18/11/2014
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
O processo de extinção de espécies é natural, ou seja, à medida que algumas espécies desaparecem outras surgem. Esse é um mecanismo necessário para o processo evolutivo, que não só resulta em novas formas de vida, como também origina variações mais especializadas. No entanto, observamos uma aceleração no processo de extinção de espécies, ocasionada pelas ações humanas.
Aula 1: Sondagem prévia e discussão sobre o tema
O objetivo da atividade é conhecer o processo de extinção de algumas espécies.
Professor:
1) Com os alunos em duplas, peça-os que acessem e façam a leitura da reportagem de Jennifer Ann Thomas, intitulada O drama da extinção, disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=2398&pg=115. Acesso em 09 de novembro de 2014.
- Os alunos poderão acessar a reportagem em computadores compartilhados no Laboratório de Informática ou em computadores individualizados.
Imagem disponível em: http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/wp-content/uploads/2013/09/rinoceronte-branco-lista-extin%C3%A7%C3%A3o-animal-planet.jpg. Acesso em 09 de novembro de 2014.
2) Peça aos alunos que, durante a leitura, façam o registro, no caderno, de alguns questionamentos:
3) Em seguida, solicite aos alunos que exponham as ideias, para isso incentive que os alunos apresentem suas ideias e escutem as dos colegas. Organize uma roda de conversa, com os alunos em círculo na sala de aula.
- Neste momento, espera-se que os alunos consigam identificar que a extinção pode ser um processo natural ou antrópico. O processo de extinção natural é essencial para a evolução, ou seja, determinadas espécies deixam de existir e em seus lugares surgem novas formas de vida, em novos habitats e nichos ecológicos e, na maioria das vezes, mais especializadas do que as que desapareceram. Porém, a extinção deixou de ser um processo natural para ser realizado pelas ações humanas, como a caça. Isso pode trazer problemas sérios de desequilíbrios nas cadeias alimentares.
Aulas 2, 3, 4 e 5: Pesquisando sobre o tema
Os objetivos da atividade são:
Imagem disponível em http://www.cpb.net.br/listavermelha/images/M_images/categorias%20iucn%20regional.png. Acesso em 09 de novembro de 2014.
Professor:
1) Organizar os alunos em grupos, sendo que dois grupos ficarão responsáveis pela pesquisa a respeito dos critérios de status das espécies nos ambientes (extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante).
- Providenciar um roteiro de atividade para cada aluno.
- Apresentar e explicar as instruções da atividade.
- Agendar, previamente com os alunos, todas as datas referentes à atividade.
Sugestão de roteiro de atividade - Tema: Extinção
A atividade a ser realizada consiste em fazer uma pesquisa a respeito dos status das espécies nos ambientes (extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante) e os critérios para categorização. A proposta é a de que dois grupos investiguem a respeito de um status das espécies no ambiente.
Orientações:
Primeira etapa: Formar os grupos e indicar o tema da pesquisa por meio de sorteio.
1. Temas para sorteio: extinta, ameaçada, vulnerável, quase ameaçada e pouco preocupante.
Grupo 1 – Tema:
Grupo 2 – Tema:
Grupo 3 – Tema:
Grupo 4 – Tema:
Grupo 5 – Tema:
Grupo 6 – Tema:
Grupo 7 – Tema:
Grupo 8 – Tema:
Grupo 9 – Tema:
Grupo 10– Tema:
Segunda etapa: Realização do trabalho.
O trabalho deverá ser estruturado com os itens apresentados a seguir.
1. Título.
2. Apresentação dos critérios para as espécies serem consideradas: _____________ (status das espécies nos ambientes).
3. Exemplos de espécies de animais e de vegetais, de biomas brasileiros, do status sorteado.
4. Descrição da importância das espécies pesquisadas para o meio ambiente.
5. Apresentar propostas de alcance individual e/ou coletivo para à preservação de espécies no ambiente.
6. ORGANIZAÇÃO DO GRUPO E DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: O grupo deverá combinar as tarefas de cada um para que tragam os materiais para a sala de aula e para que não sejam realizadas reuniões nas residências.
Terceira etapa: Apresentação do trabalho.
Cronograma para a realização do trabalho
Atividades |
Datas |
Organização dos grupos |
|
Realização do trabalho |
De _____ a _______ |
Envio por e-mail da apresentação em Power Point |
|
Apresentação |
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Sugestões de fontes para consulta
Sitesda internet:
- BIODIVERSITAS. Revisão da Lista da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção. Critérios e categorias IUCN. Disponível em: http://www.biodiversitas.org.br/florabr/criterios.asp. Acesso em 09 de novembro de 2014.
- INSTITUTO CHICO MENDES. Categorias de risco de extinção. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/ran/images/Arquivos/especies_ameacadas/categorias_criterios_iucn_2012.pdf. Acesso em 09 de novembro de 2014.
- OECO. Entenda a classificação da Lista Vermelha da IUCN. Disponível em: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27904-entenda-a-classificacao-da-lista-vermelha-da-iucn. Acesso em 09 de novembro de 2014.
2) Para organizar a apresentação em Power Point, oriente aos alunos a acessarem o site: Dicas para uma boa apresentação de slides, da revista Nova Escola, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2013/10/29/dicas-para-uma-boa-apresentacao-de-slides/. Acesso em 29 de abril de 2014.
3) Durante as apresentações, realize intervenções, sempre que necessário, contribuindo para o aprendizado dos alunos.
4) No final das apresentações, organize, junto com os alunos, um quadro com os critérios para a organização das espécies nos cinco status pesquisados, conforme sugestão abaixo:
Status |
Critérios |
Exemplos |
Extinta |
|
|
Ameaçada |
|
|
Vulnerável |
|
|
Quase ameaçada |
|
|
Pouco preocupante |
|
|
- O quadro poderá ser afixado em sala de aula ou exposto na escola.
- Para os exemplos, podem-se utilizar imagens.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-tnyFyV3f7SE/UWRlyVgwUfI/AAAAAAAAKfs/AhEMv5EkU0M/s640/animais_em_extincao.jpg Acesso em 09 de novembro de 2014.
5) Além disso, oriente aos grupos a socializarem as apresentações. Para isso, o professor, com a ajuda de alunos, deverão postar esses trabalhos no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog acessando o endereço eletrônico: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01. Acesso em 08 de novembro de 2014 e seguir as instruções.
Postadas as produções, solicite aos alunos que entrem no blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos outros grupos. Divulgue esse blog com os outros anos de ensino utilizando os recursos de comunicação disponíveis em sua escola: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros. Mantenha esse blog ativo, postando novas informações e estudos relacionados ao tema.
- INTERNATIONAL UNION FOR CONSERVATION OF NATURE. Disponível em: http://www.iucn.org/. Acesso em 09 de novembro de 2014.
A avaliação é um processo contínuo e deve abranger todas as atividades. A participação e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas deverão ser avaliados.
Em relação aos aspectos quantitativos, deverá ser avaliada a produção da apresentação em Power Point. Para isso, avalie: a descrição correta das informações e dos conhecimentos a respeito do conteúdo em questão, qualidade dos recursos utilizados, organização do grupo diante da sala, tempo da apresentação Neste sentido, poderão ser analisadas as aproximações e distanciamentos em relação aos objetivos propostos durante as atividades.
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