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A travessia do Atlântico: o tráfico negreiro

 

22/01/2015

Autor e Coautor(es)
ROBERTA PAULA GOMES SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o que foi o tráfico negreiro.
  • Reconhecer as péssimas condições de transporte dos africanos para o Brasil.
  • Identificar as justificativas para a prática comercial de  humano. 
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro Momento

 

 

navio negreiro

  

 

Imagem disponível em: http://www.olimpiadadehistoria.com.br/olimpiada_prova/img/imagem_exemplo.jpg. Acesso em 14/11/2014.

 

Professor, para iniciar a discussão sobre o “Tráfico Negreiro” organizar a sala para a exibição do vídeo 500 anos o Brasil Império na TV - A Abolição - Ep. 8, em que bonecos animados de Mão Molenga - Teatro de Bonecos - explicam acontecimentos importantes da história do Brasil. Uma produção da TV Escola, com duração de 20min03seg. O mesmo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lOYK1xDFiiU. Acesso em 14/11/2014.

Esse vídeo narra a trajetória do tráfico negreiro e as condições de vida dos escravos no Brasil, bem como traz algumas leis importantes nesse período como: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e Lei Áurea.  Para a sua exibição salvar previamente em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção utilizando o data show. Ao término do filme propor um debate, garantir que todos possam falar e ouvir os demais colegas.

 

Sugestão de questões para fomentar os debates:

 

  • Quando iniciou o tráfico negreiro entre o Brasil e a África?
  • Quais regiões da África eram capturados africanos para ser traficados para o Brasil?
  • Quais eram as condições dos africanos nos navios negreiros?
  • Quais eram as leis que legislavam o tráfico negreiro?
  • Como os africanos eram tratados pelos seus proprietários?
  • Quais eram os trabalhos realizados pelos escravos no Brasil?

 

 

Segundo momento

 

negro

 

Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/exposicao-direitos-humanos-caixa-petrobras-gal-escravos-no-brasil.jpg. Acesso em 14/11/2014.

 

Os infográficos são textos, em que há uma combinação da escrita, com imagem, numeração, setas, cores para explicar um fenômeno ou processo de visão científica.

Propor aos alunos a leitura do Infográfico África berço da humanidade e do conhecimento, por meio desse recurso, os alunos poderão compreender a cultura e a tecnologia dos povos africanos quando iniciou o processo de colonização. Professor, baixar previamente o infográfico em seu computador e utilizar o data show para projetá-lo.

O infográfico encontra-se disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?187_africa_info.swf. Acesso em: 14/11/2014.

 

Para a leitura do infográfico chame a atenção dos alunos para que fiquem atentos, as imagens, as informações textuais e os dados apresentados. É importante que essa apresentação seja lenta e gradativa para que todos acompanhem as informações disponibilizadas.

 

Ao visualizar infográfico, estimular os alunos a interagirem com esse recurso propondo algumas questões.

 

Sugestão de questões para interpretar o Infográfico:

 

a) Quais são os reinos africanos apresentados no infográfico?

b) Quantos reinos africanos são apresentados?

c) Atualmente, há quantos países na África?

d) Quais são as principais informação de cada reino africano?

e) Quais são as atividades desenvolvidas em cada região?

 

Com as informações do infográfico os alunos poderão perceber a complexidade e o desenvolvimento da cultura africana, o que contradiz os argumentos elaborados pelos europeus, de que a África era um continente atrasado e inferior, para justificar a prática da escravidão.

 

Após a realização da leitura do infográfico, solicitar aos alunos que registrem, no caderno de História, as informações sobre a África no período apresentado, que deverá ter informações sobre cada reino, suas principais características e as atividades desenvolvidas na África, apresentadas na linha do tempo.

 

 

Terceiro momento

 

 

rota

 

Imagem disponível: http://1.bp.blogspot.com/-npE1nTGMTL8/UWtdNCH7mmI/AAAAAAAACKY/GFWMRsbtz4U/s640/Rotas+do+tr%C3%A1fico.jpg. Acesso em 14/11/2014.

 

Na sala de informática, organizar os alunos em duplas e propor uma pesquisa sobre o tema Tráfico Negreiro.  Nessa pesquisa os alunos poderão trabalhar com textos, poemas, mapas, imagens e músicas entre outros. Após a pesquisa, cada dupla deverá elaborar um texto sobre  o tráfico negreiro, considerando as formas de captura desses africanos para serem comercializados no Brasil, as condições de transportes nos navios negreiros e as justificativas do período para essa prática. 

Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:

 

Textos

 

CARVALHO, Leandro. Tráfico Negreiro. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/trafico-negreiro.htm .  Acesso em 14/11/2014.

 

SENTO SÉ, Caroline de Souza Campos. Tráfico de escravos para o Brasil. Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/trafico-de-escravos-para-o-brasil/. Acesso em 14/11/2014.

 

Vídeos

 

FARIAS, Iuri. O tráfico de escravos. Duração 3min51seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y2-SAxldlcc. Acesso em 14/11/2014.

 

FOTOGRAFIA DA HISTÓRIA. Documentário sobre o Tráfico de Escravos - Parte 1. Duração 16min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j-3nRPEj_Qs. Acesso em 14/11/2014.

 

Poema

 

ALVES, Castro. O Navio Negreiro. Disponível em: http://www3.universia.com.br/conteudo/literatura/O_navio_negreiro_de_castro_alves.pdf. Acesso em 14/11/2014.

 

 

Quarto momento

 

Para divulgar os resultados da pesquisa, sugerir que as duplas organizem uma apresentação dos seus textos. Essa apresentação poderá ser em formato de cartazes, apresentação em Power Point, slides e ou áudio visual. Decidir de comum acordo, um tempo para cada dupla se apresentar. Para a exposição dos trabalhos, organizar a sala em um grande círculo.

Professor, é importante disponibilizar um momento para orientação das duplas e para a correção final de cada apresentação, juntamente com os alunos.

 

Quinto momento

 

Organizar juntamente com os alunos a seleção de alguns textos para serem publicados no jornal da escola ou no blog da turma. Caso a escola não tenha um jornal, solicitar auxílio para o professor de informática, para diagramação e impressão em folha A4, para serem distribuídos na escola.

Recursos Complementares

 

 

EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS LTDA. Pressão inglesa para o fim do tráfico negreiro. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/pressao_inglesa.html. Acesso em 14/11/2014.

 

TURCI, Erica. Tráfico de escravos: mercadoria humana atravessa o Atlântico. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-o-atlantico.htm. Acesso em: 14/11/2014.

Avaliação

A avaliação será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral, se os alunos conseguiram compreender as condições do tráfico, as justificativas sobre essa prática. Avalie também os textos produzidos e a participação na publicação dos textos no jornal e ou no blog.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
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Opiniões

  • ELISABETH ANA CAVALCANTE VERGNE DE ABREU, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA , Bahia - disse:
    vergneliza@ibest.com.br

    27/06/2015

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta aula, como foi organizada, os elementos como poesia, vídeo icograficos, para enriquecer o material, sugestões de sites para alunos pesquisarem. Só acho que a letra poderia ser maior e a estética de apresentação melhor. Parabens pelo trabalho, pesquisa e organização


  • LUCILIA CRISTINA PIMENTA MAXIMO, DARWIN FELIX PROF , São Paulo - disse:
    luciliamaximo@gmail.com

    13/03/2015

    Cinco estrelas

    Ótima organização sequencial.


  • Rita Bialy, Secretaria Municipal de Educação , Rio Grande do Sul - disse:
    rbialyg@hotmail.com

    25/02/2015

    Quatro estrelas

    Ótimo material, dessa forma facilita um melhor entendimento dos alunos sobre as relações de trabalho e cultural desse período.


  • Neli Bertussi Silva 23 06, Colégio Estadual Porto Seguro , Paraná - disse:
    nelibertussi@gmail.com

    14/02/2015

    Cinco estrelas

    Ótima!


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