04/12/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Os conceitos de migrar, emigrar e imigrar.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - Imigração para o Brasil na atualidade: características e significados sociais |
Inicie as atividades da aula propondo aos alunos a leitura e discussão de dois textos que tratam da questão dos fluxos de imigração para o Brasil neste século (XXI).
Texto 1 - Imigrações atuais no Brasil
Por Rodolfo Alves Pena
Ao longo dos últimos anos, houve um movimento crescente de grupos estrangeiros no Brasil, advindos tanto de países desenvolvidos quanto de países subdesenvolvidos. Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para Refugiados) e do Ministério da Justiça, só entre os anos de 2010 e 2012, o número de pessoas pedindo refúgio para o Brasil triplicou. (...) Da mesma forma que o número de estrangeiros no Brasil vem aumentando, o número de brasileiros no exterior vem diminuindo. Entre 2004 e 2012, a presença de brasileiros fora do país caiu pela metade, de 4 milhões para 2 milhões, com o principal destino de moradia sendo Portugal. |
Texto completo disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/imigracoes-atuais-no-brasil.htm
Acesso em 20/11/2014
Texto 2 - Em quatro anos, dobram pedidos de entrada de imigrantes no Brasil
Por Beatriz Atihe
Dados do Ministério da Justiça mostram que o número de imigrantes que solicitam o visto de permanência no Brasil dobrou em quatro anos, chegando a 30 mil pedidos anuais. Eram 15 mil em 2010. Apesar do aumento, os dados podem ainda estar subnotificados, já que só consideram os pedidos oficiais, e muitos entram de maneira clandestina. (...) O aumento da procura, no entanto, não significa que os imigrantes queiram se estabelecer para sempre no Brasil, afirma Deisy. “O imigrante que está chegando ao País atualmente não tem a pretensão de ficar de maneira definitiva. Ele, na verdade, vem em busca de trabalho e quando consegue juntar alguma coisa, mostra o desejo de voltar ao seu país de origem”. |
Texto completo disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-09-17/em-quatro-anos-dobram-pedidos-de-entrada-de-imigrantes-no-brasil.html
Acesso em 20/11/2014
Orientações para a atividade:
a. Reproduza os dois textos para os alunos ou peça que eles os acessem a partir de computadores conectados à internet.
b. Os textos apresentam alguns aspectos relacionados à imigração para o Brasil nos últimos anos. A partir deles, os alunos terão um primeiro contato com o tema.
Com relação ao Texto 1, alunos e professor poderão discutir sobre:
Com relação ao Texto 2, destacam-se as seguintes ideias centrais:
c. Promova a discussão coletiva das ideias centrais dos dois textos indicados. Em seguida, os alunos devem fazer uma síntese das mesmas. Para a elaboração da síntese, eles podem conferir as orientações apresentadas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 20/11/2014).
a. Proponha aos alunos o trabalho com um Infográfico Interativo, publicado pela Abril, intitulado "República Imigrante do Brasil", o qual traz dados relativos aos principais grupos de imigrantes que entraram no Brasil no período entre o final do século XIX e primeira década do século XXI. Esta atividade deve ser feita em dupla.
b. Clicando em "INICIAR", o recurso permitirá aos alunos a visualização do fluxo de imigrantes no Brasil em diferentes períodos que vão de 1890 a 2011. Os períodos são divididos em 10 anos (com exceção do último). Clicando nos dois períodos que nos interessa nesta aula (2000-2009 e 2010-2011), os alunos terão acesso a informações como:
c. As imagens abaixo estão congeladas em "MAPA", no período 2000-2011. Os alunos devem clicar nas setas para lerem os dados relativos aos povos que entraram no Brasil, no período indicado.
Mapa 1 - Período 2000-2009 |
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Mapa 2 - Período 2010 e 2011 |
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http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml
Acesso em 20/11/2014
d. Clicando no mapa do Brasil, os alunos terão acesso aos seguintes dados:
Dados 2000-2009 |
Dados 2009-2011 |
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http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml
Acesso em 20/11/2014
O que os dados indicam? Que nacionalidades compõem os principais grupos de imigrantes residentes no Brasil, no período analisado (2000-2011)? Qual a tendência, em números absolutos, da imigração para o Brasil entre 2009-2011? Essas questões devem ser discutidas pelos alunos, sob a orientação do professor.
e. Na sequência, os alunos devem clicar em "DADOS GERAIS" para analisar um gráfico com informações relativas aos fluxos migratórios para o Brasil em todos os períodos, incluindo o que está em foco nesta aula.
f. Após a análise de todos os dados do Infográfico, oriente os alunos a registrarem, por escrito, as informações relativas à imigração para o Brasil no período entre 2000-2011.
g. Promova a socialização, entre os alunos, das ideias centrais do período analisado na atividade (século XXI).
Ainda explorando o Infográfico Interativo, os alunos devem clicar em "DOCUMENTÁRIO" e assistir a um vídeo sobre experiências de diferentes grupos de imigrantes no Brasil, na atualidade.
http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml
Acesso em 20/11/2014
Orientações:
O vídeo de curta duração (5:58), trata de experiências de imigrantes vindos dos países indicados na imagem acima (Bolívia, Coreia do Sul, Japão, Peru, Portugal). Os entrevistados falam sobre as razões que motivaram a vinda para o Brasil e suas expectativas no país.
a. Os alunos devem assistir ao vídeo juntos, em sala de aula. Sempre que necessário, o professor poderá pausar para esclarecimentos e comentários dos alunos.
b. Após a reprodução do vídeo, os alunos devem comentar as experiências narradas. O professor deve perguntar a eles se têm contato com imigrantes na cidade onde vivem e como avaliam as condições que os mesmos encontraram no Brasil.
c. As conclusões dos alunos sobre a atividade devem ser registradas por escrito.
Para aprofundar as discussões realizadas nas atividades anteriores, proponha aos alunos a reprodução, análise e debate do vídeo indicado a seguir:
Migração para o Brasil no século 21 |
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Programa Plural - UFPR TV. https://www.youtube.com/watch?v=gsMctt_41eQ
Acesso em 20/11/2014
Orientações:
a. O vídeo tem duração de 44:54. O professor deve fazer a reprodução do mesmo em local apropriado, para que todos da turma assistam juntos. Outra possibilidade é que os alunos acessem o vídeo a partir de computadores conectados à internet.
b. Caso assistam todos juntos, o professor poderá, a qualquer momento, pausar a reprodução e chamar a atenção dos alunos para as ideias centrais apresentadas no vídeo. Entre elas, destacam-se:
c. Em seguida, promova um debate entre os alunos. O professor deve ser o coordenador do debate, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando aquelas que devem ser retomadas para esclarecimentos ou aprofundamento ao final da dinâmica.
d. Ao final do debate, os alunos devem fazer uma síntese das ideias centrais dos vídeos, de acordo com as orientações contidas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm . (Acesso em: 20/11/2014).
Atividade 5
Os alunos devem reunir textos publicados em jornais, revistas e portais da internet, os quais tratam da questão da Imigração para o Brasil no século XXI.
Abaixo, algumas sugestões de textos disponíveis na internet para o desenvolvimento da atividade:
Atenção! Os textos indicados são sugestões, portanto, não deixe de estimular os alunos para que eles mesmos reúnam material sobre o tema, pois o trabalho de seleção de fontes, sob a orientação do professor, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes. |
Orientações:
a. Divida os alunos da turma em 4 (quatro) grupos. Cada grupo deve selecionar 2 (dois) textos sobre o tema.
b. Em seguida, após a leitura atenta, os alunos de cada grupo devem discutir, entre si, as ideias centrais dos textos escolhidos e fazer um resumo, por escrito, das mesmas. Para a elaboração do resumo, eles podem conferir as orientações disponíveis em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em 20/11/2014)
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Professor, é importante que os alunos apontem os principais problemas vivenciados pelos imigrantes no Brasil, na atualidade. Um desses problemas é a questão das condições de trabalho análogas à escravidão, às quais muitos imigrantes são submetidos assim que chegam ao país. |
Para que os grupos aprofundem essa questão particular, confira algumas sugestões de textos:
1. Estrangeiros resgatados de escravidão no Brasil são 'ponta de iceberg'. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130508_trabescravo_estrangeiros_fl
2. Operações encontram haitianos e bolivianos em condições análogas à escravidão. http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-08/operacao-encontra-haitianos-e-bolivianos-em-condicoes-analogas-escravidao
3. Professor e alunos podem conferir, também, o “Manual de recomendações de rotinas de prevenção e combate ao trabalho escravo de imigrantes”, lançado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em 2013: Recurso disponível em: http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2013/10/Manual-Trabalho-Escravo-Imigrantes.pdf |
c. Em data previamente marcada pelo professor, os alunos devem ser reunidos em círculo para a apresentação e debate dos textos selecionados. Possíveis dúvidas surgidas nos grupos devem ser retomadas e esclarecidas na discussão coletiva, sob a orientação do professor.
Produção de Infográfico sobre o tema da aula
A partir dos estudos realizados nas atividades anteriores, os alunos terão condições de organizar suas ideias a respeito do tema proposto na aula e responder a questões como:
Mas, atenção! Essas respostas não devem ser organizadas em um texto, mas sim em um INFOGRÁFICO! |
A proposta é que os alunos produzam infográficos sobre o tema “Fluxos de imigrantes para o Brasil no século XXI”. Para tanto, as orientações descritas abaixo devem ser seguidas à risca.
Orientações para a atividade:
a. Os alunos trabalharam com um infográfico na aula, portanto, já têm uma ideia de como funciona o recurso. Oriente-os a acessarem o link do Portal do Professor no qual poderão visualizar vários exemplos de infográficos, de diferentes áreas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=372 (Acesso em: 20/11/2014).
b. Para que o processo seja bem compreendido antes de ser executado, os alunos devem assistir ao vídeo "Criação de Infográfico":
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Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Yhe5hSlkdM. Acesso em: 20/11/2014
c. O vídeo indicado traz uma orientação bem clara e didática do passo a passo para a produção de um infográfico no programa InDesign, a partir de imagens que podem ser obtidas na internet:. Outras orientações de como produzir um infográfico, os alunos podem conferir nos links abaixo:
Ferramentas gratuitas para criar infográficos. http://www.tecnoartenews.com/noticias/ferramentas-gratuitas-para-criar-infograficos/. Acesso em:18/06/2014 Como criar um infográfico poderoso em cinco passos. http://www.fabulosaideia.com.br/blog/2012/como-criar-um-infografico-poderoso-em-cinco-passos/. Acesso em 18/06/2014 Infográficos: arte, informação e diagramação. http://andafter.org/publicacoes/infograficos-arte-informacao-e-diagramacao_782.html. Acesso em:18/06/2014 |
d. Depois de ler e organizar informações sobre como produzir um infográfico e as ferramentas que poderão utilizar, peça aos alunos para lerem orientações do passo a passo para a produção do conteúdo do infográfico:
1. Escolha um tema/assunto e pesquise informações. Selecione o que é realmente relevante para atingir o seu objetivo. |
http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/06/como-construir-infograficos-na-escola.html
Acesso em:20/11/2014
e. Divida os alunos em trios para a produção do infográfico. Cada trio deve definir o conteúdo específico do seu infográfico a partir das informações que organizou ao longo das atividades desenvolvidas na aula. O que vão priorizar? Qual será o enfoque? O professor deve orientar os alunos nessa etapa.
f. Os trios devem iniciar a produção do infográfico conforme os passos indicados nas fontes. A sugestão é que os alunos aproveitem, na medida do possível, imagens já disponíveis na internet, criando apenas os textos e desenhos explicativos adicionais para inserção no infográfico.
g. Encerrado o processo de criação, é hora de socializar com os colegas e com o professor o resultado do trabalho. Os infográficos devem ser reproduzidos em slides do programa Power Point ou similar e apresentados em sala de aula.
h. Imprima os infográficos produzidos e organize um espaço na escola, para que os mesmos possam ser expostos e socializados com toda a comunidade escolar.
Para alunos e professores:
Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior. http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao
Entenda a imigração no Brasil no séc. XXI. http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2012/11/entenda-a-imigracao-no-brasil-no-sec-xxi
A migração sob o impacto da crise. http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/migracao-impacto-crise-715395.shtml
Links acessados em 20/11/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; leitura e interpretação de infográfico interativo; reprodução, análise e debate de vídeos; seleção e análise de artigos de jornais e revistas; elaboração de resumo e síntese de textos; produção de infográfico; debate.
Cinco estrelas 1 classificações
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10/12/2014
Cinco estrelasMuito boa sua aula. Gostei bastante e se eu fosse uma aluna iria aprender bastante,