução desta atividade, orientando a redação de releases, realização de entrevistas, e outras formas de comunicação. O apelo do consumo responsável deve estar bem explicitado nos cartazes e também nas páginas virtuais. Assim, informações sobre a prática dos 3R, o consumo responsável, e outros conceitos inerentes à temática explorada, devem ser permanentemente atualizadas, como forma de atrair a atenção do internauta e potencial consumidor do mercado das pulgas virtual.

 

4. Outras ações poderão ser criadas, a partir das especificidades da escola, interesse dos alunos e colaboração de professores e gestores.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá estar atento ao interesse, envolvimento e responsabilidade dos alunos em cada etapa do trabalho.

Por se tratar de experiências práticas, nem todos têm a mesma predisposição. Em caso de comportamentos indesejados, tais como desinteresse, descompromisso, centralização, o professor deverá estar atento e atuar pontualmente.

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Opiniões

  • Sergio Pegorari Carvalho, Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente , São Paulo - disse:
    iserginho@gmail.com

    21/11/2014

    Quatro estrelas

    Gostei, um jeito diferente de aprender a negociar e desapegar de coisas que pra você não servem mais, mas para outros podem ser de grande utilidade. conceito dos 3R's


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