Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUTOS QUÍMICOS DE USO DOMÉSTICO: CONSCIENTIZAÇÃO DOS RISCOS E MEDIDAS DE SEGURANÇA

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
Gabriela Morello da Silva Marçal Oliveira
imagem do usuário

JABOTICABAL - SP LUIZ LATORRACA PROF

Ana Paula Montedor

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Intruir em relação ao uso e armazenamento correto dos produtos químicos de uso doméstico; -Conscientizar com relação aos riscos de acidentes com produtos químicos domiciliares, tomando-os como ponto de partida para que essas informações cheguem a atingir o maior número de pessoas possíveis; -Orientar acerca da conduta correta em caso de acidentes; -Fazer com que identifiquem os erros de sua rotina diária; -Compreender os principais símbolos de alerta e os dizeres dos rótulos de produtos; -Reduzir os riscos de acidentes, por meio da adoção de medidas de segurança que estão ao alcance de todos.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
-Educandos citem quais os produtos químicos de uso doméstico que conhecem; -Escreverem ou desenharem em uma folha sulfite o que acharem importante e necessário do rótulo de um produto.
Estratégias e recursos da aula

1ªaula - Pediremos aos alunos para que falem quais produtos químicos domésticos que conhecem; pincelada sobre os rótulos dos produtos; desenho ou escrita em uma folha sulfite o que acham importante em um rótulo de produto químico doméstico.

2ª e 3ª aula (aula dupla) - Experimento - duas garrafas pet sem rótulo, etiquetada com as letras A e B, e dois baldes etiquetados com a mesma letra. Em uma garrafa contém água, e na outra água sanitária. Colocar os líquidos nos baldes com as respctivas letras, e nesses colocar dois panos pretos. Depois de um tempo (final da aula) mostrar que o pano preto manchou por causa da água sanitária, e alertar que é preciso rótulos, pois somente a olho nu não é possível identifciar o que é cada líquido.

Vídeo em desenho animado: como previnir acidentes domésticos (+/-12min); Discussão do vídeo; Discussão sobre "produtos caseiros"; Apresentação e discussão de algumas figuras em power point, para reforçar ainda mais a aula;  Distribuição de fichas de relatórios para que os alunos façam em suas casas, seguindo o modelo:

CÔMODO PRODUTO LOCAL SEGURO OU INSEGURO RECOMENDAÇÃO DO LOCAL SEGURO
       
       
       

 

4ª aula - Distribuição de embalagens vazias dos produtos químicos de uso doméstico para observarem os conteúdos dos rótulos; Listar no quadro-negro as instruções dos rótulos, mostrando a sua importância. Discussão das informações citados pelos alunos.

5ª e 6ª aula (aula dupla) - Discussão da tabela; Avaliação (pedir para que eles se imaginem como grandes publicitários que querem vender um produto químico de uso doméstico, mas para isso, esse produto precisa estar em condições perfeitas para que ele possa entrar no mercado. Então, pediremos que eles escrevam e desenhem em uma folha como deverá ser este produto, por exemplo: embalagem, cor, tampa, rótulo, símbolo para poder então ser analisada pelo seu superior).

 

Avaliação
Pedir para que os alunos se imaginem como grandes publicitários que querem vender um produto químico de uso doméstico, mas para isso, esse produto precisa estar em condições perfeitas para que ele possa entrar no mercado. Então, pediremos que eles escrevam e desenhem em uma folha como deverá ser este produto, por exemplo: embalagem, cor, tampa, rótulo, símbolo para poder então ser analisada pelo seu superior).
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Ronei Baggio, EDUARDO VIRMOND SUPLICY C E DR E F M , Paraná - disse:
    roneibaggio@bol.com.br

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    Aula extremamente interessante, pois alerta os alunos e professores em relação a atenção que devemos ter com os produtos químicos de uso doméstico. Lembrando que muitas vezes as substâncias não tem cheiro e podem nos confundir. Aulas muito bem organizadas. parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.