23/03/2011
Maria Terezinha Gaspar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
•Calcular a área de: triângulos, retângulos, trapézios e paralelogramos utilizando uma forma não-convencional de cálculo: Fórmula de Pick. •Iniciar o estudo da álgebra na substituição dos valores de B e I na fórmula e o cálculo da expressão.
•Conhecimentos de figuras geométricas planas e suas propriedades; •Conhecimentos sobre cálculo da área de figuras planas;
Olá, Professor. Nesta aula estudaremos uma forma não-convencional de cálculo de área de polígonos. Usaremos a Fórmula de Pick que aprenderemos no decorrer desta aula.
Inicialmente, oriente seus alunos a acessarem o site http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_277_g_1_t_3.html onde se encontra o programa Geoboard (O programa Geoboard é um geoplano virtual que pode ser acessado on-line, e foi desenvolvido pela UtahState University). A figura abaixo ilustra a tela do programa:
Em seguida, sugira a seus alunos que construam um retângulo de lados 4 por 7. Após essa construção, peça que contem quantos pontos da rede de pontos do programa Geoboard estão situados sobre o bordo do retângulo e quantos pontos que se encontram dentro do retângulo.
A figura abaixo ilustra um retângulo com essas medidas que pode ser construído no Geoboard:
Chamando o número de pontos que se encontram sobre o bordo do retângulo de B e o número de pontos que encontram dentro do retângulo de I, sugira aos alunos que calculem (B/2) +I-1. (Esta é conhecida como a Fórmula de Pick).
Compare o valor encontrado com o valor da área do retângulo. Vejamos: Neste caso B = 22 e I = 18. Temos (B/2) +I-1 = (22/2) +18-1 = 28 = área do retângulo. Esse resultado é justamente o que afirma a Fórmula de Pick que ( B/2) + I – 1é igual área do polígono cujos vértices são pontos de uma rede de pontos.
Com esse resultado em mente, peça para que os alunos trabalhem as próximas atividades.
Atividade 1:
Peça para que os alunos construam diferentes retângulos e preencham a tabela abaixo. Em seguida, sugira que os alunos comparem a 3a e a 6a coluna e tirem conclusões sobre isso.
Lados do Retângulo | Área do Retângulo | B | I | (B/2)+I-1 | |
Atividade 2:
Sugira aos alunos construírem diferentes polígonos tais como: triângulos, trapézios, paralelogramos, etc. Após essa construção, peça que calculem a área e verificarem se a fórmula de Pick funciona para estes polígonos. A tabela abaixo pode ser utilizada para organizar os dados calculados.
Números de lados do Polígono | Área do polígono | B | I | (B/2) + I-1 |
Atividade 3:
Sugira aos alunos para lerem um pouco sobre o teorema de Pick e o cálculo da área de polígonos no seguinte site:
http://cmup.fc.up.pt/cmup/pick/pick2.html
A bibliografia de Pick pode ser encontrada no site:
http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/%7Ehistory/Biographies/Pick.html
Leitura complementar para professor: - http://www.famat.ufu.br/revista/revistaabril2007/salaaula/EnsinoTatianeWalter.pdf (Cálculo de Área de Figuras Via Contagem. Autores: Tatiane Vieira Borges e Walter dos Santos Motta Junior – PIBEG/UFU)
Cinco estrelas 2 classificações
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11/04/2011
Cinco estrelasA sugestão de aula é bastante motivadora para o aluno. Com ela o Professor pode fixar conteúdos de geometria no que diz respeito a área de figuras geométricas. Pode também trabalhar equivalência de áreas entre figuras geométricas diferentes.
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula está bastante clara.