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Vamos combater a Dengue?

 

02/09/2009

Autor e Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Marco G. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as principais formas de combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue: Aedes aegypti;
  • Identificar o ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue: Aedes aegypti;
  • Identificar os principais sintomas da Dengue.
Duração das atividades
Duas horas aulas de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Os seres vivos
Estratégias e recursos da aula

•    Professor, salve nos computadores os endereços das simulações que serão utilizadas pelos alunos ao longo da aula.
•    Professor, providencie cartolinas e pincéis atômicos.

Aula 01:
Inicie a aula levando os alunos para o laboratório de informática. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos, ou se tiver mais computadores forme grupos menores.

Peça para que os alunos abram a simulação abaixo:

Dengue:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=926

Dengue

 

Figura 1 - Imagem retirada do recurso

Os alunos deverão clicar nos três botões: teste, combate e tratamento. Clicando nesses botões eles terão acesso às várias informações sobre a Dengue. Após a simulação pergunte aos alunos como podemos combater a Dengue? Como os alunos acabaram de ver a simulação, muitos responderão que é não deixando água parada.

m seguida, os alunos deverão sair do laboratório de informática por aproximadamente 10 minutos, o professor deverá cronometrar esse tempo. Essa saída é para vistoriar a escola para saber se esta se preocupa em evitar a proliferação do mosquito da Dengue. Após o retorno dos alunos, o professor deverá perguntar onde eles viram depósitos de água parada na escola e anotar no quadro os esses locais.

Em seguida, os alunos deverão pesquisar na internet, de preferência no site do Ministério da Saúde, as características do mosquito que transmite a Dengue. Logo após isso, peça para que os alunos façam um desenho do ciclo de vida do mosquito transmissor da Dengue. Esse desenho deverá ser feito em grupo em uma folha de cartolina. Caso os alunos tenham dificuldade em saber o que é um ciclo de vida, eles deverão abrir as simulações abaixo:

Ascaridíase 1: ciclo de vida:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10122

Ascaridíase 1: ciclo de vida

Malária:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10130

Malária

 

Figura 2 - Ciclo de vida do Aedes aegypti
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dengue/dengue-3.php

Aula 02:
Depois que os alunos concluírem os seus desenhos, peça para que cada grupo exponha o seu desenho para a turma.
Em seguida, junto com os alunos crie um blog. Coloque o seguinte título: Como evitar e tratar a Dengue? Peça para que os alunos pesquisem na internet as maneiras de se evitar a dengue e como tratar as pessoas contaminadas. Os alunos deverão colocar essas informações no blog.

Para a criação do blog acesse o site abaixo:

http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Depois que todos os grupos colocarem as informações no blog. Leiam juntos com os alunos essas informações e crie um cartaz com as principais formas de prevenir a Dengue e outro com as formas de tratamento, não se esqueça de colocar como referência o blog criado pela turma. Esse cartaz deverá ficar exposto em um local onde todo o corpo docente e discente da escola tenha acesso. Para finalizar a aula leve os alunos aos locais onde tinha água parada e com os conhecimentos adquiridos pelos alunos nessa aula, eles deverão resolver o problema.

Para sistematizar a aula os alunos deverão fazer um relatório sobre as principais formas de combater a Dengue, e resolver as atividades propostas pela simulação abaixo:


Jogo da dengue:

http://portaldoprofessor.mec.gov. br/fichaTecnica .html?id=10819

Jogo da dengue

 

Figura 3 - Retirada do próprio recurso

Nessa simulação os alunos deverão indicar os locais que pode ou não acumular água parada.

Caso o professor não tenha à sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um datashow, poderá mostrar as simulações na própria sala de aula.
Além disso, o site do Ministério da Saúde possui várias estatísticas sobre a Dengue no Brasil, onde o professor poderá utilizar esses dados para trabalhar um conteúdo relacionado com a Matemática.

Figura 4
Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/dengue1203.pdf

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ascaridíase 1: ciclo de vida Animação/simulação
Dengue Animação/simulação
Malária Animação/simulação
Jogo da dengue Animação/simulação
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido e da participação na construção e organização do blog. Essa avaliação poderá ser feita em um momento posterior uma vez que todas as informações estão salvas no blog.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • rayane, malaria , São Paulo - disse:
    rayaneks@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    eu ñ achei exelente pois eu queria um assunto sobre a malaria


Sem classificação.
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