04/09/2009
Maria Fernanda C. Lazarini, Marle da Rocha Mejia, RúbiaPezzini, Elisabeth Arpini
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Objetivos geral:
Utilizar o cinema como forma de expressão visando a construção e desconstrução de conceitos nas relações inter-pessoais e a diversidade cultural.
Conhecimentos prévios ou pré requisitos para os professores e alunos:
Conceitos e estilos cinematográficos
O que necessita para produzir
O que se observa quando se analisa um filme
O que significa crítica a um trabalho ou a um curta
A Crítica significa erro ou não
Como se analisa um filme
SEMANA DO CINEMA
24/08 à 17/10
Tema
Diversidade Cultura (Semana do Cinema)
Duração
A princípio se pensa em trabalhar no mínimo 15 aulas, para entender e planejar talvez 15 aulas e construção aproximadamente quinze dias e não existe máximo vai depender da motivação dos professores e alunos em desenvolver as atividades previstas e o que os alunos pretendem construir.
Etapas com relação aos professores
1. Visita a Ecarta com palestra a crítica de cinema e professora de universidade prof Fatimarlei .
2. Construção da mola propulsora por parte dos professores. Em reunião da Jornada Pedagógica os professores determinaram os assuntos de interesse para trabalhar a Semana do Cinema. Definição do tema e sub temas para a semana do Cinema: Eixo temático do Colégio. Relações inter-pessoais e a diversidade cultural. Sub-temas - Violência, Disferenças, Respeito, Gentileza, Bullying, Relações sociais, Os sete pecados capitais e Responsabilidade.
3. Seleção de curtas ou longa metragens;
4. Apreciação de filmes
Etapas com relação aos alunos
1. Trabalhar conceitos sobre os temas propostos
2. Apreciação dos filmes
3. Análise de curtas ou longa metragems
4. Pesquisar como se faz curtas
5. Construção de painéis e de curtas pelos alunos
Competências e habilidades
O aluno deverá ser capaz de analisar a mensagem do filme de forma crítica.
Ser capaz de desconstruir o tema abordado no filme.
Se posicionar perante o tema e a obra.
Sugestão de atividades
*Para motivar os professores e desmistificar a produção de um curta escolar. Os professores foram convidados a planejarem e filmarem um pequeno curta. A atividade foi um sucesso e possibilitou o estímulo aos profissionais para desenvolverem a atividade com seu próprios alunos.
*Para desmistificar a inabilidade que os alunos acham que tem sugero que façamos bastante "brincadeiras" de filmar com celular ou com qualquer recurso disponível. Quanto mais o aluno tiver experiência em atuar ou observar a parte técnica da filmagem, melhor será a produção do curta.
· Análise de filmes de curtas e longa metragem
· Pesquisar sobre a linguagens de produção de filmes
· Interpretação do contexto das películas, da eficácia do tratamento do tema, da interpretação dos atores
· Elaboração de curtas com filmadoras, celulares, máquinas fotográficas
· Crítica da mensagem das películas
· Fazer um concurso de películas
· Desconstruir temas e o próprio cinema com debates sobre a produção e o objetivo final.
· Palestras sobre a contrução de curtas com atores, diretores, profissionais da área tanto da contrução como da crítica.
· Publicar o que for feito em painéis, no blog, no twitter. Tanto do trabalho em si como nos depoimentos dos alunos quanto a elaboração.
Sugestão de trabalho
Montagem de painéis sobre os temas de interesse
Ver filmes de longa e curta metragem
Montar curta-metragens
Fazer um concurso de curtas
Bibiografia
Sites interessantes de pesquisar
Curtas na escola
http://www.curtanaescola.com.br/
Curtas da Petrobras
http://www.portacurtas.com.br/index.asp
Livros indicados pelo Ecarta:
NAPOLITANO, Marcos; Como usar o cinema em sala de aula; Ed. Contexto
MARTINS, marcel; Linguagem cinematográfica
AUMONT, Jacques; A estética do filme
TURNER, Graeme; Cinema como prática social
Estratégias
Reunião com professores para programar como lançar o assunto e ver a res posta dos alunos.
Espalhar cartazes pela escola como forma de motivar e dar início ao processo.
Se for possível gravar as cenas do primeiro dia após as férias, a entrada dos alunos do Ensino Médio, do Cat manhã, do Ensino Fundamental, do Cat da tarde e do Ensino Médio da noite. E depois mostrar aos próprios alunos. Filmar de dentro da secretaria, de dentro do salão, e depois que bate o sinal, passear pelos corredores desertos. Filmar como é a escola quando não estão os alunos, vazia e depois que eles chegam! Como eles dão vida a todos os espaços! E partir daqui para os curtas!
Componente curricular
Português, Artes, História, Literatura, Matemática
Interdisciplinar
Pode ser utilizado de forma interdisciplinar
Em que séries podem ser realizada(s) esta(s) atividade(s):
Em todas as séries e anos respeitando as habilidades e possibilidades de cada idade.
É adequada para as seguintes disciplinas em particular:
A área sócio-histórica
Que competências, saberes e capacidades precisam ter o(s) professor(es):
Saber alguns conceitos que necessite, dependendo do trabalho que esteja disposto a fazer:
Se for fazer um curta – conhecimento sobre o tema trabalhado e técnicas para elaboração de vídeo, como por exemplo luz, som, produção, computação,
Se for fazer análise e crítica – precisa conhecer como é feito cinema e entender suas linguagens.
Que competências, saberes e capacidades precisam ter os alunos:
Saber alguns conceitos, adquirir informações técnicas de produção, ser capaz de analisar e compreender as etapas de produção.
Todas as atividades elaboradas tem fins exclusivamente educativos e pedagógicos.
Recusrsos
Televisão, máquina fotográfica, filmadoras, computador, labinfo, sala de vídeo e espaços de produção do colégio.
Avaliação
Produção e participação na Semana do Cinema com elaboração de painéis e curtas.
Critérios de avaliação:
Tempo do vídeo;
Participação;
Criatividade;
Tema relevante para os adolescente e jovens;
Tratamento do tema com uma forma positiva no contexto da situação;
Não usar termos inadequado, ofensivos ou chulos por parte dos atores;
Elaboração de um roteiro bem detalhado;
Ter solicitado as autorizações para filmagem;
Trabalho em equipe;
Cartaz com informações solicitadas;
Entrega do CD ou DVD para testagem na aparelhagem;
Participação na Pré-Estréia e Estréia.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAtividade muito interessante e com um grande potencial de aplicação. É um projeto que desafio o aluno a criar e construir o conhecimento