25/11/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Espera-se que os alunos já tenham estudado o gênero artigo de opinião.
Primeiramente, o professor explicará aos alunos o que são modalizadores. Para facilitar a compreensão, o professor poderá levar essa explicação:
Modalizador é palavra da área da linguística, e «diz-se de ou elemento gramatical ou lexical por meio do qual o locutor manifesta determinada atitude em relação ao conteúdo de seu próprio enunciado». Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, «entre os modalizadores tem-se: a) os advérbios (talvez, sem dúvida, a meu ver etc.), que indicam se o conteúdo do enunciado foi ou não inteiramente assumido pelo locutor; b) o modo verbal (indicativo, subjuntivo), que indica se o enunciado expressa um fato ou um desejo (Pedro veio; gostaria que Pedro viesse); c) o verbo auxiliar modal, que indica a noção de necessidade ou possibilidade (Pedro pode vir; Pedro deve vir); d) uma oração principal cujo verbo expressa modalidade (é possível que Pedro venha)». Carlos Marinheiro :: 09/10/2007Disponível em: <http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=21629>. Acesso em: 23 nov. 2014. |
Em seguida, os alunos deverão ler o seguinte material, que traz mais algumas explicações e exemplos de modalizadores. O professor deverá ler o material com os alunos, ressaltando que os modalizadores ajudam a identificar o posicionamento assumido pelo locutor (ou emissor) do texto sobre o conteúdo enunciado, podendo relativizar ou enfatizar o que foi dito.
Modalização
O fenômeno da modalização ganha destaque nos estudos linguísticos, pois tem a função de determinar “o modo de como aquilo que se diz é dito”. Na produção de um discurso, o locutor manifesta suas intenções e sua atitude no enunciado que produz, o que pode ser considerado como atitude ilocucionária de modalização. Em (a) o locutor coloca-se explicitamente num patamar de autoridade e manifesta em seu enunciado a intenção de levar o interlocutor a agir conforme o citado. Já em (b) o locutor é menos incisivo e autoritário, porém manifesta a necessidade de que a ação seja concretizada. Nota-se que em ambas as frases o locutor se compromete com o conteúdo asseverado, pois se expõe como autor de tais afirmações.
Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/1559889/modalizacao-do-discurso>. Acesso em: 23 nov. 2014. |
Para os alunos perceberem como funcionam os modalizadores nos textos escritos, os alunos deverão ler o texto abaixo, em duplas, buscando explicitar qual a função exercida pelos trechos destacados, ou seja, verificar o que a utilização dos modalizadores revela sobre o posicionamento do locutor sobre o conteúdo tratado.
Herança maldita
Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=1515517&tit=Heranca-maldita>. Acesso em: 23 nov. 2014. (grifos nossos)
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Professor, é válido chamar a atenção dos alunos para o fato de que a própria adjetivação (pontos centrais; dado essencial; crescimento medíocre; pífio desempenho; prejuízos enormes; etc.) é reveladora do posicionamento do autor do artigo de opinião sobre o estado da economia brasileira e o desempenho do governo em conduzi-la. Perceba-se que quando o autor utiliza essas adjetivações, está na realidade emitindo um parecer sobre uma realidade (pontos centrais do ponto de vista de quem?; dado essencial de acordo com quem?).
Além disso, o uso do verbo auxiliar modal no futuro do presente do indicativo, na frase "[...] deverá ser de 1,63 %" revela que o autor não tem como afirmar com certeza que esse número se concretizará, mas ele tem quase certeza que sim. Para exemplificar para os alunos, o professor pode fazer exercícios de substituição, por exemplo, trocando a locução "deverá ser" por "será" ou "poderá ser", para que os alunos percebam as mudanças de sentido provocadas pela utilização ou não dos modalizadores.
Outro recurso utilizado (e que o professor deverá ressaltar) é o dos intensificadores, em "bem piores", "prejuízos enormes" que são utilizados para salientar as informações que o autor julga relevantes.
Interessante notar ainda o uso de "Poderíamos", utilizado no início do quinto parágrafo. O autor utiliza o verbo no futuro do pretérito do indicativo (poderíamos), ao invés de utilizar o presente do indicativo (podemos), uma vez que o verbo foi utilizado para marcar o começo de uma enumeração.
Os alunos irão ler o texto abaixo, buscando identificar nele as palavras e expressões que funcionem como modalizadores do discurso.
Os alunos deverão:
Desfaqueamento já!
Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=1515166&tit=Desfaqueamento-ja!>. Acesso em: 23 nov. 2014. |
Os alunos deverão redigir um artigo de opinião sobre um tema que esteja sendo trabalhado em uma de suas disciplinas escolares. Em seus textos eles deverão fazer uso de modalizadores de forma a ressaltar o posicionamento assumido, bem como relativizar alguns trechos.
Artigo sobre os modalizadores em -mente nos textos jornalísticos de opinião.
Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xcnlf/12/12.htm>. Acesso em: 23 nov. 2014.
Sequência didática para o trabalho com os modalizadores:
Disponível em: <http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/gramatica-com-textos-9o-ano-modalizadores-do-discurso>. Acesso em: 23 nov. 2014.
Durante as discussões de textos e materiais explicativos, os alunos serão avaliados processualmente, de acordo com a participação efetiva e a contribuição para o bom rendimento das atividades.
Para avaliar a compreensão da função dos modalizadores, o professor avaliará a produção textual dos alunos verificando a adequação ou não dos modalizadores.
Quatro estrelas 2 classificações
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08/04/2015
Quatro estrelasMuito bom o material vai ser de grande valia para meus alunos.Obrigada.
21/02/2015
Quatro estrelasMuito boa. Esclarecedora e de linguagem acessível.