24/11/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Implícitos e pressupostos.
Estratégias e recursos:
O objetivo é sensibilizar os alunos para a figura de linguagem eufemismo.
O professor iniciará a aula dizendo aos alunos que entregará a nota da última avaliação que realizou em sala (professor, caso não tenha avaliação pendente, recontextualize a situação para o momento). Para tanto, dirá:
Professor, o esperado é que os alunos associem as ideias:
e cheguem à conclusão de que a maior parte da sala tirou nota vermelha na última avaliação proposta. Caso não cheguem à essa conclusão, dê pistas para que os alunos consigam articular os sentidos.
Depois do drama inicial, o professor dirá que se trata de uma brincadeira e que ele pretendeu apenas chamar a atenção dos alunos para uma figura de linguagem, o eufemismo.
Perguntará à turma:
Professor, é esperado que os alunos digam proposições do tipo:
“A maior parte dos alunos reprovou na prova” ou “A maior parte de vocês tiraram nota vermelha” ou “A sala, em maioria, não alcançou média na prova”.
A partir das colocações dos alunos, o professor questionará:
Professor, é esperado que os alunos respondam que a primeira proposição, “Nesse horário, as lágrimas de vocês serão vermelhas!”, é a mais adequada ou ainda que ““A sala, em maioria, não alcançou média na prova”.
Ao final dos questionamentos, o professor dirá à turma que a tentativa de suavizar ou abrandar uma ideia que, em um primeiro momento, pode parecer agressiva é lançar mão da figura de linguagem eufemismo – tema da aula.
O objetivo é identificar e interpretar eufemismos.
O professor solicitará aos alunos que interpretem oral e coletivamente as charges abaixo, a partir dos questionamentos:
http://eufemismoeonomatopeia.blogspot.com.br/ Acesso em 20 nov. 2014.
http://eufemismoeonomatopeia.blogspot.com.br/ Acesso em 20 nov. 2014.
a) Na primeira charge, o que é suavizado?
b) Por que o eufemismo, nesse caso, é prenhe de graça?
c) Na segunda charge, qual o eufemismo?
d) Por que a mulher quem pede ao marido que reveja a forma de falar? O que isso denota ideologicamente?
Depois da resposta a esses questionamentos, os alunos deverão assistir ao vídeo sobre exemplos de eufemismos:
https://www.youtube.com/watch?v=582sRyoYpjg Acesso em 20 nov. 2014.
Depois, o professor passará novamente o vídeo, pausando-o, de modo a contemplar a discussão de cada exemplo.
O objetivo é os alunos pesquisarem por exemplares de eufemismos, interpretá-los e analisar os sentidos implícitos.
No laboratório de informática, trabalhando em duplas, os alunos deverão pesquisar por exemplos de eufemismos em gêneros discursivos diversos. Farão uma lista com 10 exemplares e a cada um deverão propor uma interpretação dos sentidos pressupostos, ou seja, dos sentidos que estão implícitos à utilização dos eufemismos. Por exemplo, nos quadrinhos abaixo, a carga ideológica advém da necessidade de parecer ao amigo uma pessoa educada, elegante ao referir-se ao sentido de que o desenho não está bom.
http://3.bp.blogspot.com/-ZI--0Y2IntY/Toc8Pyz7k6I/AAAAAAAAAac/Hk6Q8laxeH4/s1600/desenho.png Acesso em 20 nov. 2014.
O objetivo é a produção de eufemismos.
Ainda em duplas, os alunos terão de produzir textos, em qualquer modalidade, que contenham eufemismos. As produções deverão ser socializadas em sala.
Para leitura do professor:
http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/portugues-figuras-de-linguagem.htm Acesso em 20 nov. 2014.
http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/suavizando-discurso-uma-sugestao-aula-sobre-eufemismos.htm Acesso em 20 nov. 2014.
http://sesi.webensino.com.br/sistema/webensino/aulas/21392_16270/aula_23647/co/conteudo_10.html Acesso em 20 nov. 2014.
A avaliação dessa proposta é orientada pela identificação do eufemismo e a compreensão dos sentidos implícitos pelas formas brandas de dizer.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/05/2015
Quatro estrelasGostei. Utilização de metodo para informar aos alunos figuras de linguagem. Aprimorando nos alunos a utilização de termos técnicos que indicam os significados.
19/12/2014
Cinco estrelasmuito boa