Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Movimento imigratório para o Brasil no século XXI

 

04/12/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apontar as principais características do movimento imigratório para o Brasil no século XXI.
  • Refletir sobre as condições de vida e de trabalho encontradas pelos imigrantes no Brasil, na atualidade.
  • Identificar e analisar políticas públicas, relativas à imigração, em debate no Brasil contemporâneo.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os conceitos de migrar, emigrar e imigrar.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de infográfico interativo.
  • Reprodução, análise e debate de vídeos.
  • Seleção e análise de artigos de jornais e revistas.
  • Elaboração de resumo e síntese de textos.
  • Produção de infográfico.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Textos, infográficos, jornais, revistas, vídeos.
  • Programa Power Point ou similar.
  • Data Show.
  • Programa InDesign.

 

 

Módulo 1 - Imigração para o Brasil na atualidade: características e significados sociais

 

 

Atividade 1

 

Inicie as atividades da aula propondo aos alunos a leitura e discussão de dois textos que tratam da questão dos fluxos de imigração para o Brasil neste século (XXI).

 

Texto 1 - Imigrações atuais no Brasil

 

Por Rodolfo Alves Pena

 

Ao longo dos últimos anos, houve um movimento crescente de grupos estrangeiros no Brasil, advindos tanto de países desenvolvidos quanto de países subdesenvolvidos. Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para Refugiados) e do Ministério da Justiça, só entre os anos de 2010 e 2012, o número de pessoas pedindo refúgio para o Brasil triplicou.

(...)

Da mesma forma que o número de estrangeiros no Brasil vem aumentando, o número de brasileiros no exterior vem diminuindo. Entre 2004 e 2012, a presença de brasileiros fora do país caiu pela metade, de 4 milhões para 2 milhões, com o principal destino de moradia sendo Portugal.

Texto completo disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/imigracoes-atuais-no-brasil.htm

Acesso em 20/11/2014

 

 

 

Texto 2 - Em quatro anos, dobram pedidos de entrada de imigrantes no Brasil

 

Por Beatriz Atihe

 

Dados do Ministério da Justiça mostram que o número de imigrantes que solicitam o visto de permanência no Brasil dobrou em quatro anos, chegando a 30 mil pedidos anuais. Eram 15 mil em 2010. Apesar do aumento, os dados podem ainda estar subnotificados, já que só consideram os pedidos oficiais, e muitos entram de maneira clandestina. (...)

O aumento da procura, no entanto, não significa que os imigrantes queiram se estabelecer para sempre no Brasil, afirma Deisy. “O imigrante que está chegando ao País atualmente não tem a pretensão de ficar de maneira definitiva. Ele, na verdade, vem em busca de trabalho e quando consegue juntar alguma coisa, mostra o desejo de voltar ao seu país de origem”.

Texto completo disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2014-09-17/em-quatro-anos-dobram-pedidos-de-entrada-de-imigrantes-no-brasil.html

Acesso em 20/11/2014

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. Reproduza os dois textos para os alunos ou peça que eles os acessem a partir de computadores conectados à internet.

 

b. Os textos apresentam alguns aspectos relacionados à imigração para o Brasil nos últimos anos. A partir deles, os alunos terão um primeiro contato com o tema.

 

Com relação ao Texto 1, alunos e professor poderão discutir sobre:

 

  • Os principais grupos de imigrantes que entraram no Brasil nos últimos anos.
  • A redução no número de brasileiros que estão no exterior (retorno).
  • As dificuldades dos imigrantes no Brasil: xenofobia, condições de vida precária, aumento do tráfico de pessoas, entre outras.
  • Necessidade de criação de políticas públicas para a imigração no Brasil.

 

Com relação ao Texto 2, destacam-se as seguintes ideias centrais:

 

  • Razões do aumento do número de imigrantes no Brasil nos últimos quatro anos (2010-2014).

 

c. Promova a discussão coletiva das ideias centrais dos dois textos indicados. Em seguida, os alunos devem fazer uma síntese das mesmas. Para a elaboração da síntese, eles podem conferir as orientações apresentadas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 20/11/2014).

 

 

Atividade 2

 

a. Proponha aos alunos o trabalho com um Infográfico Interativo, publicado pela  Abril, intitulado "República Imigrante do Brasil", o qual traz dados relativos aos principais grupos de imigrantes que entraram no Brasil no período entre o final do século XIX e primeira década do século XXI. Esta atividade deve ser feita em dupla.

 

b. Clicando em "INICIAR", o recurso permitirá aos alunos a visualização do fluxo de imigrantes no Brasil em diferentes períodos que vão de 1890 a 2011. Os períodos são divididos em 10 anos (com exceção do último). Clicando nos dois períodos que nos interessa nesta aula (2000-2009 e 2010-2011), os alunos terão acesso a informações como:

 

  • Estrangeiros residentes no Brasil, no período.
  • Número de Imigrantes naturalizados.
  • PIB do período.
  • Contexto Histórico relacionado ao movimento imigratório (Dados do IBGE e do Ministério da Justiça).

 

c. As imagens abaixo estão congeladas em "MAPA", no período 2000-2011. Os alunos devem clicar nas setas para lerem os dados relativos aos povos que entraram no Brasil, no período indicado.

 

Mapa 1 - Período 2000-2009

Mapa 2 - Período 2010 e 2011

http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml

Acesso em 20/11/2014

 

 

d. Clicando no mapa do Brasil, os alunos terão acesso aos seguintes dados:

 

Dados 2000-2009

 

Dados 2009-2011

 

http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml

Acesso em 20/11/2014

 

O que os dados indicam? Que nacionalidades compõem os principais grupos de imigrantes residentes no Brasil, no período analisado (2000-2011)? Qual a tendência, em números absolutos, da imigração para o Brasil entre 2009-2011? Essas questões devem ser discutidas pelos alunos, sob a orientação do professor.

 

e. Na sequência, os alunos devem clicar em "DADOS GERAIS" para analisar um gráfico com informações relativas aos fluxos migratórios para o Brasil em todos os períodos, incluindo o que está em foco nesta aula.

 

f. Após a análise de todos os dados do Infográfico, oriente os alunos a registrarem, por escrito, as informações relativas à imigração para o Brasil no período entre 2000-2011.

 

g. Promova a socialização, entre os alunos, das ideias centrais do período analisado na atividade (século XXI).

 

 

Atividade  3

 

Ainda explorando o Infográfico Interativo, os alunos devem clicar em "DOCUMENTÁRIO" e assistir a um vídeo sobre experiências de diferentes grupos de imigrantes no Brasil, na atualidade.

 

http://super.abril.com.br/multimidia/republica-imigrante-brasil-683294.shtml

Acesso em 20/11/2014

 

Orientações:

 

O vídeo de curta duração (5:58), trata de experiências de imigrantes vindos dos países indicados na imagem acima (Bolívia, Coreia do Sul, Japão, Peru, Portugal). Os entrevistados falam sobre as razões que motivaram a vinda para o Brasil e suas expectativas no país.

 

a. Os alunos devem assistir ao vídeo juntos, em sala de aula. Sempre que necessário, o professor poderá pausar para esclarecimentos e comentários dos alunos.

 

b. Após a reprodução do vídeo, os alunos devem comentar as experiências narradas. O professor deve perguntar a eles se têm contato com imigrantes na cidade onde vivem e como avaliam as condições que os mesmos encontraram no Brasil.

 

c. As conclusões dos alunos sobre a atividade devem ser registradas por escrito.

 

 

Atividade 4

 

Para aprofundar as discussões realizadas nas atividades anteriores, proponha aos alunos a reprodução, análise e debate do vídeo indicado a seguir:

 

 

Migração para o Brasil no século 21

Programa Plural - UFPR TV. https://www.youtube.com/watch?v=gsMctt_41eQ

Acesso em 20/11/2014

 

Orientações:

 

a. O vídeo tem duração de 44:54. O professor  deve fazer a reprodução do mesmo em local apropriado, para que todos da turma assistam juntos. Outra possibilidade é que os alunos acessem o vídeo a partir de computadores conectados à internet.

 

 b. Caso assistam todos juntos, o professor poderá, a qualquer momento, pausar a reprodução e chamar a atenção dos alunos para as ideias centrais apresentadas no vídeo. Entre elas, destacam-se:

 

  • As principais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil.
  • A questão do preconceito vivenciado por muitos imigrantes vindos da África e América Latina.
  • As condições de trabalho encontradas pelos imigrantes em nosso país. 
  • As diferenças no tratamento aos imigrantes.
  • O Estatuto do Estrangeiro e os direitos dos imigrantes no Brasil.
  • A necessidade de políticas públicas voltadas para os imigrantes na sociedade brasileira.

 

c. Em seguida, promova um debate entre os alunos. O professor deve ser o coordenador do debate, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando aquelas que devem ser retomadas para esclarecimentos ou aprofundamento ao final da dinâmica.

 

 d. Ao final do debate, os alunos devem fazer uma síntese das ideias centrais dos vídeos, de acordo com as orientações contidas em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm . (Acesso em: 20/11/2014).

 

 

Atividade 5

 

Os alunos devem reunir textos publicados em jornais, revistas e portais da internet, os quais tratam da questão da Imigração para o Brasil no século XXI.

 

Abaixo, algumas sugestões de textos disponíveis na internet para o desenvolvimento da atividade:

 

Fluxos migratórios recentes já somam novos traços a São Paulo. http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/01/fluxos-migratorios-recentes-ja-somam-novos-tracos-a-sao-paulo-2184.html

 

Brasil atrai grande número de imigrantes bolivianos. http://www.boliviacultural.com.br/ver_noticias.php?id=53

 

Novos imigrantes mudam o cenário do Rio Grande do Sul. http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/novos-imigrantes-mudam-o-cenario-do-rio-grande-do-sul-4576728.html

 

Estudo revela alta do fluxo migratório do Paraguai para SP. http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-revela-alta-do-fluxo-migratorio-do-paraguai-para-sp,1588046

 

Do Haiti para o Brasil: o novo fluxo migratório. http://www.migrante.org.br/migrante/index.php?option=com_content&view=article&id=214:do-haiti-para-o-brasil-o-novo-fluxo-migratorio&catid=89&Itemid=1210

 

República Imigrante do Brasil. http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2013/01/info4.jpg

 

A imigração de Africanos para o Brasil nos dias atuais. http://www.adital.org.br/hotsite_ecumenismo/noticia.asp?lang=PT&cod=72890

 

 

Atenção!

Os textos indicados são sugestões, portanto, não deixe de estimular os alunos para que eles mesmos reúnam material sobre o tema, pois o trabalho de seleção de fontes, sob a orientação do professor, é fundamental para o desenvolvimento do senso crítico e reflexivo dos estudantes.

 

 

Orientações:

a. Divida os alunos da turma em 4 (quatro) grupos. Cada grupo deve selecionar 2 (dois) textos sobre o tema.

 

b. Em seguida, após a leitura atenta, os alunos de cada grupo devem discutir, entre si, as ideias centrais dos textos escolhidos e fazer um resumo, por escrito, das mesmas. Para a elaboração do resumo, eles podem conferir as orientações disponíveis em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em 20/11/2014)

 

 

Professor, é importante que os alunos apontem os principais problemas vivenciados pelos imigrantes no Brasil, na atualidade. Um desses problemas é a questão das condições de trabalho análogas à escravidão, às quais muitos imigrantes são submetidos assim que chegam ao país.

 

Para que os grupos aprofundem essa questão particular, confira algumas sugestões de textos:

 

1. Estrangeiros resgatados de escravidão no Brasil são 'ponta de iceberg'. http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130508_trabescravo_estrangeiros_fl

 

2. Operações encontram haitianos e bolivianos em condições análogas à escravidão. http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2014-08/operacao-encontra-haitianos-e-bolivianos-em-condicoes-analogas-escravidao

 

3. Professor e alunos podem conferir, também, o “Manual de recomendações de rotinas de prevenção e combate ao trabalho escravo de imigrantes”, lançado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República em 2013:

manual trabalho imigrante

Recurso disponível em:

http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2013/10/Manual-Trabalho-Escravo-Imigrantes.pdf

 

 

c. Em data previamente marcada pelo professor, os alunos devem ser reunidos em círculo para a apresentação e debate dos textos selecionados. Possíveis dúvidas surgidas nos grupos devem ser retomadas e esclarecidas na discussão coletiva, sob a orientação do professor.

 

 

Atividade 6

 

Produção de Infográfico sobre o tema da aula

 

 

A partir dos estudos realizados nas atividades anteriores, os alunos terão condições de organizar suas ideias a respeito do tema proposto na aula e responder a questões como:

 

  • Quais as principais nacionalidades dos imigrantes que entraram no Brasil neste século?
  • O que motivou a vinda desses imigrantes? Quais são os principais fatores que os levaram a deixar os seus países de origem?
  • Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes no Brasil, na atualidade?
  • Como os imigrantes são recebidos pelos brasileiros?
  • Como o governo brasileiro tem lidado com a questão da imigração?
  • Os direitos humanos e sociais dos imigrantes têm sido respeitados?

 

 

Mas, atenção! Essas respostas não devem ser organizadas em um texto, mas sim em um INFOGRÁFICO!

 

 

A proposta é que os alunos produzam infográficos sobre o tema “Fluxos de imigrantes para o Brasil no século XXI. Para tanto, as orientações descritas abaixo devem ser seguidas à risca.

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos trabalharam com um infográfico na aula, portanto, já têm uma ideia de como funciona o recurso.  Oriente-os a acessarem o link do Portal do Professor no qual poderão visualizar vários exemplos de infográficos, de diferentes áreas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=372 (Acesso em: 20/11/2014).

 

b. Para que o processo seja bem compreendido antes de ser executado, os alunos devem assistir ao vídeo "Criação de Infográfico":

 

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1Yhe5hSlkdM. Acesso em: 20/11/2014

 

 

c. O vídeo indicado traz uma orientação bem clara e didática do passo a passo para a produção de um infográfico no programa InDesign, a partir de imagens que podem ser obtidas na internet:. Outras orientações de como produzir um infográfico, os alunos podem conferir nos links abaixo:

 

Ferramentas gratuitas para criar infográficos. http://www.tecnoartenews.com/noticias/ferramentas-gratuitas-para-criar-infograficos/.  Acesso em:18/06/2014

Como criar um infográfico poderoso em cinco passos. http://www.fabulosaideia.com.br/blog/2012/como-criar-um-infografico-poderoso-em-cinco-passos/. Acesso em 18/06/2014

 Infográficos: arte, informação e diagramação. http://andafter.org/publicacoes/infograficos-arte-informacao-e-diagramacao_782.html. Acesso em:18/06/2014

 

 

d. Depois de ler e organizar informações sobre como produzir um infográfico e as ferramentas que poderão utilizar, peça aos alunos para lerem orientações do passo a passo para a produção do conteúdo do infográfico:

 

1. Escolha um tema/assunto e pesquise informações. Selecione o que é realmente relevante para atingir o seu objetivo.


2. Faça um esqueleto usando palavras, setas, números etc. Agrupe os dados relevantes e selecione as informações mais importantes para dar maior destaque. Trabalhe como se estivesse construindo um fluxograma, pois isso ajudará a hierarquizar a informação.


3. Escolha um esquema de cores para "amarrar visualmente" as ideias. Além de transmitir determinadas sensações, as cores podem ajudar ou prejudicar a compreensão do seu conteúdo. E esse é um ótimo momento para estudar sobre cores nas aulas de Arte.


4. Selecione imagens que ilustrem sua explicação, não meramente decorativas. Pense no que é melhor para explicar sua ideia: mapas, gráficos, fotografias, animações, ícones, etc. 


5. Utilize um programa/software que o ajude a construir seu infográfico.

http://bloguinfo.blogspot.com.br/2012/06/como-construir-infograficos-na-escola.html

Acesso em:20/11/2014

 

 

e. Divida os alunos em trios para a produção do infográfico. Cada trio deve definir o conteúdo específico do seu infográfico a partir das informações que organizou ao longo das atividades desenvolvidas na aula. O que vão priorizar? Qual será o enfoque? O professor deve orientar os alunos nessa etapa.

 

f. Os trios devem iniciar a produção do infográfico conforme os passos indicados nas fontes. A sugestão é que os alunos aproveitem, na medida do possível, imagens já disponíveis na internet, criando apenas os textos e desenhos explicativos adicionais para inserção no infográfico. 

 

g. Encerrado o processo de criação, é hora de socializar com os colegas e com o professor o resultado do trabalho. Os infográficos devem ser reproduzidos em slides do programa Power Point ou similar e apresentados em sala de aula.

 

h. Imprima os infográficos produzidos e organize um espaço na escola, para que os mesmos possam ser expostos e socializados com toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

Imigração: cresce número de estrangeiros no Brasil; há menos brasileiros no exterior. http://www.ebc.com.br/noticias/retrospectiva-2012/2012/12/retrospectiva-imigracao

 

Entenda a imigração no Brasil no séc. XXI. http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2012/11/entenda-a-imigracao-no-brasil-no-sec-xxi

 

A migração sob o impacto da crise. http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/migracao-impacto-crise-715395.shtml

 

Links acessados em 20/11/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas; leitura e interpretação de infográfico interativo; reprodução, análise e debate de vídeos; seleção e análise de artigos de jornais e revistas; elaboração de resumo e síntese de textos; produção de infográfico; debate.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ANA KAROLINE, C.E.F 412 , Distrito Federal - disse:
    anakarolete01@gmail.com

    10/12/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa sua aula. Gostei bastante e se eu fosse uma aluna iria aprender bastante,


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.