Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eufemismo

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 
  • Identificar e interpretar eufemismos.
  • Produzir eufemismos.
Duração das atividades
2 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Implícitos e pressupostos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussões orais e coletivas;
  • trabalho em duplas;
  • pesquisa;
  • produção de texto;
  • computador, projetor e internet.

 

Módulo 1

Atividade 1

O objetivo é sensibilizar os alunos para a figura de linguagem eufemismo.

 

O professor iniciará a aula dizendo aos alunos que entregará a nota da última avaliação que realizou em sala (professor, caso não tenha avaliação pendente, recontextualize a situação para o momento). Para tanto, dirá:

  • “Nesse horário, as lágrimas de vocês serão vermelhas!”

Professor, o esperado é que os alunos associem as ideias:

  • Prova
  • Resultado
  • Lágrima
  • Nota vermelha.

e cheguem à conclusão de que a maior parte da sala tirou nota vermelha na última avaliação proposta. Caso não cheguem à essa conclusão, dê pistas para que os alunos consigam articular os sentidos.

Depois do drama inicial, o professor dirá que se trata de uma brincadeira e que ele pretendeu apenas chamar a atenção dos alunos para uma figura de linguagem, o eufemismo.

Perguntará à turma:

  • “Para eu dizer a mesma coisa da frase anterior, quais as outras possibilidades?”

Professor, é esperado que os alunos digam proposições do tipo:

“A maior parte dos alunos reprovou na prova” ou “A maior parte de vocês tiraram nota vermelha” ou “A sala, em maioria, não alcançou média na prova”.

A partir das colocações dos alunos, o professor questionará:

  • "Qual a forma mais branda ou suave de contar para uma turma que a maioria dela ficou com nota vermelha na prova?"

Professor, é esperado que os alunos respondam que a primeira proposição, “Nesse horário, as lágrimas de vocês serão vermelhas!”, é a mais adequada ou ainda que ““A sala, em maioria, não alcançou média na prova”.

Ao final dos questionamentos, o professor dirá à turma que a tentativa de suavizar ou abrandar uma ideia que, em um primeiro momento, pode parecer agressiva é lançar mão da figura de linguagem eufemismo – tema da aula.

 

 

Atividade 2

O objetivo é identificar e interpretar eufemismos.

 

O professor solicitará aos alunos que interpretem oral e coletivamente as charges abaixo, a partir dos questionamentos:

http://eufemismoeonomatopeia.blogspot.com.br/ Acesso em 20 nov. 2014.

 

 

http://eufemismoeonomatopeia.blogspot.com.br/ Acesso em 20 nov. 2014.

 

a) Na primeira charge, o que é suavizado?

b) Por que o eufemismo, nesse caso, é prenhe de graça?

c) Na segunda charge, qual o eufemismo?

d) Por que a mulher quem pede ao marido que reveja a forma de falar? O que isso denota ideologicamente?

 

Depois da resposta a esses questionamentos, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre exemplos de eufemismos:

https://www.youtube.com/watch?v=582sRyoYpjg Acesso em 20 nov. 2014. 

8

 

Depois, o professor passará novamente o vídeo, pausando-o, de modo a contemplar a discussão de cada exemplo.

 

Atividade 3

O objetivo é os alunos pesquisarem por exemplares de eufemismos, interpretá-los e analisar os  sentidos implícitos.

 

No laboratório de informática, trabalhando em duplas, os alunos deverão pesquisar por exemplos de eufemismos em gêneros discursivos diversos. Farão uma lista com 10 exemplares e a cada um deverão propor uma interpretação dos sentidos pressupostos, ou seja, dos sentidos que estão implícitos à utilização dos eufemismos. Por exemplo, nos quadrinhos abaixo, a carga ideológica advém da necessidade de parecer ao amigo uma pessoa educada, elegante ao referir-se ao sentido de que o desenho não está bom.

http://3.bp.blogspot.com/-ZI--0Y2IntY/Toc8Pyz7k6I/AAAAAAAAAac/Hk6Q8laxeH4/s1600/desenho.png Acesso em 20 nov. 2014. 

 

 

Atividade 4

O objetivo é a produção de eufemismos.

 

Ainda em duplas, os alunos terão de produzir textos, em qualquer modalidade, que contenham eufemismos. As produções deverão ser socializadas em sala.

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dessa proposta é orientada pela identificação do eufemismo e a compreensão dos sentidos implícitos pelas formas brandas de dizer.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.