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Extinção: conhecendo os critérios de categorização

 

18/11/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o processo de extinção de algumas espécies.
  • Identificar os critérios de status das espécies nos ambientes.
  • Promover ações voltadas para a sensibilização da comunidade escolar a respeito do desenvolvimento sustentável.
  • Avaliar propostas de sensibilização da comunidade, de alcance individual e/ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação do ambiente.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Características gerais dos seres vivos.
  • Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria nos ecossistemas.
Estratégias e recursos da aula
  • Leitura de reportagem.
  • Discussões coletivas.
  • Pesquisa na internet.
  • Produção de uma apresentação no Power Point.

O processo de extinção de espécies é natural, ou seja, à medida que algumas espécies desaparecem outras surgem. Esse é um mecanismo necessário para o processo evolutivo, que não só resulta em novas formas de vida, como também origina variações mais especializadas. No entanto, observamos uma aceleração no processo de extinção de espécies, ocasionada pelas ações humanas.

Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema

O objetivo da atividade é conhecer o processo de extinção de algumas espécies.

Professor:

1) Com os alunos em duplas, peça-os que acessem e façam a leitura da reportagem de Jennifer Ann Thomas, intitulada O drama da extinção, disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2398&pg=115. Acesso em 09 de novembro de 2014.

- Os alunos poderão acessar a reportagem em computadores compartilhados no Laboratório de Informática ou em computadores individualizados.

Rinoceronte branco

Imagem disponível em: http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/09/rinoceronte-branco-lista-extin%C3%A7%C3%A3o-animal-planet.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

2) Peça aos alunos que, durante a leitura, façam o registro, no caderno, de alguns questionamentos:

  • O que é extinção?
  • Quais as causas da extinção de alguns animais?
  • Qual o impacto da extinção de uma espécie para as cadeias alimentares, comunidades e populações?

3) Em seguida, solicite aos alunos que exponham as ideias, para isso incentive que os alunos apresentem suas ideias e escutem as dos colegas. Organize uma roda de conversa, com os alunos em círculo na sala de aula.

- Neste momento, espera-se que os alunos consigam identificar que a extinção pode ser um processo natural ou antrópico. O processo de extinção natural é essencial para a evolução, ou seja, determinadas espécies deixam de existir e em seus lugares surgem novas formas de vida, em novos habitats e nichos ecológicos e, na maioria das vezes, mais especializadas do que as que desapareceram. Porém, a extinção deixou de ser um processo natural para ser realizado pelas ações humanas, como a caça. Isso pode trazer problemas sérios de desequilíbrios nas cadeias alimentares.

 

Aulas 2, 3, 4 e 5: Pesquisando sobre o tema

Os objetivos da atividade são:

  • Identificar os critérios de status das espécies nos ambientes (extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante).
  • Avaliar propostas de alcance individual e/ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação de espécies no ambiente.
  • Promover ações voltadas para a sensibilização da comunidade escolar a respeito do desenvolvimento sustentável.

Categorias IUCN

Imagem disponível em http://www.cpb.net.br/listavermelha/images/M_images/categorias%20iucn%20regional.png. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

Professor:

1) Organizar os alunos em  grupos, sendo que dois grupos ficarão responsáveis pela pesquisa a respeito dos critérios de status das espécies nos ambientes (extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante).

- Providenciar um roteiro de atividade para cada aluno.

- Apresentar e explicar as instruções da atividade.

- Agendar, previamente com os alunos, todas as datas referentes à atividade.

Sugestão de roteiro de atividade - Tema: Extinção

            A atividade a ser realizada consiste em fazer uma pesquisa a respeito dos status das espécies nos ambientes (extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante) e os critérios para categorização. A proposta é a de que dois grupos investiguem a respeito de um status das espécies no ambiente.

Orientações:

Primeira etapa: Formar os grupos e indicar o tema da pesquisa por meio de sorteio.

1. Temas para sorteio: extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante.

Grupo 1 – Tema:

Grupo 2 – Tema:

Grupo 3 – Tema:

Grupo 4 – Tema:

Grupo 5 – Tema:

Grupo 6 – Tema:

Grupo 7 – Tema:

Grupo 8 – Tema:

Grupo 9 – Tema:

Grupo 10– Tema:

 

Segunda etapa: Realização do trabalho.

O trabalho deverá ser estruturado com os itens apresentados a seguir.

1. Título.

2. Apresentação dos critérios para as espécies serem consideradas: _____________ (status das espécies nos ambientes).

3. Exemplos de espécies de animais e de vegetais, de biomas brasileiros, do status sorteado.

4. Descrição da importância das espécies pesquisadas para o meio ambiente.

5. Apresentar propostas de alcance individual e/ou coletivo para à preservação de espécies no ambiente.

6. ORGANIZAÇÃO DO GRUPO E DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: O grupo deverá combinar as tarefas de cada um para que tragam os materiais para a sala de aula e para que não sejam realizadas reuniões nas residências.

Terceira etapa: Apresentação do trabalho.

  • Cada grupo deverá organizar a apresentação do trabalho em Power Point.
  • Organizar os slides da apresentação de acordo com a sequência de itens descrita na etapa anterior.
  • A apresentação deverá ser enviada com antecedência para o e-mail da professora. Cada grupo deverá organizar uma dinâmica para que cada aluno apresente uma parte do trabalho.
  • A apresentação será no tempo mínimo de 5 minutos e máximo de 10 minutos para cada grupo.
  • Critérios para avaliação: descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito do conteúdo em questão, qualidade dos recursos utilizados, organização do grupo diante da sala, tempo da apresentação.
  • Caso haja necessidade de esclarecimento de dúvidas com a professora, agende horário com ela.

Cronograma para a realização do trabalho

Atividades

Datas

Organização dos grupos

 

Realização do trabalho

De _____ a _______

Envio por e-mail da apresentação em Power Point

 

Apresentação

 

 

Sugestões de fontes para consulta

Sitesda internet:

- BIODIVERSITAS. Revisão da Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. Critérios e categorias IUCN. Disponível em: http://www.biodiversitas.org.br/florabr/criterios.asp. Acesso em 09 de novembro de 2014.

- INSTITUTO CHICO MENDES. Categorias de risco de extinção. Disponível em:  http://www.icmbio.gov.br/ran/images/Arquivos/especies_ameacadas/categorias_criterios_iucn_2012.pdf. Acesso em 09 de novembro de 2014.

- OECO. Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN. Disponível em: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27904-entenda-a-classificacao-da-lista-vermelha-da-iucn. Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

2) Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o siteDicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.

3) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.

4) No final das apresentações, organize, junto com os alunos, um quadro com os critérios para a organização das espécies nos cinco status pesquisados, conforme sugestão abaixo:

Status

Critérios

Exemplos

Extinta

 

 

Ameaçada

 

 

Vulnerável

 

 

Quase ameaçada

 

 

Pouco preocupante

 

 

- O quadro poderá ser afixado em sala de aula ou exposto na escola.

- Para os exemplos, podem-se utilizar imagens.

 

Animais em extinção

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-tnyFyV3f7SE/UWRlyVgwUfI/AAAAAAAAKfs/AhEMv5EkU0M/s640/animais_em_extincao.jpg Acesso em 09 de novembro de 2014.

 

5) Além disso, oriente aos grupos a socializarem as apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de novembro de 2014 e seguir as instruções.

Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.

Recursos Complementares

- INTERNATIONAL UNION FOR CONSERVATION OF NATURE. Disponível em: http://www.iucn.org/. Acesso em 09 de novembro de 2014.

Avaliação

A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados. 

Em relação aos aspectos quantitativos, deverá ser avaliada a produção da apresentação em Power Point. Para isso, avalie: a descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito do conteúdo em questão, qualidade dos recursos utilizados, organização do grupo diante da sala, tempo da apresentação Neste sentido, poderão ser analisadas as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.

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