Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de Agenda Telefônica

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Expor opiniões, escutar e respeitar o ponto de vista dos demais participantes.
  • Compreender o texto lido, localizando e interpretando as informações.
  • Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
  • Planejamento e revisão da produção escrita.
Duração das atividades
4 / 5 aulas de 40 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É necessário que a criança escreva segundo o princípio alfabético. A criança que necessitar poderá ser auxiliada pelo professor ou colegas.
Estratégias e recursos da aula

O desenvolvimento da identidade e da autonomia está relacionado com o processo de socialização da criança, seja no ambiente escolar ou familiar.
O professor deverá criar um ambiente aconchegante para essa atividade, dispondo os alunos em círculos.
Essa é uma excelente oportunidade para conversar com os alunos sobre inclusão social, diferenças sociais, pluralismo cultural.

  • Leia o texto que se segue (Quem tem amigo nunca está sozinho) em voz alta, dando entonação necessária para cada estrofe ou peça aos alunos para fazerem a leitura de cada trecho. Você poderá propor uma leitura compartilhada, na qual cada participante lê um trecho e o comenta.
  • Comente com seus alunos sobre a importância das referências bibliográficas numa produção de texto, fale sobre os direitos autorais e peça para observarem essas informações (onde elas aparecem, sua finalidade etc.).
  • Comente que os laços de amizade podem transpor os muros da escola, de nossa casa, podem ser entre pessoas, animais ou quem sabe do imaginário.
  • Incentive a turma na criação da agenda, assim os familiares poderão tomar conhecimento dos membros do grupo e até mesmo trocar informações com outros pais através do telefone. Pergunte aos alunos se eles possuem uma agenda.
    ­ Discuta com o grupo a importância de se fazer parte de um grupo social, de compartilhar informações e principalmente ser identificado pelo nome ou pelo número de telefone entre os colegas de classe.
  • Aproveite para verificar aqueles que têm sobrenomes iguais, você pode pedir aos alunos para criarem uma lista ordenada de todos os colegas. A lista é um tipo de texto que tem finalidades diversas no nosso dia a dia.

RECURSOS E PROCEDIMENTOS

  • ­Dê uma folha em branco para cada aluno.
  • Não se esqueça de deixar margem superior para o título e nome.
  • Você pode usar o gabarito que fornecemos, imprimindo ou copiando um para cada participante.

Variação: A agenda pode ser montada no formato de um “livrinho”.

Caso as crianças estejam em processo inicial da aquisição da escrita, o professor poderá escrever no quadro os dados para o preenchimento da agenda aproveitando para trabalhar, por exemplo, o reconhecimento das letras, a relação letra som.

  • Após confeccionada a agenda pedir que façam a revisão: se escreveram o nome dos colegas corretamente; se grafaram todos os números do telefone; se os nomes estão na ordem alfabética.

Quem tem amigo nunca está sozinho

Compositor: Cocoricó

Quem tem amigo nunca está sozinho
quem tem amigo nunca está sozinho
fazemos planos, muitos planos
gostamos de estar sempre juntos
amigos são assim.

Fotos search Banco de Imagens
Royalty Free Imagens. Publitek, Inc. dba Fotosearch Direitos Autorais da Tradução © Fotosearch

Quando as coisas vão bem
assim, tudo beleza
a gente bate palma junto
a gente bate palma junto.

Mas quando as coisas vão mal
que tudo dá errado
a gente afunda junto
amigos são assim.

Fotos search Banco de Imagens
Royalty Free Imagens. Publitek, Inc. dba Fotosearch Direitos Autorais da Tradução © Fotosearch

Quem tem amigo nunca está sozinho.
Quem tem amigo nunca está sozinho.
Quem tem amigo nunca está sozinho.

  • Após a leitura e escuta da música peça que respondam por escrito as perguntas que se seguem.


1) Qual é o título da música?

2) Quem é o autor?

3) Do que fala a música?

4) Com quem você go staria de “estar sempre junto”? Por que?

5) Escreva sobre seu amigo.

Nome completo:

___________________________________________________________

Como ele é fisicamente (alto, baixo, cabelo preto, etc.):

_______________________________________________________________

Seu jeito de ser (alegre, calmo, etc.):

_______________________________________________________________


Quais os amigos que são sua companhia na hora do lanche da escola?

_______________________________________________________________


Escreva os nomes dos amigos que você brinca no recreio.

_______________________________________________________________


Vamos montar uma agenda telefônica?

Na coluna de NOMES escreva os nomes de seus colegas, em ordem alfabética.
Na coluna de TELEFONE escreva seu respectivo número de telefone.
ATENÇÃO: Não pode errar o número do telefone.

                                                                Figura elaborada por Carla F. Lott Primola

Avaliação
  • Espera-se que os alunos consigam organizar a agenda em ordem alfabética e que escrevam as informações que compõem esse gênero textual.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.