Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Terra e Universo

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Sebastião Ivaldo Carneiro Portela
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM 02 DO GAMA

José Eduardo Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Investigar e organizar as características (tamanho, posição e composição) dos planetas do Sistema Solar; • Desenvolver uma concepção de Universo coerente com os conhecimentos atuais; • Reconhecer a importância da tecnologia no estudo do Sistema Solar e do Universo.
Duração das atividades
Uma h/a de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Questões para motivação:
Para esse nível de ensino as questões a seguir motivam para o estudo do tema:
• Quem já olhou para o céu e ficou curioso para saber como formaram-se as estrelas e os planetas?
• Como os cientistas fazem para estudar os astros se eles estão tão distantes? Como são obtidas as imagens dos corpos celestes?
• Alguém sabe a diferença entre uma estrela e um planeta?
• As estrelas e os planetas são formados dos mesmos materiais existem aqui na Terra?
• Seria possível existir vida em outros planetas do sistema solar? Qual tipo de vida?

Em sala de aula
Leve algumas imagens de planetas, estrelas nebulosas, dentre outros corpos celestes disponíveis em http://images.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi, onde deverá digitar “corpos celestes” e pergunte aos alunos de que são e o que significam aquelas fotos. Deixe que eles se expressem livremente para em seguida afirmar que são fotos de corpos que estão no céu. Em seguida debata com eles as questões apresentadas na seção motivação.
Dica:
Para debater as questões você poderá ler com seus alunos o texto “Como tudo começou” que explica de forma simples a origem dos planetas, do Sol e das estrelas, disponível em http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/985 . É interessante que você mostre a eles como podemos identificar um planeta no céu, para isso leia o texto disponível em http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1b.html. Aqui cabe também uma discussão sobre as principais idéias dos modelos cosmogônicos dos antigos, ressaltando as diferenças entre geocentrimo e heliocentrismo, você encontrará subsídios para isso em www.astro.iag.usp.br/~ronaldo/intrcosm/Notas/Cap1.pdf ou em http://astro.if.ufrgs.br/p1/p1.htm .

Na sala de informática

As atividades na sala de informática serão realizadas em duas etapas:

1ª etapa: os alunos devem assistir ao vídeo “Primeiro Vôo de um Brasileiro no Espaço” disponível em http://www.aeb.gov.br/area/multimidia/Multimidia_Vid eos.htm . Abaixo uma tela do vídeo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/606/imagens/imagem_22.JPG
Dica: Este vídeo que dura 20 min mostra a importância dos vôos espaciais e o dia-a-dia dos astronautas na Estação Espacial Internacional. Após o vídeo é importante que você destaque a importância dos equipamentos, e tecnologia no estudo do espaço. São através deles que temos informações mais detalhadas dos planetas, estrelas e outros corpos celestes. Assistir a esse vídeo e a outros que envolvem a tecnologia utilizada na obtenção de imagens e dados, são de fundamental importância para ajudar os alunos a construir uma imagem do Universo e das tecnologias utilizadas em sua investigação. Use o restante da aula para discutir as tecnologias empregadas no estudo do espaço, para isso mostre fotos de lunetas, telescópios espaciais, sondas e estações de observações na Terra. Veja sugestões de sites relacionados ao tema.

2ª etapa: Realize com seus alunos a atividade “Sistema Solar” disponível em http://www.rived.mec.gov.br cujo objetivo é trabalhar conceitos sobre o Sistema Solar, comparando os planetas e fazendo o aluno perceber suas principais diferenças e características. Abaixo uma tela da atividade proposta:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/606/imagens/imagem_23.jpg
Dica: durante a realização das atividades, solicite que os alunos anotem num papel a principais características dos planetas e suas respectivas posições. Após todos executarem a atividade, discuta com eles as características de cada um e aponte as diferenças que eles tem em relação à Terra, o único planeta onde são conhecidos seres vivos, graça a presença de água em estado líquido e atmosfera de gases que possibilitam temperaturas compatíveis com a vida. É importante também que você destaque a dimensão planetária da Terra.

Atividades Comp lementares
Uma atividade que será rica e motiva os alunos é a construção de um modelo do Sistema Solar em escala. Para isso acesse http://www.oba.org.br/cursos/astronomia/osistema solaremescala.htm que você encontrará algumas sugestões para realização dessa atividade para o ensino fundamental.
Caso sua cidade tenha um museu de astronomia ou um planetário, visitá-los será uma tarefa rica do ponto de vista da aprendizagem.
 

Recursos Complementares
http://www.discoverybrasil.com/guia_espacio/planetas/index.shtml (apresenta uma descrição detalhada de cada planeta do sistema solar com fotos exclusivas); http://orbita.starmedia.com/~planetabr/Destaques/planetinha/index.html (voltado para crianças, este site aborda vários tópicos de astronomia com linguagem simples e acessível); http://cienciahoje.uol.com.br/view/418 a seção Astronomia e Exploração Espacial apresenta uma série de textos interessantes que podem ser lidos e debatidos com os alunos; http://www.shatters.net/celestia/index.html (neste site você poderá baixar um programa que permite a simulação dos movimentos, tamanho e posições de vários astros); http://www.aeb.gov.br/area/multimidia/Multimidia_Videos.htm ( este vídeo apresenta um série de curiosidades tecnológicas do primeiro vôo de um astronauta brasileiro ao espaço); http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/985 (aqui você encontra o texto “Como tudo começou” que explica de forma simples a origem dos planetas, do Sol e das estrelas); http://www.cdcc.sc.usp.br/cda/ensino-fundamental-astronomia/parte1b.html (neste endereço pode ser acessado um texto que ajuda a identificar um planeta no céu) ; www.astro.iag.usp.br/~ronaldo/intrcosm/Notas/Cap1.pdf e http://astro.if.ufrgs.br/p1/p1.htm ( nestes endereços o professor pode aprofundar nas discussões sobre as principais idéias dos modelos cosmogônicos dos antigos, ressaltando as diferenças entre geocentrimo e heliocentrismo).
Avaliação
Como instrumento de avaliação, solicite que os alunos escolham um corpo celeste para produzir um cartaz e explicar para a turma. É importante que sejam abordados todos os corpos do sistema solar, algumas estrelas, cometas, constelações, dentre outros. Em cada cartaz é importante que seja abordado os tópicos abaixo: • Fotos do corpo em questão; • Trajetória ou órbita; • Período de translação e rotação, caso tenham esses movimentos; • Existência de satélites; • Visibilidade da Terra; • Curiosidades a respeito.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ADRIANA DINIZ TOTOLA VORIA, EE VESPASIANO MARTINS , Mato Grosso do Sul - disse:
    adrianavoria@hotmail.com

    07/01/2014

    Quatro estrelas

    O planejamento está muito acessível, parabéns.


  • ADRIANA DINIZ TOTOLA VORIA, EE VESPASIANO MARTINS , Mato Grosso do Sul - disse:
    adrianavoria@hotmail.com

    07/01/2014

    Quatro estrelas

    O planejamento está muito acessível, parabéns.


  • Greice Silvestre , CCVEC , Minas Gerais - disse:
    greice_silvestre@hotmail.com

    04/08/2011

    Uma estrela

    Utiliza muitos recursos tecnológicos, as vezes impróprios para algumas escolas (meu caso).


  • karine, El Salvador - disse:
    kainepiranha@file.com.br

    15/02/2011

    Cinco estrelas

    muito bommmm!!!!!!!!!!!


  • Rosenir Noleto, UI ISABEL CAFETEIRA , Maranhão - disse:
    www.@ hotmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A sugestao de aula é bastante criativa e com certeza conduzirá o aluno a uma exelente aprendizagem pois o contato visual com fotos e imagens contribui para assimilação e aprendizagem. O uso constante de recursos tecnológicos é essencial para o momento da educação brasileira.


  • cristiano will valente, CIEP BRIZOLAO 311 DEP BOCAYUVA CUNHA , Rio de Janeiro - disse:
    cristianowill@yahoo.no

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Um material bastante rico e amplo, numa abordagem simples, de fácil compreensão e que não busca se aprofundar em assuntos complicados que fugirão ao nível do aprendizado proposto. Aula bem trabalhada em recursos de mídia com vídeos e diversos endereços eletrônicos com fotos e textos auxiliares, alternando excelentes momentos de exposição e prática com os alunos. Tenho certeza que os alunos se mostrarão curiosos, interessados e dispostos a participar de uma aula inovadora e cheia de descobertas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.