18/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
O objetivo é entender o processo histórico de colonização da China por parte dos Europeus.
Imperialismo e suas características
Neo colonialismo
Revolução Industrial
Trabalhamos com a leitura do texto do livro didático.
Conversamos sobre o assunto, localizando no tempo e espaço.
Pedi como tema um mapa político da Ásia para ajudar na localização do país.
Segunda e terceira aulas
Preparação prévia - nosso labinfo trabalha com alunos-monitores. Estes colocaram a apresentação de PowerPoint que preparei, que tanto pode ser no Impress quanto no PowerPoint, já que o sistema operacional Linux utiliza openoffice, e tem essa possibilidade.
No Labinfo com os alunos, tudo estava preparado restando apenas apertarem o botão F5.
Na apresentação havia uma série de links que remetem a vídeos do youtube mostrando a cultura chinesa.
Também, pode ser colocado links que remetem a outras apresentações de Powerpoint, dependendo da necessidade do professor.
Exemplo: China e Olímpadas. Mas se deve tomar cuidado para não se perder o foco do trabalho.
Os vídeos mostram tanto a China antiga, quanto a moderna. Suas invenções, economia, religião, controle de natalidade, ambiente e
cultura. O som que coloquei, no fundo musical da apresentação, causou agitação e assombro, porque a música tem uma sonoridade, uma musicalidade que são estranhas ao mundo de nossos alunos. Então sempre procurar colocar algo suave e de bom gosto.
Links do vídeo do youtube se ao clicar no link ele não abrir, sugiro que copie na sua barra de endereço.
http://www.youtube.com/watch?v=EF-r2WgCBQw
Este é um vídeo de música e dança chinesa que mostra um trabalho em equipe das dançarinas.
O PowerPoint segue mostrando um pouco da vida e das dificuldades dos chineses com o ambiente, o crescimento das cidades, a grande população, as dificuldades enfrentadas e a presença de estrangeiros, inclusive brasileiros, na China.
Algo sobre a industrialização chinesa, costumes, religião, miséria, toda a parte histórica que é o foco da aula, descobertas arqueológicas e invenções.
Links do vídeo do youtube se ao clicar no link ele não abrir, sugiro que copie na sua barra de endereço.
http://www.youtube.com/watch?v=GeLBVPNjs4g
Este vídeo mostra um conjunto com instrumentos tradicionais. Uma música alegre.
Seguindo os slides há uma linha de tempo da história da China onde nos localizamos temporalmente.
Coloquei ao longo da apresentação alguns links para ouvirem música enquanto acompanham a apresentação.
Quarta aula
Em sala
Passei algumas questões sobre a China:
Qual a localização?
Como era a economia da China?
Quem governava o país?
Que países colonizaram a China? Por que a China interessava aos europeus?
Como se deu esta colonização? Comparar com a feita na América para notar a diferença na postura.
O que foi a guerra do Ópio?
Por que aconteceu a guerra do Ópio?
O que a China perdeu ao final da Guerra e por quanto tempo os europeus ficaram no controle da situação?
Como a China está na atualidade?
Deixei as apresentações a disposição dos alunos nos computadores do Labinfo, caso quisessem voltar em outro horário.
Quinta aula
Em sala
Sugeri aos alunos dois vídeos do youtube que complementam o tema:
1ª parte.
É sobre o que é colonização e neocolonialismo, a diferença entre os conceitos e características dos processos na América, na África e na Ásia:
Links do vídeo do youtube se ao clicar no link ele não abrir, sugiro que copie na sua barra de endereço.
http://www.youtube.com/watch?v=4cZXG9wDUq0
2ª parte.
É sobre a descolonização, 1ª Guerra Mundial, crise de 1929 e 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria. Os dois processos de descolonização conforme os países. Independências, capitalismo, socialismo, comunismo e confrontos:
Links do vídeo do youtube se ao clicar no link ele não abrir, sugiro que copie na sua barra de endereço .
http://www.youtube.com/watch?v=uacRwLoGBgU&feature=related
Estes dois vídeos relacionam os assuntos e se referem a fatos que alguns alunos ainda não conhecem, mas que estão na listagem de
conteúdos desta série e da 8ª série.
No geral o texto do livro não chamou muito a atenção.
O visual da apresentação e as conversas durante a aula no Labinfo despertou interesse por parte dos alunos. Comprovando que a tecnologia auxilia no entendimento e ajuda na aprendizagem. Os links que eram vídeos do youtube tiveram maior efeito.
A apresentação de PowerPoint teve todo seu material retirado da internet. Os endereços pesquisados tanto para o texto, quanto para
as imagens estão na bibliografia. Todo o material produzido tem uso exclusivo para fins didático e pedagógico.
Após todo o trabalho surgiu uma discussão sobre a cultura, as drogas e a devolução do porto que ainda estava nas mãos dos ingleses na década de noventa.
É possível se fazer uma viagem virtual através de um programa chamado "virtual forbidden city" que pode ser baixado no Google, faz parte de um site. Pode-se entrar como visitante e a visita não tem custo. Existem guias que falam a respeito do que você verá e está tudo em inglês!
Vale a pena visitar!
A avaliação foi feita através de uma prova.
O professor pode levar em consideração toda a produção do registro feita por parte dos alunos, como a elaboração de um portfolio do assunto.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasÉ difícil dizer mas esta aula, também é uma de minhas prediletas. Acho que sou uma professora apaixonada pelo que faz!