22/01/2015
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Não são necessários conhecimentos prévios.
Primeiro Momento
Imagem disponível em: http://www.olimpiadadehistoria.com.br/olimpiada_prova/img/imagem_exemplo.jpg. Acesso em 14/11/2014.
Professor, para iniciar a discussão sobre o “Tráfico Negreiro” organizar a sala para a exibição do vídeo 500 anos o Brasil Império na TV - A Abolição - Ep. 8, em que bonecos animados de Mão Molenga - Teatro de Bonecos - explicam acontecimentos importantes da história do Brasil. Uma produção da TV Escola, com duração de 20min03seg. O mesmo está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=lOYK1xDFiiU. Acesso em 14/11/2014.
Esse vídeo narra a trajetória do tráfico negreiro e as condições de vida dos escravos no Brasil, bem como traz algumas leis importantes nesse período como: Lei Eusébio de Queiroz, Lei do Ventre Livre e Lei Áurea. Para a sua exibição salvar previamente em seu computador e apresentá-lo aos alunos por meio da projeção utilizando o data show. Ao término do filme propor um debate, garantir que todos possam falar e ouvir os demais colegas.
Sugestão de questões para fomentar os debates:
Segundo momento
Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/exposicao-direitos-humanos-caixa-petrobras-gal-escravos-no-brasil.jpg. Acesso em 14/11/2014.
Os infográficos são textos, em que há uma combinação da escrita, com imagem, numeração, setas, cores para explicar um fenômeno ou processo de visão científica.
Propor aos alunos a leitura do Infográfico África berço da humanidade e do conhecimento, por meio desse recurso, os alunos poderão compreender a cultura e a tecnologia dos povos africanos quando iniciou o processo de colonização. Professor, baixar previamente o infográfico em seu computador e utilizar o data show para projetá-lo.
O infográfico encontra-se disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/swf/animacoes/exibi-animacao.shtml?187_africa_info.swf. Acesso em: 14/11/2014.
Para a leitura do infográfico chame a atenção dos alunos para que fiquem atentos, as imagens, as informações textuais e os dados apresentados. É importante que essa apresentação seja lenta e gradativa para que todos acompanhem as informações disponibilizadas.
Ao visualizar infográfico, estimular os alunos a interagirem com esse recurso propondo algumas questões.
Sugestão de questões para interpretar o Infográfico:
a) Quais são os reinos africanos apresentados no infográfico?
b) Quantos reinos africanos são apresentados?
c) Atualmente, há quantos países na África?
d) Quais são as principais informação de cada reino africano?
e) Quais são as atividades desenvolvidas em cada região?
Com as informações do infográfico os alunos poderão perceber a complexidade e o desenvolvimento da cultura africana, o que contradiz os argumentos elaborados pelos europeus, de que a África era um continente atrasado e inferior, para justificar a prática da escravidão.
Após a realização da leitura do infográfico, solicitar aos alunos que registrem, no caderno de História, as informações sobre a África no período apresentado, que deverá ter informações sobre cada reino, suas principais características e as atividades desenvolvidas na África, apresentadas na linha do tempo.
Terceiro momento
Imagem disponível: http://1.bp.blogspot.com/-npE1nTGMTL8/UWtdNCH7mmI/AAAAAAAACKY/GFWMRsbtz4U/s640/Rotas+do+tr%C3%A1fico.jpg. Acesso em 14/11/2014.
Na sala de informática, organizar os alunos em duplas e propor uma pesquisa sobre o tema Tráfico Negreiro. Nessa pesquisa os alunos poderão trabalhar com textos, poemas, mapas, imagens e músicas entre outros. Após a pesquisa, cada dupla deverá elaborar um texto sobre o tráfico negreiro, considerando as formas de captura desses africanos para serem comercializados no Brasil, as condições de transportes nos navios negreiros e as justificativas do período para essa prática.
Sugestão de sites para pesquisa dos alunos:
Textos
CARVALHO, Leandro. Tráfico Negreiro. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/trafico-negreiro.htm. Acesso em 14/11/2014.
SENTO SÉ, Caroline de Souza Campos. Tráfico de escravos para o Brasil. Disponível em: http://www.historiabrasileira.com/escravidao-no-brasil/trafico-de-escravos-para-o-brasil/. Acesso em 14/11/2014.
Vídeos
FARIAS, Iuri. O tráfico de escravos. Duração 3min51seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=y2-SAxldlcc. Acesso em 14/11/2014.
FOTOGRAFIA DA HISTÓRIA. Documentário sobre o Tráfico de Escravos - Parte 1. Duração 16min23seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=j-3nRPEj_Qs. Acesso em 14/11/2014.
Poema
ALVES, Castro. O Navio Negreiro. Disponível em: http://www3.universia.com.br/conteudo/literatura/O_navio_negreiro_de_castro_alves.pdf. Acesso em 14/11/2014.
Quarto momento
Para divulgar os resultados da pesquisa, sugerir que as duplas organizem uma apresentação dos seus textos. Essa apresentação poderá ser em formato de cartazes, apresentação em Power Point, slides e ou áudio visual. Decidir de comum acordo, um tempo para cada dupla se apresentar. Para a exposição dos trabalhos, organizar a sala em um grande círculo.
Professor, é importante disponibilizar um momento para orientação das duplas e para a correção final de cada apresentação, juntamente com os alunos.
Quinto momento
Organizar juntamente com os alunos a seleção de alguns textos para serem publicados no jornal da escola ou no blog da turma. Caso a escola não tenha um jornal, solicitar auxílio para o professor de informática, para diagramação e impressão em folha A4, para serem distribuídos na escola.
EMPRESA MUNICIPAL DE MULTIMEIOS LTDA. Pressão inglesa para o fim do tráfico negreiro. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/historia/modulo02/pressao_inglesa.html. Acesso em 14/11/2014.
TURCI, Erica. Tráfico de escravos: mercadoria humana atravessa o Atlântico. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/trafico-de-escravos-mercadoria-humana-atravessa-o-atlantico.htm. Acesso em: 14/11/2014.
A avaliação será processual, considerando o envolvimento e o interesse dos alunos na temática estudada e atividades propostas. Procure identificar no decorrer das aulas, através da produção oral, se os alunos conseguiram compreender as condições do tráfico, as justificativas sobre essa prática. Avalie também os textos produzidos e a participação na publicação dos textos no jornal e ou no blog.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/06/2015
Quatro estrelasGostei muito desta aula, como foi organizada, os elementos como poesia, vídeo icograficos, para enriquecer o material, sugestões de sites para alunos pesquisarem. Só acho que a letra poderia ser maior e a estética de apresentação melhor. Parabens pelo trabalho, pesquisa e organização
13/03/2015
Cinco estrelasÓtima organização sequencial.
25/02/2015
Quatro estrelasÓtimo material, dessa forma facilita um melhor entendimento dos alunos sobre as relações de trabalho e cultural desse período.
14/02/2015
Cinco estrelasÓtima!